A Aprendiz

A Aprendiz Trudi Canavan

Resenhas - A Aprendiz

esther.crisrocha 18/01/2023

Continuação da serie
Nesse livro acompanhamos Sonea em sua jornada na universidade do clã dos magos, após ela ser aceita pelo clã. E logo de cara ela já tem que enfrentar grandes dificuldades com os outros aprendizes, la acaba tornado vítima de bullying para turma dela. Além de estar no meio de um grande problema no clã, na qual ela não pode revelar para ninguém.
Esse livro é um pouco mais chatinho de ler, já que não acontece muita coisa de interessante nela. Mas mesmo assim ele é bastante intrigante, pois a autora vai colocando pequenos mistérios para ser descobertos, e vamos aprofundando nisso com os personagens, a única coisa que atrapalha é a troca de personagem que está narrando.
Outro ponto interessante no livro é ver como a universidade funciona e acompanha a Sonea durante suas aulas, foi bastante legal ver. Tirando a parte que Sonea sofre na mão da turma dela só por ser da favela, teve momentos que fica torcendo para ela enfrentar esse pessoal. E outra coisa que me deixou com raiva, foi os professores não fazerem nada para conter o bullying, deixando acontecer como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Amei que a autora soube trazer assuntos pesados e de difícil discussão de forma fácil de entender e discutir. O livro foi interessante ler, creio que foi um livro para ajudar a construir o cenário para o próximo livro.

aquino 17/01/2023

gostei mais desse livro do q do primeiro
toda vez que a sonea mostra o poder que ela tem eu fico igual uma mãe orgulhosa, só acho que ela deveria se impor mais vezes assim como ela fez no final do livro.
outra coisa q eu acho importante ressaltar sobre esse livro, é que algumas partes dele se passam de forma muito arrastada, enquanto outras só são descritas superficialmente. Essa descrição superficial de cenas que eu consideraria importantes acontecem desde o primeiro livro e isso é algo fez o livro perder uma estrela na minha avaliação.
Mas no geral, tô gostando mt e to ansiosa p ler o terceiro.

Quellen 15/01/2023

Preparação para o final
Adoro essa trilogia, depois de um ano meio afastada da fantasia, voltei para releitura dos meus queridinhos da Trudi.
Aqui vemos o desenvolvimento da Sonea, de uma menina da favela, para uma aprendiz do clã. Percebemos cada vez mais o envolvimento de Akkarin na história e o crescimento do seu personagem.
Vários pontos importantes são abordados e nos preparam para o último livro, que é meu favorito dos três.

Davidbdsm 03/01/2023

É um livro lento, produz expectativas que não levam a nada. Sempre que parece que vai acontecer algo, não acontece nada. No fim das contas é um livro que vale a pena mais pular pro último capítulo que não vai perder quase nada.

João 08/12/2022

Superou as expectativas
Gostei muito desse livro, foi melhor que o primeiro cheio de mistérios kkkk e revelações que eu sinceramente não imaginava foi além do que estava pensando, em relação ao Lorde supremo eu pensei tudo o que não aconteceu menos isso kkkkk. Achei incrível a Sonea sempre lutando com vários aprendizes de uma vez e no fim ela consegue superar esse bulyng que ela estava sofrendo, e superou de uma maneira bem interessante, como eu disse foi ainda melhor que o primeiro livro e deixou bastante coisas para serem reveladas no próximo livro

MaykonGomesOliveir 06/11/2022

muito bom, porém, para um segundo livro de série (embora eu n tenha lido o 1) é muito devagar, parece que a autora guarda tudo pro próximo livro. espero ler logo o 1 e o 3! doido pra ver o desenrolar da história de Dannyl e Tayend.

Max. 05/11/2022

Ótimo
Assim, eu tô amando. O primeiro livro foi ótimo e o segundo mantém a qualidade. Estou mto ansioso pra ler o terceiro logo, super recomendo a trilogia

Carlos 14/09/2022

Que incrível
Gostei muito desse primeiro livro e a forma que os personagens são introduzidos.

Recomendo para todos.

Lice 10/09/2022

Sobre o livro: o enredo está muito bom, e esse livro em questão causou muitas perguntas e explicou muitas outras, porém ainda tem muito a ser resolvido, e com esse epílogo, uma expectativa grande foi criada para a conclusão da trilogia.
Ver um pouco mais das intrigas e desenvolvimento da Sonea, e dos poderes dela foi uma das melhores partes da história.
E temos também, aparições e cenas significantes sobre o Lorde Supremo (que diga-se de passagem, apareceu em no máximo cinco cenas no livro anterior).

Pedro Avellar 19/08/2022

Assim como o volume anterior, a história demora um pouco para engrenar. Contudo, depois que esta deslancha, fica interessante.
O crescimento de Sonea, como pessoa e maga, são bastante interessantes, ao mesmo tempo que seus medos são bem genuínos.
O embate e a resolução de Sonea x Regin é o ponto alto do livro, sem dúvidas.
Só quero ver como a tutelagem de Akkarin irá ajudar Sonea... E como a relação dos dois se desenvolverá.

Julia 14/08/2022

Depois de ter lido o primeiro livro da trilogia, achei que o segundo teria a "mesma vibe", mas eu nunca li um livro tão lento e arrastado na vida como esse. Os personagens parecem que não saem do lugar em questão de desenvolvimento e a ação que ocorre parece não ter motivos concretos pra acontecer. Por esse e outros motivos não vou continuar a trilogia :c

muffim_triste 14/08/2022

muito melhor que o primeiro
Diferente do primeiro livro, que só foi interessante do meio para o final, o segundo volume prendeu minha atenção desde o início. A narrativa é fluida e instigante, apesar de não contar com grandes plot twists.

A autora explora bem um pequeno núcleo de personagens importantes para o plot principal, ao mesmo tempo que descarta outros que foram muito presentes no primeiro volume. Isso é meio chato, espero ver o desenvolvimento desses personagens no livro três novamente.

Nesse livro também conhecemos personagens gays. Em um primeiro momento a abordagem da autora é meio duvidosa, já que como o universo criado é homofóbico, a homofobia acaba tendo muito destaque. Apesar disso, muitos pensamentos homofóbicos são desconstruídos no decorrer da história.

Vale muito a pena ler o segundo volume, apesar de o primeiro não ser tão bom.

Tatynha - @cantinho_datati 05/07/2022

Gostei do livro e da experiência...porém, esse foi mais frustante de ler, pq a Sonea estava bem "travada" por conta dos últimos acontecimentos...agora esse final teve um gancho (?´?`?)

Kayky 21/06/2022

Mediano para bom
esse segundo livro em comparação com o primeiro da um grande avanço, com um desenvolvimento bom da protagonista no mundo de magia, ainda assim é um pouco parado, mas vale a pena ler