Notas de um Velho Safado

Resenhas - Notas de um Velho Safado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

montemor 11/04/2009

Sempre bom
Textos de Bukowski são sempre ótimos de ler. Gosto muito. Como são crônicas, leio, paro, leio e paro.

Tulliu Cardia 15/02/2016

Eu realmente gosto de Bukowski. Adoro sua escrita crua e direta, e gosto do modo como ele expõe as coisas de modo simples e visceral.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Lorena 06/02/2017

Notas de um velho safado
Notas de um velho safado é um dos mais paradoxais livros que já li e que talvez você irá ler também. Ao mesmo tempo que gostei (muito!), detestei (muito!). E isso me trouxe à memória o tão cafajeste (e apaixonante) Capitão Rodrigo Cambará! O primeiro personagem que gostei e detestei ao mesmo tempo. Tentei ler as linhas e o que há por trás da cortina dos vocabulários chulos que Bukowski emprega. E quanta coisa há! O vocabulário assim, meio "sujo", realmente não me desagrada. Pelo contrário. Mas em contra partida sentia um asco ao ler como ele se refere às mulheres em suas notas. Sejam elas autobiográficas ou não (vai saber!). O recurso linguístico, ou melhor, a falta dele, também não me incomodou. Sou amante das licenças poéticas e da livre criação. E também adorei o fato do Bukowski não ser estático. Ora era ele quem nos falava e na outra era ele o personagem. Uma dança literária que nos prende e nos faz raciocinar sobre quem é quem ali naquele conto.

Charles Bukowski é em Notas de um velho safado, aquela nota que ele mesmo escreveu em uma caixa de camisa: "A diferença entre a Arte e a Vida é que a Arte é mais suportável." A vida do escritor, marcada por uma série de depravações e abusos de todos os tipos, cometidos por ele próprio mas também por seus pais, revela sua Arte na Escrita. Sua dura e sofrida Arte. E quando ele crítica o movimento Beat, na verdade quer dizer que para se fazer Arte é preciso, antes, conviver com e ser cria dela. E isso não é tarefa fácil. É tarefa para quem se arrisca e vai. Se fode. E continua indo. Pela Arte...

GeanPerius 18/08/2017

Não gostei.
O autor narra suas peripécias de bêbado e mulherengo em Los Angeles e adjacências. Achei o livro fraco, ruim, e provavelmente este foi e será o primeiro e último que leio de Bukowski. Não gostei de seu método literário. História sofrível, de linguajar chulo. Dinheiro e tempo postos fora.

Edna 29/08/2017

Loucura lúcida
Ler Bukowski é entrar em um universo totalmente diferente, ele é mordaz, é louco, é lúcido.
Os contos de um velho safado vão se desenrolando com uma narrativa as vezes bruta, e outras tão contidas que nos faz imaginar que a loucura dos poetas nos diz tudo o que não seria dito em outra forma., contos meio biográficos e outros de ficção dura que nos faz imaginar um grande filósofo por traz da carapaça desmedida em palavras que até nos choca mas que de tão real nos cativa.
Citação do livro: Como multidões de gente comum, ser gélido significa permanecer gélido; tudo mais é loucura.

Gloria Ferreira 22/11/2017

Primeiro e último
Foi uma péssima leitura, chula e sem graça. As letras minúsculas depois do ponto final me deixaram agoniada. Não leria outra coisa desse autor.

Henrique 09/12/2020

Para ler sem nojinhos!
Dentro do consagrado estilo autobiográfico e escatológico de escrita, esse texto é mais uma boa oportunidade para reiterar a leitura de mundo de Charles Bukowski. Curiosamente essa leitura de mundo ainda se prova extremamente atual - para quem tem estômago forte! (E tripas também!)

Otavio.Arruda 04/06/2020

É real. Tudo ilusão.
Primeira o tá que leio de Bukowski. Comecei com certa dificuldade, mas depois de poucas páginas, não consegui mais parar de ler.

O livro traz pequenos contos e versos soltos. Não dá para distinguir o que é uma memória do que é apenas mais um conto.

katarine 08/12/2017

apesar de extremamente machista e racista em alguns aspectos também, é inegável a genialidade de Bukowski como escritor. sua crua escrita sobre o subúrbio sem o menor escrúpulo em relatar dadas situações, leva o leitor a divagar, como quem realmente anda pelas noites periféricas de um Estados Unidos sem nenhuma maquiagem publicitária. Em muito trechos é possível se confundir em decorrência de uma leve falta de coerência de alguns textos, mas, quando leva-se em conta que a escrita dele flui exatamente como seus pensamentos e também levando-se em conta que na maioria das vezes Bukowski se encontra bêbado, é natural que aja uma espécie de surrealismo na escrita, visto que resultam de pensamentos embriagados.

Citações:

"Se você não jogar, jamais irá vencer."

"A única diferença entre a Arte e a Vida é que a Arte é mais suportável."

"Um intelectual é um homem que diz uma coisa simples de uma maneira difícil; um artista é um homem que diz uma coisa difícil de uma maneira simples."

"e quanto mais você estuda, menos você sabe. uma teoria substitui outra, e em quase todos os casos o insulto é para o ser humano. e talvez devesse ser. com todo.o nosso potencial, o crescimento mais feroz está decrescente."

"é possível amar um ser humano?
é claro, especialmente se você não se conhece muito bem. Eu gosto de olhar para eles através da minha janela, caminhando na rua."

"Será que você não compreende que TUDO está certo, que nada pode andar errado?
eu compreendo, senhor, que o que acontece, acontece."

Kelven Rumpf 18/10/2018

Notas de um Velho Safado.
Notas de um Velho Safado é um livro fácil e rápido de ler. Tem um ar meio misterioso, porém cômico e triste ao mesmo tempo. Sua leitura traz à mente outras formas de pensar e encarar a vida.

Mateus com h 13/01/2019

achei bem confessional, notas profundas, típicas do Buk.

Edmar.Candeia 26/02/2019

Leitura acida
Escrita forte, às vezes chocante, outras engraçada e em algumas triste. Não é uma leitura simples, mas vale a pena. Não recomendando par os puritanos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5