Uma Família Inglesa

Uma Família Inglesa Júlio Diniz

Resenhas - Uma Família Inglesa

Inês Montenegro 06/02/2016

Publicado em 1868, é com este livro que Júlio Diniz retrata o dia-a-dia portuense, na sociedade e no comércio, de uma família inglesa, burguesa de classe. É na primeira parte que tal se mostra mais evidente, com a apresentação quase caricatural das personagens – onde se vê um excesso dos estereótipos da época, como é o caso de Jenny, tão doce, tão angelical, tão santificada, e, no fundo, tão consciente do poder que tal a faz ter sobre a família e felizmente para a dita apenas usa a ser favor –, e o acompanhar que fazemos nas suas actividades diárias, o retrato da “normalidade” antes da grande paixão vir desestabilizar. E o que temos? Jenny, a irmã, o anjo do lar, brotando bondade em todas direcções, sem ninguém que não a ame e admire. Richard, o pai, o respeitável cavalheiro inglês, correcto senhor de negócios, que muito ama os filhos, e sempre acaba por os olhar com uma certa cegueira paternal, por mais dificuldade que supostamente terá a expressar os sentimentos ao filho. Carlos, ou Charles, o filho, o varão, o rebelde que passa as noites em discussões pseudo-intelectuais com os amigos pândegos, crentes que são poetas e livres corações. E o guarda-livros, o pilar do negócio da família, cujos únicos amores serão a filha e o trabalho, e ainda que abanando a cabeça em reprovação à estouvice de Carlos, o faz com um sorriso complacente, de quem conhece o bom coração do rapaz e até lhe acha graça.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/uma-familia-inglesa-julio-diniz/

Mad28 02/09/2015

Uma Família Inglesa - Resenha
A princípio custou-me imenso entrar na leitura, mas quando consegui, acabei o livro muito depressa. E acho que esta é uma das características do Júlio Dinis, o início é tão lento que custa um pouco, mas quando uma pessoa lhe apanha o jeito é bastante rápido.
Achei que a princípio o livro teve demasiadas referências literárias portuguesas da época em que foi escrito, então eu não estava a entender a maioria e isso estava a irritar-me imenso. Além disso, as personagens apresentadas são aquelas personagens tipo mesmo cliché.
O livro vai acompanhar Carlos, um rapaz que adora festas e que um dia, numa festa, se apaixona por uma rapariga sem saber quem é, sendo que depois descobre que é uma pessoa chegada à família mas de riqueza inferior.
Uma das coisas que mais gostei neste livro foi da mudança que Carlos apresenta, de uma pessoa que adora festas, para uma pessoa completamente apaixonada que prefere ficar em casa a pensar na rapariga de quem gosta do que se ir divertir com outras numa festa, essa mudança que se dá ao longo do livro é realmente incrível.
O livro é ainda uma excelente forma de ver como agiam as família inglesas que habitavam em Portugal e que tiveram um papel muito importante no desenvolvimento da cidade do Porto, e ainda como era a cidade antes.
Achei o final completamente esperado, mas isso é normal nas obras de Júlio Dinis. Como ele consegue escrever de uma forma boa, o facto de o final ser esperado acaba por nem influenciar muito a minha opinião sobre o livro.
É um livro que recomendo sim, embora não seja, na minha opinião, o melhor do autor.
Resenha completa, frases/quotes e fotos do Porto, cidade portuguesa onde se desenrola a ação, no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2015/09/uma-familia-inglesa-resenha.html

Ines 09/11/2023

Nem acredito que terminei de ler! ? Yeey. Júlio Dinis tem uma escrita densa. A história segue a vida de uma família inglesa que vive do comércio no Porto. Eu recomendaria o livro como estudo literario pois tem mais do que se lhe diga. Disfrutéis lê-lo. Con certeza vou ler mais de Júlio Dinis no futuro. ??