A Sabedoria do Condado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

RUDY 21/01/2013

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO:
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien.
Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele?
A Sabedoria do Condado tem a resposta para essas perguntas.
(Usei a sinopse da Editora por estar bem completa e explicativa).

PARA LER A AVALIAÇÃO COMPLETA E ANÁLISE, VISITE E COMENTE NOS BLOGS:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/01/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-segredo-do-condado-noble-smith.html

Michelle 12/12/2022minha estante
não faz meu estilo

MILA 21/01/2013

É um livro principalmente para os fãs do Sr. Dos Anéis, faz diversas comparações com os personagens e seus estilos de vida, principalmente dos Hobbits, também nos faz pensar sobre nossa vida, afinal qual a qualidade de vida que você tem? Será que o que você anda fazendo está realmente te deixando feliz?

Temos música, natureza, receita, isso mesmo, receita.. hehe

Quando foi a ultima vez que você fez uma caminhada ao ar livre? Quando deu aquela cochilada gostosa? Neste livro aprendemos até o valor que uma boa noite de sono tem.

"Os Hobbits não têm um governo. Eles fazem reuniões chamadas de "debates públicos", em que as pessoas do Condado se reúnem para decidir questões importantes e, às vezes, eleger um líder nominal chamado de "thain". Há certas leis básicas chamadas de "regras", que vieram de tempos antigos quando eles eram governados por um rei,mas o último desses homens morreu mil anos antes, e os Hobbits não estão nem aí para esse Rei nunca mais voltar."

Talvez você se sinta um pouco perdido em ler o livro se você não tem conhecimento do livro ou filme do Sr. Dos Anéis, porque o autor cita alguns dos personagens no decorrer do livro, porém eu recomendo, pois é uma leitura muito agradável, afinal a filosofia de vida dos Hobbits são de dar inveja e temos sempre uma lição ou outra para aprender.

Pois não é só a Sabedoria do Condado, mais a Sabedoria da Vida também.

Beijos...

Barbara Sant 20/01/2013

Resenha #378 – Noble Smith – A Sabedoria do Condado
Oie Gente!
Como muitos de vocês sabem, eu tenho absoluto pavor de spoilers.
Então fiquei realmente dividida ao ler o release de “A Sabedoria do Condado”, já que ele certamente traria referências ao “Hobbit”, um dos poucos livros do Tolkin que eu ainda não li.
Mas a grata surpresa e uma das coisas mais legais sobre “A Sabedoria do Condado” foi que ao mesmo tempo que ele é um livro sobre “O Hobbit”, ele também é um livro sobre nossos costumes, defeitos e dificuldades.
As atitudes, pensamentos e realidades dos Hobbits, tão diferentes dos nossos, são reapresentados de forma prática, nos fazendo refletir sobre a aplicação real de cada um deles.
Desde as encantadoras moradias, cravejadas nas rochas, até as práticas simples de viver em harmonia com a natureza.
Quando eu terminei de ler, só uma coisa me vinha a mente:
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.
Recomendo!

Fernanda 19/01/2013

Resenha: A Sabedoria do Condado
Resenha disponível aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-sabedoria-do-condado-noble-smith.html

A Sabedoria do Condado explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma analise critica de tudo que gira ao redor desse meio. O livro é incrível e o autor parece conhecer mais sobre os hobbits do que o próprio Tolkien. É um livro de autoajuda totalmente envolvente e cativante. Nesta obra aprendemos mais sobre a vida e rotina desses seres tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos com a gente. Baseados neles, somos apresentados a várias maneiras e métodos para viver feliz e saudáveis no ambiente em que vivemos. Acredito que mesmo que você não tenha lido nenhum livro da série O Senhor dos Anéis, não será problema ler antes A Sabedoria do Condado, apesar de que o autor cita várias cenas dos livros e há muitos spoilers (ai depende de você querer ler antes ou depois de Senhor dos Anéis e O Hobbit). Acredito que o autor soube explicar com clareza toda a história, ajudando a quem não conhece nada sobre as obras de Tolkien.
Porém se você já leu, é uma ótima maneira para relembrar a história, os personagens, as cenas e os pontos principais, além de que estará conhecendo a fundo sobre os hobbits e os outros seres, claro.

“A SABEDORIA DO CONDADO NOS DIZ...

‘Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo para voltarmos para casa!”Pg. 24

Esse kit da Novo Conceito foi um dos que mais gostei até agora, pois recebi junto ao livro um lindo colar, que também pode ser broche, de Folha de Lórien. Realmente muito bonito. Olha a foto ai embaixo:

“Todos nós temos alguém que faz parte de nossas vidas e que não suportamos. Talvez seja um parente que nos leva à loucura, ou um chefe que parece querer sugar nossa alma, ou um professor. Pode ser até mesmo um cônjuge, ou um filho, ou um animal de estimação que nos leva ao desespero. Eles são mestres em irritação. Isso é ter seu Gollum particular.” Pg. 33

Por falar de personagens de um livro famoso e super conhecido, achei a leitura extremamente fácil e me senti envolvida pelo enredo. Vale destacar também que o livro é muito bem explicativo e sugestivo. Por exemplo, nos rodapés das páginas podemos encontrar notas adicionais que explicam determinadas palavras, frases, atitudes e afins. Ao final do capítulo também somos apresentados a lições; o que eu achei que seria como um resumo dos próprios capítulos. Mas principalmente, servem como conselhos, dicas e recomendações para seguirmos em nossa própria vida.

“Hobbits adoram caminhar. Eles andam de uma extremidade a outra do Condado para colher maças de uma árvore particularmente boa ou para beber uma excelente cerveja. É ótimo eles terem nascido com pés perfeitos para caminhadas – grandes, com solas semelhantes a couro e cobertos por pelos protetores – pois os heróicos Pequenos acabam andando milhares de quilômetros em suas várias viagens pela Terra-média.” Pg. 97

O livro é muito bem definido, e é notável o quanto o autor se empenhou e pesquisou a fundo sobre o assunto. No final, também há um teste para sabermos se somos mais parecidos com hobbits ou orcs (teste do Hobbit), que por sinal, achei muito interessante e inovador. Enfim, além de diversas dicas, você pode até aprender como fazer um jardim de hobbits. Ou quem sabe uma receita de sopa de cerveja? Pois é, o mais legal desse livro é que além de ser bem explicativo também é interativo ao ponto de fazer você querer saber cada vez mais sobre o tema.

Lelê 18/01/2013

Resenha:
É um livro de auto ajuda diferente de tudo que eu já li. Tem um tema óbvio, mas ninguém pensou nisso antes. Incrível, simples e maravilhoso. Se todos fossem assim, juro que eu seria a maior fã de livros de auto ajuda do mundo.

Em "A Sabedoria do Condado" vamos aprender como viver bem, feliz e saudável como um hobbit e transformar a casa em uma toca-hobbit.

"A Sabedoria do Condado nos diz...
Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração
e continua com você onde quer que você vá;
mas um lugar legal e aconchegante é um motivo
maravilhoso para voltarmos pra casa."
Pag. 24

O autor usa com sabedoria as lições tiradas dos livros O Hobbit e o Senhor dos Anéis, passagens da vida do autor J. R. R. Tolkien e também usa sua própria vida como exemplo, já que Noble Smith é um grande fã das obras de Tolkien.

"Muitos de nós damos conselhos aos amigos e
familiares com a melhor das intenções, só
que acabamos tendo problemas. Não tem
graça levar a culpa pelos problemas dos outros."
Pag. 105

Ainda tem passagens engraçadíssimas. No capítulo dois somos agraciados com uma receita de "sopa de cerveja e cogumelos" dos hobbits para jantar com amigos e Instruções para criar um Pequeno Jardim Hobbit no fundo do quintal.

"O amor verdadeiro deve ser defendido
bravamente, com a alma de um guerreiro,
mas deve ser cuidado com a paciência
de um jardineiro."
Pag. 117

Se você já leu algum livro do J. R. R. Tolkien não deixe de ler A Sabedoria do Condado, com certeza você vai matar a saudade dos personagens e reparar em coisas que antes você não tinha dado atenção.
Se nunca leu, pode ler este, apesar dos spoillers, mada tira o encantamento da leitura. Acho até que depois de saber tanto, você vai se apaixonar e querer ler tudo que tenha Hobbits, Elfos, Golum, Gandalf e ...

Ah! No final tem um Teste Hobbit que é para saber se você já é um hobbit por natureza, se está a caminho da Vila dos Hobbits, ou se você é um Orc. Muito legal! Eu fiz o teste, rsrs. Fiz 580 pontos, sou uma Super-Hobbit!!

Leia, faça o teste e divirta-se!!!

jacdeoliveira 16/01/2013

O livro perfeito para os fãs de Hobbits. (Se está resenha alcançar 8 comentários irei soltar o sorteio deste livro \o/)

A Sabedoria do Condado vai nos apresentar dicas sobre o estilo de vida dos Hobbits e vai nos explicar diversos pontos que podemos ter dúvidas em relação a esses pequenos seres.
O autor apresenta trechos dos livros, algumas explicações básicas, outras mais complexas, umas divertidas e outras entediantes.
Não sei se posso elogiar ou criticar o livro, pois não sou uma fã dos Hobbits/Senhor dos Anéis, então fico um pouco confusa na hora de opinar. Então por favor, fãs das séries não fiquem bravos comigo. rs

Vamos lá... No início da leitura eu estava empolgada e super curiosa em relação ao livro, mas as páginas foram passando e o livro não foi me conquistando, ele foi me deixando entediada. Pausei a leitura. E no dia seguinte prossegui e sim melhorou. Eu decidi que iria ler o livro e entender um pouco mais sobre a história e acreditem várias mudanças surgiram e quem sabe agora eu não possa ver os filmes com outros olhos.
Por isso eu disse logo no início que seria o livro perfeito para os fãs. Eu obviamente tenho uma obra na qual sou MUITO fã e sei que quando lançam algum livro paralelo com a história a primeira coisa que eu quero é poder tê-lo em mãos para lê-lo.
O livro ganhou minhas 4 estrelas. A Novo Conceito como sempre continua arrasando nos Kits. Esse foi um livro muito bonito. A diagramação é igual aos outros livros da editora, com capítulos curtos, folha amarela e uma fonte ótima. Ultimamente ando dando muita importante a fonte do livro, pois tive que forçar muito a minha visão para ler livros no ano passado e neste ano decidi que não irei fazer isso, pois só irá prejudicar ainda mais minha visão.
Resumindo tudo o que eu disse, o livro é bom e com certeza tirou muito minhas dúvidas e sim, é um livro de auto-ajuda.

naniedias 14/01/2013

A Sabedoria do Condado, de Noble Smith
Os hobbits são criaturas que gostam de viver de forma plena, embora simples. Se divertem com caminhadas, tardes em frente à lareira, segundos cafés-da-manhã e cerveja com os amigos.
Que tal conhecer um pouco mais do estilo de vida dos hobbits e trazer alguns preceitos para a sua vida?

É simples e gostoso viver como um hobbit.

O que eu achei do livro:
O que você acha de livros de autoajuda? Vamos lá, seja sincero!
Eu, honestamente, torço o nariz para qualquer livro que se encaixe nessa categoria. É preconceito mesmo - sem nem pensar ou ler a sinopse ou ponderar sobre o quão bacana aquela leitura poderia ser.
Que feio, né?!

Principalmente se considerarmos que todos os livros do estilo que já li foram bastante proveitosos.

Confesso, entretanto, que quando vi que a Novo Conceito iria lançar "A Sabedoria do Condado" eu primeiro torci o nariz. Ora essa, autoajuda?! Ah, não, não é para mim.
Mas depois o subtítulo "Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits para uma Vida Longa e Feliz" me chamou mais a atenção. Eu adoro Tolkien e seus hobbits - eu precisava ler esse livro, nem que fosse para falar mal dele depois.

Só que eu não vou falar mal, porque não tem do que falar mal.
Aliás, tem sim: a revisão do livro deixou a desejar. Não sei se a culpa foi estritamente do revisor ou se a tradutora também não fez um trabalho muito bom, mas a questão é que o resultado final ficou aquém do que eu espero de um livro.
Fora isso, entretanto, A Sabedoria do Condado é uma leitura agradável e que tem muito a ensinar.

Eu achava que tinha feito muito por ter lido O Senhor dos Anéis duas vezes e O Hobbit três (a mais recente, há pouco tempo, rendeu até uma resenha aqui no blog), mas descobri que não sou doida por Tolkien - ao menos não no nível de Noble Smith.
O cara conhece a mitologia da Terra Média talvez até melhor do que o seu criador!

De fato, A Sabedoria do Condado é um livro de autoajuda, mas é também um livro baseado nas histórias de Tolkien.
Noble Smith relembra algumas passagens importantes dos livros do autor para embasar a sua teoria de que viver como um hobbit é uma boa ideia (e eu tenho que concordar: é mesmo!).

Você pode ler esse livro sem conhecer as obras de Tolkien, mas você irá pegar muitos spoilers, principalmente de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Já deixo aqui o aviso.

Noble Smith mostra como os hobbits, os elfos, os anões, os homens e os orcs vivem e reflete tudo isso no nosso cotidiano - deixando-nos perceber o quanto atitudes simples podem tornar nossa vida mais agradável.

Eu adorei poder relembrar algumas passagens dos livros que tanto amo e gostei ainda mais de poder visualizar o modo de vida dos seres de Tolkien aplicados à vida moderna. De verdade, eu adorei!
Certamente já levo em conta alguns dos conselhos de "A Sabedoria do Condado" e pretendo aplicar em minha vida outros. São conselhos simples, que podem parecer banais, mas que esquecemos. O livro nos faz lembrar do quanto as coisas simples são importantes e quanto atitudes aparentemente banais podem nos tornar pessoas mais felizes.
Há muito nas entrelinhas do livro - lê-lo com atenção pode levar à reflexões profundas do estilo de vida que hoje levamos e, principalmente, do estilo de vida que o mundo nos impõe - do qual, admito, quero distância. Gostei muito de ver detalhadamente o estilo de vida dos hobbits e tirando os excessos (e o fumo, porque eu detesto cigarro e acho que só trás malefícios à vida de qualquer um!), eis aí uma forma verdadeiramente maravilhosa de se levar a vida.

A Sabedoria do Condado é um livro incrível, que mostra como ser mais simples e mais feliz ao viver como um dos povos mais alegres da literatura: os hobbits de Tolkien.

P.S.: O livro é de autoajuda e traz vários conselhos e recomendações, mas quem é fã de Tolkien vai gostar do livro mesmo sem levar em conta essa parte de aconselhamento. Noble Smith é realmente um viciado na Terra Média e o seu livro é uma encantador viagem ao mundo de Bilbo, Frodo e Gandalf!

Nota: 8

Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100

Visão Geral

A sabedoria do Condado é um livro maravilhoso composto por dicas preciosas sobre os Hobbits e o estilo de vida dos mesmos. Nunca assisti um filme ou devorei algum livro sobre a saga O Senhor dos Anéis, confesso que não me interessava muito. Até que li A sabedoria do Condado e tudo mudou. Noble Smith escreve de foram simples, contagiante e fez com que fosse plantada uma sementinha de amor sobre a estória de O Senhor de Anéis no meu coração.

O livro é uma espécie de autoajuda baseado no estilo de vida que os Hobbits levavam. Eu não conhecia praticamente nada sobre a saga, personagens... Mas Smith fez uma introdução maravilhosa sobre tudo. Achei bem interessante que além das notas de rodapé, o autor nos apresenta á explicações sobre trechos da estória da saga através de notas adicionais encontradas ao lado do texto principal da obra. Gostei disso porque não conhecia muito da estória e não fiquei perdida graças á esses esclarecimentos.

A obra é bem divertida, uma espécie de bate-papo com o autor. È fininha, devorei em um dia e é composta por 174 páginas. No livro, Smith nos faz refletir sobre o modo como levamos á vida. São abordadas questões como amizade, alegria, amor verdadeiro, cuidados com o meio ambiente, consumo de alimentos mais saudáveis, política, questões sociais em geral, chefes e parentes inoportunos. Além disso, ele também apresenta questões importantes de valores pessoais inclusas na estória da saga e um olhar mais íntimo sobre os pensamentos, vida de J.R.R. Tolkien. Fiquei completamente encantada pelo universo Hobbit, toda a trama criada pelo autor de O Senhor dos Anéis.

Mesmo sem ler as obras originais que inspiraram A Sabedoria do Condado, me apaixonei por personagens como Frodo, Sam, Bilbo, Legolas e muitos outros. O livro traz ainda “O teste do Hobbit”, para saber se o leitor é realmente um Hobbit ou um Orc. Uma receita da “Sopa de cerveja e cogumelo dos Hobbits” e instruções para criar um pequeno jardim Hobbit, que foi o que eu mais gostei desses adicionais. O livro é muito bom, adorei, aprovo e amei essa nova experiência de leitura. Irei guardar essa obra com carinho na minha estante.

Designer e Diagramação
O livro tem folhas em material pólen, letras e espaçamentos agradáveis. As divisões de capítulos são simples. Adorei a capa com um ar meio rústico, bem combinado com a vida simples e feliz do Condado. A textura da capa é bastante agradável de pegar e o material do título é em alto relevo, ainda mais bonito pessoalmente do que visto pela internet. O Kit do livro é um cordão que é uma réplica da flor de Lothlórien que pode ser usada como broche ou como pingente, livro, marcador e um envelope que me fez lembrar mensagens enviadas por guerreiros antigos.

Sobre o autor
Noble Smith escreveu este guia para fãs de J. R. R. Tolkien e seus Hobbits, selecionado como top 10 pela Publishers Weekly, que será traduzido para sete idiomas, incluindo italiano, espanhol e português.

O trabalho Viva como um Hobbit de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Confira mais em: http://palomaviricio.blogspot.com.br

Leitora Viciada 07/01/2013

Eu esperava ansiosamente pelo lançamento deste livro, portanto foi o segundo livro lido por mim em 2013.
A capa é linda e uma excelente escolha: A porta aberta de uma Toca-Hobbit mostrando o Condado em uma figura bucólica e mágica. As letras do título são e relevo e a fonte é muito semelhante à de O Senhor dos Anéis.
E este livro, apesar de concentrar-se no Condado criado pelo autor J. R. R. Tolkien e seus moradores, apresenta vários itens de todas as obras relacionadas à Terra-Média, principalmente O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Apesar de ser um livro fino, ter uma leitura dinâmica, simples e rápida, A Sabedoria do Condado é uma leitura obrigatória para todos os fãs de Tolkien e sua mitologia relacionada aos pequenos e queridos Hobbits.
O interessante é que possui uma aura de autoajuda - gênero literário que eu costumo odiar, mas é classificado como ficção. Eu diria que é um guia sobre os Hobbits e seu estilo de vida, comparando seus hábitos aos nossos.

Adorei o livro, pois sou uma grande fã de O Senhor dos Anéis e apaixonada pelos Hobbits. A leitura leve é muito divertida! Aconselho o livro somente para os fãs, principalmente os que já leram os livros relacionados aos Hobbits, não apenas os admiradores das obras cinematográficas. Um leitor que nunca leu Tolkien ou assistiu aos filmes não encontrará sentido na leitura. O livro possui uma infinidade de spoilers, portanto, leia O Senhor dos Anéis e O Hobbit primeiramente e se você se admirar os Hobbits, então parta para A Sabedoria do Condado.

O livro possui uma excelente estrutura. As notas ao longo do livro relembram o mundo de Tolkien e complementam com detalhes de suas obras ou acrescentam ao texto mais curiosidades.
Começa com um Prefácio escrito pelo especialista "tolkienado" Peter S. Beagle; em seguida temos uma Introdução e logo depois, uma Introdução à edição brasileira (páginas especiais!); finalizando a preparação do leitor para o livro em si o autor escreveu Onde fica o Condado?.
Após a realização das apresentações seguem vinte capítulos, todos com um título e um pensamento final com uma conclusão sobre o tema e itens apresentados. Como extras existe ainda um teste muito engraçado sobre que tipo de Hobbit você é (sou "Super-Hobbit"!)e as instruções para cultivar seu próprio jardim Hobbit, mesmo com pouco espaço - tenha um pedacinho do Condado em um canteiro.
E se você acha que dica para um jardim Hobbit é pouco, pois nem todos têm espaço para isso, o livro traz outra opção para colocar a mão na massa: uma receita Hobbit que parece bem apetitosa!
Existem diversas dicas em como o Condado e o estilo de vida dos Hobbits podem influenciar nossas vidas, desde coisas simples e diretas como as citadas até pensamentos mais profundos que envolvem caráter e nossas ações no dia-a-dia.

Apesar das brincadeiras em como deixar a sua casa com um ambiente acolhedor como uma Toca-Hobbit, ensinar a você como ser uma pessoa parecida com um Hobbit, o livro traz mensagens profundas sobre como possuir o espírito Hobbit. E o que seria isso?
Os Hobbits são bondosos, corajosos, sabem levar uma vida feliz e simples; possuem ética e caráter, além de se importarem muito com a amizade e o amor.
Acredito que o autor não quer influenciar ninguém a mudar drasticamente de vida, principalmente quem vive em grandes metrópoles com uma vida agitada. A verdade é que ele utiliza metaforicamente a essência existente nos Hobbits para mostrar ao leitor o quanto se desperdiça tempo com futilidades. Nós não relaxamos, perdemos sentimentos positivos e deixamos a tranquilidade e a admiração pelas coisas simples da vida em segundo plano.

A melhor parte do livro são as observações e a recapitulação de tudo de positivo que Tolkien colocou nas suas histórias, ressaltando a paz, a amizade e o amor. Noble Smith relembra os fãs cenas e fatos ocorridos, utilizando isso como exemplos para que deixemos nossas vidas mais aconchegantes e divertidas. Muitas informações das obras estão presentes.
O autor traz inúmeras curiosidades da vida do Tolkien e como fatos reais influenciaram a criação da Terra-média e, claro, do Condado. As curiosidades vão além da vida pessoal dele e do processo criativo dos livros, mostra também muitas preciosidades sobre as versões para o cinema.

É um livro agradável e que consegue deixar o leitor mais leve, feliz, com vontade de mudar algumas coisas na vida, não necessariamente para se tornar um Hobbit, mas para tentar ser uma pessoa melhor.
Utilizando comparações com os Hobbits e em como eles possuem um coração enorme, o autor influencia o fã a modificar hábitos negativos na vida; a buscar por um local tranquilo para relaxar; a procurar comer menos alimentos industrializados; a ser mais sociável e receptivo; a observar a natureza; a dar mais valor à família e amigos; a manter a ética e o caráter no cotidiano; a fazer mais caminhadas ao ar livre; a enfrentar cada problema na vida como uma inesperada aventura...
São algumas das mensagens extraídas do estilo "Hobbit de ser" pelo autor e expostas no livro.

Se o sábio Gandalf possui uma enorme atração, curiosidade, respeito e admiração pela vida do Condado, com certeza simples mortais como nós podem aprender muito com esses pequenos.
Vários assuntos são abordados. Você vê o seu lar como um local realmente agradável? Os Hobbits mantêm suas tocas como verdadeiros paraísos, embora a simplicidade seja a característica principal.
A coragem de Bilbo, Frodo, Sam, Merry e Pippin e em como eles foram capazes de salvar o mundo, mesmo sendo criaturas tão simples e pacatas é a chave principal na saga da Guerra do Anel. Dentre tantos seres poderosos e raças diversas, são os Hobbits que modificam o andamento da história da Terra-média. Uma demonstração de que o poder está em nosso interior, na nossa força de vontade. Podemos ser pequenos e grandes como os Hobbits.

Um livro escrito por um dos maiores fãs do Tolkien para outros fãs. Noble Smith criou uma dinâmica prazerosa com sua narrativa sincera, expondo um pouco de fatos de sua vida para mostrar como podemos fazer comparações e modificações para melhor através de "hábitos Hobbits".
Sem a preocupação de ser um best-seller ou obra-prima, A Sabedoria do Condado agrada a todos os admirados dos Hobbits e toca o coração. Não apenas diverte e mostra a sabedoria dos Hobbits e de Tolkien, mas também traz felicidade aos fãs e um orgulho de ser um fã assumido!
Muitas dicas e trechos me marcaram. Um guia "preciosssso" para todo fã da saga do Anel e dos Hobbits ter na estante.
Não recomendo o livro para quem não é fã da Terra-média, seja a dos livros ou a do cinema.

Trechos:
"Eu mesmo sou um Hobbit (em tudo, exceto no tamanho)." - J. R. R. Tolkien em As Cartas de J. R. R. Tolkien.

"O fogo é muito aconchegante, a comida é boa. O que mais você poderia querer?" - Bilbo falando sobre Valfenda em O Retorno do Rei.

"Tolkien criou a Terra-média em sua mente, mas os Hobbits provieram do seu coração." - Introdução de A Sabedoria do Condado.

"O Termo Hobbit não precisa mais ser traduzido. Todos nós sabemos exatamente o que é uH hobbit e amamos as pessoas do Condado independentemente da língua que elas falam." - Introdução à edição brasileira de A Sabedoria do Condado.

"Tolkien sabia hebraico e estava, provavelmente, mais familiarizado com a versão judaica do mito do zumbi e da criatura chamada 'golem'. O Gollum de Tolkien era como um zumbi, um morto-vivo." - Seu Gollum particular em A Sabedoria do Condado.

"Tolkien baseou o Condado em uma versão idealizada de uma Inglaterra que existia antes da invasão normanda em 1066, quando a população local de anglo-saxões vivia sob uma espécie de monarquia democrática primitiva." - Violando as regras de Sharkey em A Sabedoria do Condado.

"...os hobbits estavam lutando por algo bem diferente de glória ou derramamento de sangue: eles estavam lutando por amor aos seus amigos." "Sobreviver a uma experiência difícil e crescer como pessoa é a verdadeira recompensa." - A coragem de um pequeno em A Sabedoria do Condado.

"O que está escrito na lápide é o seguinte: 'Edith Mary Tolkien - Lúthien - 1889-1971 - John Ronald Reuel Tolkien - Beren - 1892-1973" - Amor na Terceira Era em A Sabedoria do Condado.

"Aniversários são muito importantes para os hobbits e eles têm um jeito únicos de celebrá-los. Em vez de ganhar presentes, eles dão presentes." "Não seria uma mudança interessante fazer um aniversário hobbit?" - A árvore da festa em A Sabedoria do Condado.

"Se você foi o escolhido para uma desafiante tarefa, enfrente-a com coração, coragem e inteligência, e nunca perca de vista a sua compaixão." - O protocolo Istari em A Sabedoria do Condado.
Joshua 06/01/2013minha estante
Gente, eu preciso desse livro. Amo "O Hobbit" e sou fã de Tolkien :D Ótima resenha, sabe, você só me deixou mais empolgado com essa leitura especial!

Srta Black 06/01/2013minha estante
Eu quero ler

Micaela Ramos 06/01/2013minha estante
Quero muito ler. Empolgada e ansiosa! Resenha ótima. Parabéns!

Jairolenz 06/01/2013minha estante
Os hobbits fascinam e são os melhores personagens de JRR Tolkien. Essa resenha me deixou curioso sobre como é o livro, queria viver como um hobbit, pelo visto o livro ensina mesmo e de forma divertida.

Mahsahh 06/01/2013minha estante
Como mega fã do SA , posso dizer que esse livro está perfeito, não me canso de babar nesta saga, cada livro que leio a respeito é uma nova visão, como é bom saber que existem bons autores ainda !

Cris21 06/01/2013minha estante
Adorei esse livro!!! Nossa, que demais! A história é perfeitinha, muito minha cara *0*
Eu quero ler com certeza!

Cris21 06/01/2013minha estante
Eu quero ler com certeza!

Laria 06/01/2013minha estante
Essa capa é linda, quero muito ler! *-*

Fernanda @condutaliteraria 07/01/2013minha estante
Sou fã dos Hobbits e fiquei apaixonada por sua resenha. Não tem como não ler o livro.
Outro ponto que achei interessante é a parte de tirar lições de vida através do livro, muito bom.

Maristela 07/01/2013minha estante
Achei a resenha muito boa e despertou-me uma vontade enorme de ler o livro. Já marquei nos desejados.

Jessyca Magalhães 09/01/2013minha estante
gostei, fiquei com muita vontade de ler

NESSA 09/01/2013minha estante
Sou fã dos Hobbits,realmente interessante sua resenha,fiquei mais curiosa para ler o livro. A capa está incrível.
Muito bom os trechos que você destacou.Livro para conhecer ainda mais o mundo Hobbit

Tarsila 10/01/2013minha estante
Me falaram muito bem desse livro, e como amei "O Hobbit" acho que vou gostar bastante :)

Marinna Bastos 12/01/2013minha estante
Eu só vi os filmes (senhor dos anéis e hobbit) não os livros. Portanto para mim seria uma leitura cheia de spoilers rs Se eu o tivesse iria guardar e pedir os outros emprestados para depois lê-lo ^^

Adorei a resenha!

bjs

Marinna Bastos 12/01/2013minha estante

Adorei a resenha!

bjs

Sam Puckett 12/01/2013minha estante
Me interessei, participando *-*

Cláudio 16/01/2013minha estante
Após ler a resenha fiquei ainda mais interessado em ler este livro. Participando!!!

DomDom 18/01/2013minha estante
Infelizmente ainda não li nada do Tolkien, e nem vi os filmes (pois é, já pode me matar). Agora que estou com tempo, irei me jogar nessas histórias e me tornarei um "Tolkienado" também. Rsrsrs

Tati oliveira 19/01/2013minha estante
Como boa fã de Tolkien, estou louca pra ler esse livro. Sua resenha so me deu ainda mais vontade!!

Lucia Sindeaux 22/01/2013minha estante
Gostei muito da resenha, é uma boa pros fãs de tolkien como eu se aprofundar mais no universo do hobbit. Amei a resenha

Silvando 22/01/2013minha estante
lendo esta resenha sentir uma narrativa bem tranquila, e ainda sem sair do foco do que é o universo de Tolkien.
Parabens por mais uma otima obra eu como fã de J.R.R Tolkien adorei o que você descreveu neste post.
Obrigado

Ivna Barros 23/01/2013minha estante
quero muito ler esse livro

Thamara S. 25/01/2013minha estante
Gostei do livro, parece ser uma leitura bem leve
e a ideia de viver como um Hobbit, saber mais sobre
eles é bem legal.
Adorei os trechos...

Fabiane Ribeiro 07/01/2013

Resenha - A Sabedoria do Condado
Esse livro é tão surpreendentemente bom, que me senti emocionada em várias passagens do texto, seja pelas belíssimas homenagens às criações de Tolkien, seja pelas mudanças que a leitura inspirou em minha vida.
A Sabedoria do Condado será uma experiência maravilhosa para os amantes da obra que a inspirou, porém, é um livro que deve ser lido por todos. Mesmo que você não conheça muito sobre as obras de Tolkien, pode ter certeza que irá apreciar a leitura em todos os momentos.
A princípio, você pensa que o livro de trata de um “autoajuda disfarçado”, mas não é bem isso. A Sabedoria do Condado traz, sim, lições e dicas para uma vida mais longa e feliz (como se propõe em sua própria capa), porém, tudo com bom humor, leveza, citações e referências detalhadas ao universo criado por Tolkien e todos os seus personagens, belíssimas homenagens aos mesmos, além de exemplos dados pelo autor citando sua própria vida.
Lições simples, que costumamos deixar passar despercebidas, podem ser tiradas dessas páginas tão bem escritas.
A leitura irá te deixar encantado do início ao fim, sentindo-se na própria Terra-Média.
Temos capítulos dedicados não apenas aos costumes dos Hobbits (como longas caminhadas ao ar livre, apreciação de boa música e comida, contato com a natureza, etc.), como também dedicados a outros personagens, como as Ents (árvores gigantes, semelhantes a humanos), os Elfos, os anões e o adorado Gandalf.
O livro nos mostra como Tolkien foi inspirado em sua criação, nos presenteando com uma terra maravilhosa, com princípios que podemos aplicar em nossas próprias vidas para torná-las melhor. Ele também mostra como os personagens são especiais e irão ter vida eterna na memória da humanidade, uma vez que foram criados com tanto amor.
Aliás, o capítulo (“Amor na Terceira Era”) dedicado a explicar o romance nas obras de Tolkien é um dos mais belos. Ele mostra o amor verdadeiro e de almas gêmeas que muitos personagens cultivam e pelo qual lutam bravamente. Um amor, muitas vezes, perdido entre os humanos.
Outro capítulo que gostaria de citar é o “Aguentando o fardo do seu Anel”, que faz um paralelo brilhante entre o Anel de Sauro e os fardos que carregamos em nossas vidas atuais. Por fim, vale citar também o capítulo “A luz de Eärendil”, que tocou o meu coração com sua mensagem de esperança e com a citação de uma belíssima passagem dos escritos de Tolkien.
Os capítulos são curtos, de fácil entendimento, e com um agradável resuminho no final. A capa do livro é belíssima e de muito bom gosto, pois nos sentimos vendo o Condado de dentro de uma Toca-Hobbit, e, no final do livro, há um teste para saber o quanto você é um Hobbit, além de dicas para construir um jardim como essas tão amáveis criaturas pequeninas faziam.
Portanto, entre no Condado sem medo, aproxime-se da natureza, lute pelos seus sonhos, seja feliz em sua própria Toca-Hobbit e, acima de tudo, viva como um Hobbit na Quarta Era.

C. Aguiar 20/12/2012

Começo dizendo que apesar da parceria com a editora eu sou parceira 2013, então não receberei o kit do livro para resenha (mas isso não quer dizer que eu não poderia comprar o livro), coisa que eu mesma fiz pela Amazon (sim eu comprei o e-book) e instalei no meu aplicativo kindle posso dizer que é bem melhor ler no tablet do que no computador.

Comecei na dúvida se compraria ou não (apesar do preço estar barato), pois sou muito fã do mundo criado pelo Tolkien, mas fiquei com medo de algo nesse livro me fazer desistir dele. Sei lá, foi meio medo do desconhecido, mas posso ter a felicidade de dizer que meu medo foi sem fundamentos, pois o livro é maravilhoso.

Quem aqui nunca assistiu ao filme O senhor dos anéis? Sim existem pessoas que nunca assistiram, porque o filme não faz o estilo, mas eu recomendo o filme e os livros da saga também. Na verdade eu recomendo todos os livros do Tolkien.

Para quem for ler esse livro posso dizer que será como estar deslumbrando a "sabedoria" do estimado Tolkien (que Deus o tenha) em uma visão atual e muito: meiga, carismática, simples e viciante que é a versão do meu querido e estimado Noble Smith.

O escritor tem uma visão muito interessante e bastante cativante dos personagens da Terra- Média, sem contar que A Sabedoria do Condado é voltada há um pequeno grupo (quando digo, eu digo literalmente em relação a altura) de criaturas carismáticas e que sabem aproveitar a vida. Eles são os Hobbit, e vivem em um lugar chamado Condado.

Dai o nome do livro: A sabedoria do Condado.

É um livro cheio de lições de vida, analises da vida atual com a vida dos pequenos Hobbits e posso dizer que eu fiquei encantada e pretendo ler de novo esse livro. E de novo, de novo e de novo. Quantas vezes forem necessárias para que eu me sinta satisfeita.

É um livro simples, eu não posso dizer muito sobre a capa ou as folhas, pois como eu disse eu li no e-book que comprei na Amazon, mas posso confirmar que o conteúdo do livro é incrível e me fez refletir muitas coisas sobre como eu ando levando a minha vida e de como eu deveria levar a mesma.

Esse é daqueles livros que até que não é apaixonado pelo mundo do Tolkien ou dos pequenos Hobbits acaba instataneamente cativado pelo mesmo.

E acima de tudo, você pode aprender a ser você mesmo.

Esse é o tipo de livro que te faz sentir parte de alguma "coisa", mesmo que essa "coisa" esteja apenas em páginas. É algo que precisa ser vivido e ensinado ao invés apenas lido e esquecido.

Depois da leitura magnifica sobre a sabedoria do condado, tem um pequeno teste aonde você descobre se é ou não um hobbit, adivinhem só? Eu sou um Hobbit.

Quando eu disse isso ao meu marido ele me deu os parabéns, parece bobo né? Mas ele sabe quanto eu sou fascinada pelos Hobbits e acho que talvez se você ler também queira ter orgulho de dizer que é um hobbit.

Isso não precisa ser algo que você grite a pleno pulmões..isso é aquele tipo de coisa que você se orgulha de ser pelo caráter que isso te faz ter.

Ah, mas Alice é só um livro.

Você já tirou lições de vida de leituras? Eu sempre tento tirar e essa leitura acima de tudo ensina: amor, amizade, caráter, carregar seus fardos, ser você mesmo, viver a vida incrivelmente do jeito que ela é. Isso tudo e mais um pouco é ser um Hobbit.

Eu sou um.

E você?

Gostaria de dizer que não achei nenhum erro no e-book.

Só para vocês saberem: A autor do livro fala de coisas em relação a vida dele também, dando exemplos em todos os capítulos do livro. Achei isso super legal. Se contar que posso dizer que ele é um amor de pessoa. Conversei com ele no twitter.

Estimo todo sucesso do mundo a ele e sua obra e espero que ele goste da resenha, pois como prometi vou mandar a ele.

Resenha do site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

VERSÃO EM INGLÊS COMO EU PROMETI AO NOBLE.

English version of the review as I promised you on twitter.
My dear noble, I'm here bringing the review of his book in English. I hope you enjoy and above all thank you for writing a book so wonderful.
I'm sorry if my English is not as good as it should be.
Start by saying that despite the partnership with the publisher I am partner in 2013, then I will not receive the kit to review the book (but that does not mean I could not buy the book), same thing I did by Amazon (yes I bought e-book) and installed it on my kindle app I can say that is much better than reading on tablet computer.
I started in doubt whether or not buy (despite the price being cheap) because I am a big fan of the world created by Tolkien, but I was afraid of something in this book make me give it up. I dunno, it was kind of afraid of the unknown, but I have the happiness to say that my fear was unfounded, because the book is wonderful.
Who here never watched the movie The Lord of the Rings? Yes there are people who never watched, because the movie does the style, but I recommend the movie and the books of the saga too. Actually I recommend all the books of Tolkien.
To whoever is reading this book I can say that will be dazzling as the "wisdom" of the estimated Tolkien (God rest his soul) on a very current view and: sweet, charismatic, which is simple and addictive version of my dear and esteemed Noble Smith.
The writer has a very interesting and very captivating characters of Middle-earth, not to mention that Wisdom's County is facing a small group (when I say, I say literally in relation to height) of charismatic creatures that know and enjoy life. They are the Hobbit, and live in a place called County.
Give the name of the book: Wisdom County.
It is a book full of life lessons, analysis of current life with the life of the little Hobbits and say I was blown away and I intend to read this book again. And again and again and again. Many times as necessary for me to feel satisfied.
It's a simple book, I can not say much about the cover or leaves, because like I said I read the e-book I bought on Amazon, but I can confirm that the content of the book is amazing and made me think about how many things I'm taking my life and how I should take it.
This is one of those books that even that is not passionate about the world of Hobbits Tolkien or small instataneamente just captivated by it.
And above all, you can learn to be yourself.
This is the kind of book that makes you feel part of some "thing", even if that "thing" is only on pages. It's something that needs to be lived and taught rather than just read and forgotten.
After reading about the magnificent wisdom of the county, has a little test where you find out whether or not a hobbit, guess what? I am a Hobbit.
When I told this to my husband he congratulated me, sounds silly right? But he knows how much I am fascinated by Hobbits and think maybe if you want to read too proud to say it is a hobbit.
This need not be something you yell at full lungs .. that's the kind of thing you are proud to be the character that makes you Tues
Ah, but Alice is just a book.
You already took life lessons from reading? I always try and take that reading teaches above all: love, friendship, character, carrying their burdens, be yourself, live life incredibly the way she is. All this and a bit more is to be a Hobbit.
I am one.
And you?
I would like to say that I found no error in the eBook.
Just so you know: The author of the book speaks of things about his life as well, giving examples in all chapters of the book. I thought that's pretty cool. If you tell that I can say that he is a person of love. I talked to him on twitter.
Cherish every success in the world to him and his work and I hope he likes the review because as I promised I'll send him.

Belle 28/12/2012minha estante
Cynthia, amei sua resenha e fiquei pensando que o meu maior medo era que essa obra acabasse um pouco com a magia descrita e sentida nas obras do Tolkien, mas pelo que pude perceber em suas palavras isso não aconteceu, o que me deixou muito contente. Já está na minha lista para 2013. Valeu!

C. Aguiar 28/12/2012minha estante
que bom que gostou cibele. o livro é realmente muito bom, me cativou demais, é tão simples e cativante que essa leitura não deveria passar despercebida.
é mega recomendada mesmo. espero que goste do livro assim como eu.

Danda 05/02/2013minha estante
Só pela resenha já me apaixonei então será o proximo livro da minha leitura.

C. Aguiar 05/02/2013minha estante
que bom danda, espero que goste da leitura :)

Lara 21/07/2014minha estante
Não estava muito confiante por lê-lo, mais ou menos pela mesma razão que você, mas depois de ler sua resenha, fiquei mais animada. Parabéns!

Anaiza 03/06/2020minha estante
Eu achei esse livro em uma daquelas livrarias de meio de shopping, digo que esse foi um maravilhoso achado literário, esse livro é MARAVILHOSO!

Manza 20/12/2012

Leitura bacana
Este livro é um ótimo complemento para quem gosta dos livros de J. R. R. Tolkien. Comparando com filmes, este livro é como se fosse um making-off ou extras relacionados às histórias, além de ótimas lições de vida extraídas dos personagens.

anacarolines_ 17/12/2012

A Sabedoria do Condado, de Noble Smith.
Existem livros que são muito despretensiosos, eles aparecem em nossas vidas sem mais nem menos, nos fazem devorar suas páginas em poucos dias e ainda tem a audácia de te deixar com gostinho maravilhoso de “quero mais”. Quem nunca leu um livro assim? Quem nunca ficou realmente surpreso com uma obra que apareceu por acaso em sua vida? Foi exatamente dessa forma que fiquei com a leitura de A Sabedoria do Condado, de Noble Smith. Um livro que surgiu sem pedir licença e que marcou como um dos melhores livros de “autoajuda” que já li esse ano.

Ao contrário do que muita gente pode pensar A Sabedoria do Condado não é um livro de ficção, é um livro de autoajuda para fãs, e não fãs também, das amadas criaturas criadas por Tolkien, os hobbits! A obra é uma análise profunda sobre o estilo de vida dos seres mágicos e de como esse mesmo estilo pode influenciar nas nossas vidas, e as influências não são poucas.

Valores como amizade, amor ao próximo, confiança em si mesmo e no próximo são bem colocados pelo autor, que utiliza de uma forma simples e direta para atingir o leitor em cheio. Por meio de exemplos de sua própria vida, Noble prova que a sabedoria dos hobbits pode muito bem ser transferida para o mundo real.

Nós temos muito que aprender com os hobbits, esse povo pequeno e de pé peludo tem hábitos e costumes que, se aplicarmos em nossas vidas, serão realmente válidos. É interessante que depois que fazemos uma releitura dos livros de Tolkien, aprendemos ainda mais sobre eles! Confesso que após A Sabedoria do Condado, deu uma vontade enorme de reler O Hobbit e de, finalmente, começar a saga O Senhor dos Anéis.

Noble Smith consegue passar para o leitor detalhes muito legais, que podem – e devem! – ser colocados em prática. Ele o faz por meio de simples exemplos contidos no estilo de vida dos pequeninos. Desta forma o livro é capaz de levar o leitor a algumas reflexões que podem ser diárias sobre diferentes aspectos de nossas vidas.

Uma coisa que é inegável no livro é o vasto conhecimento do autor a cerca tanto da obra de Tolkien como de diversos fatores históricos e culturais mundiais. Esta é a prova de que ele trabalhou bastante para presentear seus leitores com todas as palavras que compõe o livro.

A Sabedoria do Condado é surpreendentemente belo, desde a sua capa até a diagramação, e a Novo Conceito está de parabéns quanto a isso, não vi quase nenhum erro de revisão, o que faz do livro mais gostoso ainda.

Acredito que todos os fãs das obras de Tolkien devem ler esse livro e tê-lo, até mesmo, como um guia de leitura, para estudar um pouco mais sobre o mundo que J. R. R. Tolkien criou.

A Sabedoria do Condado diz: “Há muito de hobbit em cada um de nós”.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6