Pelas janelas

Pelas janelas Juliano Cezarré

Resenhas - Pelas Janelas

LucaWeingartner 17/10/2012

Uma viagem sobre olhares.
Um ótimo livro de poesias. Juliano mostra, com muita criatividade, uma paixão nada crua e cheia de referências sobre as tais janelas da vida. Um maravilhoso livro sobre olhares. Fiquei ansioso para futuros lançamentos do autor.

Mariana - @escreve.mariana 11/06/2020

A multiplicidade de janelas que nos deparamos na vida [IG: @epifaniasliterarias_]
A poesia costuma me tocar de diferentes maneiras, em cada momento da minha vida. A experiência com essa leitura não poderia ser de outro modo. Sabe quando você sente que um livro te chama, pedindo para ser lido? Foi o que senti com os poemas de "Pelas janelas", de Juliano Cazarré.

Se você é fã de novela, talvez esteja se perguntando de onde conhece esse nome, e não está errado: Juliano é ator, roteirista, cineasta e escritor. Juliano é artista. Sua escrita é permeada por indícios de suas carreiras e, além disso, por alguns de seus autores preferidos. Apesar dessas homenagens, ele entrega aos seus leitores uma poesia única, delicada e irreverente, que perpassa o cotidiano e as múltiplas janelas com que nos deparamos.

"Quem escreve poemas também
Se propõe a abrir janelas,
Não porque põe, mas porque tira
A indesejada matéria.
E com tal possibilita
Ao olho, agora sem obstáculos,
Uma visão clara, explícita,
De um confuso espetáculo."

As janelas desses poemas me transportaram à nostalgia de ser criança e de outros tempos, ao aconchego de estar cercada de família e amigos, à liberdade de poder viajar, à simplicidade de observar os pequenos momentos cotidianos, à beleza e à necessidade do ato de escrever, dentre outras sensações. É um livro que recomendo bastante para quem busca uma poesia leve e permeada pelos mais diversos sentimentos.