O Mistério da Consciência

O Mistério da Consciência António Damásio

Resenhas - O mistério da consciência

Natasha Fontan 27/02/2024

Antonio Damasio é um médico neurologista e nesse livro ele discorre sobre a influência da consciência na nossa vida, no nosso comportamento e como ela possibilitou a ascensão da civilização humana. É muito interessante (e difícil) compreender o que leva ao funcionamento de processos cerebrais que nos tornam seres conscientes. Conscientes da existência de tudo que há, de noções de moral e ética, da construção da nossa identidade, dos fenômenos que nos atingem e influenciam, dos sentimentos que nos acometem, da infinidade de características únicas que nos compõem e nos tornam tão exclusivos... parafraseando o próprio autor: "é verdadeiramente fabuloso, sem dúvida alguma espantoso, que eu seja eu e que você seja você". Um livro riquíssimo de conhecimento científico e com forte estímulo reflexivo, mas que eu não indicaria para quem não tem noções básicas de fisiologia humana.

Ana Paula Pinheiro 03/03/2023

Uma Matéria de Neurociência
O António Damásío tem o dom de escrever como se estivesse ministrando uma aula, com isso, é possível aprender o que ele propõe. Nesse livro ele fala sobre a consciência, mostrando sua relação direta com o "self" e dizendo que "O drama da condição humana advém unicamente da consciência.". Mas pagamos um preço por isso: "Não é só o preço do risco, do perigo e da dor. É o preço de conhecer o risco, o perigo e a dor. Pior ainda: é o preço de conhecer o que é o prazer e de conhecer quando ele está ausente ou inacessível."

Elcio 31/12/2012

Lucidez a toda prova
O Dr Antonio Damásio é um pesquisador que nunca se vê como dono da verdade mas como um eterno aprendiz, especialmente porque sua área, a neurologia está prosseguindo para a elucidação de um enigma, que é o cérebro humano. Nesse livro em especial surpreende como de maneira tocante ele vai expondo sua teoria sobre a existência de algo chamado consciência. Me identifiquei muito quando ele confessa que o que mais diferencia e enobrece a raça humana não é o poder de raciocínio lógico ou abstrato, mas a capacidade do comportamento altruísta entre as pessoas.

Marcos 09/02/2020

null
Damásio mostra que a consciência deixou de ser um "mistério" insondável pra se tornar um "problema" científico passível de análise. E para isso, é preciso descartar a antiga dicotomia mente-corpo, pois a consciência não é algo que "habita" o cérebro, mas sim o resultado da complexa atividade cerebral.
Se alguém sonha em fazer um "upload" de sua consciência para algum supercomputador, pode esquecer, porque ela não é destacável do cérebro que lhe dá origem, como se fosse um software que pode rodar em diferentes hardwares.

Richard.Filipini 03/02/2021

O livro não é de compreensão muito fácil, o autor faz uso de vários termos técnicos ou próprios do autor em uma narrativa que vai e volta de forma não muito didática. Apesar disso, o tema é interessantíssimo e a persistência na compreensão vale muito a pena! A teoria do autor sobre a consciência é instigante e sem dúvida é um livro de alta profundidade e qualidade.

Raphael 24/02/2021

“O mistério da consciência” de António Damásio. Quando Charles Darwin apresentou a teoria da evolução pela seleção natural – que, diante de sucessivas comprovações, revelou-se mais que simplesmente teoria – ele desmontou dezoito séculos de criacionismo, ou seja, a ideia de que fomos criados de forma súbita por uma entidade divina (o lance do barro e da costela). Foi, provavelmente, a maior descoberta realizada por um cientista e o livro em que a teoria é apresentada - A Origem das Espécies - venceu um concurso realizado entre pessoas do ramo que o consideraram a obra científica mais importante da história.

De fato, foi um acontecimento notável e importante para o homem conhecer, de uma forma confiável, como se deu a sua origem biológica e o processo evolutivo ao qual nossa espécie – bem como todas as outras – foi submetida. As modificações genéticas gradativas, de forma muitíssimo lenta e com influências do meio em que a espécie está inserida, proporcionou que o homem se transformasse nessa espetacular máquina gênica multifuncional que conhecemos como corpo. Mas, para além de tudo isso, existe algo que a evolução pela seleção natural não consegue explicar de forma satisfatória?

Neste contexto, surge a premissa deste livro. O neurocientista Antonio Damásio faz uma investigação minuciosa sobre as origens biológicas da consciência na espécie humana. Algo que, com efeito, não ficou bem delimitado com o trabalho dos evolucionistas. Sucede que, aqui, nesta obra, percebo que o autor retrata o cenário como uma desafio muito grande para os cientistas posteriores, aduz, inclusive “(...) apesar de as contribuições recentes serem numerosas e substanciais, vejo com ceticismo a ideia de resolver o problema da consciência”.

No mais, o autor vai apresentando alguns conceitos, estabelecendo distinções, sempre com uma linguagem bastante técnica que os não versados em ciências médicas – como eu – sentirão certa dificuldade em acompanhar o raciocínio e a linguagem técnica. Explica, por exemplo, a distinção entre vigília e consciência, emoção e sentimento, a função biológica das emoções, e traz alguns exemplos de sua experiência médica com pacientes desprovidos de alguns desses atributos e a consequente repercussão disso na vida psíquica e consciente das pessoas.

Em suma, é um livro demasiado técnico, não indicado para o público em geral. Eu não me atreveria a tentar resumir aqui as elucubrações técnicas do autor, mas fica o registro. “(...) Imagino que a consciência possa ter prevalecido na evolução porque conhecer os sentimentos causados pelas emoções era absolutamente indispensável para a arte de viver, e porque a arte de viver foi um tremendo sucesso na história da natureza”.