Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

GeekCansado 10/04/2022

Levei uma eternidade meu deus
Chato.

Que livro chato sério.

A história tinha tudo pra dar certo, é um conto complexo que passeia por assuntos delicados e gatilhos inimagináveis. Porém foi realizado muito mal.

Pessoalmente eu odeio a escrita da J.K. não consigo ler com naturalidade seus milhares de bordões descrições e sua narração omnisciente que vagueia entre os núcleos dos personagens sem mais nem menos.

O livro apresenta VÁRIOS núcleos com VÁRIOS personagens, o que torna a leitura muito difícil de se pegar no início. É muito personagem, muita família/amigos/parentes e você fica jogado ali no meio.

Se ele fosse escrito como roteiro de filme/série ele daria muito mais certo, pois se tornaria algo visual e mais tragável.

Não valeu a pena o tempo perdido, e a ressaca literária que ele me fez passar.

Obs.: achei que o fim pelo menos salvaria... Tadinho de mim.

Isa 03/04/2022

Confesso que esperava mais
Como uma grande fã de Harry Potter, confesso que tinha expectativas muito altas sobre esse livro e a escrita da J.K
Demorei para entender o propósito do livro e por isso a leitura de fez difícil em vários momentos, porém após isso tudo se encaixa

Junior741 29/03/2022

Divisor de opiniões...
Eu li Morte Súbita muito aleatoriamente, e já faz um tempinho, mas ainda me lembro da história e de seus personagens perfeitamente. O começo da história é mais arrastado devido ao fato de se terem muitos personagens, precisar da apresentação e familiarização com todos. Porém conforme a história vai avançando, você vai se sentindo mais envolvido com tudo. Você sabe perfeitamente de quem sentir ódio, de quem gostar, de quem rir, etc. E o melhor de tudo é que os personagens não ocupam grandes cargos, mas as questões políticas apresentadas aqui são de extrema importância, e exploram bem a ideia de separatismo social. Devo reconhecer que Morte Súbita é um livro extenso, li ele em vários dias pra conseguir terminar, mas eu consegui kakakaka. No mais, só tenho a dizer que, se você for um leitor paciente e gostar de dramas, esse livro é pra você.

P.S: Felizmente separando a obra do criador, a escritora tem talento mesmo. Quem dera que ela fosse assim como pessoa.

Júlia 28/03/2022

O começo do livro é bem devagar e difícil e querer continuar a ler, mas quando vai avançado a história e vice vai conhecendo os personagens, o livro se torna interessante.

Khaolinha 24/03/2022

CRU, se tem uma palavra que define este livro é Cru.

O livro revela o caráter (e a falta dele), a personalidade, a essência da população de uma cidade pequena quando uma figura importante morre e o cargo político dela precisa ser preenchido.

Em Harry Potter todos os personagens da JK tem características muito humanas, mas ali, há uma luta pelo bem; aqui eles também são muito humanos, mas é o lado asqueroso do ser humano que se destaca. Enquanto na saga eu pensei que ela havia alcançado o ápice de um personagem intragável com a Umbridge, aqui eu descobri que ela tem um talento nato pra criar filhas da p**@.

Levei meses para ler porque foi muito difícil de encarar. O livro joga umas verdades na nossa cara que dói muito e é difícil de engolir. As últimas 150/200 páginas eu li de uma vez. Foi muito difícil, eu torcia para que as coisas dessem certo para alguns personagens e ela jogava na minha cara uma realidade dura, cruel e implacável.
O final foi bem difícil, eu chorei e não sei nem dizer todos os sentimentos que tinha naquele choro.

Alguns temas presentes, nem todos necessariamente implicam em gatilhos e todos são importantes, mas SE VOCÊ CONSIDERA AVISO DE GATILHOS COMO SPOILER NÃO LEIA.
Bulling, pedofilia, homossexualidade, estupro, suicídio, tentativa de homicídio, tráfico, vício, agressão familiar, maus tratos, abandono, dislexia, traição, ser exposto na internet e vingança.

O livro é incrível, é impecável, mas não tem nada de fácil nele.

Gabi Ju 16/03/2022

O cotidiano de uma cidade pequena é muito real aqui
Distrito de Pagford (o famoso "[*****] de mundo") que tem divisa com Yarvil. Anos de tretas por causa de um bairrozinho, Fields, que foi construído em Pagford sem a aprovação real dos moradores, motivo: pessoas de baixa renda moram lá.
Pagford é abitado e administrado por pessoas velhas, rabugentas, preconceituosas e, principalmente, fofoqueiras. Existem tantas problemáticas nesse livro, como: problemas matrimoniais, abuso doméstico, drogas, estupro, segregação socioespacial. Nada nunca foi bom desde que Fields foi implantado, mas tudo piorou quando Barry Fairbother morreu. Não foi morto, só morreu, como qualquer ser humano. Não é um livro de investigação, é um livro sobre poder. Sobre aproveitar as fraquezas de uma pessoa para tirá-la da jogada. É sobre pessoas infelizes que tentam todo dia sobreviver. Não é um livro fácil, em alguns momentos é preciso ter estômago, porque apesar de ser uma ficção a vida real fica bem nítida.

Eu tinha dado 4 estrelas, pois gostei muito do livro. Mas fui dormir e fiquei pensando sobre e decidi baixar pra 3.5. Por causa do fim, achei que o fim deixou uma sensação de abertura para imaginação sobre o que poderia acontecer em seguida, porém durante todo o livro a história foi concisa, direcional e certeira.

Eu sei que a J.K. está canceladíssima, mas o livro não deixa de ser bom.

Branca de Neve 13/03/2022

Mediano!
Narrativa cansativa e longa, envolvendo muitas famílias e nomes em uma disputa de poder político e social.

Bijuu 13/03/2022

Este Livro é um ícone
Eu comprei só pela referência de Harry Potter sem nem saber a sinopse do livro.
Mas meus amigos, depois que eu li.... Ah, foi louco.
A autora traz um cenário detalhista e diversos personagens complexos. Um acontecimento inesperado e as consequências do ocorrido constroem uma trama que prende.
A escrita é ótima, fluída e bem feita... Faz a história passar voando. Tem uma temática importante, problemas sociais e psicológicos são abordados de forma muito necessárias.
Eu não esperava nada deste livro, mas recebi um banho de ficção.
Recomendo muito, apesar da historia não ter ligação nenhuma, conseguimos sentir que forma de escrever Harry Potter está aqui também, fazendo o enredo decorrer de forma fluída e leve.

Myllena 05/03/2022

Morte Súbita
Uma das primeiras histórias complexas e pesadas que li. Esse livro foi comprado apenas porque era da JK Rowling, mas me surpreendeu muito. Tem um contraste muito forte entre a burguesia (prefeito, conselheiros) e o subúrbio de Pagford. Cada personagem tem uma história peculiar, envolvendo traição, pedofilia, além de suas personalidades serem desenvolvidas de uma forma única, onde cada ação tem um motivo para acontecer. Excepcionalmente bom!

ebyelly 01/03/2022

um desperdício de tempo
não vou mentir, esse livro aborda várias coisas importantes, e mostra como uma família desestruturada pode afetar tudo.

então tem a parte do próprio fairbrother que se importava mais com as outras pessoas, e com o conselho do que com a própria mulher.

a jk teve uma ideia boa, mas só não soube desenvolver a história.

uma coisa é fato, essa história é extremamente chata, e eu realmente não entendi o porquê de a jk querer sair da fantasia, que é algoque ela domina, para isso.

existem várias falhas nesse livro, e uma delas é informação desnecessária, sério se ela tirasse todas as informações desnecessárias desse livro, ia ter menos de 400 páginas.

não sei muito o que eu esperava desse livro, de verdade, porque eu já não sou muito fã da jk, por motivos óbvios, mas esse livro tá na lista de um dos piores que eu já li na minha vida.

Mah 25/02/2022

Esse livro é pra pessoas que gostam de analisar as relações pessoais, transtornos e personalidade causados por traumas na vida das pessoas. Tem todos os gatilhos que você imaginar, então muito cuidado e pesquise os gatilhos direitinho.
Tem uma vibe de mentiras, pois todos escondem seus segredos, mas não tem nenhuma investigação, pois não a nada que o leitor precise descobrir.
A historia se passa em pagford, um vilarejo calmo ao lado da cidade agitada de yarvil. O estopim do livro é a morte de barry fairbrother, um homem com um cargo importante ( o qual não lembro o nome) que toma as decisões importantes sobre o vilarejo. Depois do ocorrido, o leitor acompanha a reação de alguns moradores, e suas respectivas famílias, a esta morte súbita.
Alguns estão tristes, outros indiferentes, e os mais espertos ja estão se preparando.
Tenho que comentar também que a morte principal não é um assassinato, comprei achando que era, a palavra "morte" e o vermelho da capa me enganaram, mas barry fairbrother morre de aneurisma.
Vale comentar também que a escrita e maravilhosa, personagens bem aprofundados e reais. As narrações acompanham tanto adultos, quanto adolescentes, o que oferece uma boa diversidade de pontos de vista.
Não tem um plot grandioso, como ja mencionei, o livro é sobre relações e os problemas incomuns de algumas pessoas de pagford.
Sobre a polemica da autora, ja deve ser do conhecimento da maioria que a J.K.Rowling postou seu posicionamento transfobico nas redes socias, ja faz um tempo. Queria deixar claro eu >>não>eu

gabyramllo 22/02/2022

Ficou melhor depois da metade.
O livro começa muito lento e segue assim até a metade, quando fica mais interessante. Apesar de meio monótona inicialmente, gostei da história e principalmente do final. Não leria novamente.

Emilly 18/02/2022

Assim como a realidade
Não esperava nada desse livro. Achei que seria algo fantasioso devido ao título e ao pouco que sei sobre a autora. Mas não, na realidade é um livro bem real, que mostra o lado obscuro de cada personagem, aqueles segredos que ninguém se atreve a revelar. Em meio a um confronto político, a autora mostra o quão longe as palavras podem ser capazes de estragar uma vida. Além disso, também é mostrado o caso de Krystal (que se tornou minha favorita junto de Samantha), que vive junto de uma mãe viciada e seu irmão mais novo.
Neste livro, você odeia todo mundo, mas acaba por entender as suas motivações (Exceto por Obbo, ele é um lixo mesmo que merece o pior dos sofrimentos).

Buzzio 13/02/2022

Retrato de uma sociedade quebrada
Definitivamente morte súbita não é nada do que eu esperava, mas talvez eu não soubesse o que esperar também.
Com a narrativa por vezes lenta, o que me fez começar e parar o livro várias vezes antes dessa leitura completa, J.K. consegue destrinchar as personagens de uma forma profunda e não necessariamente cronológica, o que te traz explicações e surpresas quando menos se espera.
Todas as vidas do pequeno vilarejo de Pagford entrelaçadas sem ao menos que as pessoas se dêem conta de verdade, rende um livro cheio de hipocrisia, questões sociais, territoriais e emocionais. Recomendo bastante!

Alaminos 27/01/2022

Mais ou menos
Creio valer a pena para ver um outro lado da autora, que não o do Harry Potter....
Mas confesso que não gostei muito...
Personagens um pouco confusos nos começo e o final decepciona uma pouco....creio que todos esperavam um final que surpreendesse a todos...
Mas enfim....como disse no início...vale a leitura porque irá se deparar com vários tipos de pessoas, esteriótipos distintos que se encontra na sociedade atual e que fazem qualquer coisa para conseguirem o que querem...