Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Luísa 17/07/2016

J.K. Rowling não me cativou dessa vez
Aff! Tá doido… Eu demorei uma eternidade para terminar de ler esse livro! A explicação pra isso? Simples. Esse livro é chato!

Mas vamos por partes. Antes de eu explicar o porquê de eu não ter gostado do livro, vou falar um pouquinho sobre a autora dele, que foi, afinal de contas, a grande responsável por eu ter decidido lê-lo. A autora deste livro é a J.K. Rowling, que nada mais é do que aquela autora inglesa dos incríveis livros do Harry Potter.

Pois é, o tempo passou e ela resolveu agora escrever livros para adultos. Acho justo, afinal quem cresceu lendo os livros do Harry Potter, hoje já é um adulto. Tipo eu. Rsrs

Morte Súbita em nada se compara aos livros do Harry Potter. É claro que a gente consegue identificar muito bem o estilo de escrita da J.K. Rowling, com aquela pitadinha de humor negro e uma facilidade muito grande de fazer os personagens interagirem entre si, mas as similaridades entre os livros param por aí. Morte Súbita trata de temas tão pesados que, quem não está preparado para ler sobre determinados assuntos, vai ficar meio chocado. Corrupção, sexo, drogas, violência doméstica, automutilação… A lista de assuntos polêmicos abordados ao longo da história é bem grande.

Este é um livro que tem tantos personagens que você acaba se perdendo. Eu, que não o lia todos os dias, sempre que recomeçava a leitura ficava doida no meio de tantos nomes. Quem é casado com quem, quem é filho de quem, quem é amigo de quem… Oh, céus! Eu devia ter feito uma lista esquematizando os personagens. Ia facilitar a minha vida.

Na minha opinião, a história demorou demais a deslanchar. Quando finalmente eu achava que ela ia engatar, a alegria durava apenas poucas páginas e lá vinha o marasmo novamente. O que eu não posso deixar de dizer é que as últimas 100 páginas do livro são realmente muito boas. Surpreendentes. Se o livro inteiro fosse daquele jeito, ele seria perfeito.

site: http://luisadrumond.com.br/2013/05/livro-morte-subita-de-j-k-rowling/
Dript 21/08/2016minha estante
Excelente análise! Muito obrigado!

cris.leal 18/07/2017

"Grande história sobre uma cidade pequena"...
O livro mostra como se comportam os moradores do vilarejo Pagford quando um dos membros de seu Conselho morre subitamente. Este fato traz à tona uma questão que há muito atormenta os membros do Conselho: se o problemático bairro de Fields deve continuar fazendo parte da cidade de Pagford, e se a clínica para dependentes químicos que há no bairro deve ser fechada ou não.

O posto vago no Conselho deve ser ocupado com certa urgência e uma eleição é organizada. Os candidatos são divididos entre a favor e contra Fields. Durante a campanha eleitoral, os filhos dos candidatos decidem se vingar dos pais, por inúmeros motivos, e revelam seus segredos na Internet.

Apesar de ser o primeiro livro da autora de 'Harry Potter' voltado para o público adulto, são as ações dos personagens adolescentes de Pagford e de Fields que movimentam pra valer, a trama de 'Morte Súbita'.

A profusão de personagens me deixou um pouco perdida no início da leitura. Mas, como a escritora demonstrou total controle sobre eles e soube amarrar a história muitíssimo bem, isso nem chega a ser um ponto negativo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2013/02/eu-li-morte-subita.html
Biblioteca Mágica 11/08/2017minha estante
A Kristal era ou nao era filha do Berry?
Tenho uma leve impressão que sim

Louis 08/07/2016

Mais realista impossível
Esse é um livro que não exagera quando afirma que foi escrito para adultos. O vilarejo é de uma realidade bem forte, e a humanidade dos personagens foi tão bem construída que é difícil não odiar a maior parte deles, ao mesmo tempo em que você acaba até se identificando em algumas de suas atitudes.

A morte de Barry desencadeia uma guerra de interesses no distrito, em que os envolvidos ficam tão desesperados para derrubarem uns aos outros que no final não há um verdadeiro vencedor, acredito eu, todos ficam prejudicados. Abordando tantos temas polêmicos (e mais comuns do que imaginamos), a história me mostrou o quanto podemos estar envolvidos na vida das outras pessoas, mesmo sem perceber, e elas têm toda uma trajetória que as leva a agirem daquela determinada maneira.

O fim é marcante e surpreendente. O domínio da autora sobre a escrita com certeza me faz recomendar esse livro.
Danielle.Flatow 20/07/2016minha estante
undefined

Tiago 07/02/2013

Decepção!

Quando comecei a ler que a J. K. Rowling( Harry Potter) iria lançar um novo livro, fiquei muito ansioso para por as mãos nele, afinal depois de muito preconceito de minha parte, me apaixonei pela escrita dela, e assim fiz eu, comprei o livro assim que foi lançado, mas depois de ler cerca da metade do livro, me senti para lá de decepcionado com a leitura, por isso deixei o livro mais de um mês de lado e agora que acabei a leitura me sinto espoliado de meu tempo e dinheiro.
Um livro fraco e maçante, nunca li um livro com tamanha brutalidade inútil, alguém devia dizer a essa mulher que, para um livro ser destinado ao pulico adulto não precisa ter estupro, drogas e sexo sem sentido, alias o livro todo é sem sentido, já que gira em torno de uma disputa politica que ela nem sequer teve a decência de dar um termino, nas ultimas 50 paginas pensei que estava lendo novamente E. L. James(50 Tons de Cinza) de tanto que os acontecimentos não tinham sentido nem importância!
Mila F. @delivroemlivro_ 27/02/2013minha estante
Concordo!

Thalita R. 31/01/2018

Um livro incrível e subestimado.
Comprei o livro por 5 reais de uma amiga sem saber nada e me supreendi!

Morte súbita se inicia com a morte de Barry Fairbrother vítima de um aneurisma. Logo nos primeiros capítulos temos uma introdução aos outros personagens por meio da reação dos mesmos à morte de Barry. Ao longo da narrativa podemos mergulhar na pequena cidade de Pagford e em seus problemas sociais/políticos (estes bem presentes na história pois Barry era o presidente do conselho da cidade) , ficaremos a par das fofocas e escândalos de uma cidade pequena onde todo mundo se conhece.
É uma história adulta, contém palavrões, traição, drogas, estupro, violência doméstica além do cunho político que permeia a trama. Amei o livro por não trazer estes temas de forma apelativa. Eu lia e sabia que aquilo acontecia e acontece na vida real. Não tem exagero. Acho que o único defeito da autora é não ter usado um pseudônimo pois inevitavelmente iriam compará-lo a Harry Potter (o que não faz nenhum sentido gente porfavorné). O mais próximo de HP que chegamos é na construção belíssima de vários personagens bem diferentes numa mesma história.

Vale muito a pena se querem saber. Mas entendo quem vá se sentir desconfortável com a história devido ao tema pesado.

O que vocês acharam? Já leram? Querem ler?
DEIA 01/05/2018minha estante
Eu concordo com vc sobre a história. Sobre os temas abordados serem tão reais.
Só não acho que há real necessidade de JK usar um pseudônimo, acho mesmo que os leitores precisam aprender a separar as obras da escritora.

Jana 07/05/2020

Uma história dura e necessária
Morte Súbita foi um livro do qual eu não tinha nenhum tipo de expectativa, como fã da autora e da saga Harry Potter eu sabia que seria outro tipo de experiência. De início eu estranhei um pouco e até me perdi com tantos personagens detalhados, após a metade do livro mais ou menos eu já estava apegada com algumas histórias e reconhecendo outras. O forte deste livro é relatar a vida real, todos os personagens tem seus altos e baixos, são imperfeitos e isso torna a história extremamente humana, algo que poderia estar ou ter acontecido de verdade. Por fim, acabei não dando cinco estrelas não pelo fato do livro não me agradar ou por não ser algo brilhante, longe disso, a J.K. arrasa SEMPRE, mas sim pelo fato de ser algo diferente do que eu costumo ler.

Por fim, não sei se vou ler novamente tão cedo (mas não descarto esta possibilidade), porém, se alguém estiver em dúvida sobre ler ou não, leia, é um livro que nos faz refletir bastante e pensar na vida como ela é.
Abelita.Azevedo 08/05/2020minha estante
Esse livro é incrível.

Melina.Mollica 01/05/2020

Um aviso: você nunca mais vai conseguir escutar Umbrella - Rihanna da mesma maneira.
@pedro.h1709 01/05/2020minha estante
Fiquei curioso! kk

Vini.Boucault 22/10/2019

Um livro perfeito, mas dolorido
Por mais que tenha um ritmo lento no começo o livro é MUITO bom e J.K. Rowling me lembrou Stephen King em muitas partes. O livro é muito e dúvido que leiam pelo menos 200 páginas e não se sintam totalmente imersos nessa trama! Muitas partes foram difíceis de serem lidas, mas necessárias. Ninguém é bom totalmente, nem tudo terá um final feliz e nem todos teram oque merecem.
Marcela.Primo 20/01/2020minha estante
EXATAMENTE isso. Ele é muito dolorido, cheio de traumas, cruel...mas, de certa forma, muito real.

Jaina 11/12/2017

De tirar o fôlego.
Simplesmente li os últimos capítulos prendendo a respiração. Muito bom!
Jabuti ler 28/09/2018minha estante
Realmente os últimos capítulos foram bem empolgantes,apesar livro ter algumas partes chatas

Lara 16/02/2016

Péssimo!
Quase abandonei o livro, mas isso é uma coisa que dificilmente eu faço, porque acredito que pode melhorar.
Eu sabia que a história não teria nada a ver com aventura, magia e nem nada parecido com Harry Potter. Mas não teve jeito de eu gostar da história. "Monótono" e "chato" são as palavras que mais me veem a mente com esse livro.
Vitor 13/03/2016minha estante
também achei o livro péssimo, tia Jo caiu no meu conceito.

Leti 30/05/2020

Livro injustiçado
NÃO PENSE EM HARRY POTTER AO LER ESTE LIVRO!!! Já ouvi muita gente dizer que não gostou do livro devido aos diversos palavrões que aparecem durante a leitura, mas é assim que outras comunidades, famílias e afins ás vezes se tratam. O livro em si não é algo rápido de ser lido, contém mais narrativa do que diálogos, porém eu, particularmente, gostei da história, pois mostrou como diversas outras famílias vivem, tratou sobre a desigualdade social, bulling, e muitas outras coisas importantes. O fato de ter muitos personagens, no início, me confundiu um pouco, mas ao passar da história tudo foi se encaixando e harmonizando.
Leitura e . 30/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Cris 12/05/2021

J.K. surpreende!
Se vc espera algo como HP e fantasia, esse livro não é para você. Aqui J.K. nos mostra o lado humano/desumano das pessoas depois de uma tragédia. O dia-a-dia dos personagens e como eles superam a morte. Genial!
Garcia 30/07/2021minha estante
Ahhh chorei demais com o final pos me a pensar nele vários dias?

Maurício C Jr. 26/05/2020

Ninguém é o que parece ser
Tenho vivido muitos anos colocando Morte Súbita como próxima leitura, o que nunca ocorreu. Nove após o lançamento do primeiro livro adulto da autora de Harry Potter, eu finalmente venho a saber sobre o que se trata a vida dos moradores do vilarejo de Pagford.

Quando Barry Fairbrother, o sujeito mais integro da cidade, e presidente do conselho local, tem uma morte súbita, todos em volta ficam em choque. Amando ou odiando Barry, foi difícil para os moradores da cidade lidarem com a ausência do homem. Os que amavam Barry, ficam devastados, e os que odeiam, se preparam para a guerra pra preencher o cargo vago por ele. Obviamente, a guerra que começa fria, com cada um jogando silenciosamente do seu lado, toma proporções maiores quando um fantasma do Barry decide aparecer na cidade (de uma forma inusitada, pegando todos de surpresa).

Li muitas críticas a respeito da obra, e é um daqueles clássicos de ame ou odeie. Particularmente, eu fiquei no meio termo, mas para o lado negativo. A narração da J.K é fantástica, porém, o livro é muito lento. As coisas só começam andar lá pro final, então, é preciso ter fôlego pra chegar até lá. Apesar de ser interessante, é também um pouco desanimador você não se identificar com nenhum personagem porque todos são podres. Você tenta torcer pra alguém, mas na página seguinte é inevitável mudar de ideia.

Um exemplo claro é a personagem Krystal. Uma garota de 16 anos, com uma força incrível, que vive o pão que o diabo passou com a mãe, com baixa autoestima, mas que toma certas atitudes sem defesa. É uma besteira seguida da outra. O mesmo vale pelo Andrew. Podia crescer muito, mas é inerte a tudo que acontece ao seu lado.

Morte Súbita tem sete tramas paralelas que, depois de muita enrolação, se encontram em um final surpreendente e agridoce. Poético, mas extremamente triste. Apesar de um vilarejo acolhedor, com belas paisagens e moradores hospitaleiros, aqui não tem final feliz.
Lores / @lores.oliveira 03/06/2020minha estante
Parabéns pela resenha, você captou realmente a essência do livro. ??

nahara 15/02/2013

Morte Súbita - J.K Rowling
Descobri que a J.K Rowling é uma grande escritora. Não é a toa que o Harry Potter fez tanto sucesso, apesar de eu não ter gostado. Este livro é totalmente diferente dos livros escritos anteriormente.

O início do livro é um pouco pesado, mas vale a pena investir na leitura, para ter o prazer de um final bem escrito e diferente dos livros comuns. Fazia muito tempo que eu não me deparava com um final como este, que faz o leitor parar para pensar sobre diversas situações em uma sociedade. A autora usou uma pequena cidade para demonstrar como a sociedade é "podre" e acusa as pessoas erradas, pensam apenas no próprio nariz. Como a morte faz com que alguns seres humanos sejam transformados em "heróis", por pena ou compaixão.

Parabéns J.K Rowling, você me conquistou desta fez!
Isla Wolff 08/09/2015minha estante
Concordo plenamente, ela desmitificou totalmente ser a escritória "de um livro só (ou uma série só)" e me ganhou de vez com esse livro. Tenho que admitir que também penei para ler o primeiro 1/3 do livro e culpo em partes a quantidade de personagens, já que não vejo apenas UM como principal e sim, todos eles.
Tocante, interessante, curioso e realista. Amo cada detalhe atribuído fisicamente e emocionalmente

Camis 04/02/2016

Pensei que não ia... mas foi! Tocante...
O primeiro capítulo te prende, te faz imaginar no que virão nas próximas 400 páginas do livro, mas então você lê... lê... lê... e parece que a história não vai tomar o rumo que irá te fazer acreditar ser um livro brilhante. Mas ao mesmo tempo existem questões (embora sejam pequenas) que você quer ver resolvidas: um possível namoro, uma possível gravidez, uma possível descoberta. Os páginas vão acabando e você começa a suspeitar que fulano pode ser pai de um dos personagens, ciclano pode ser irmão de outra.... mas não a história continua meio que sem rumo. Até que, na penúltima parte você quer devorar todo o resto de uma vez. Você lê sem parar, não acredita no que está acontecendo. Você ri, se surpreende, se assusta. Até que no final, finalmente chora, e reflete sobre a vida, sobre como tudo é passageiro, efêmero e por fim, o que poderia ser uma avaliação ruim de um livro, vira um bom!
Recomendo para quem gosta de livros que te surpreendem no final, que mostram o outro lado da vida, que te tiram do 8 para o 80. ;)
Adilson 15/02/2016minha estante
Bela resenha