O Pico da Montanha é onde estão os meus pés

O Pico da Montanha é onde estão os meus pés Monge Genshô

Resenhas - O Pico da Montanha é onde estão os meus pés

e-zamprogno 27/09/2014

O início de uma jornada de auto-aprimoramento
O personagem principal do livro, chamado Ido, resolve participar de um retiro zen-budista num mosteiro que fica isolado no alto de um morro devido a uma crise existencial após a morte de uma pessoa próxima. Lá encontra diversos outros participantes, alguns dos quais monges e praticantes avançados do zen-budismo. É com estas pessoas que se desenrola a maioria dos diálogos, nos quais Ido busca respostas para suas inquietações. E assim o autor do livro, que também é monge, passa um pouco do ensinamento do Zen. E esta se revela uma forma maravilhosa de transmitir o ensinamento porque cada praticante mais avançado, monge ou mestre, que aparece no livro, tenta responder a Ido usando sua própria linguagem, seus próprios modos, sua maneira particular de desenvolver o tema, o que faz com que o assunto seja abordado por diversos ângulos e assuma diferentes matizes. Também serve muito bem para mostrar um pouco da própria cultura e tradição zen, ou seja, dos modos e da forma de se fazer as coisas.
O livro não é extenso e o núcleo de personagens, pequeno. Entre eles está um personagem da vida real, o mestre Saikawa Rôshi, com quem, no entanto, Ido tem pouco contato. O livro não é autobiográfico, mas há um outro monge mais procurado por Ido, que apesar de ter um nome fictício, faz as vezes do próprio Monge Genshô na vida real, visto que, ao mesmo tempo que é um monge regularmente ordenado, tem família e trabalha como executivo. Assim a conciliação entre a busca do aprimoramento espiritual e a vida mundana é um dos aspectos mais marcantes da narrativa.
Quase toda a história se passa durante o retiro. O livro não entrega o nome tampouco a localização do mosteiro, mas ele existe e fica no interior do Espírito Santo. Eu sei disso porque já estive lá para participar de diversos retiros e posso dizer de primeira mão que neste aspecto o livro descreve fielmente a experiência. A abertura de cada capítulo é ilustrada com fotos que não deixam dúvida.
Por fim, pode-se afirmar que a história reflete o início da jornada de muitos praticantes ocidentais no caminho do Zen. É um livro que pode ser apreciado tanto por quem já está trilhando este caminho, tanto por quem tem apenas curiosidade por qualquer razão.

site: http://www.mosteirozen.com.br/

Cris Marques 11/05/2024

Muito bom! Um livro pra ser lido e relido, pra ser pensado, praticado, eu gosto muito do silêncio, de estar sozinha com meus pensamentos ou sem pensar em nada, mas isso é cada vez mais difícil, e parece egoísmo pra quem é obrigado estar sempre sozinho, mas quando a gente começa a apreciar a nossa companhia, tudo muda.

LuLacet 01/09/2020

Uma leitura curta, mas que tanto nos inspira...
Acompanhamos a viagem do personagem rumo a um retiro budista, onde conhecemos mais sobre a filosofia budista, os ensinamentos, e também muito sobre o mundo e as vantagens da meditação. Mas o diferencial desta leitura, é que isto é mostrado para nós leitores de forma a que nos identifiquemos, uma vez que o personagem que vive todas essas experiências, e que aprende muito com ela, é um ser humano como qualquer um de nós, não se trata de um monge, mas sim de um empresário, morador de São Paulo, e que vive uma vida turbulenta, onde o sucesso é o que tem de maior valor na vida profissional.

A partir deste ponto de vista, adentramos em uma viagem de auto conhecimento, e somos capazes de refletir sobre nossas próprias ações. O mais interessante disso tudo, na minha opinião, foi ver como a visão e perspectiva perante as mais simples coisas do Mundo, tanto do personagem como nossa, mudam tanto depois de passarmos por este processo de auto descoberta.
Pontos de destaque do livro e do tema, são a nossa presença no agora, e a nossa capacidade mental de lidar melhor com as situações cotidianas.

Bea 19/10/2020

Grandes ensinamentos
Um livro muito interessante onde o protagonista através de suas experiências em um retiro, irá aprender os principais conceitos do budismo Zen e consequentemente, essa oportunidade fará com que ele tenha uma nova perspectiva da sua vida mundana.

Muito bom para quem deseja aprender sobre os princípios do budismo. Leitura rápida, fácil e envolvente.

Yep 16/01/2021

Além das minhas expectativas
Muito além de um livro budista. Monge Gensho consegue transmitir de forma simples sua experiência ao conhecer o zen e ajuda o leitor a iniciar a compreensão de forma mais clara de conceitos a principio muito complicados no Zen Budismo como o vazio, a dualidade e a impermanência.

João 04/05/2021

Budismo
O livro conta a história fictícia do consultor de negócios Ido, que ao perceber que sua busca por sucesso material não o levou a nada e o único sentido de sua vida, sua tia avó, se foi, Ido foi aconselhado a ir para um mosteiro budista.
No mosteiro ele entra em contato com leigos, monges e mestres que tiram suas dúvidas sobre o budismo e o levam a refletir sobre a vida.

É um livro conciso, claro e envolvente. Uma escrita fácil que nos apresenta os conceitos básicos do budismo zen através do dia a dia em um mosteiro. O livro também quebra alguns equívocos do senso comum sobre o budismo, muito comuns no ocidente, como achar que Hotei é um buda (Buda gordo) ou que há reencarnação no budismo.

Recomendo a leitura para os interessados em conhecer e aprender um pouco mais do budismo.

Pedro Manso 06/08/2020

Compreendendo o ínicio
O livro é direcionado a qualquer pessoa, não necessitando ser praticante zen budista. O Monge Genshô traz em uma escrita simples e leve experiências iniciais sobre o zen budismo, tudo de uma forma que eu ou você se encaixaria.
O livro tem alguns conceitos básicos e perguntas que normalmente carregamos sobre o dia a dia, entre elas o que seria o certo e o errado? Entre outros questionamentos do dia a dia de todo mundo.

Felipe 09/01/2021

O pico da montanha é onde estão meus pés - resenha
Um livro curto, com ensinamentos milenares oriundos do Buda, e acrescidos do talento com as palavras monge budista Genshô. Através de um personagem chamado Ido, o Zen Budismo ganha uma aplicação prática para situações da selva de pedra, podemos ver sua beleza, suavidade, serenidade e mudança de postura ao embarcar nessa senda. Um livro que certamente altera quem o lê. Esse é o segundo livro que leio sobre o tema e a clareza das ideias expressas diante das minhas perguntas nunca antes respondidas me faz querer até comprar uma almofada de meditação (Zafu).

Duda 23/05/2020

O livro trata sobre a experiência de um homem de negócios em um retiro zen budista. O fato de a história ser curta e apresentar conceitos complexos de forma prática é ótimo para os leitores que estão tendo um primeiro contato com o budismo e as práticas meditativas - e para, quem sabe, acender uma centelha no coração bodisatva que habita em todos nós.

rglacerdaBR 29/10/2020

Para entender
Ótimo livro para conhecer o Zen, ideal para todos que querem uma introdução a esta filosofia

Gabs.Fitz 27/02/2022

O início
Li esse livro no final do ano passado, durante a fase mais turbulenta da minha vida - a morte do meu avô para o câncer. Eu honestamente não sei onde estaria a minha cabeça e meu coração agora se eu não tivesse O Pico da Montanha do meu lado, na hora certa.

Agora vejo que foi o início da minha jornada, sou grata por esse livro cruzar a minha vida mais uma vez, onde, dessa vez, tudo se encaixou.

"Nossas vidas são como a respiração, como as folhas que crescem e caem. Quando realmente entendemos sobre as folhas que caem, seremos capazes de varrer os caminhos todos os dias e nos alegrar com nossas vidas neste mundo mutável" - Ajahn Chah

maria1691 02/06/2022

Esse livro é muito interessante, é possível ter uma noção básica do zazen e um pouco do budismo também. Para mim, algumas questões poderiam ter sido mais aprofundadas para melhor compreensão, mas entendo que o zen é sobre sentir, não entender com a mente racional. Recomento muito para quem está começando no zazen, é bem explicativo de maneira simples e sucinta.

Alexandre 13/09/2016

Iluminador
Este livro, meio etnografia meio relato de vida, é primoroso no que se refere a uma introdução leve, mas cuidadosa, ao Zen Budismo. O autor trata de vários temas importantes ao budismo apresentando todos de modo a desfazer mals entendidos, como no caso da reencarnação, ou para lançar as bases de um conhecimento que foge ao senso comum, como a questão do apego. Certamente um livro para ser lido..

Kathe 03/03/2021

Explica de forma bem leve alguns dos pilares do budismo. Apesar da linguagem simples, deixa claro que é necessário muito estudo e reflexão para compreender com profundidade os conceitos. Vale a pena para quem está interessado pelo tema e não sabe por onde começar.

Dani 17/03/2021

Leitura rápida e muito envolvente
Simples e profundo como tudo no zen. Excelente livro para quem está iniciando uma jornada de mais propósito. ??