A Sociedade do Espetáculo

A Sociedade do Espetáculo Guy Debord

Resenhas - A Sociedade do Espetáculo

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Sociedade do Espetáculo" é uma obra do filósofo e ativista francês Guy Debord, publicada originalmente em 1967. A obra apresenta uma crítica à sociedade contemporânea, que, segundo o autor, é dominada pelo espetáculo, ou seja, pela produção e consumo de imagens e símbolos que se tornam mais importantes do que a própria realidade.

O livro é dividido em nove capítulos, cada um abordando uma faceta da sociedade do espetáculo. Debord argumenta que a sociedade moderna é uma sociedade de consumo, em que tudo é transformado em mercadoria e a vida se torna cada vez mais mediatizada, ou seja, intermediada por imagens e representações. Ele também discute a alienação do indivíduo, que perde sua autonomia e sua capacidade de agir livremente em função da lógica do espetáculo.

Debord também faz uma crítica à cultura de massa e aos meios de comunicação de massa, que, segundo ele, são controlados pelas grandes corporações e têm como objetivo manter a população passiva e conformada com o sistema dominante. Ele argumenta que a cultura de massa produz uma falsa sensação de liberdade e individualidade, ao mesmo tempo em que reforça as estruturas de poder e dominação.

Ao longo da obra, Debord utiliza uma linguagem poética e enigmática, que exige do leitor uma reflexão profunda e uma interpretação cuidadosa. Ele apresenta uma série de ideias e conceitos originais, como a ideia de "espetacularização da vida" e a crítica à "sociedade do espetáculo".

Em resumo, "A Sociedade do Espetáculo" é uma obra fundamental para entender as dinâmicas da sociedade contemporânea e para refletir sobre os desafios da luta contra a dominação e a opressão. O livro apresenta uma crítica contundente à cultura de massa, ao consumismo e ao poder das grandes corporações, e propõe a necessidade de uma transformação radical da sociedade em direção à liberdade e à autonomia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Natine 28/02/2022

Enriquecedor
A Sociedade do Espetáculo é uma leitura cansativa, mas enriquecedora. Ideológico demais ou não, todo mundo pode aproveitar algo desse livro.

eilozi 15/04/2020

Esse livro foi palco de algumas aulas de sociologia sobre Indústria Cultural. Meu professor que me emprestou e a leitura é bem densa, é necessário ter conhecimento de vários conceitos e acontecimentos, coisa que ainda não possuo. Pra mim foi confuso mas vale a pena

Elias.Fernando 10/06/2021

Espetáculo
Na tentativa de ler as principais obras literárias e filosoficas da história ocidental não poderia deixar de ler A Sociedade do Espetáculo, um livro que antes da era de Instagram e tik-tok já informava como somos manipulados pelas imagens, recomendo.

Paloma 02/03/2021

A sociedade do espetáculo, Guy Debord
Mesmo tendo sido escrito em um contexto que antecede até mesmo as manifestações de maior de 1968, Debord nos apresenta um diagnóstico da sociedade capitalista e da maneira como temos sido conduzido a vivenciar essa espetacularização.

É, cada vez mais, assustadoramente atual!

oerickaguiar 04/05/2024

Resenha
É uma obra clássica do pensador francês Guy Debord, que explora como a cultura contemporânea é dominada pela lógica do espetáculo, onde a imagem e a superficialidade ocupam o lugar do real.
Hoje, vemos essa dinâmica ainda mais evidente com o avanço das redes sociais, da publicidade e da busca incessante por likes e seguidores. A obra nos convida a questionar a superficialidade das relações humanas e a busca constante pela validação externa.

Theo96 12/05/2024

MUITO BOM! Fiz a leitura para aprofundar um estudo da faculdade e acabei me apaixonando. A maneira que esse livro trata a encenação e a dramatização de eventos do cotidiando me fez ter muitas reflexões spbre a minha propria vida e definitivamente me ajudou muito a estudar o que eu precidava! Leiam, por favor!

Lucca 28/06/2023

O mundo capitalista passou a utilizar a grandiosidade e tornar a vida em uma necessidade constante de espetáculo em que mantém seus integrantes alienados e com os próprios egoísmo aflorados
Ótimo e necessário livro

Bibliotecadabri 16/11/2021

Sociedade do Espetáculo
Sem muitas palavras, A Sociedade do Espetáculo é um clássico e deveria ser lido por todos. Livro interdisciplinar e atemporal, Debord faz uma crítica teórica sobre consumo, sociedade e capitalismo.