Sobre Demônios e Pecados

Sobre Demônios e Pecados Rubem Alves

Resenhas - Sobre Demônios e Pecados

Paulo Silas 12/05/2021

Uma reunião de crônicas reflexivas e divertidas de Rubem Alves é o que está presente no excelente "Sobre Demônios e Pecados". O teor da obra cumpre com aquilo que o seu título anuncia, uma vez que os textos do autor versam justamente sobre demônios e pecados. Isso num modo próprio, claro. Os demônios e os corpos que esses seres possuem são contextualizados no mundo contemporâneo em que se superou tantas crenças e crendices por uma pensar racional, científico, com base fundante, pelo que permanecem, num sentido e modo próprios, como algo ainda presente. Uma leitura contextualizada dessa forma com a qual os demônios e os pecados hoje operam, portanto, é a proposta que faz o autor.

Na primeira parte do livro, os textos abordam aqueles que seriam os demônios da atualidade, analisados aqui pela ótica da psicanálise e reconhecidos pelo autor como ago que vem de dentro da pessoa, e não de fora, uma vez que residem em cada um de nós - alguns mais soltos enquanto outro com amarras bem firmes, mas ainda assim residentes no interior de todos. Já na segunda parte da obra, os pecados da ira, inveja, gula, luxúria, arrogância, avareza e preguiça são explicados pelo autor nas formas com as quais cada qual se faz presente no agir humano - muitos vezes de forma diferente e para além do formato clássico com o qual costuma se pensar nesses pecados.

Os demônios interiores são aqui então apontados em suas verdadeiras facetas. Pela relação posta entre a psicanálise e diversos mitos, passando ainda pela literatura, cultura pop e metafísica, Rubem Alves oferece ao leitor um caminho possível para questionar questões existenciais, incutindo através de suas crônicas um pensamento reflexivo ao leitor, cativando com êxito em cada linha mito bem escrita e de forma bastante divertida. Um livro que ensina e que contagia, tendo-se aqui uma excelente leitura.

LuaTeresa 20/02/2024

Meu primeiro livro do Rubem Alves (pelo o que eu me lembro).
Interessante mas algumas partes me deixou desconfortável rsrs.
Gostei da narração do audiobook.
Escutei pelo Skeelo.

Nath Mel 14/04/2020

Rubem Alves tem uma escrita muito envolvente. A forma que ele discute sobre as possessões, os demônios e os pecados capitais com a visão médico e social hoje é incrível. Livro curto mas que conseguiu, de uma forma simples e envolvente, descrever muito bem esses temas.

VirginiaViana 20/01/2024

Nossos demônios e pecados
Neste livro ?Sobre demônios e pecados?, Rúben Alves, um psicanalista sagaz e perspicaz nas suas falas, faz um paralelo interessante sobre os espíritos malignos que perturbam as nossas vidas. Mostra de como muitas vezes procuramos algum entidade que nos perturba, como se fosse algo externo a nós. Ledo engano.

De fato o que ocupa nossos corpos e mentes, não é nada que vem nos possuir, mas de fato algo que já está em nós, ou melhor, nos mesmos? Mas na esperança de ser mais fácil removê-los, se for algo acessório a nós, nos apegamos a ideia de o que nos perturba está fora de nós. Mas isso não ajuda a nos livrar deles.

E nessa luta, muitas vezes perdemos para o demônio.

E na parte dois do livro, ele apresenta os pecados que cometemos, e como de fato nos cometemos e onde eles se localizam no nosso corpo. Oferece explicações bastante interessantes e provocadoras sobre isso.

Cada conto é diferente porém se completam. E desperta em nós o desejo de ler sem parar.

Rhayza 31/10/2017

O apóstolo Paulo, homem erudito e racional, chamava-se de "miserável", dizendo que as coisas boas que queria fazer ele não conseguia, mas as coisas más que não queria fazer, ele as fazia. Jeito elegante de dizer que nele morava um demônio. p.23
Quando temos uma ideia obsessiva, isso não quer dizer que queremos aquilo. Quer dizer o contrário: que não queremos aquilo. p.24
(...) as coisas do universo são de duas ordens. Há aquelas que existem existindo. E há aquelas que existem não existindo. p.28
Deus existe? Certamente não da forma como existem arvores, estrelas e pulgas. Árvores, estrelas e pulgas são objetos de investigação científica. Mas Deus? Que cientista seria tolo de apresentar um projeto de pesquisa cujo objetivo fosse encontrar Deus? p.30
Assim são os demônios. Sabedoria metafísica de Riobaldo: O demônio não precisa de existir para haver - a gente sabendo que ele não existe, aí é que ele toma conta de tudo" p.30 Seu inimigo é pior que um tigre. O perigo de um tigre se resolve com um tiro; (...) Mas, diante de um não-existente, que arma você vai usar? p.31
Os demônios gostam de se aninhar onde mora a beleza. Porque não gostam dela. O possuído fica feio. p33-34 "Queremos ser belos; esse é nosso desejo mais profundo." p.33
'Os demônios são uma tuba enlouquecida que se apossa do corpo. N ÃO SÃO INVASORES. São parte de nós mesmos. Enquanto estavam a serviço da melodia, sua parte era bonita, (...) invadir territórios que não são seus." p.41
a capacidade de carinho, de mansidão, de amor, de brinquedo, de riso - desaparecem. Estão fora do corpo. A pessoa irada não tem ira. É a ira que a tem. Ela É IRA, TOTALMENTE. p.47
"Há demônios especialmente na beleza. Porque a beleza é sedutora. Pela sedução da beleza, as maiores tragédias acontecem na vida dos indivíduos e na vida dos povos. p.71

Insta: @neilson_jr 20/04/2022

A narrativa de Rubem Alves é de um tom que faz você refletir e rir ao mesmo tempo. Ele finaliza com sete ensaios sobre os pecados capitais.

Raquel.Arrais 26/05/2022

Para quem gosta de refletir com bom humor e acidez
Em Demônios e Pecados, Rubem Alves, trata com bom humor a relação entre os demônios dos pecados e o comportamento humano. Suas crônicas, bem humoradas e com acidez provoca reflexões e nos faz pensar sobre essas temáticas, geralmente tratadas de forma pesada em outros contextos, de uma forma mais leve e brincalhona. Aliás, quando leio Rubem Alves, sempre fico com essa sensação de que ele brinca com as palavras e nos possibilita entrar mais em contato com a nossa imaginação.

SGreen 26/02/2024

É bem curtinho, ainda mais por ser em áudio book. Achei que fosse gostar mais desse livro porém achei meio básico.

Laiza.Mafra 15/06/2023

Achei incrível as conexões feitas entre o que antes era considerado possessão demoníaca com condições médicas conhecidas nos dias de hoje.

izzystorm 06/07/2023

Resenha #20 - 2023
Acredito que todas as percepções são provenientes de um olhar muito masculino e cisgênero sobre as coisas. Apesar de soar estranho tocar nesse tópico sobre um livro sobre problemas mentais, acredito que deixa nítida a forma como o autor enxerga o tema. Parece que o grupo de pessoas que ele abrange é aquele presente nas frases cujo masculino é tratado como termo generalizante, tipo "o homem é o lobo do homem". Achei também meio conservador o ponto de vista dele.

Julia.Miquelini 26/09/2023

Tentando coisas novas
Mais uma vez tentando ouvir livros. Ganhei esse audiobook num app e fui mais uma vez tentar ouvir, gostei da temática do livro, consegui prestar atenção, mas acredito que não absorvo da mesma maneira da leitura.

cindybeverly.ro 28/03/2024

O livro é o tipo curto e de fácil leitura. A Escrito de Rubem Alves é bem cativante, desenvolve suas reflexões com humor ácido e de forma que parece que você está sentado em uma conversa.

Diego.Guerra 30/05/2022

Simples e didático enredo da psique humana
Nesta bela obra Rubens trás a tona as reflexões sobre os nossos monstros, sobre os demônios que criamos e alimentamos de algum modo em nosso posso mental, que por vez ou outra assumem o controle.

Referenciando os sete pecados capitais a psiquê humana ele traduz muito do cotidiano humano e correlaciona isso (ao meu ver e julgar) com infantilidade religiosa da demonização.

Lindo trabalho, vale a leitura.

Ps.: Aos curiosos da psicologia