Ouro dentro da cabeça

Ouro dentro da cabeça Maria Valéria Rezende

Resenhas - Ouro dentro da cabeça

Loli 03/04/2020

É um livro muito bom, acho que se eu tentasse escrever um livro seria assim: passa uma mensagem, é curtinho e quase sem falas.
É um livro sobre desejo, sobre buscar o que te é valioso, é sobre enfrentar adversidades em pró de um sonho. É sobre desejo, que pode ser morte ou vida, sobre em fim se encontrar ou se perder; é sobre ingenuidade, a crueldade da vida com aqueles que sonham, pq como dizia John Green "O mundo não é uma fábrica de realização de desejos". É sobre tentar, ter medo de desistir, perder a esperança e encontrá-la.
Nara_Thais 18/11/2023minha estante
Bela resenha. Me incentivou a curiosidade..

Jeff 29/11/2016

Resenha e características sobre a obra (CEFET-MG 2016)
- Literatura de aspecto mineiro;
- "Ouro": valorização da cultura letrada;
- Desventura de Coisa-Nenhuma a Marílio;
- Narrador em 1ª pessoa;
- História narrada pelo próprio protagonista;
- Por ser narrado através de memórias, os verbos se encontram no passado;
- Linguagem coloquial;
- História cíclica;
- A essência da obra, assim como o próprio título sugere, remete-se à uma alegoria.
- O tempo cronológico é poético e se dá de maneira muito sutil: é uma mistura implícita da maravilhosidade de ser criança e crescer, e da amargura de se tornar adulto;
- Metalinguagem: utilização da narrativa para narrar a busca pelo ouro;
- A obra apresenta uma reflexão acerca dos problemas sociais vivenciados em muitos países subdesenvolvidos.
- A obra apresenta aspectos de cunho religioso por se passar no interior, onde comumente há a predominância da religião cristã;
- Provérbios da obra: "Nem tudo que reluz é ouro"; "Nem todo ouro que se busca é o material";
- Intertextualidade: "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.
noa 30/11/2016minha estante
VOCE SABE ONDE ENCONTRO ESSE LIVRO PARA FAZER DOWNLOAD?

_helenabss 06/10/2021

Juvenil?
Achei alguns temas meio adultos, ou pelo menos que requerem uma idade maior.

Apesar disso, gostei. A leitura vai apresentando a visão de uma pessoa sofrida que vai descobrindo as coisas da vida na marra. Lembrei um pouco de vidas secas, e se é pra sofrer e rir, serviu.

Thalyta Vidal 21/04/2023

Garimpo Ilegal/TrabalhoEscravo/LeituraQueLiberta
Relendo "Ouro dentro da cabeça", de Maria Valéria Rezende (@mariavaleria.rezende ). A obra, publicada em 2020, se configura como spin off da sua premiada "O vôo da guará vermelha - que também reli essa semana, algumas partes da narrativa são idênticas, mas agora o foco é na trajetória do protagonista inicialmente chamado de "Coisa Nenhuma", também por não ter documentação e não conhecer seus pais. Com poucos diálogos e com uma ilustração encantadora construída com o apoio de colagens digitais por @droschi, o personagem central narra sua trajetória ao sair da pequena cidade de Furna em busca do seu sonho de aprender a ler e escrever, nesse percurso, ele retratará a ausência de escolas destinadas à educação de jovens e adultos, mas também o encantamento pelo universo literário, pela cotação de histórias e pela leitura em si. Alguns personagens parecem ser "encantados" que tomam nova forma e aparecem em todos os seus romances, sempre salvando algum personagem de caráter periférico, a exemplo da "velha". Quem é leitor de Rezende sabe dos temas sociais que perpassam sua obra e, nesse caso específico, nos deparamos com o trabalho análogo à escravidão nos garimpos ilegais que se espalham pelo Brasil. É incrível como a autora consegue unir a denúncia de problemas invisibilidados ao encantamento e o fascínio que a educação promove e à leitura como libertária - sob a ótica Freireana- refletindo a própria experiência de M.V.R como educadora em diferentes estados brasileiros. Uma obra necessária num momento em que a educação tem vivenciado violências ao seu currículo, bem como aos seus professores. Em meio a isso, a obra se atualiza e nos deixa a mensagem de que o conhecimento, a educação e a leitura são "Ouro dentro da cabeça", o tesouro por muitos procurado, mas a muitos também negado.

Agora, partindo pra "Outros cantos", pois eu tenho uma tese pra construir.

Gabi 22/05/2020

Foi recomendação de uma professora e logo entendi porque. Nós duas gostávamos de trocar sugestões de livro e um dia ela pediu minha opinião sobre esse que ela queria passar para uma das turmas dela e eu amei. Quando terminei quis dizer pra ela na hora: pode mandar todas as turmas lerem que aqui ou a pessoa aprende a importância da leitura ou aprende.

BeatrizViana0 09/03/2023

Perfeito!
Amei a história. Maria Valéria nos conta de maneira divertida como é importante aprender a ler e escrever. Os percalços do personagem, as vezes nos leva a desanimar com sua luta. Mas o final é surpreendente. A forma como ele encontra o tesouro tão desejado.

Ivandro Menezes 16/07/2019

A saga de um Coisa-Nenhuma
Ele nasceu Coisa-nenhuma, depois virou Piá, Marílio, Caroço e tantos outros. É mais um de tantos brasileiros tão parecidos, tão comuns, tão profundamente marcados pela miséria e adversidades, que ou o confundimos ou não o notamos.

Maria Valéria Rezende, nesse infanto-juvenil, narra com graça a saga desse mais um ninguém, dando-lhe notoriedade, fazendo-o cruzar os rincões do Brasil, do sertão à selva, do norte ao sul, em busca de um tesouro precioso.

O engenho da narrativa ?cantada? como a voz arrastada do sertanejo, permeando em rimas quase desleixadas, despreocupadas, forjam a linguagem com que tece capítulo a capítulo cada pedaço, cada fragmento dessa história.

Vale ler em voz alta (como fiz em parte considerável ao ler para meu filho, que me trocou pelo XBOX) ou mesmo seguir fazendo coro dentro da cabeça.

Karamaru 25/11/2019

TRISTE SAGA DE UM HOMEM COMUM
Meu primeiro contato com Maria Valéria Rezende se deu com este “Ouro dentro da cabeça”, e foi uma surpresa bem interessante. A edição lida por mim, da editora Vestígio, é caprichada e traz belas ilustrações do artista mineiro Diogo Droschi. É uma obra curta e tocante, mas que nem sempre encontra um equilíbrio perfeito entre os elementos da narrativa.

O livro, como já declara a quarta capa, é a “história de um lutador que correu sérios perigos e andou o Brasil inteiro tentando achar um tesouro nem de prata nem de ouro: de coisa mais preciosa.” O personagem central, cujas alcunhas e nomes vão sendo apresentados ao longo da narrativa (“Miúdo”, “Coisa-Nenhuma”, “Marílio”...), é um sofredor desde o nascimento.

Obcecado pela ideia de “crescer para ganhar o mundo por mor de aprender a ler”, o fatídico personagem sairá de sua terra natal (“Furna dos Crioulos”) em busca desse objetivo. Ao longo do árduo caminho, deparar-se-á com algumas figuras bastante interessantes. Pena que, na minha opinião, há uma pressa no livro em apresentar tanto as localidades quanto as novas personagens que surgem.

O fato dessas personagens ocuparem pouco espaço faz com que o livro seja “monopolizado” narrativamente pelo protagonista, o que não deveria ser um problema, já que se trata de um livro narrado em primeira pessoa. Contudo, quase nada de muito diferente ocorre com a triste personagem por onde ela passa. Sendo assim, os outros arcos narrativos, se mais desenvolvidos, dinamizariam a trama.

Apesar desses detalhes, terminei a leitura com um saldo positivo. A história contada representa a saga de muitos brasileiros de localidades interioranas que sonham ou sonharam em desvendar os mistérios por trás das letras. A determinação da personagem é também contagiante: “Nunca havia de esmorecer, ainda que o meu caminho fosse longo e duro assim, porque eu vivia de inventar, e inventação não tem fim (p. 84)”.

Helo 30/07/2020

Um livro para sonhar
Um livro lindo com uma uma historia sobre sonhar e ir atrás dos sonhos e tudo isso dentro de uma realidade tão triste de alguem que pode ser qualquer. Eu amei o tom mais leve de uma beleza melancólica do encontro da tristeza e da pureza. Uma leitura super rápida e que vale muito a pena

Lurdes 08/04/2023

Maria Valéria, além de escritora, dedicou sua vida à educação e ações de incentivo à alfabetização e à leitura.

O foco principal de O vôo da guará é a busca pelo aprendizado, pela leitura e a importância da contação de estórias, seja pelos livros ou oralmente.

Quando propuseram à autora a utilização de O vôo da guará para alunos do recém criado EJA, ela achou que poderia ser uma narrativa muito complexa e resolveu criar uma nova versão, concentrando o protagonismo no personagem que carrega sua caixa de livros pelo Brasil adentro, sonhando com o dia que aprenderá a ler.

Aqui ele se chama Marílio da Conceição e os percalços porque passa são quase todos preservados.

Ele cresce sem pai, nem mãe, nem nome e passará por situações de exploração, quase escravidão, buscando, em cada local de parada, uma escola, um professor que possa ensinar a ele os segredos das letras.

Como era difícil.
A criação do EJA abriu novas portas para os Marilios espalhados pelo país, mas os obstáculos ainda são enormes.

A carga de trabalho exaustiva mina as forças de homens e mulheres para buscar educação e conhecimento.

A boa notícia, no livro, é que Marilio vai encontrar uma professora, da forma mais surpreendente.

Um livro igualmente repleto de empatia, determinação, respeito e gentileza.
Amor aos livros e amor ao próximo.

Athena15 30/01/2024

Ouro que não se compra
Eu comecei esse livro esperando uma história sofrida e triste, infelizmente foi isso que encontrei, mas também encontrei uma história que nunca perdeu a esperança.

Acompanhar Marílio por suas andanças em busca do bem mais precioso que um ser humano pode ter, a educação, foi uma odisseia de dor e tristeza, mas que assim como ele nunca perdeu a esperança eu também mantive minha fé. Esse é um livro infantil que fala sobre temas muitíssimos importantes: abandono parental, o abandono do Estado para com as crianças marginalizadas e também o descaso do Estado com as regiões mais afastadas, a escravidão, a dificuldade do acesso a educação. O livro não tem nada que indique quando ou onde se passa a história, mas não é preciso, ela é uma história viva e atual, e por isso é muito necessário para TODOS, não só para as crianças.

Maira115 05/08/2021

Um livro para inspirar, de motivação e de elucidação da precariedade educacional do Brasil, que mesmo ficcional, consegui observar ainda mais no meu cotidiano.

Pauliana 28/11/2023

A leitura abre portas para o mundo da imaginação?
Amei como o personagem lutou e correu atrás do seu sonho. Um sonho que para muitos era simples demais, porém para ele era grandioso. Aprender a ler era o seu grande desejo.
Super recomendo!?