Gata Branca

Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Estela 28/07/2022

Julguei o livro pela capa
Apesar de a minha edição vir com uma sobrecapa que ameniza muito a capa, eu julguei demais, mas mesmo assim dei uma chance a Holly Black, e nossa, que fantasia boa de ler, é aquela fantasia rápida, com personagens fáceis de gostar e outros bem difíceis! Uma trama que em alguns momentos pode ser um pouco previsível, mas que de forma alguma tira a magia da leitura. O plot do final dos momentos de ações é extremamente sutil a ponto de ser tão óbvio que fica escondido de nós o tempo todo, mas o plot que ocorre após os acontecimentos principais, esse sim me faz querer correr pra ler o segundo volume!

Dani 20/07/2022

Mestres e encantamentos no mundo real e sem esconder
Esse é o segundo livro que leio da Holly Black (o primeiro é a menina mais fria de Couldtonw), e pela segunda vez fico muito feliz com a leitura, ambas tem algo qu eu achei sensacional: deixar assuntos míticos como conhecimento de todos. Aqui tem magia e encantos, e toda a população sabe disso, não é nada escondido, e é legal ver as leis sobre isso, a história desses seres, é muito divertido e original (pelo menos eu nunca havia lido algo assim). Dá pra gente imaginar como seria a nossa vida se esse tipo de fantasia andasse por nossas ruas e fossem de nosso convívio, e acredito que seria muito parecido com o que ela escreveu nesses livros. Vale muito a pena ler. De verdade. É incrível!

Kath 04/05/2022

Razoável
A sinopse praticamente já conta o livro hahaha, a história é narrada por Cassel Sharpe, um adolescente que estuda em um internato e é parte de uma família de mestres, pessoas que tem alguma habilidade mágica. A sociedade, que tem conhecimento da magia, vive um dilema entre legalizar e criminalizar os mestres, todo mundo precisa usar luvas para evitar feitiços que são feitos através do toque. Contudo, apesar de vir de uma família de mestres, Cassel não é um. Pelo menos, ele não achava que era.

Na infância, ele passou por um grande trauma quando assassinou a sangue frio a garota de quem gostava, filha de um poderoso mestre mafioso, a pior parte de tudo é que Cassel não se lembra como isso aconteceu ou mesmo por que atacou a garota. Assim, enquanto tenta seguir em frente com a sua vida e deixar o passado para trás, ele acaba indo parar no telhado da escola vítima de um estranho aaque de sonambulismo, algo que não tinha acontecido antes. O mais interessante é que a garota que ele matou era uma mestre dos sonhos, o garoto começa então a acreditar que talvez ela não esteja tão morta assim.

Enquanto tenta descobrir a verdade do que aconteceu anos atrás e reconquistar sua vaga na escola, de onde saiu por "licença médica", Cassel vai se envolver mais a fundo nos complexos e sombrios segredos da sua família e descobrir que toda a sua vida até ali pode ter sido desenhada pelas mãos de um habilidoso mestre da memória que escondeu quem ele realmente é e tudo que foi tirado dele. Ao lado de uma gata branca e usando todos os dons de golpes que aprendeu com a mãe, ele vai correr contra o tempo se quiser salvar a própria pele e desfazer seu passado de mentiras.

Não é meu primeiro contato com Holly Black, metas atrás li A Menina mais Fria de Coldtown que tinha uma dinâmica um pouco parecida com esse, mas também não me pegou muito. Gosto da forma como ela agrega a magia à vida comum e traz problemáticas como preconceito e discriminação a partir disso, apesar de suas personagens fugirem completamente dos estereótipos que costumamos ver em livros YA, sendo geralmente problemáticos e tendo defeitos acentuados, não consigo me conectar com os livros dela, é realmente algo que não funciona comigo e, desse modo, findo por não gostar tanto.

Peguei a indicação desse livro no canal da Beatriz Palludeto, é um livro que eu recomendaria para minha irmã ou para uma amiga com pouco hábito de leitura, tem bons ganchos, um mistério bem montado, mas não consegui torcer pelas personagens ou me conectar com elas. Os elementos mais sombrios da trama aliados à fantasia formam até um bom cenário, mas não é uma série que eu continuaria lendo (como não vou continuar haha). Ainda assim, indico para quem procura uma coisa mais... como direi? Fácil de ler.

AventureiroLiterário 12/04/2022

A proposta é interessante mas...
...falha na execução.

Holly Black é famosa por seus reinos das fadas e as Crônicas de Spiderwick. Essa série é bem menos famosa comparada as suas outras e consigo ver por quê.

A ideia de um mundo com magia, famílias mafiosas, golpistas, controle governamental, criminalização dos poderes e tudo mais, soa bem interessante, só que a história não soube aproveitar isso.

A maior parte da narrativa é o Cassel tentando consciliar sua vida acadêmica adolescente com o lado criminoso de sua família. O livro foca demais nessa coisa dos problemas de adolescente e pouco na coisa dos golpes e truques.

Cassel só existe na história para sofrer. Absolutamente cada capítulo do livro é ele sendo enganado, espancado, enfeitiçado ou simplesmente sendo vítima de tudo que possa dar errado. Literalmente até a última página, sua vida é uma piada de mal gosto.
Frequentemente ele se diz "o melhor golpista" da família, mas praticamente todos os seus "golpes" no livro dão errado e para um personagem que se considera extremamente inteligente, ele faz uma quantidade desconcertante de decisões burras.

No geral, o livro é bem fraco em tudo que propõe.
Talvez eu leia os outros pra ver se a saga se redime, mas sem qualquer pressa ou expectativa.

natholvr 17/02/2022

Leitura rápida e viciante, mesmo que o plot seja previsível (descobri tudo em 40% do livro) a história é muito boa e o universo é cativante também, pois é exatamente igual o nosso porém com a adição de poderes. Ao ler a sinopse eu achei que o Toque era algo só dá família do protagonista, mas não, é algo mundial só que somente acontece com poucas pessoas.
Recomendo muito a leitura

Gabriele 24/01/2022

Sangue, magia e muitas mentiras
Gata branca foi uma excelente surpresa, comecei a ler sem expectativas apenas querendo conhecer outro lado da Holly Black. Apesar do começo arrastado e confuso (acredito ser uma característica da autora) o livro passa a fluir após algumas páginas e você realmente não quer largar mais! Adorei o Cassel apesar de ser um personagem principal um tanto diferente, é difícil não se apegar a ele. Com alguns plot twists totalmente inesperados e um final morno Gata Branca é um ótimo
livro mas não tão memorável.

ma:) 25/12/2021

HOLLY MEU DEUS??!??!!????
meu deus mano, que livro é esse?.

começou muito muito muito chato e confuso, estava cogitando até em dropar. mas o plost twist ME SURPREENDEU MUITO!!!!!

ainda assim achei ele meio pouco desenvolvido, o final meio corrido demais, mas o final foi SURREAL! tirando isso adorei a experiência de ler.

VictAria.Gasparini 24/10/2021

Me surpreendi muito, a história é bem original na minha opinião e realmente tem uns plot twists e suspenses muito bons, mas é bem sombria, o que é enfatizado por algumas descrições turvas ou atrasadas das cenas, o que torna mais real de certa forma também (tipo você só percebe que aquilo aconteceu quando já aconteceu).

clarocarol 03/10/2021

Babado, gritaria e confusão.
Eu amei a forma como a magia é abordada nesse livro e achei bem diferente. Torci pra uns personagens ai morrerem e não me arrependo.

Yasmin.Abreu 24/06/2021

Gata branca
O início tá bem chatinho, nunca demorei TANTO pra ler um livro...mas não posso dizer ainda que é ruim

meowjess 12/04/2021

Recomendo!
Leitura fluida, história interessante maaas não é algo que te prende muito, você consegue ler bem rapidamente e tals mas não é porque a história te prende é porque simplesmente flui. Não é o tipo de livro que te deixa pensando vaaarios dias sobre, recomendo para quem quer espairecer!

Karol Arantes 03/04/2021

Excêntrico!! ?
Há uma certa excentricidade peculiar nas histórias da Holly que torna os livros bem característicos dela, principalmente na dinâmica das inter-relações dos seus personagens que em geral não são nada confiáveis, e mesmo que possuam alguma ligação emocional ou familiar isso não os impede se engarem entre si, o que, aliás, torna tudo mais intrigante pois o leitor não sabe o que esperar desses personagens com moral duvidosa. Ainda mais nessa trilogia que temos uma mãe trapaceira, um irmão sociopata e mentiroso compulsivo, uma herdeira da máfia, uma ativista defensora do politicamente correto, um nerd curioso, uma gata vingativa e o Cassel, um personagem principal muito esperto para o seu próprio bem, sarcástico e com tendências gângsteres (ele até tenta ser bonzinho, mas é muito difícil haha).

É divertido ler as peripécias da mãe dele e alguns momentos de nostalgia do Cassel, que é possível ver como a criação dele e dos irmãos não foi nada convencional (desde pequenos aprendendo as artes da trapaça). Tenho que dizer que o protagonista é  muito bem-criado para elaborar golpes, sendo assim é muito bom ler o que ele vai planejar para sair das emboscadas (pq como disse não se pode confiar em ninguém nessa história haha) e ao decorrer do processo a escritora vai discorrendo, de modo sarcástico e didático kkk, explicando como funciona a psicologia por trás das manipulações e falcatruas. Além disso, o mundo fictício que ela criou, envolvendo mestres da maldição (dos sonhos, morte, físico, sorte, emoção, memória e transformação) relacionados à máfia e onde as pessoas devem usar luvas para se protegerem dessas espécies de feiticeiros, é muito interessante. Assim, esse livro consegue proporcionar uma leitura fluída e divertida com planos mirabolantes e reviravoltas!!

Maria 04/03/2021

"As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade."
...
definitivamente não é o meu livro favorito da autora ( nem chega perto), porem isso não o torna ruim. O começo é super lento e arrastado ao ponto de nada acontecer, a partir dos 60% realmente fica interessante, mas os plots não são nada muito surpreendente nem nada, o protagonista achei super sem sal e o casal ( se pudermos chamar aquilo de casal) o único adjetivo possível para descreve-los é 'ruim'.