Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

amandaleu 02/09/2023minha estante
Eu tô lendo o último livro da trilogia e é um universo maravilhoso!!

Ivo 12/02/2022

Uma das obras em que você entende a grandeza de Asimov
Fundação foi o primeiro livro que li de Isaac Asimov. Fico extremamente feliz por ter conhecido um universo tão rico e vasto, mas ao mesmo tempo fico incomodado porque não o conheci antes.

Comecei a ler este livro por influência da série que leva o mesmo nome. Ela foi tão boa e tão fluida que ao pesquisar mais sobre a obra escrita verifiquei que não tinha sido uma tarefa simples. Hoje conhecendo um pouco mais sobre a obra vejo que a série buscou adaptações mais adequadas para o formato de mídia que ela está inserida. Todavia, ambos são fascinantes e viciantes.

Me impressiona a facilidade com que Asimov tem de construir uma história tão fluida, complexa, com tantos personagens e uma variação temporal gigante. Indico a leitura!

julia 10/07/2021

Resenha: Trilogia da Fundação
Fundação (#MLI2021): primeiro livro finalizado! Amei demaaaais a construção de universo aqui e a estrutura da história. Foi muito divertido conhecer esse mundo através das perspectivas de diferentes figuras importantes históricamente para a Fundação. Todas as plots de intriga política também foram sensacionais e eu to mega curiosa pra ver o que vem aí! - 4 estrelas

Fundação e Império: segundo livro começou suuuper interessante. Adorei que a construção de mundo continuou a ser desenvolvida e que os personagens finalmente tiveram que lidar com uma guerra e umas crises... inesperadas. A única coisa que me incomodou nessa continuação foi a lentidão do enredo em certas partes. Demorou muito para alguns pontos se conectarem. - 3 estrelas

Segunda Fundação: e chegamos ao terceiro e último livro! Esse foi o que eu menos gostei. Eu estava super empolgada em saber mais sobre a Segunda Fundação, mas o livro se resumiu à busca... pela Segunda Fundação. Achei bem devagar e um tanto enrolado em partes, mas gostei dos últimos capítulos--finalmente recebemos a explicação sobre e onde está a Segunda Fundação. - 3 estrelas

Média: 3.5

Paola 06/08/2022

O começo...
Estou apenas no começo dessa saga épica e já posso dizer que estou adorando!

A história é relativamente complexa e cheia de fios entrelaçados. Todas as partes possuem uma base parecida, mas são sempre concluídas de formas geniais.

Os personagens, por mais que apareçam rapidamente, possuem um carisma muito característico. É verdade que alguns possuem semelhanças até demais um com os outros, mas acho que é assim que a história precisa ser: ter muitos personagens confiantes e inteligentes, capazes de mudar o rumo da história.

Cheia de intrigas, reviravoltas inesperadas e um humor muito leve e característico do Asimov, é uma história que vale a pena.

Já vou começar o próximo!

30/08/2021

Bom, mas...
Eu achei a história do livro bem interessante. Apesar de todo o aparado científico, é de fácil compreensão. Além disso, é bem rapidinho de se ler.
O grande problema para mim foi a narrativa da história. O autor dá enormes saltos temporais, tornando então impossível de se apegar ao momento ou personagens, visto que do nada todos estão mortos. Dessa forma, toda vez que tinha uma crise e ela era superada por homens inteligentes (o que foi incrível de se ver), do nada se passava 100 anos... Eu ficava curiosa para saber o que havia acontecido e não teria como ter acesso às essas repostas.
O final do livro não é o fim, rs.
É necessário ler a continuação para saber como de fato as coisas terminam. Não sei ainda se irei fazer isso. Talvez a minha curiosidade me vença, ou não.. essa é uma história que seria facilmente esquecida por mim.

isapoirot 05/05/2021

se eu acabei esse livro, tudo é possível
livro 1)
esse livro aqui foi bem 3 estrelas pra mim. alguns pontos específicos me incomodaram bastante, como por exemplo: onde estão as mulheres?? procriando?? durante um século inteiro??
além disso, não era necessário criar tanto personagem (e nenhum deles foi explorado mais a fundo, o que só deixou a história confusa).
a parte política até foi mais legal, mas continuou dificil se situar, pq o tempo passou mt rápido e os acordos também

livro 2)
esse, dei 3,5??. o autor finalmente lembrou q existem mulheres kkkkk colocou uma personagem se aventurando com o marido. (uau, grande coisa mesmo)
a parte em que o Mulo aparece fica mais interessante, e o palhaço é o primeiro personagem que me faz ter alguma conexão/apego, mesmo que nada muito forte.
foi melhor em relação ao primeiro, mas ainda não entendo o pq de tantos lugares/personagens/intrigas serem jogados ao mesmo tempo.

livro 3)
fiquei entre 3,5 e 4 estrelas.
arcádia é uma personagem interessante, mas ainda assim pouco trabalhada devido à avalanche de informações de sempre. de resto, continuei sem me apegar às pessoas.
o final desse livro não foi tão bom quanto o do segundo, mas o desenrolar dos acontecimentos foi mais cativante. acho que o autor escolheu teorias muito convenientes em diversos contextos, e muitos personagens fizeram deduções sem nenhuma base, apenas pq encaixava na situação.
infelizmente, não foi uma experiência tão divertida pra mim. sigo sem entender o que motiva tantas pessoas a favoritarem a série:(
Helenapessoa 05/05/2021minha estante
O famoso ditado nãoli nemlerei

Vini 15/02/2022

Fundação
Asimov me surpreendeu com esse livro. Prato cheio para os amantes de ficção científica. O autor narra de forma intrigante os destinos da sociedade humana e do Império Galático em meio ao surgimento da Fundação, uma instituição liderada pelos ensinamentos de seu criador, Hari Seldon, que realizava previsões com base na psico-história, baseada em estatística e probabilidades.

Henggo 19/04/2023

Viva, viva!, Isaac Asimov!!!
Há livros de 50 páginas que são um porre. E há livros de 1000 páginas que passam num sopro. A Trilogia Fundação é um exemplo deste segundo caso. Pense na seguinte equação: ausência de um protagonista no sentido esperado + história não linear + uma trama que se passa em um milênio / por três livros - firulas descritivas - romance. Teria como dar certo? Com autores e autoras afobadas, não. Com Asimov, sim, deu certo. Algo que Fundação nos ensina é que um escritor, uma escritora, tem de QUERER fazer aquele livro; tem de AMAR a arte da escrita. Se não for assim, se não houver dedicação, até uma página que a pessoa escreva será uma grande bosta. A Trilogia Fundação te leva para muito, muito, além das possibilidades. É um livro complexo, sim, devido a quantidade de informações e de personagens, mas ele não é enfadonho. Pelo contrário, Fundação me ganhou por ser intrigante, ousado e grandioso. Literalmente grandioso! Fundação é a prova do porquê Isaac Asimov ser chamado e respeitado como sendo o pai da ficção científica. E, definitivamente, ele é. Viva Isaac Asimov! Viva a ficção científica que nos faz pensar para além das obviedades! Viva o poder transformador da literatura!

Marcelo Martins 18/12/2020

Genial!
Obra máxima de Asimov, Fundação é um livro inegavelmente genial. Escrito em 1942, a obra apresenta os ideais visionários do autor, abordando conceitos completamente inimagináveis à época, desenvolvendo uma narrativa de ficção científica original, envolvente, cativante e empolgante.

É muito difícil não admirar os personagens e não se envolver com a história. Durante a leitura, tive vontade de ler mais e mais para saber o que iria ocorrer a cada crise. Crises essas, que são responsáveis pelos ápices e reviravoltas que ocorrem na evolução da história.

Até as contemplarmos, somos apresentados à psicohistória, uma ciência que aparenta combinar elementos de estatística, matemática, história e psicologia para prever o comportamento das massas sociais e, por consequência, determinar o futuro.

Eis que somos apresentados a um império galáctico, constituído por uma humanidade que desenvolveu tecnologia para colonizar a galáxia e povoa centenas de milhares de planetas ultrapassando a casa dos trilhões de seres humanos vivendo neles.

É nesse cenário que a trama se desenrola de forma fenomenal. Um cientista psicohistoriador prevê o colapso do império e traça planos para que a humanidade não caia em uma ruína total de milênios. Após essa previsão, o mesmo cientista prevê que várias crises ocorrerão durante o processo de maturação da Fundação, uma entidade criada para catalogar, organizar e posteriormente disseminar todo o conhecimento humano adquirido ao longo de sua existência.

Com o passar do tempo, percebemos que as crises são superadas pelo intelecto das pessoas que as enfrentam, provando que a sobrevivência não está na força, mas na inteligência. Como bem diz um dos heróis da Fundação: "A violência é o último refúgio dos incompetentes".

Além da crítica à força bruta, às guerras e à tirania, Asimov também desenvolve uma crítica religiosa, através de criação de uma religião científica utilizada para o controle social, ao mesmo tempo que também critica a ciência, uma vez que uma religião baseada em preceitos científicos acaba por se tornar dogmática, gerando conflitos interpretativos entre a ciência pura e a religião criada para esse fim.

Não é por acaso que a trilogia da Fundação recebeu o Prêmio Hugo de melhor ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Sem dúvidas, uma das melhores leituras de 2020 para mim, talvez a melhor.

---
Gostou da resenha? Corre lá no Instagram e confere a página @lerdepoisdos30. Resenhas, indicações, dicas de leitura e conteúdo literário para você!

Nemec 15/10/2021

Obra prima de Isaac Asimov
É um livro realmente majestoso, onde Isaac Asimov, com maestria, mostra diversas facetas do ser humano, da humanidade e da civilização em uma empolgante saga com personagens marcantes no decorrer do espaço e do tempo.
Mal posso esperar para ler o segundo livro da série!
Maria 15/10/2021minha estante
estou ansiosa pra começar!!

Fernando Teixeira 18/03/2021

A criação mais brilhante de um gênio
Pra quem lê a trilogia da fundação uma coisa fica bem clara, esta obra merece todos os elogios que lhe são feitos. É simplesmente sensacional. É incrível a facilidade que Azimov demonstra em criar personagens, pois todos geram uma certa identificação, até mesmo os ?vilões?, sendo altamente complexos e distintos, parece que cada um exala uma personalidade genuinamente própria. Como se não fosse suficiente, o autor é um mestre em criar reviravoltas, uma mais mirabolante que a outra, é algo realmente admirável. Em última análise, acho que este é um livro indispensável na coleção de qualquer fã de ficção científica, se tornando na minha opinião o filho mais pródigo do gênero.

Yan 20/05/2021

Vale pelas referências, e só.
É nítida a influência do título em obras tão conhecidas por nós, como Star Wars e outros tantos genéricos.
Mas meu interesse em A Fundação parou aí nas referências encontradas.
Pessoalmente, o fato de não ter um personagem para acompanhar deixou a leitura muito sem graça, quando estava começando entender o contexto e personagens de um certo período, lá vinha o próximo capítulo e voltava a não entender mais nada, pois sem mais nem menos os nomes são outros, os problemas são diferentes e você nem sequer sabe quantos anos se passaram.
Não consegui me apegar a esse tipo de história. Os pontos positivos ficam por conta das aparições de Hari Seldon, único personagem permanente, mas são pouquíssimas vezes.
O contraponto para a falta de personagens marcantes poderia ser uma super trama que se passa em mil anos, mas o final também é deverás sem graça.

Cintia295 09/05/2023

No geral gostei bastante, porém teve seus altos e baixos.
O primeiro livro é perfeito, te prende do começo ao fim e termina de um jeito que fica super curioso a continuar.
O segundo volume começa mais lento, muitos personagens novos (o que é normal se passaram muitos anos) mas você precisa se situar de novo.Mas o final é muito bom também.
O terceiro livro gostei muitooo principalmente do meio para o final.

Quem gosta de ficção científica leiam vale a pena.

lettyy 23/03/2023

Fundação
Confesso que estava com medo de ler esse e não conseguir me envolver ou acompanhar completamente a história, mas já no primeiro capítulo percebi que isso não seria um problema.
O livro tem uma narração muito simples, sem descrições exacerbadas (que eu odeio), também gostei do fato de mudarem os personagens regularmente, criou mais dinamismo pra trama.
Achei muito interessante que não temos heróis nem vilões, temos apenas história sendo feita...
Caio 04/04/2023minha estante
Esse livro me surpreendeu positivamente, é um clássico bem fácil de se ler. Tem umas reviravoltas que eu gostei muito. E o melhor arco certamente foi o do Mulo.