Vínculos Lúcia Pimentel Góes

Resenhas - Vínculos

Giro Letra 04/06/2011

Vínculos
"As crianças crescem tanto, e continuam tão jardim, mas tão jardim na tarde rubra." (Carlos Drummond de Andrade)

Hoje, senti vontade de postar sobre um livro que li (e pelo qual me apaixonei) no início da adolescência, por volta dos 11 ou 12 anos. Vínculos, uma obra de literatura infanto-juvenil, conta a história de amor e conflitos entre Teresa e Laura. A primeira estava casada com Rui há três anos quando começou a desejar imensamente ter um filho. Apesar de o casal não apresentar qualquer tipo de problema de saúde que pudesse impedir a gravidez, passaram-se mais três anos sem que tivessem o desejado filho. Diante disso, eles resolveram adotar uma criança e, assim, Laurinha torna-se a primogênita do casal, que teria ainda mais duas filhas: Célia e Clara. Teresa e Rui mantiveram em segredo o fato de Laura ter sido adotada e criaram as três filhas sem fazer distinções entre elas.

Os maiores conflitos da história têm início quando Laurinha tinha 14 anos: sensível e introspectiva, a garota tinha muitas discussões com as irmãs mais novas e, em casa, isolava-se da família. Os pais se preocupavam, mas atribuíam seu comportamento às dificuldades normais da adolescência. Enquanto isso, Laurinha passava cada vez mais tempo com Cristina e Flávia, suas colegas de turma. Cristina gostava sinceramente de Laura, todavia Flávia apenas fingia dedicar-lhe afeto para não se afastar de Cristina. Na verdade, Flávia não suportava a maturidade, a sensibilidade, o modo de ser intenso de Laura.

Os problemas entre Flávia e Laura começaram quando as duas se interessaram pelo mesmo rapaz: Dênis, o qual também se interessou por Laura. Quando ficou sabendo que Laura e Dênis estavam namorando, Flávia não se conteve e explodiu, revelando o segredo da adoção para Laura na frente de toda a turma da escola. Pouco antes, uma ex-vizinha de Teresa, amiga da mãe de Cristina, havia contado que Laura fora adotada, e Cristina compartilhou o fato com Flávia, pedindo-lhe que guardasse segredo.

A partir da descoberta (que ocorreu da pior maneira possível), Laura passou a se afastar cada vez mais da família, pois não se sentia parte dela. Os momentos em que a jovem se sentia mais feliz eram aqueles que passava com o namorado, para quem reservava todas as suas alegrias. Dois anos se passaram desse jeito, mas, por crueldade do destino, Dênis ficou profundamente doente e Laurinha, não sem dor, ficou ao lado dele até o último minuto.

Com a morte de Dênis, cresceram a solidão e a revolta de Laura, que, ao concluir o Ensino Médio, decidiu deixar a casa dos pais em São Paulo e ir viver sozinha no Rio.

- Não quer reconsiderar, filha?
- Não, assim vai ser melhor para todos.

Ela se foi. Figurinha indefesa à procura de si mesma.

A partir de então, Laura terá que encarar sozinha, no Rio, onde precisa estudar e trabalhar para sobreviver, muitos desafios para construir sua identidade e compreender seus sentimentos. Será possível ainda reconstruir uma relação com os pais e as irmãs, depois de tanto tê-los rejeitado? Será ainda aceita no seio familiar? O que poderia fazer Laurinha repensar sua relação com a família?

Vínculos é um livro lindo e gostoso de ler, devido à forma delicada e sensível com que trata de adoção, morte de pessoas queridas, carência afetiva, crise de identidade, gravidez na adolescência e relações familiares. Considero que, nesse livro, mais importante que o próprio desenrolar dos fatos é a forma como nos são apresentados os sentimentos de Laurinha e da sua família; as angústias da protagonista; os vínculos de amor e confiança; a construção da personalidade e o amadurecimento de Laura.

Marcela Vasconcelos
Carol 30/04/2012minha estante
Nossa, li esse livro quando tinha uns 12 anos. AMO!! *_*
Mas aí, emprestei para uma colega e ela nunca mais me devolveu :'(
Mas ainda bem que encontrei em alguns sites de Livrarias *_*

Josiel 22/06/2012minha estante
Já Li e Estou Relendo . Boom dms ! Logo Logo Termino a minha Resenha (:

Rafaela 06/08/2012minha estante
Li esse livro quando estava no ginásio, estava com 13 anos. Peguei emprestado de um amigo e adorei. O enredo é bem legal, chorei em várias páginas! Indico. o/

Carlos.Wagner 11/05/2017minha estante
pff escreve o final quando a laura ta no rio pliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis

Ercília 10/07/2023

"Amar é o que importa. Viver é amar, é ser solidário. Deus é amor!"

Que livro lindo, simples e acalentador, pra ficar guardado no coração.

Naaty 21/01/2023

A busca pelo autoconhecimento e pela família
Um casal que não podia ter filhos inicialmente, e uma adoção como ato de amor .
Porém a descoberta da adoção mexeu muito com Laura , que descontou na família.
Uma busca pela felicidade e reencontros familiares emocionantes .
Esse livro é atemporal.

Mina.Mariana 20/11/2022

Achei q era ruim
Esse livro me surpreendeu de mts formas comecei pensando q ia ser ruim e mal organizado mas por trás de uma leitura fluida ele trás um assunto mt importante a maternidade e adoção contraceptivos etc sao assuntos pouco falados e nesse livro ganha visibilidade tem mt drama e mts brigas mas é bom mt bom são poucas pags é bem rapidinho de ler pra sair da ressaca literaria

Lidiane.Rocha 12/04/2018

Vínculos
No início um livro sem graça, sem muitas expectativas, uma história simples porém um tanto emocionante no final.
Esperava bem mais desse livro, quando as palavras começam a te dar expectativas a próxima página te desanima.
História bonita, mas poderia ser muito melhor, com mais emoção e acontecimentos!

Teh 27/11/2021

"Vínculos" foi o primeiro livro que me lembro de ter lido. Ele quem me despertou o interesse em "histórias mais reais", sem tantas fantasias, explorando as relações interpessoais....
Uma ótima leitura para leitores iniciantes, pré-adolescentes ou adolescentes. História curta, fluida e fácil de adentrar e se envolver.

Marianna174 03/12/2023

Um bom livro, me fez derramar lágrimas, coisas que poucos conseguiram! Li de uma vez, história que envolve, fiquei com ódio daquela Clara, ho menina chataaa! Laura pegou pesado, mas gostei da reconciliação final. O livro em si tem sentimentos bem pesados, não é uma leitura leve, mas gostei da leitura