O Retrato

O Retrato Agatha Christie

Resenhas - O Retrato

Deh Domingues 04/02/2010

Auto Retrato?

Sim; com base em sua auto biografia ( que ainda não tive o privilegio de ler) a história baseia -se em partes de sua vida.
Vários amores superficiais, a dificuldade de se vincular a alguém, seu casamento, sua única filha, a morte de sua mãe...loucura, abandono.

Apesar de um pouco confuso no inicio, foi me surpreendendo aos poucos, fui envolvida por sua vida, seu cotidiano, sua mudança para o campo.

Um bom livro para os admiradores das obras de Agatha Christie.

Beijos =)

Deh Dominguez

Mih Alves 17/10/2009

Agatha Christie...
... a musa do crime. Este livro não tem crime, pode-se obeservar que ele é diferente apenas pelo fato dela ter usado um pseudônimo. Não que o livro seja ruim, só não é cativante.
É como se fosse um biografia, narra a vida de uma mulher, seus altos e baixos, conquistas, namoros, homens, dúvidas e decepções. Até que ela chega ao ponto de querer tirar a própia vida. A escrita tem alma, tem vida, é emocionante. Mas e o final ? O que aconteceu com a protagonista ? Que foi feito daquela mulher ?
É o segundo livro dela que leio e como o primeiro não gostei do final.

Marselle Urman 02/05/2012

O retrato de Celia descreve uma moça educada numa típica educação inglesa, que nunca frequentou escolas. Ao mesmo tempo em que comedida e com o típico distanciamento britânico, Celia é uma garota ingênua, afetuosa, imaginativa.
Apaixona-se perdidamente por Dermot, e ele se torna seu mundo.
Temos o retrato da sociedade de classe média britânica da década de 1920, onde as moças eram educadas para arrumar um bom marido, e depois..."Felizes para sempre", conforme diz Celia, sem nenhum senso de realidade.
Celia agarra-se àquele marido frio e pouco emotivo, como uma âncora. Depende dele, faz tudo por ele. E quando vem a queda, ela é medonha, ao ponto de fazer com que Celia perca totalmente a fé na humanidade e não confie mais nas pessoas.

Na verdade, é um longo trecho da Autobiografia de Lady Agatha. Imaginei que contasse não só a conhecida derrocada, mas também a posterior ascensão de quando ela conheceu Mallowan. Mas não, temos só a queda. Vale a pena, porque, por trás do escudo da personagem, Agatha revela mais de seus sentimentos reais do que contou na Autobiografia.
Obrigada ao anônimo que impediu que o pior acontecesse, e nos premiou com muitos anos frutíferos de mistérios.

paulamaria 02/10/2012

Cinco estrelas merecidíssimas
Este é um livro diferente do que se costuma ler em Agatha Christie. Não há suspense, não há Poirot e suas células cinzentas. Há apenas pessoas. Mais especificamente a personagem Celia.
Como Mary Westmacott, Agatha pôde explorar outras formas de ler o comportamento das pessoas, que é uma característica implícita em sua obra. Retrato Inacabado leva o leitor a conhecer Celia, desde a infância até a fase adulta, passando por alegrias, casamento, perdas e medos dos quais todo ser humano está sujeito.
A riqueza emocional de Celia e a forma como os acontecimentos mostram ao leitor a sua fragilidade é o que torna a personagem palpável, quase como se fosse uma amiga antiga.
O drama de Celia poderia ser o de qualquer; ela poderia viver aqui no século XXI; a robustez da história não se perdeu com o tempo.
Fica aqui minha admiração por essa grande escritora que entende a alma humana como poucos.

Mandi 28/01/2014

"O Retrato" é um livro bem complexo. Sua estória é hipnotizante e misteriosa, não há como não se envolver e participar dessa trama romântica..
Não contarei a estória, pois teria muitas coisas, muitos detalhes dos quais eu ficaria excitada em contar e particularmente, seria uma tarefa muito difícil.
Esse livro é envolvente, tenho que admitir que entrei completamente na estória. Senti o medo, a angustia, a felicidade, a tristeza e a dor de Célia (personagem principal da trama). É uma reflexão, e recomendo que leiam. Fala da vida real! O que se passa na cabeça de algumas mulheres? O que as leva a loucura? E a morte? Teria coragem de abandonar um filho em busca da paz interior?
Eu não teria tanta certeza das respostas..
LEIAM! E entrem nessa estória assim como eu, leram coisas das quais imaginamos serem impossíveis.

Jéssica 30/07/2020

História muito longa e sem grandes emoções
Acredito que por gostar muito da Agatha Christie e por já ter lido outro livro muito bom com seu pseudônimo de Mary Westmacott (Filha é Filha), estava com altas expectativas sobre Retrato Inacabado e elas acabaram não sendo cumpridas.

Julia5751 03/07/2023

Outra visão da escrita de agatha christie
O livro é algo completamente diferente dos livros de crimes que sou acostumada a ler da ágatha. Foi uma leitura muito comovente para mim, conforme ia lendo fui me envolvendo e me sentindo dentro da vida de Célia desde sua infância até a vida adulta. O começo foi um pouco confuso mas no fim entendi a metáfora que fizera sobre o retrato.
O livro me levou ao limite da angústia, ninguém merece viver certas coisas.
Ainda estou com algumas dúvidas sobre o final mas no geral o livro me emocionou demais

Kamilla 06/07/2023

Auto-biografia literária
Por já ter lido a auto-biografia da escritora, consegui enxergar em Célia o retrato que Agatha Christie fazia de si mesma e na história somos capazes de mergulhar nas emoções em que de certa forma ela foi contida, quando escreveu o livro da sua própria vida.

É evidente a ingenuidade da criação da escritora, da sua infância antes da grandes guerras, provavelmente uma das última eras de homens que não se definiam por seus trabalhos e suas carreiras, mas antes pela ausência delas.

O pai e o irmão são figuras bastante ausentes na vida de Célia, seu mundo e protegido e dominado por mulheres, chega a dar pena ao acompanhar a ingenuidade com que escolhe o seu marido - considerando que o casamento é a única opção para ela, já que a família não a preparou para nenhuma carreira - a sua escolha acaba sendo um homem emocionalmente frio e ausente, incapaz de se interessar pela esposa além do nível superficial.

Ao ser confrontado com as partes mais cruéis da vida, o marido debanda e Célia é forçada a encarar a perda de quem ela havia tornado o centro do seu mundo.

A relação com a filha é distante, pois a menina é uma miniatura do pai e pouco chega a se conectar com a sua mãe. O romance acaba com a personagem ferida e ainda tendo dificuldades para formar novos relacionamentos e confiar em outras pessoas.

A história não segue o segundo casamento da autora, nem enfatiza a carreira literária de Célia, não sei se Agatha escreveu o livro antes dessa fase da sua vida como uma forma de terapia ou se nunca considerou a segunda metade de sua vida tão importante quanto a primeira. Enfim, é uma boa história.

@acmochetti 14/02/2024

Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la.
"Gosto de viver. Algumas vezes me sinto muito, desesperadamente, loucamente miserável, atormentada pela aflição, mas mesmo diante disso tudo eu compreendo que estar viva é uma coisa grandiosa."
O (auto) Retrato de Agatha Christie, com um de seus pseudônimos mais conhecidos, foi um dos livros mais surpreendentes que li recentemente. Mesmo acreditando que seus romances policiais sejam milhares de vezes melhores, ainda assim, este segundo romance escrito pela mesma é incrível. Me faltam palavras para descrever perfeitamente meus sentimentos, porém posso afirmar com certeza que a tradução de Clarice Lispector não foi a melhor coisa de toda composição.