A Filha Secreta

A Filha Secreta Shilpi Somaya Gowda

Resenhas - A Filha Secreta

Andrea 30/04/2020

Forte e delicado
filha secreta nos conta a história de três mulheres durante os anos de 1984 e 2009. Os dois primeiros capítulos são de perdas. Na Índia Kavita vê a sua primeira bebê ser arrancada dos seus braços simplesmente por ter nascido com o sexo errado em uma família pobre. Nos Estados Unidos, Somer vive mais um abordo. A alma de ambas chora.

O livro possui três temas de base: a questão da maternidade, a adoção e diferenças culturais. Na maternidade temos as dores, orgulho e superficialmente o não querer. Na adoção temos as incertezas, a busca por um apoio desconhecido em momentos de dúvida, como se os pontos de interrogação tão comuns durante a infância e adolescência ganhassem um tamanho maior por não compartilharem o mesmo sangue. E cultural por termos dois estilos de vida completamente diferentes quando em conflito, podendo virar uma barreira ainda maior quando não conseguimos o outro.

A narrativa é fluída e envolvente, e me senti muito próxima das personagens femininas, acompanhando as mudanças, algumas sutis outras nem tanto, no decorrer do tempo. Uma leitura que recomendo.

Robélia 14/11/2012

Maravilhoso!
Livro maravilhoso.
Fala sobre duas familias, uma americana e outra indiana.
Sommer não pode ter filhos e decide adotar, depois de muita luta interna e muito sofrimento por não poder gerar um filho. Kavita pode ter filhos mas não pode ficar com as filhas que nascem e num gesto de desespero tenta salvar a filha, entregando-a para adoção num orfanato indiano.
Ao londo da narrativa são apresentadas as diferenças entre as culturas indianas e americanas, mostra muito dos costumes indianos. O livro tem poucos diálogos e mostra o sentimentos dos membros das familias, em diversas situações. Muito bom, muito rico. É muito emocionante, chorei litros...
Recomendo.

Lilian 12/05/2020

Gostou de Todas as Cores do Céu?
Então você provavelmente vai gostar desse. A atmosfera é parecida, mas tem menos sofrimento. Novamente uma menina que teve a vida modificada ao sair da Índia, mas volta pra encontrar suas raizes

Ane Queiroz 06/01/2013

Aromas, temperos, famílias e diferença de culturas.
Taí outro livro maravilhoso, vindo pelo LV!

O livro é muito bem escrito e as histórias se entrelaçam de forma mágica e concisa, Shilpi consegue interligar os assuntos e as dores de forma que a leitura é intensa sem ser massante ou chata.

Todas as mulheres do livro são únicas e encantam as páginas vivendo situações reais. A Somer foi a que mais me inspirou simpatia no decorrer da história, sofri com ela em muitos momentos, torci demais em outros e desejei o melhor final possível para ela. Não que Kavita não tenha uma história comovente, mas ela é muito forte e dela em mim veio a admiração total.

Fiquei ainda mais encantada pela Índia, a vi por outros ângulos e fui me apaixonando cada vez mais. E como é incrível como a fé move essas pessoas mesmo diante das maiores dificuldades, como os costumes são respeitados... Ahhhh.

Gostei do final e deixo pra vocês a recomendação do livro, vale muito a pena ler.

KellyJ 20/01/2013

Quando recebi este livro pelo Livro Viajante eu nem me lembrava que tinha me inscrito para recebê-lo, e provavelmente por isso ele me surpreendeu tão positivamente.

A história não é nada inovadora, mas Shilpi conseguiu algo que eu não vinha encontrando nos últimos livros que li: a ansiedade para ler o próximo capítulo assim que termino de ler o anterior.

O livro me causou sentimentos conflitantes: ora me chateava com Asha pela forma como tratava a mãe adotiva e não queria que ela encontrasse Kavita, ora queria muito que ela a encontrasse logo. Falando em Kavita, para mim ela é o melhor personagem da história, com suas dúvidas, mas ao mesmo tempo com uma grande força.

Também foi bom conhecer a família adotiva extensa de Asha na Índia, e conhecer um pouco mais dos costumes indianos por meio dela.

Quem eu menos gostei foi Sommer, por suas inseguranças e decisões equivocadas, mas ainda assim não deixei de torcer por ela.

Paloma 17/02/2013

O dom da adoção
O romance "A filha secreta" já possui inúmeras resenhas e eu não me considero a pessoa ideal para fazer uma também, rs! Por isso pretendo escrever uma pequena reflexão, mediante a minha leitura.

O tema central é adoção, mas ao longo do livro é possível aprender muito sobre duas culturas: a americana e a indiana...para quem gosta de conhecer os costumes de outros povos é realmente uma leitura interessante.

A autora Shilpi Somaya Gowda, destaca os costumes indianos e os descreve com muita perfeição. Isso torna a história rica em detalhes e nos mostra a importância dos costumes e dogmas presentes nas culturas das populações mundiais.

No entanto, como citei anteriormente, o tema central é a adoção, e a autora Shilpi Somaya Gowda aborda esse assunto, com muita clareza demonstrando os seus pontos positivos e negativos.Para quem tem o desejo de adotar uma criança, é fundamental ler este livro.

O ato de adotar é sem dúvidas maravilhoso, mas precisa ser pensado com cautela e por meio de muito dialogo entre os pares.

A história retrata os medos e angústia das três personagens: Somer (a mãe americana que adotou a criança); Asha (a criança indiana adotada) e Kavita (a mãe indiana, que devido a diversos fatores teve que entregar a filha para adoção).

Contudo, o livro também apresenta o crescimento dos personagens mediante a adoção de Asha.

Um momento interessante é quando Asha volta à Índia, e assim a história fica mais envolvente!

Cabe destacar, que o livro aponta para um problema sério na índia: a morte de meninas recém nascidas, já que os indianos valorizam mais o sexo masculino.

Esse romance é simplesmente lindo!!

Luciane 15/09/2013

Comovente!
Recebi este livro pelo Grupo Livro Viajante e não sabia o quanto maravilhoso ele é. Adoro livros que intercalam a história de personagens. E este é sobre três mulheres: a filha, a mãe biológica e a mãe adotiva. Mãe indiana, desesperada, entrega sua filha à adoção. Médica americana casada com médico de origem indiana, não consegue engravidar e resolve adotar a menina. Aí começa a história, que tem um fim emocionante e de rendição.
Recomendo muito o livro.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Katia 25/06/2014

Lindo romance que foca as dificuldades da adoção e das relações mãe e filha. Comovente e emocionante, nos leva a refletir sobre como as diferenças culturais repercutem nas relações pessoais. Recomendo.

Renata.Louise 30/08/2020

Perfeito
É o tipo de livro que me deixa extasiada. Acabei de terminar a leitura e ainda estou emocionada!
Todos deveriam ler esse livro, não só pela história comovente, mas para conhecer um pouco a cultura de alguns lugares da Índia.

O amor de mãe fica muito claro com esse livro. Conseguimos perceber que não existe diferença entre o amor biológico e o de coração.

Vemos uma mãe que sente falta da filha que ficou apenas alguns dias ao seu lado e também, vemos uma mãe que lutou para conquistar o coração da sua filha e fazer o melhor por ela.

Eu recomendo demais!