Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Sofrimentos do Jovem Werter

Augusta 31/01/2013

O livro trata de rapaz alemão muito romântico e idealista, burguês como não deveria deixar de ser, se apaixona pela mulher de um conhecido.Essa sua paixão chegga a ser patológica, uma vez que o faz concentrar todo seu ímpeto na imagem da adorada. No relacionamento com o casal, suas insinuações a princípio são tímidas porém com o passar do tempo tudo começa a ficar evidente. Percebe-se que a narrativa mistura-se a vida real de Goethe e Wherther. Na parte final do livro, o que creio esperamos, embora não queiramos:o jovem Werther se mata em nome do seu sentimento. Do seu Amor pela mulher que de tanto ama-la não poderia jamais contrariá-la a ponto de trazer-lhe amarguras ao seu casamento.
Werther nutria não uma paixão mas uma verdadeira obsessão pela jovem.
Goethe fez esse livro baseado em uma estoria verdadeira ou a sua estoria mesclada com outras. Na edição que acabo de ler há um pós-facio que ilustra bem isso.

Heitor.Hissao 21/07/2022

Provavelmente a coisa mais romântica já escrita, não é sem motivos que foi o pontapé para o movimento. Lendo fica muito claro a relevância que essa história teve para a literatura e é perceptível a total grandiosidade da obra.

Tudo é muito exagerado. Essa paixão artística do Werther, o amor pela natureza, a paixão por Carlota, o suicídio. E Goethe, como um grande autor, colocou esse exagero em todas as linhas. A forma que ele escreve demonstra total falta de senso que estar apaixonado faz a uma pessoa, é um livro muito humano que demonstra como seria, se nós, sofrendo por amor não correspondido, perdêssemos todo o nosso senso e razão.

Le petit cygne 04/12/2023

Depressivo Chato
Não vale a pena perder seu tempo lendo, a não ser que você seja tão chato quanto o protagonista, um depressivo chato.
JoAo 04/12/2023minha estante
Caraí kkkkkkkk

Crøw 11/03/2015

Extremamente emotivo, mas demora pra ficar legal.
Até que enfim terminei de ler isso, só voltei a ler por conta de certas badtrips. Quando comecei a ler o livro, achei o começo bastante chato, mas somente no decorrer da segunda parte é que a história começa a ficar boa e o Werther começa a expor seus sentimentos sobre Carlota, si mesmo e sobre o mundo. O final também é ótimo e as referências bibliográficas nem se falam, 8/10

Nuza 28/08/2016

"O que é o coração humano!"
Definitivamente amei ler esse livro. Por meio de suas cartas a seu amigo, Werther transmite todos os seus sentimentos dá mais extrema alegria e contentamento a uma avassaladora tristeza e desespero, envolvendo sua nova realidade e uma paixão profunda que o tortura. Mas tudo é descrito de uma forma tão profunda e poética que te faz gostar de ler, as vezes parece que tenta passar a beleza da dor. Um livro calmo mas profundo e que seria um desperdício não ser lido.