Irmãos Pretos

Irmãos Pretos Hannes Binder...

Resenhas - Irmãos Pretos

Vênus_Alice 21/09/2022

Irmãos pretos
É uma história que se passa na Itália do século XIX, onde a pobreza e fome se faziam presentes.

Uma família precisa vender o filho mais velho, Giogio de 13 anos, para um golpista, ele então teve enfrentar um árduo e insalubre caminho até Milão, viu todas as outras crianças morrerem, exceto o seu amigo que sobreviveu.

Ao chegar em Milão se tornaram limpadores de chaminé, situação que não sobreviveriam muito pois seus compradores não lhes pagavam, os alimentavam mal e os deixavam viver com roupas rasgadas e descalços, mesmo no inverno rigoroso, além de dormirem no chão.

A cada tenpo que passava ele ficava com saudade de casa e desmotivado, a família que lhe comprou o tratava mal e o filho deles sempre aprontava e colocava a culpa nele. Sua salvação foi a filha doente que acreditava e o defendia.

Um dia ele descobriu que as crianças limpadores de chaminé se agrupavam, os Irmãos Pretos, onde se apoiavam e planejavam a fuga.

Um dia Giogio ficou muito doente em uma casa que limpava e conheceu o médico que transformou sua vida.

Sem mais detalhes, é uma história que conta como a história das crianças e pobres se repete em cada canto do mundo, como várias realidades existiam e ainda estão aqui.

Mas em algumas história, há outros caminhos e a "sorte" pode também cruzar o seu caminho.

Joyce 25/08/2014

Irmãos Pretos
O livro que eu li, conta a historia de uma garoto que foi vendido pelo pai a um homem estranha a troco de dinheiro. O nome do menino é Giorgio. Ele foi levado para Milãó, no começo Giorgio não queria ir. Mais no fim acabou aceitando pois sua mãe tinha ficado doente e sua família não tinha dinheiro para pagar um medico. Giorgio foi vendido por 25 francos. Isso era o suficiente para sua mãe ser examinado e e também comprar alimentos para seu pai,sua mãe, seus irmãos gêmeos e a Nonna. Indo a caminha de Milão Giorgio conhece um menino chamado Alfredo, os dois viram grandes amigos e juram lealdade um para o outro. Os dois meninos mais um grupo de jovens entram em barco na companhia de um homem que tinham uma cicatriz muito feia no rosto. Como estava um tempo muito chuvoso o barco que o grupo estava acaba virando no meio do mar. Alfredo e Giorgio acabam se salvando. Ouviram um grito de ajuda vindo do meio do mar, quando olharam bem era o homem da cicatriz. O mesmo homem que estavam levando eles para Milão para trabalhar como limpador de chaminés. Os dois puxaram o homem para uma ilha, assim que acordou o homem ficou espantado pelo fato dos dois garotos ter salvado a vida dele. Como eles estavam sem barco tiveram que seguir viagem a pé, ou então, pegando carona. Por fim eles chegaram em Milão, onde foram disputados por vários homens. Alfredo foi vendido para o homem de cara amarela. que agarra a mão de Alfredo sem ao menos se despedir do amigo Giorgio. Giorgio foi vendido para o Mestre Rossi. Por fim foi levado para sua casa. chegando lá a mulher fez uma péssima recepção ao garoto, no começo ela nem queria da comida ao menino. O filho da senhora Rossi, chamado Anselmo também não gostou nem um pouco da chegada do garoto. a unica que dês do começo gosto do menino foi Angeletta, a filha de Mestre Rossi e senhora Rossi. Logo no primeiro dia Giorgio saiu pra limpar a chaminés,na primeira chaminé que ele foi limpar, como não tinha pratica nenhuma ele quase morreu sufocado. Com o passar do tempo Giorgio não estava sendo bem tratado, estava desnutrido e muito doente. Até aguardente Giorgio já havia tomado. Num belo dia Anselmo roubou a carteira do pai e todo mundo acusou Giorgio. Só que Angeletta viu o irmão pegando a carteira e contou para seus pais. so que Giorgio havia fugido com medo. Só que acabou sendo pego pela policia e levado novamente para casa do Senhor Rossi. Giorgio encontrou seu amigo Alfredo, que também estava muito doente. Qua alguns dias depois acabou morrendo, deixando Giorgio como capitão do seu bando, os Irmãos Pretos.
Num belo dia Giorgio passou mal. Ele foi trabalhar, dentro da chaminé ele desmaiou. Sorte que no local onde ele estava tinha um medico. Que o ajudou muito. comprou roupas para Giorgio, sapatos, cachecol,paleto,muitas coisas novas. Teve um dia que Giorgio resolveu fugir com quatro dos seus amigos. Tinham muitos policiais atras deles , e um homem ajudou eles a fugirem. Eles conseguiram escapar, o homem da cicatriz acabou sendo preso. Giorgio virou professor. E assim seguiu sua vida.
Angela.Oliveira 17/05/2017minha estante
Boa noite. Vc poderia me enviar por PDF, ou email :angelacharitas@gmail.com, o livro Irmãos pretos, preciso para ler e fazer prova. Obrigado.
Tenho WhatsApp 971411054

Bilu 30/07/2017minha estante
Pode me mandar o PDF também? Estou muito interessado neste livro! E-mail: willerr.isaac@gmail.com

Jesus 24/09/2018minha estante
Boa tarde,
Pode me enviar em PDF? novembro26@hotmail.com

Lozi 21/10/2018minha estante
Boa noite. Vc poderia me enviar por PDF, ou email : lozidd@terra.com.br, o livro Irmãos pretos, preciso para ler e fazer prova. Obrigada.
Tenho WhatsApp (48) 99903-2582

Leila.Lima 31/10/2018minha estante
Boa noite, preciso ler este livro para um trabalho escolar, você pode me enviar um PDF, por email? Meu email: leila.baumart@gmail.com, desde de já obrigada!

Jeovania.Pereira 12/03/2019minha estante
Gostaria que me enviassem em PDF. meu e-mail é jeovania_matos@hotmail.com. O livro Irmãos Pretos. Preciso fazer provas com ele.
Obrigada!!!

IsaS7 04/03/2023

Gostei
A história em si é muito interessante, as reviravoltas são muito intrigantes, porém a leitura é bem complicada, tem que prestar bastante atenção para entender melhor.

Ana 13/09/2021

Eu tive que ler esse livro pra escola, então não tava botando muita fé nele, sabe como é né? Mas impressionantemente, eu gostei do livro. Um livro que trata sobre um tema pesado (porque fala sobre tráfico de crianças) mas de uma forma tão leve. É um livro super rápido e tranquilo, daqueles que você lê em um dia. As ilustrações---- simplesmente perfeitas.

Sara 09/05/2024

O final foi meio confuso
Personagens:??
História:??
Fluidez:?
Plot:???

Achei essa história bem mau desenvolvida, é um assunto tão sério deveriam ter feito com mais capricho.

MaineCraft 20/03/2021

Um livro incrível
Acho que foi um dos livros mais rápidos que li.
Nele, conhecemos o Giorgio, um menino de Sonogno que se vê em uma situação de miséria, e por isso é levado para trabalhar como limpador de chaminés em Milão.
As ilustrações são lindas, e complementam a história de um forma leve
Tenho que dizer que chorei um pouquinho no fim dele kkkk

Isa ! 27/11/2023

Acabou assim???
O livro começou muito bom, só que foi decaindo aos poucos, chegou um momento que eu não tava entendendo mais nada dele, tinha tanto potencial pra ter um final descente, mas me decepcionou muito
anesuasleituras 27/11/2023minha estante
concordo!

Carlinha 20/04/2022

Literatura infanto juvenil
Historinha bacana que conta a história de um menino que foi vendido pelo próprio pai para um esquema de trabalho infantil.
Achei a história bem morninha, de vagar pra caramba, como se tivesse sido contada por uma criança de 10 anos.
Mas é uma leitura rápida, belas ilustrações.
Bom para espairecer a cabeça.

Ceci 21/12/2023

É assustador como essas situações ainda são a realidade e como muitas famílias precisam escolher esse caminho para sobreviver.

Melissa 10/09/2023

Irmãos Preto
Um livro que li por conta da escola, cumpre o que ele propõe mas não se propõe à muita coisa. Fala muito sobre a questão do trabalho infantil na Europa por conta da limpeza de chaminés e as condições precárias de trabalho

mariadsena 05/09/2023

Irmãos pretos
Li em um dia para a escola, por ser uma leitura rápida e fluida. as ilustrações são muito bem feitas e complementam a narrativa, que foi resumida demais e em certas partes até confusa, por faltar informações. a história, apesar de tratar de temas sensíveis, tem um caráter mais leve. vale a pena para passar o tempo, porem nada muito memorável.

Victoria.Filgueiras 20/07/2021

Eu gostei bastante, a história aborda um tema sensível de uma forma leve para todos entenderem. Além de ser uma leitura super rápida e fácil!

Ju 01/05/2022

Meu irmãozinho leu esse livro pra escola e acabei resolvendo ler também. O livro é bom considerando o público alvo. Além de ser um livro bem curto (só 144 páginas) tem muitas imagens e elas descrevem cenas da história que os autores não colocaram em palavras. Os desenhos são muito bem feitos, apesar de, às vezes, não entender o que estava acontecendo na imagem. A temática também é muito boa, creio que nunca tinha lido um livro falando sobre tráfico de crianças ou trabalho infantil (mas era mais trabalho escravo mesmo).
O livro é rapidinho e tem vários pontos positivos, não consegui me prender tanto a ele. Achei que não desenvolveu tão bem o protagonista e a história. Sem contar que, às vezes, mencionavam o nome de algum personagem mas eu nem sabia que grau de parentesco (ou amizade) essa pessoa tinha com o protagonista (ex: Anita - obs: procurei no começo do livro e não tinha achado). Enfim, acabei dando 3 estrelas.