Fidel - O Tirano Mais Amado do Mundo

Fidel - O Tirano Mais Amado do Mundo Humberto Fontova

Resenhas - Fidel - O Tirano Mais Amado do Mundo

Mari Oliveira 06/12/2012

"Ninguém gosta mais do capitalismo como quem viveu o comunismo!!" palavras proferidas por humberto fontova
Um livro que comprei e li com o intuíto de entender mais sobre a história de Fidel ,do comunismo e de Cuba. Um livro que mostra que comunista não se importam em usar armas para matar ,torturar oponentes do regime mesmo que exilados,discute a diferença entre regimes totalitários e regimes autoritários,conta também toda a história de Cuba ,do verdadeiro Fidel ,tirano.

Recomendo pra quem gosta de história e boa leitura!
Toni 24/01/2013minha estante
Sim minha cara, o Comunismo foi uma grande tragédia do século passado que matou cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Pena que na A. Latina, esta ideologia tão amada pela esquerda, é vista como solução política para o caos vigente. (O Brasil se entregou a ela)

Paulo José 29/01/2013minha estante
Pretendo ler este livro em breve assim como ler livros escritos por Fidel e biografias de diversos autores. Devemos sempre analisar os dois lados da história.

Rui Alencar 13/04/2013

Bom relato para os que ainda se fascinam com a história do país e do Ditador eterno.

Acho que também tem um pouco de revolta no relato do autor.

Algumas coisas me saltaram aos olhos:
- ...Pag. 42/43...Antes de serem arrastados para o paredon e amarrados à estaca, muitos tinham a maior parte do sangue de seus corpos drenada. O sangue era vendido no mercado mundial.

- Pag. 87...a mídia adora ditadores de esquerda, e Fidel não é uma exceção.

- Pag. 139...Che especializou-se em psicologia da tortura.

- Pag. 146...A única habilidade que Che dominava era o assassinato em massa de homens indefesos.

- Pag. 251...Havana passou Bangcoc como "capital do sexo infantil no mundo".

- Pag 286...Fidel ensinou ao mundo que a realidade não importa. Assassine, empobreça e tiranize o povo de um país por sua conta e risco, mas proclame-se um comunista, e as pessoas de esquerda pelo mundo afora vão amá-lo.

Alex 17/02/2015minha estante
A primeira e última citação também me estremeceram aqui.

Rafael 23/07/2015

A propaganda de ajudar os pobres e oprimidos ainda engana muita gente.
Fontova narra alguns acontecimentos acerca de Fidel Castro, e a forma tirânica de como ele governa Cuba . No entanto, muitas pessoas, inclusive celebridades, têm por ele grande simpatia por supor que ele ajude os “pobres e oprimidos”. Mas por trás da bandeira “politicamente correta”, esconde-se uma das piores tiranias do século XX.

Muitos cidadãos cubanos sonham em deixar a ilha. No primeiro capítulo, é narrada a história de uma mãe que perdera sua família porque estavam tentando fugir do país. Essa, portanto, foi uma das muitas histórias envolvendo pessoas que morreram afogadas tentando escapar da ilha.

Celebridades milionárias, como Naomi Campbell, Jack Nicholson, Angelina Jolie são fãs de Fidel. Apóiam o regime – pois é “politicamente correto” fazer uma revolução para ajudar os pobres e oprimidos. Ficam pousando de heróis na grande mídia. Na verdade, Fidel escraviza o seu povo: com falta de liberdade individual, de imprensa, econômica. Enquanto as celebridades gozam de privilégios que só o capitalismo pode oferecer.

Enquanto cineastas, atrizes, músicos apóiam o regime, pessoas estão sendo fuziladas, presas por ir contra a política castrista. Uma tirania que matou mais de 100 mil pessoas (um crime de estado contra a população). Roubos de propriedade privada para dar andamento na revolução, prisões em massa de opositores. Foram alguns dos piores acontecimentos do século XX.

O socialismo na teoria é muito fácil de se vender. Diz ajudar os pobres, teoriza uma sociedade sem classes, mais “humana”. Todavia, na prática o indivíduo é tolhido em nome do coletivo. O socialismo é a junção do poder político e econômico. Desse modo ele vira refém do estado. E agora há duas classes: a grande elite do partido (com seus muitos milhões) e o povo na miséria - ganhando um vale alimentação e um cortiço para morar dado pelo estado.

Enfim, ainda dá tempo dos “idiotas úteis”, militontos, celebridades enxergarem a realidade praticada em Cuba. Vocês estão apoiando uma ditadura, que quer deixar os pobres ainda mais pobres.

Pedro Henrique 08/05/2015

O retrato de uma ditadura que todos fingem não existir
Este livro é uma daquelas obras que não se comprometem com a imparcialidade, e que bom, pois assim pode se colocar tudo o que talvez outros tentariam colocar subliminarmente em entrelinhas. O autor com embasamento para aquilo que ele diz, nos mostra um lado do ditador cubano que assustadoramente nos é escondido nas universidades, apesar de não ser segredo a ninguém que este ditador matou milhares com sua revolução, muitos o amam e dizem ao mundo que é um homem santo. Esta obra desmascara com fatos comprovados, com relatos de pessoas que estiveram no paraíso que ninguém quer.

Uma obra favorável a um país governado por pessoas que são amigos de Cuba, nada como uma obra corajosa para acordarmos de nossas utopias e sono doutrinado.

Rick Muniz 14/01/2019

Livro Decepcionante...

Em ‘Fidel – O Tirano mais amado do Mundo’ o escritor Humberto Fontova escreve sobre a ascensão de Fidel Castro ao poder, onde se tornou uma das figuras mais emblemáticas de seu tempo.
O livro porém é muito ruim, eu demorei terminar pois a leitura se arrastava, há tempos não lia algo de tão baixa qualidade...o escritor exagera nas colocações e sua atitude gera uma descredibilidade ao ser claramente parcial.
Ademais, as citações são exaustivas e contraditórias, cansando o leitor...
O escritor gastou tempo demais atacando Fidel ao invés de contar a história do líder cubano. Ele poderia ter escrito a biografia de uma maneira diferente, contando desde a infância até a idade adulta, mas intercala uma série de histórias paralelas que geram desinteresse ao leitor mais atento.
Em suma, não vale a pena. Fidel, mesmo um ditador, merece uma história a seu respeito escrita em melhor mão...

Jamile 19/07/2017

A mídia ama ditadores comunistas
A leitura desse livro foi uma experiência impactante. A única coisa que aprendi em meus estudos primários sobre história e sobre Cuba, restringiu-se a saber que: a sua medicina era a melhor do mundo.
Talvez realmente fosse, antes do golpe comunista - e não revolução como muitos estão acostumados a chamar - tivesse se sucedido.
De toda forma, foi chocante descobrir o que esse governo fez num pais, que estava entre os melhores do mundo, uma nação onde os recursos mais básicos são escassos. Sendo envolvido em todo tipo de atrocidades como tráfico de drogas, milhares de prisões e execuções de cunho político, e até tráfico de sangue humano!!!
E como se não bastasse esse dilúvio de atrocidades, ainda encontrou em diversas personalidades da socialite mundial, apoio e admiração. Isso realmente é asqueroso. Quando não, negavam de todas as formas o fato dele realmente ter sido um comunista. O que de fato é muito comum entre seguidores dessa seita masoquista. Negar seus atos.
Seria para mim uma leitura de poucos dias ,acabou-se por se estender um pouco mais, devido a minha incapacidade de absorver tantos absurdos em tão curto período.
Bastante referenciado, o livro pode servir como o ponto de partida para quem desejar se aprofundar nos estudos, podendo também servir para alguns esclarecimentos e entendimentos da Cuba castrista.
A minha? grande descoberta foi essa: a mídia idolatra ditadores comunistas.

Lanzellotti 20/03/2014

Muito bom!
É um livro que expressa a revolta de todos que um dia tiveram a curiosidade de conhecer sobre o reinado assassino de Fidel e como este transformou um país deficitário em país pior que o Haiti, onde reina tráfico de drogas, sangue, órgãos e Havana recentemente passou Bangcoc como capital do sexo infantil no mundo. Mas, infelizmente "Fidel ensinou ao mundo que a realidade não importa. Assassine, empobreça e tiranize o povo de um país por sua conta e risco, mas proclame-se um comunista, que as pessoas de esquerda pelo mundo afora vão amar você.”

Matheus 22/04/2014

Algumas verdades inconvenientes
Quase tudo que sabemos sobre Fidel Castro e seu amigo Che Guevara está relacionado à Revolução Cubana. Por sermos latino-americanos, a palavra revolução, por si só, já nos remete a lutas sociais, a cenas em que o povo se une para enfrentar a tirania. Mas e se, na verdade, o que soubéssemos estivesse condicionado a uma visão torta da realidade? E se tivéssemos sido levados a acreditar que esses dois amigos, com apoio de outros tantos, salvaram Cuba, quando na verdade não foi bem assim?
Se você está cansado de ver a idolatria a essas figuras - especialmente de gente que não os conhece muito bem - leia este livro. Mas prepare-se, porque, como quase tudo em nossa política "bolivariana", há muita lama debaixo do tapete...