O Terceiro Tira

O Terceiro Tira Flann O'Brien

Resenhas - O Terceiro Tira

Luciano Gaubatz 29/01/2009

O Terceiro Tira
Uma genial pitada de humor irlandês... Certamente, deve ser uma terra muito estranha, a Irlanda, que produz autores tão bem-dotados de um humor nonsense e genial. Esse é o caso de Flann O'Brien e de seu livro O Terceiro Tira.
Tornado conhecido após a citação no seriado norte americano Lost, O Terceiro Tira destila toneladas de humor ácido por suas páginas. Temos um personagem que não sabe seu nome, um homem que jamais diz "sim" e um terno, curto e não-correspondido caso de amor de um homem por sua bicicleta! Tudo isso, temperado ainda com pequenas pitadas dos tempos modernos, então chegados à Irlanda: as teorias de Einstein, a filosofia de Berkeley, a turbulenta história irlandesa, está tudo lá, nas entrelinhas. Ou como bem poderia dizer algum dos policiais de nossa história: um livro sempiterno, recomendadíssimo!
Geisa 28/01/2017minha estante
undefined

Fernanda Staub 01/04/2013

Doidinho
Nada faz muito sentido nesse livro, da até vontade de desistir no meio do caminho, mas no final vale a pena. Cômico.

anonimoBR 27/02/2024

Círculo
É um livro estranho, diferente dentre os livros "diferentes". Oscila entre maçantes racionalizações circulares sem nenhum nexo com um humor absurdo e mesmo uma espécie de horror existencial. Tudo misturado e acontecendo ao mesmo tempo.

Às vezes sentia que estava "lendo" um desenho animado, outras uma espécie de ensaio pseudoscientífico representado em uma história sem pé nem cabeça, um "Alice no País das Maravilhas" às avessas.

De um modo geral é difícil sequer descrever a leitura sem soar redundante, circular e contraditório como a própria obra. Creio que uma forma direta de a descrever seria como "única".

leonardo.capis 24/06/2021

Influenciado pela matéria de uma revista há mais ou menos 14 anos, adquiri esse livro na esperança de que ele me trouxesse alguma luz sobre o seriado que eu assistia na época: Lost. Logo nas primeiras páginas fechei o livro, deixando acumular poeira. Até que ano passado, sem razão nenhuma, resolvi dar mais uma chance para o romance do escritor Flann O’Brien, do qual eu não conheço nenhuma outra obra. Misturando um crime e muito surrealismo, sua história nos leva a situações difíceis de tomar forma em nossa mente, mas que nos prende para que possamos, enfim, desvendar o final.

Tudo começa com o personagem central (que "não tem nome") relembrando sua amizade com John Divney, um homem que cuidava de sua fazenda, e como acabaram matando um velho chamado Philip Mathers na intenção de roubá-lo. Apesar do crime em conjunto, Divney esconde o conteúdo roubado de Mathers, se recusando a revelar sua localização para seu cúmplice. Essa é a porta de entrada para o começo do surrealismo que toma conta do restante do livro.

Nas páginas seguintes, a tormenta começa. A introdução de elementos confusos e que beiram o non-sense, como a delegacia e os policiais de comportamento excêntrico, me deixaram no escuro várias vezes. Quando as coisas pareciam estar tomando forma, mais confusão e falta de lógica. Tinha a impressão de estar lendo sobre um sonho, onde coisas impossíveis acontecem. Apesar disso, não tive vontade de abandonar o livro.

Apreciei a leitura, mas não sem sentir uma enorme dificuldade em me inserir naquela atmosfera surrealista. Os acontecimentos não são só absurdos, como são difíceis de enxergar um sentido, se é que tem algum. Junto à minha perplexidade ao ler a história, há também a do próprio personagem, que também não entende muito bem o que está acontecendo ao seu redor, o que fez me sentir menos sozinho.

Tive um grande medo de terminar o livro e ficar sem respostas, o que, felizmente, não aconteceu. Talvez esse tenha sido também um truque do autor, de fazer o leitor devanear sobre uma imensa confusão e não enxergar a saída mais simples. Portanto, se tiveres paciência, serás recompensado!

site: https://trincheirasdoocio.wordpress.com/2021/01/21/o-terceiro-tira/

Faby 09/04/2010

O caos do absurso
A incomparável situação do protagonista nesse livro é de assustar. A jornada de castigo que ele segue ao longo da história nos deixa, às vezes, atordoados. É difícil não se questionar em que estado de consciência O'Brien estava quando escreveu determinadas partes do livro. Recomendo pelo inegável poder de curiosidade e de estranheza que a história passa.

rodrichu 12/06/2022

Leitura louca e cansativa
Esse foi um dos livros que adquiri tentando encontrar algo que se aproximasse da leitura de Douglas Adams. Esse livro tem seus momentos, em alguns deles é até engraçadinho, mas devo confessar que a leitura é por demais enfadonha para que eu dê algo além de três estrelas. Três estrelas talvez seja muito inclusive. É que reconheço o esforço do autor. A qualidade da escrita é inegável. Só não entregou nada que realmente valha a pena ler.

Samantha 11/01/2009

Só leia nos dias em que estiver de bom humor...
M ASSIS 14/12/2011minha estante
Cara Samantha, entendemos e compreendemos que ainda há muito para você ver e aprender, mas você radicalizou, queimar um livro é um crime contra o conhecimento humano (como fizeram os espanhois em meio à inquisição na idade média)onde não se adimitia qualquer cultura extra cristâ. Conclusão: a civilização ficou mil anos atrasada em relação a tecnologia, medicina e demais ciencias importantes que já se dominava na época.
Sugestão: leia um pouco de filosofia também, vai te fazer bem.
Abraços