O Beijo das Sombras

O Beijo das Sombras Richelle Mead

Resenhas - O Beijo das Sombras

bellanacul 19/04/2021

não fede, nem cheira
Gostei bastante, mas não a ponto de dar 5 ?, sinto q não houveram acontecimentos muito chocantes ou reviravoltas que dariam o mérito. Já vou começar o próximo livro e to bem ansiosa.

LLy 02/12/2021

Vampiros orgulhosos e entidades religiosas vampirescas
O livro é inteiro narrado no ponto de vista da Rose, a melhor amiga e futura guarda costas da Vasilisa, que é uma dampira de apenas 17 anos e é extremamente orgulhosa.
E tem um plot muito envolvente e que não decepciona ao fim, a história trabalha muito bem o mistério que rodeia a Lissa, a investigação que a Rose faz para descobrir mais sobre a conexão das duas e ainda que eu não consiga entender a autora ter achado que vampiros católicos fossem uma boa ideia, o São Vladimir é muito importante pro desenvolvimento e sem ele seria muito difícil de resolver o mistério todo em 300 páginas.
É um universo de vampiros muito interessante e um dos mais diferentes que já li, mas não consegui entender porque os dampiros aceitam ser servos dos Moroi, eles não constituem família, trabalham uma carga horária terrível e dificilmente são reconhecidos se não forem extremamente famosos por matar Strogoi, não é mostrada nenhuma explicação plausível para que eles aceitem viver como vivem, as coisas simplesmente são assim nessa série.
Ansiosa pra ler o resto da série, mas receosa sobre os caminhos que as duas protagonistas podem tomar.

Caah 09/04/2021

MARAVILHOSO
Relendo pela quinta vez, e passando pra registrar que tudo continua PERFEITO! INDICO DEMAIS!
Thais 09/04/2021minha estante
Aaaa eu amo!

Clara Goldhar 24/01/2022

Dava para ter umas 50 páginas a menos no mínimo
Quase entrei em ressaca literária, mas consegui terminar esse livro, fiquei impressionada como uma história com tanta ação possa ser tão lenta e por vezes até entediante.
O mundo do livro é legal, têm personagens como o Dimitri, Christian e Lissa que são muito bons( por sinal o livro só parecia ficar interessante quando eles estavam em cena), só que a protagonista imatura e clichê torna difícil a leitura.
Eu imagino que isso tudo seja uma preparação para quando ela evoluir lá no quarto,quinto livro? pensarmos ?nossa que desenvolvimento de personagem!?, mas não, um crescimento de personagem que precisa de mais 4,5 livros é exagerado e muito lento, e é isso que torna o livro repetitivo com a rose por páginas repetindo as mesmas informações e demorando o livro inteiro para juntar as peças que quase todos ao seu redor ja tinham percebido.
Demora muito para ficar empolgante e essa empolgação dura uns 5 capítulos de 24

Camila 14/09/2009

O Beijo das Sombras
Achei muito gostoso de ler. Não senti vontade de largar a leitura. Na verdade li o livro todo em dois momentos: ontem antes de dormir eu li metade e hoje pela manhã li a segunda metade. O livro conta a história de duas adolescentes. Lissa Dragomir é uma princesa de uma das famílias reais da sociedade dos vampiros do tipo Moroi (os bonzinhos) e Rose Hathaway é uma dampira, assim mesmo com ‘d’, é metade humana e metade vampira, cuja missão é proteger Lissa dos vampiros Strigoi (os malvados). Muitos chegaram a comparar a série Vampire Academy com a série do Harry Potter por conta de algumas semelhanças. Como o nome da série leva a concluir, a história se passa em uma escola, em local isolado, onde estudam vampiros e guardiões. Além disso temos as personagens adolescentes com dificuldade de obedecer regras. Por último temos a existência de vampiros bons e vampiros ruins. Nenhum desse detalhes me tirou o prazer de ler O Beijo das Sombras. Mas não posso esquecer de mencionar que a história NÃO tem nada a ver com a série Twilight. Além disso é um livro infanto-juvenil, então não espere nenhum drama profundo ou abordagem intelectual.

Geh 16/10/2021

O beijo das Sombras
eu fui influenciada por uma booktuber que gosto muito.
eu já tinha assistido o filme faz muitoooo tempo e eu tinha gostado, então já começamos bem.
Eu simplesmente adorei, lembrei de algumas coisas ou sabe aquele sentimento de dejavu? eu gostei tanto, as personagens pareciam como se fossem próximos meu.
eu surtei, e as parte do dimitri ele é maravilhoso apenas.
A conexão da lissa com a rose, a amizade delas é uma coisa muito linda e assustadora ao mesmo tempo.
o casal lissa e chris (eu adorei ele também aliás) são uns amor.
E em questão do relacionamento do dimitri com a rose, claro que quem começa a ler o livro não espera aquilo no final, só que eu entendi e de certa forma eles não estão errados. Eles são guardiões, tem prioridades na vida e a prioridade deles tem que ser o Moroi que eles vão pegar. MESMO ASSIM, que saco....? SÓ QUE TEM MUITOS LIVROS PELA FRENTE AINDA, FÉ.
Por falar nisso, adorei o universo!!!!! tudo sobre dampiros, moroi, strigg, a escola, fornecedores... eu achei que debateu assuntos importantes de certa forma também.
eu quero continuar, foi uma leitura leve, uma escrita muito confortável.

rafasantanaa 24/06/2022

Gostei ?
Quem assistiu o filme antes de ler o livro certamente vai ficar em dúvida se a leitura vale a pena. O filme obviamente muda algumas coisas e não gostei muito da escolha do elenco. Mas ao ler o livro você certamente não se arrepende. Para quem curte o gênero vai gostar. A história é narrada pela Rose, melhor amiga de Lissa. Lissa é uma Moroi uma espécie de vampiro e Rose é uma dampira mistura de Moroi e meio humana. Dampiros são criados para serem guardiões dos Moroi o que consequentemente Rose quer ser de Lissa. A história se passa em uma escola de vampiros. Tem mistério, romance, ação. Uma mistura que juntos faz você ler várias páginas sem perceber.
Karen 24/06/2022minha estante
Vdd, o filme fez muita gente desistir

Purple1 24/06/2022minha estante
Eu AMO essa série. Se passaram anos e continua sendo a minha favorita de vampiros. O Dimitri foi o meu primeiro crush literário forte é verdadeiro Kk ???? Dimka Forever

rafasantanaa 24/06/2022minha estante
Hahahaha Purple to no livro 3. Por enquanto o Aura Negra foi o meu preferido e sim Dimitri é tudo. Graças a Deus o ator do filme não me roubou a imagem perfeita que criei desse Deus. Hahahha

Purple1 24/06/2022minha estante
Na minha cabeça o lindo Dimitri tem a aparência do Ben Barnes (ele foi minha proteção de tela por muitos anos Kk) Só vi o filme 1 vez porque não queria esfregar a imagem dos personagens pra mim. Amo muito os livros, fiquei meio chateada com a escolha dos atores rsrs

rafasantanaa 24/06/2022minha estante
Na minha cabeça o Dimitri tem a aparência do Keegan Allen de cabelo cumprido. Hahahaha
Mas o seu também é muito o Dimitri. (Pesquisei pra ver, haha)

Purple1 24/06/2022minha estante
Fui pesquisar Keegan Allen. É gato também Kk ^^ Aimelds Dimitri inspira o melhor ??

rafasantanaa 24/06/2022minha estante
Imagino a Lissa maravilhosa também. Não igual aquela água de salsicha do filme.

addie 10/10/2021

muito melhor do que eu esperava
Eu comecei esse livro sem grandes expectativas, achei que seria um Crepúsculo 2.0, mas não, foi completamente diferente do que eu imaginei e foi muito bom, na verdade.

Apesar da nota, não quer dizer que achei o livro ruim, inclusive achei uma leitura muito prazerosa.

A escrita é muito boa, é divertida e leve. Apesar de que achei meio maçante quando começa a lembrar de cenas passadas e contar sobre elas, mas tirando isso, é ótima.

O contexto do livro é muito melhor do que eu imaginei. Tem todo um sistema complexo de organização de poder dentro da universidade, tem posições pra cada tipo de vampiro e isso foi incrível!!! É um mundo ótimo, fascinante e muito bem explicado. Achei muito legal ver como a realeza é ambígua e maldosa, o típico clichê dos populares (que eu adoro).

Os personagens são espirituosos, especialmente a protagonista, Rose.

Eu fico em um meio-termo falando da Rose, porque ao mesmo tempo que a acho incrível, também acho ela insuportável. Ela é decidida, orgulhosa e engraçada, e amo isso nela, mas ela tem um senso de proteção com a Lissa insuportável (entendo isso, de verdade, mas não deixa de ser chato). Além de que essa constante preocupação com a Lissa acabou prejudicando o desenvolvimento do casal (Dimitri e Rose deveriam ter tido mais momentos aqui SIM).

A Lissa é ok, não tenho opinião formada sobre ela. Acho ela normal, a melhor amiga da protagonista. Ela é meiga e gentil, acho legal, mas nada empolgante.

O Christian, sério, TODO O MEU AMOR PRA ELE. Eu AMO ele, adoro ele, sou apaixonada por ele. Sério mesmo, ele é o menino sombrio com um passado triste e que ninguém se importa muito com sua presença, mas ele também é fofo, sarcástico e o tipo ?eu queimaria o mundo pela pessoa que amo?. O Christian é simplesmente cativante e encantador, estou MUITO ansiosa pra conhecer ainda mais dele. Apesar de não achar a Lissa uau, ela e o Christian formam o par PERFEITO. Eles se entendem, eles se ajudam e eles confiam um no outro.

O Dimitri foi totalmente diferente do que eu imaginei (achei que ele era o tipo libertino e devasso). Ele tem uma maneira de seguir as regras e ser rígido, mas ao mesmo tempo, ele é aquele brutamontes gigante fofinho e ele é completamente ADORÁVEL. Também adoro ele, ele e a Rose foram feitos um pro outro e. É. Isso. Sem discussão.

Também é apresentado para nós outros personagens como o Mason, aquele amigo da protagonista que tem uma queda pela mesma. Eu fiquei totalmente fall in love pelo Mason, sério, que personagem maravilhoso. Ele sempre estava tentando ajudar a Rose e sendo incrível.

O plot twist foi o que mais me decepcionou no livro, achei um pouco óbvio. Eu sabia quem era a pessoa que estava por trás de tudo desde o começo e foi meio desapontador. Entretanto, não anula o fato de que é um livro ótimo mesmo, incrivelmente leve e lotado de surtos.

Livia.Macedo 03/04/2023

Recomendo bastante!
Eu precisava de um livro sobre vampiros, já vi tanta gente falando bem dessa série de livros (também assisti ao filme antes) que resolvi ler, e não me arrependo.
Gostei bastante da narrativa, principalmente dessa nova forma de ver os vampiros e como seria uma sociedade criada por eles, que é como qualquer outra, cheia de furos e hipócrita.
Uma coisinha que me incomodou um pouco era o "efeito manada" que ocorria bastante na estória, como se as pessoas não pensassem por si próprias uma vez sequer (apesar de várias vezes isso realmente acontecer), no entanto, no livro era muito recorrente.
De qualquer forma, super indico o livro e não vejo a hora de ler os outros.

Jakelline 08/05/2022

Confesso que eu assisti a adaptação antes de saber que se tratava de ua série de livros. Por gostar da história, decidi mergulhar na leitura para conhecer mais sobre os personagens pelos quais me apaixonei.

A amizade da Lissa e da Rose é muito forte. É interessante acompanhar essa dinâmica, ainda mais pela habilidade da Rose de conhecer os pensamentos da amiga. Outro relacionamento que eu adorei acompanhar é entre a Rose e seu instrutor. Eles têm uma química incrível.
E por causa de hierarquia dos vampiros, a espécie que os dois pertencem têm um instinto de proteção muito presente e acredito que isso vai se intensificar a medida que a Rose vai avançando no seu treinamento.

Preciso ressaltar que a leitura é fluída porque a autora descreve os acontecimentos sem se perder em descrições. Os personagens secundários não são muito desenvolvidos por causa do destaque dado nas duas amigas. Aí tem um ponto que eu gostei bastante que está relacionado a narração da história. Ela é narrada em primeira pessoa e apesar da Rose ser a narradora, nós momentos em que ela está na cabeça da Lissa não nos deixa perdidos, pelo contrário, é fácil distinguir os pensamentos e ações de cada uma.

Para finalizar, se você gosta de história de vampiros, não pode deixar de ler essa série.

Dê 1 08/06/2022

Ler esse livro foi com voltar a juventude
Lembro de quando assitir o Filme pela primeira vez, foi tão empolgante. Foi o começo de uma entrada nesse mundo que não teria fim. O filme é o meu xodó! ?

Então, depois de anos decidir ler o livro... E É PERFEITO! As intrigas, amores, e principalmente o amadurecer da personagem principal é tão gostoso de acompanhar.

Gosto de personagens fortes que não deixam se intimidar por pressão alheia. Rose, é esse personagens forte, sarcástica, e que vai passar por cima de tudo para defender, lissa.

Ansiosa para ler os próximos livros!

Gabi 13/05/2021

apaixonadaaaah
comecei a saga no começo do ano e não tinha ideia que ia gostar tantoooo!! Fiquei muito surpresa com a história, achei que ia ser igual as outras histórias de vampiros que a gente vê, mas é super diferente. Ameei

kaliny.jeovana 12/11/2020

Inusitado
Não tão inusitado assim... parece que as escritoras de ficção fantástica estão seguindo bem a receita de fazer uma personagem com personalidade forte e inconsequente.
Achei o livro bem chato e bem vazio, achei interessante o que eles trazem sobre problemas como suicídio, mas só isso.
A protagonista é chata e, ao meu ver, se sente totalmente o centro do mundo. Talvez isso seja algo relacionado a adolescência.... vamos ver nos próximos livro (e se ou lendo o segundo e parece ser só ladeira a baixo) .
A rose é aquele tipo de mocinha que se não estive do lado do ?bem? e fosse a principal, a acho que ela não seria tão atrativa assim. Ela sempre prega a responsabilidade que possui com a Lissa, mas isso não é provado. Talvez coisa de adolescente? Sim, que tem uma visão deturpada sobre o que é responsabilidade. Elas passaram dois anos fora e ela sequer fez exercícios ou treinou corretamente? Isso é burrice! Se ela estivesse ciente sobre os perigos e as ?responsabilidades? dela, não estaria da forma que estava. Ela se gaba tanto de ser guardião e tudo mais, mas não consegue fazer o mínimo. Não dar sangue para a Lissa não é o mínimo.
Outra coisa, que forçação de barra essa relação com o Dimitri, viu? Casal péssimo. Sem química, a não ser a forçada. Da vontade de perguntar para a autora: como um cara de 24 anos com a vida feita está atraído mais que fisicamente por essa criança imatura? Gente, pelo amor de Deus! Ela é muito imatura. Falar que quer proteger a Lissa e ?sabe? das suas responsabilidades, NÃO SIGNIFICA MATURIDADE.
Inclusive, lembram do caso do Quarentenados? Uma menina de 12 é um menino de 19? Pois é... 7 anos de diferença. O mesmo em relação a Rose e ao Dimitri. A única coisa certa que a autora escreveu sobre o casal foi: daqui a 10 anos a idade não faria tanta diferença. REALMENTE NÃO FARIA! Em dez anos de diferença ela não estaria na ESCOLA, eles poderiam se falar de igual para igual, ela teria tido TEMPO para REALMENTE amadurecer.
Pior casal, nojo inclusive. Ele com toda a responsabilidade é vivência não deveria estar atraído por ela. Não dá para normalizar isso!

Conan0 28/04/2021

Melhor origem de vampiros
Faz tanto tempo que eu li que quero ler de novo até chegar nos que faltam pra terminar a saga.
Um dos poucos livros que eu ainda lembro (vagamente) da história mesmo depois de anos

Iza 09/09/2021

Ansiosa para começar o segundo! Como já tinha assistido ao filme, comecei a ler com os personagens e a trama já idealizados, mas como na grande maioria das obras, o livro foi bem melhor que o filme. Já vou começar amanhã mesmo a ler a continuação, Aura Negra.