O Escafandro e a Borboleta

O Escafandro e a Borboleta Jean-Dominique Bauby

Resenhas - O Escafandro e a Borboleta

thelondonriver 23/03/2022

MUITO BOOOM
Decidi comprar achando que era só um livro que tinha dado origem a um filme, ao qual eu já assisti e gostei bastante, mas quando descobri que é uma história real achei ainda mais interessante
Em geral é uma história bem simples, mas o ponto de vista do narrador é único; é muito estranho e doido pensar que tudo isso, cada palavra, veio da mente dele, que não conseguia fazer nada
É um livro muito bem escrito e muito bonito, além de divertido, realmente gostei bastante

Ceci 20/03/2022

Achei um livro cansativo de ler apesar de ser bem curto, a linguagem usada é mais antiga e tem termos meio desconhecidos pra mim.

Sobre a história, é uma lição de vida sobre aprender a ressignificar as coisas realmente importantes pra você.

Selma 09/03/2022

Livro curto, mas ritmo lento por conta do vocabulário rebuscado
"Meu sino de mergulho se torna menos opressivo e minha mente voa como uma borboleta. Há muito a se fazer. Você pode passear no espaço ou no tempo, partindo para a Terra do Fogo ou para a corte do rei Midas."

Esse livro saiu na frente de todos os outros da minha lista de leitura logo depois que eu assisti a adaptação cinematográfica. Jean-Do já tinha ganhado meu coração nos minutos iniciais do filme, vivendo em seu escafandro particular com borboletas a percorrerem-lhe a mente. No livro, a poética do autor é ainda mais tangível: os dias passam sem muita sequência, mas criam um encadeamento de sensações que nos conecta ao hospital Berck à beira-mar que abriga outros tantos que sofrem com problemas vitalícios. É um livro tocante, daqueles que facilmente podem listar em algum ranking sobre obras necessárias para a vida. No entanto, para quem não viu o filme ou escolhe o livro sem muito embasamento pode parecer uma obra difícil de digerir num primeiro momento: são dezenas de palavras rebuscadas do vocabulários – algumas das quais nunca havia lido na vida! – e é necessário algumas pausas no ritmo para consultar o significado. Ainda assim, principalmente no Kindle, não é algo que prejudique a leitura, acrescentou a experiência de certo modo.

Sobre o filme inspirado no livro, segue aqui também a minha resenha publicada no Letterboxd:
Que grata surpresa! Esse foi um daqueles filmes que eu não fui muito atrás de saber sobre ele antes de dar o play. Bastou a sinopse curta do MUBI, seu país de origem e o poster para que eu me interessasse. Não sou lá muito acostumada com a estética dos filmes europeus, exceto àqueles que se tornam praticamente blockbuster de tão comentados (como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), mas acho que esse daqui consegue extrair bem o que se espera de um filme francês. Seus planos que fogem do que se tem como comuns e listados por teóricos, seu quase sempre presente granulado da fotografia, sua música milimetricamente adicionada, seus cortes secos que também cortam a nossa expectativa a cada cena e seu jeito de contar uma história de maneira que prende tão bem que mal vimos o tempo passando. A gente ri, chora, sente-se frustrado, põe-se no lugar e vive cada segundo, ora como Jean-Do, ora como os profissionais que o cercam e a família que o visita. Que obra-prima! ❤

Bruno Malini 16/01/2022

Curtinho
Mas emocionante. Para quem se interessar também tem o filme baseado no livro que é muito bom e emocionante

Mel ð¯ 16/01/2022

O escafandro e a borboleta
Esse livro é uma história real sobre a perspetiva de um homen que, após um derrame, vive enclausurado em sua própria mente, sem conseguir se mover ou falar. Aos poucos ele aprende, com a ajuda e a empatia de uma fonoaudióloga, uma nova maneira de se comunicar com as pessoas e descobre, em seu eterno monólogo interno, a reconstruir os significados de prazer, de família, de amar e de viver. E com seu olhar singular, nos proporciona uma profunda imersão em suas experiências.
Uma verdadeira lição sobre o que e quem realmente importa na vida.

vfrauzino 08/01/2022

O espírito de um corpo cativo que vaga como uma borboleta
?Haverá neste cosmo alguma chave para destrancar meu escafandro??

De piscada em piscada, uma obra prima foi criada. Imerso na síndrome do encarceramento, Jean-Do ressignifica o curso de sua existência concebendo um livro apenas com o que era possível: o olhar e uma boa companhia. O escafandro já não o oprime tanto, pois ele o compreende no seu real propósito: um símbolo de exploração em mares turbulentos. É dessa forma que ele inicia sua jornada de percepções, o tempo todo guiado por Odin, que o ensina que a sabedoria só vem através de sacrifícios. Renascido como uma borboleta após a metamorfose, Jean-Do agora enxerga o mundo muito além... graças ao seu olho que tudo viu e tudo vê.

Recomendo muito esse livro! Uma leitura rápida e incrível! Que possamos todos enxergar além e reconhecer a importância dos momentos vividos pois, para alguns, só restam a companhia dos corvos de Odin... a memória e o pensamento.
Gio 08/01/2022minha estante
Puxa vida que resenha bonita! Me interessei mto pelo livro

vfrauzino 13/01/2022minha estante
Obrigada!! Vale mt a pena :)

Marcal4 11/12/2021

Tocante
Leitura fácil e rápida, bem reflexiva, cheguei a assistir o filme dessa história na faculdade de psicologia, bem tocante.

Juliana.Cardoso 04/12/2021

Meu livro favorito
Esse livro é um que releio quase que anualmente há mais de cinco anos. Simplesmente o relato mais belo da potência do querer viver e da ressignificação do que foi vivido. Jean Dominique Bauby trás de formas crua um dos medos que acredito existir em todo o ser humano em maior ou menor grau: será que estou vivendo em sua completude essa experiência de vida?

Muitas pessoas tem receio de ler este livro por medo de se sentirem tristes, acredito que essa leitura nos ajuda a reorientar a forma como lidamos com a velocidade do mundo no século XXI e como escolhemos onde gastamos nosso tempo e energia. Recomendo esta leitura para todos aqueles que sente-se borbulhados por questões existenciais internas!!

Joao.Pedro 12/10/2021

Atordoante
Este é um daqueles livros em que você termina pensando em como a qualquer momento sua vida pode mudar totalmente do dia pra noite, e que faz você querer passar mais tempo com as pessoas que ama e mostrando esse amor não só com palavras mas com ações. Faz você querer aproveitar um pouco mais a vida e as coisas mais simples como se fosse a primeira vez.

Carol (@carolebiomed) 11/09/2021

Uma história incrível!
O que me chamou atenção nesse livro logo de cara foi o título... "O escafandro e a borboleta"... com certeza é um dos títulos mais lindos que eu já vi, li e ouvi. Eu não sabia nada sobre esse livro, mas o título sempre me atraiu. Eu queria saber qual era a relação entre o escafandro, um objeto pesado usado em mergulhos, e a borboleta, um ser leve e livre.
A história é incrível de inúmeros pontos de vista. O autor escreve muito bem, apesar das dificuldades que nos relata. Cada capítulo é um pedaço de pensamento, um pedaço da sua história narrada de uma fora muito bem humorada em alguns momentos. É um excelente escritor.
O livro vai trazer muitas reflexões ao leitor, eu me peguei refletindo várias vezes durante o dia sobre esse livro. É uma leitura que eu recomendo muito para todo mundo! Não perca a oportunidade de ler esse livro.

Juliano.Ramos 06/07/2021

Um dos melhores livros que já li, curto, viciante, com uma história comovente mas cheia de humor inteligente, o Jean Dominique Bauby personagem principal é escritor do livro sofre um AVC aos 43 e seu corpo perde todos os movimentos e sensações, porém com cerebro em pleno funcionamento, ficando apenas com o olho esquerdo para se comunicar com o mundo, atráves desse olho ele aprende a se comunicar e transcrever as sensações que vem sentido, a cada capítulo existe um pedaço da vida dele no hospital e situações as comoventes e outras cheias de humor irônico, livro que todos deveriam ler. Fantástico.

Gabi Spinassi 24/06/2021

Deus, pq me faz chorar?
Uma da coisas que eu mais gostei do livro foi o resgate das memórias e usava para reconstruir/construir novas. O lance do pai dele me comoveu demais, é um livro comovente, sensível e com uma história sem igual

Luís Otávio 30/05/2021

A tragédia do escafandro e o milagre da borboleta
Mesmo que essa obra seja uma pequena mostra da vida de Jean-Dominique Baby, não é tolhida por auto piedade, pessimismo ou ódio à vida e ao mundo (mesmo que tais sentimentos fossem compreensíveis), mas sim por profundas reflexões e lembranças de como a vida banal, as atitides corriqueiras não são valorizadas.

Em seu escafandro, Bauby ainda é capaz de nos fazer rir de seu desastre particular e acredito que essa seja a borboleta que ele tanto buscava. É um livro que, apesar de ter como pano de fundo uma verdadeira tragédia, não é trágico, mas sensível ao nos mostrar como atos banais, como a luz do sol entrando pela janela do quarto num dia ensolarado pode ser um verdadeiro milagre. Como a vida boa é um milagre.