Revista Espírita - Ano VIII - 1865 - vol. 8

Revista Espírita - Ano VIII - 1865 - vol. 8 Allan Kardec

Resenhas - Revista Espírita - 1865 - vol. 8

Andre 16/08/2020

A cada imersão numa edição da Revista Espírita como esta que acabei de finalizar mais me convenço de que precisamos estudar melhor Kardec. Não como aqueles que abraçam sua obra e se fecham para todo conhecimento novo que se seguiu (não são poucos, acreditem), porém, como os que compreenderam que a construção de um edifício sólido necessita de uma base segura. Recomendo fortemente o estudo das diversas edições da Revista Espírita, onde podemos compreender melhor o método e as reflexões do mestre lionês sobre a Doutrina, além obter excelentes conteúdos para reforçar a nossa fé sob a luz da razão.

Thiago Toscano Ferrari 02/06/2021

O ano marcado pelo lançamento da obra "O Céu e o Inferno"!
Esta ano foi marcado no primeiro dia do mês de Agosto o lançamento da obra "O Céu e o Inferno", abrindo assim a fase final da missão do Codificador que se aproximava do encerramento de sua tarefa. Kardec já combatia o dogma das penas irremissíveis desde o primeiro mês de lançamento deste volume, marcando assim o tom da obra que lançou este ano. Outrossim, foi marcado também pelo lançamento, no mês de Novembro deste mesmo ano, da 3ª Edição da obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo" com a sua devida ampliação e reorganização das temáticas, a fim de torná-la mais didática, como era característica da pedagogia do Codificador.

Kardec deixa claro que a Doutrina se dirige aos incrédulos e não aos que estão satisfeitos com suas crenças, respeitando-as amplamente, mesmo o Espiritismo não tendo o mesmo respeito pelos seus detratores. O Codificador trás ainda um longo discurso da razão da destruição dos seres uns pelos outros, salientando que a matéria nutre a matéria, deixando a cabo do princípio inteligente a indestrutibilidade, marcando assim a real importância da vida espiritual. Kardec ainda deixa claro que missão do Espiritismo é o da regeneração da humanidade e que a Doutrina não é o ponto final, mas o ponto de partida para as relações do mundo espiritual e físico, bem como a sua obra ser fruto do ensino coletivo do concurso dos espíritos superiores e coordenados pelo Espírito de Verdade, não cabendo a revelação espírita a um único espírito e nem mesmo um único médium. Existem ainda muitas reflexões do Codificaro que recomendo a leitura e estudo deste volume!.

eduanton 24/11/2023

Bastidores da codificação
Muito interessante para entender a época em que a revelação espírita aconteceu. Pode-se acompanhar as opiniões, as críticas e sarcasmos com os quais o espiritismo nascente se via em embate. É interessante notar as réplicas sempre dotadas de lógica e equilíbrio, alem das comunicações dos espíritos, algumas que foram utilizadas nas obras da codificação.