O Livro Branco

Henrique Rodrigues

Resenhas - O Livro Branco

Cleber 03/02/2021

The Beatles
Por ser um livros de vários autores já imaginava que não gostaria de todos os contos. Alguns são bem legais, já outros foram bem fraquinhos. Valeu pela curiosidade e já coloquei Os Beatles na minha playlist.

Vilto 30/10/2012

Resenha: O Livro Branco – Henrique Rodrigues (Org.)
19 contos inspirados em músicas dos Beatles

Lançado pela Editora Record, O Livro Branco, organizado por Henrique Rodrigues, foi um livro que me chamou a atenção em vários pontos.

As últimas cinco décadas não teriam sido as mesmas sem a aparição da banda dos garotos de Liverpool. A psicodelia, irreverência e revolução de suas músicas vinham embaladas num “...Iê- Iê- Iê- Iê...” alucinante. Como a literatura nada mais é do que um espelho – distorcido ou não - do que acontece no mundo, não poderia deixar de se curvar à beatlemania. A ideia de organizar uma antologia reunindo grandes nomes da literatura brasileira é digna de nota.

Outro detalhe que não passa despercebido é o projeto gráfico do livro. A capa criada por Tita Nigrí é forte por sua simplicidade, encaixando-se perfeitamente no bordão do design “menos é mais”.

Voltando aos contos, vou falar de alguns dos que mais gostei:

Ticket to write, de Lúcia Bettencourt - é o relato de um aspirante a escritor, falando sobre o seu livro, a um possível editor; obviamente, com a intenção de convencê-lo à publicação. Neste conto, um dos pontos que chama a atenção é a forma que o narrador relata sobre o assunto de seu livro; basicamente, a história de amor entre ele e a sua metamórfica mulher. O clima nostálgico embala o leitor através da fluidez do conto.

Nothing is real, de André Sant’Anna – talvez seja um dos contos mais cômicos do livro; já que, supostamente, apresenta os quatro “beatleman” num viagem alucinógena no banheiro do palácio da rainha da Inglaterra. Sant’Anna sugere que o conto ocorreria ainda no início da trajetória do grupo; entretanto, o mais engraçado é que em alguns momentos os personagens tem lucidez do que vai acontecer no futuro; porém tudo é encarado de forma tragicômica.

Blackbird, de Stella Florence – é uma narrativa forte e envolvente, pois registra a história de uma mulher que arrancou os olhos depois que encontrou a filha estuprada e morta. Penso que seja também para isso que a literatura serve, questionar irracionalidades que ocorrem em nossa sociedade.

1986, de André de Leones – aborda a questão da dificuldade de se entender os pontos de vista dos integrantes de uma família. Tudo isso, através da ótica de um menino que fica sozinho com a mãe, a partir de uma viagem que seu pai e seu irmão fazem a trabalho. Um diálogo, particularmente, chamou a atenção:

“Meu pai um dia me explicou o que é bunker. Ele me mostrou num livro.
Seu pai?
Foi. É um lugar que você constrói debaixo da terra para se esconder.
Você não precisa de um lugar debaixo da terra para se proteger.
Acho que todo mundo precisa”. (pg. 112).

Carta de são Paulo ao apóstolo João, de Felipe Pena – é um conceito um tanto inusitado, pois propõe o que seria uma carta do apóstolo Paulo (Paul McCartney) para o apóstolo João (Jonh Lennon). O momento em questão seria após a separação dos Beatles, porém o mais impressionante é a forma como o autor usa de uma linguagem que se assemelha às epístolas paulinas (da Bíblia) para tratar do acontecimento.

Um detalhe curioso que deve ser levado em conta quando se lê uma antologia é que provavelmente não se gostará de todos os contos. Simples assim. São vários autores com formas diferentes de contar histórias, mas é necessário se concentrar naquelas que se gosta; sem preconceitos, claro.

Enfim, O Livro Branco é um presente para os fãs de Beatles, que já gostam de literatura; e um bom começo para aqueles que curtem o “na-na-na-na” , mas ainda não têm o hábito da leitura.

Confira mais resenhas e novidades sobre literatura no blog Homo Literatus, acesse: www.homoliteratus.com

Carolina 28/03/2014

O Livro Branco é uma coleção de "19 contos inspirados em músicas dos Beatles + bonus track" organizada por Henrique Rodrigues. Encontrei esse livro por acaso e fiquei com muita vontade de ler, não só porque o disco branco sem nome (mais conhecido como The White Album) é um dos discos mais famosos da banda, mas também porque é um dos meus favoritos. E é literatura brasileira! Comprei para presentear o maior fã de Beatles que eu conheço, mas acabei ficando com o livro para mim. Ele ficou parado na minha estante por mais de duas semanas, até que, numa tarde chuvosa de sexta-feira, eu resolvi colocá-lo na frente das minhas leituras acadêmicas.
Li os vinte "contos" (explico as aspas daqui a pouco) no tempo que daria para ouvir o álbum duas vezes. A leitura já valeu por isso: adoro devorar livros só para lembrar que consigo. A equipe de autores brasileiros que compõem a obra conta com vários mestres e doutores em literatura, autores com várias obras publicadas, jornalistas famosos e gente que entende muito mais de música (e Beatles) do que eu poderia sonhar. Mesmo assim, embora seja um livro bom e uma leitura bem agradável, não acho seja uma obra literária brilhante. Talvez isso seja um problema de arte contemporânea - não vou entrar no mérito.
Os autores parecem ter interpretado a ideia de "se inspirar" em músicas dos Beatles de maneiras bem diferentes, em níveis bem diferentes. Algumas narrativas (vou chamá-las assim, genericamente, só por achar que nem todas se encaixam no gênero conto) são guiadas pelas letras de canções específicas, outras são inspiradas por títulos, algumas são mais uma homenagem à banda, sem muita especificidade. Bem, inspiração é inspiração. E há narrativas para todos os gostos: fragmentadas, psicodélicas, meio militantes ou pura e agradavelmente prosaicas.
Para não me prolongar muito, vou apenas selecionar as minhas "faixas" favoritas, em um top five.
5 - O barbeiro e o besouro, da Ana Paula Maia, me pegou pelo desfecho inesperado que me deixou boquiaberta. Também pela referência óbvia a um personagem que eu amo. Não posso falar mais para não entregar a história.
4 - Revolução no Grajaú, do Fernando Molica,  me cativou porque me pareceu a história de amor mais sincera da coleção. Qualquer semelhança com a minha vida pode ser ou não coincidência.
3 - Carta de são Paulo ao apóstolo João, do Felipe Pena, é muito sagaz no diálogo com o texto bíblico e me fez rir de verdade. Admito que é meio rude, mas isso nunca foi problema para mim.
2 - While My Guitar Gently Weeps, da Marcia Tiburi, tem uma relação íntima com a música, mas também traz um enredo inovador e emocionante.
1 - 1986, do André de Leones, tem um enredo que incomoda e comove na mesma medida. Gostei dele por tudo:  pela escrita, pelas perguntas não respondidas, pela tensão e, principalmente, por como o conto se relaciona com a música escolhida. É o tipo de conto que eu amo ler.
Não posso deixar de mencionar a "bonus track" escrita pelo Nelson Motta, entitulada Meu Beatle Favorito. É um depoimento cheio de nostalgia e verdade de alguém que pôde ver os fab four em toda a sua glória.  Fechou perfeitamente a coletânea.
O livro não mudou a minha vida e não tem a mesma força que a música dos Beatles, mas, mesmo assim, fica a sugestão da leitura para quem ama a banda e acha que música e literatura têm tudo a ver.

Matheus656 15/07/2022

De bom só a proposta
Pior livro que já li na vida (?)! Os contos são chatos que não valiam a pena a impressão desse livro. Mais uma vez o nome do quarteto foi usado para vender

Debora696 28/03/2013

Há histórias ótimas, mas a maioria é mais do mesmo.

suzi 19/07/2022

Cada conto é de um autor, então é de se esperar que não tenha tanta harmonia entre eles. Alguns são maravilhosos, outros eu não entendi muito bem a inspiração na música.
Mesmo assim, foi boa a experiência de ler ficção brasileira inspirada na melhor banda de todos os tempos (isto é fato).