Eu e Você

Eu e Você Niccolò Ammaniti

Resenhas - Eu e Você

Ceile.Dutra 11/03/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um livro de 160 páginas que se fosse todo escrito, ultrapassaria 300.

Lorenzo tem apenas 14 anos, mas já observou muito e comprovou na prática o que pode ser e o que não pode. Ele é um menino solitário que, por opção, não quer amigos ou outras pessoas próximas que não sejam seus pais e sua avó. Seu comportamento estranho já chamou atenção de muitas pessoas e ele teve que achar um meio termo: nem se isolar demais, nem ser muito popular. Ele só queria ser mais um para não ser notado. Seus pais vivem preocupados com sua vida "social" e desenvolvimento, então, em uma forma de deixá-los tranquilos, Lorenzo inventa pequenas mentiras, dizendo que as pessoas o acham simpático, por exemplo.

"Eu me misturava como uma sardinha em um cardume de sardinhas, me mimetizava como um bicho-pau entre ramos secos. E aprendi a controlar a raiva. (...) Agora, ninguém mais me enchia o saco."

Porém, ele acaba inventando para a mãe que foi convidado por uma amiga para ir esquiar na semana branca ("férias" de sete dias que acontece na Itália). Ele não imaginava que isso tomaria uma proporção tão grande para ela - que acha que aquilo é a maior prova de que ele está se relacionando com as pessoas e não mais afastando-as. Ao ver tanta empolgação, ele acaba encenando a viagem - coloca tudo que ele precisaria na mochila, carrega os esquis nas mãos e deixa que ela o leve até uma parte do caminho. Mas, na verdade, ele vai para o porão do prédio em que mora. Ele terá sua semana de solidão - fazendo coisas que gosta, sendo sua própria companhia. Tudo ia bem até sua meio-irmã aparecer e, de alguma forma, clamar por ajuda. Acontece que Olivia é uma mera estranha. Até aquele momento.

"Sentada na cama estava Olivia. Havia emagrecido muito e os ossos de suas faces estavam marcados e se destacavam. Seu rosto estava tenso e cansado, e ela cortou bem curtos os longos cabelos louros."

Como pode um livro tão pequeno carregar tanto sentimento? Apesar da leitura fácil e rápida, Eu e Você trata de coisas densas e tem muito mais do que aquilo que está escrito. Há tempos eu não lia um livro em menos de duas horas e esse me tirou do mundo por cada minuto em que me dediquei a ler. Consegui ver cada pedacinho da história, cada frase narrada por Lorenzo me fazia enxergar claramente com os olhos dele. Quem não tem vontade de sair do mundo um pouquinho? Quem, às vezes, não quer ficar sozinho somente para não fazer nada? Poder viver naturalmente, sem ter alguém te perguntando coisas, sem ter alguém esperando por respostas suas, sem ter responsabilidades, sem precisar atuar. Confesso que tenho vontade disso mais do que deveria, mas enfim.

Eu imaginava Eu e Você como um romance adolescente, beirando o infantil, mas eu sabia que ele traria uma melancolia encrustada em suas linhas. Lorenzo pode não ser melancólico, mas toda sua situação é triste e muito. Saber que você não é nem nunca vai ser o que as pessoas esperam e precisar atuar para confortá-las é triste. Este foi meu único acerto com o livro, pois ele trata de relações afetivas, aquelas que por mais que tentamos negar, ela vai existir e nos conectar; algum pedacinho de nós vai sempre ter um pouquinho de amor escondido, pois trata-se de relações familiares, o mesmo sangue. Eu e Você é intenso, real, palpável.

Engraçado é que o livro é simples, pequeno, traz só um pedacinho de uma história no passado (em 2000) e um pedacinho menor ainda no presente (em 2010), mas carrega uma carga de emoções infinita. Não é um livro, necessariamente, com começo, meio e fim, vários personagens secundários, cenários encantadores em Roma. Ele é uma semana da vida de Lorenzo, com tão poucos personagens quanto à pequeneza do círculo do adolescente e se resume a uma portaria de prédio, um porão empoeirado e um hospital. Sua grandeza está na complexidade dos sentimentos que estas poucas características reservam. Um livro que me marcou, que não sei se foi ótimo, mas só por ter me tirado do mundo caótico por um tempinho, foi favoritado.

P.S. O filme inspirado no livro estreará mundialmente em outubro deste ano.

Lelê 30/04/2013

Resenha:
Estou encantada com a narrativa de Niccolò Ammaniti. Maravilhosa!!

Em "Eu e Você" vamos conhecer Lorenzo Cuni, um garoto de quatorze anos que tem sérios problemas de socialização, é egocêntrico, não se enquadra de jeito nenhum. Lorenzo é extremamente dependente dos pais e também inseguro. Porém é bem inteligente.

"Aos pouquinhos, fui compreendendo como me
comportar na escola. Devia me manter à parte,
mas não demais, do contrário me notavam."
Pag. 39

A história é narrada em primeira pessoa. Lorenzo é quem conta tudo. Com flashes rápidos da sua infância, mais para explicar melhor sobre seu comportamento; até chegar ao ponto real, que é quando ele está com quatorze anos.
Na busca da aceitação por seus colegas da escola, Lorenzo começa a mentir, inventar histórias para todos, inclusive para sua mãe.
Até o momento que ele conta uma mentira da qual não consegue se safar. Não tem mesmo como voltar atrás, a não ser contar a verdade. Coisa que Lorenzo não está disposto a fazer.

Tudo estava indo razoavelmente bem, todos os planos de Lorenzo estavam caminhando e ele tinha conseguido contornar a situação. Mas a chegada de Olívia, sua meia-irmã, causa uma tremenda confusão.
Ela é bem diferente dele, tanto na idade quanto no temperamento. E o que os dois irão aprender e viver em apenas alguns dias, ficará marcado para sempre.

A capa do livro é bem bonita e a diagramação ajuda muito. A leitura flui rapidamente.

O final é de despedaçar. Perfeito. Um arremate de tirar o fôlego e encher os olhos de lágrimas. E ao mesmo tempo é super simples.

Recomendadíssimo.

AndyinhA 30/06/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

O livro apesar de fininho tem uma carga emocional muito grande, e ele na verdade conta 2 momentos tão importantes na vida do personagem, mas só entendemos a relação praticamente nas palavras finais. Ele narra sobre a vida de Lorenzo, talvez existam muitas pessoas como ele – com aversão às pessoas – não digo que ele as ache ruim ou queria mata-las, mas ele prefere ficar só em seu canto, desfrutando da sua própria companhia do que se dividir.

O forte da história é o momento que ele está na escola, precisamente a semana branca (algo como o spring break americano) e ele não quer ver ninguém, aí inventa um plano audacioso para ficar sozinho e aproveitar o momento de paz e sossego, mas tudo dá errado quando um visitante inesperado chega.

Apesar de curta, a história é bem emocionante e nos toca, tantos conflitos, tantos problemas e tantas mentiras e invenções para ser quem realmente se é. Lorenzo nos conta um pouco da sua vida, seu dia-a-dia e como foi tratado a vida toda. Apesar do personagem principal ser Lorenzo e ele aparecer em praticamente 90% da história, seus parentes, amigos e outras pessoas também fazem uma ponta, tentando entender o menino e nesse conflito a gente fica sem saber de que lado devemos ficar.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/02/poison-books-eu-e-voce-niccolo-ammaniti.html

cris.leal 04/07/2017

Bom!
O adolescente Lorenzo é tímido, solitário e antissocial e para conviver com os demais adolescentes, lança mão da interpretação e finge ser um personagem que fala, anda e se veste como os demais de sua idade. Assim, ele consegue conviver bem o bastante para não sofrer bullying. Mas, na realidade, Lorenzo não gosta de ninguém, além de seus pais e de sua avó, e seu grande desejo é se isolar do mundo.

Um dia, Lorenzo inventa uma grande mentira. Diz aos pais que foi convidado por amigos da escola para uma viagem de uma semana para esquiar, e se esconde no porão esquecido do seu prédio. Ele acredita que terá os melhores sete dias da sua vida, pois estará escondido de um mundo que é incapaz de aceitá-lo do jeito que realmente é. Seu plano dá certo até a chegada de sua meia-irmã, Olívia, ao esconderijo. A garota é problemática e ao ajudá-la, Lorenzo acabará ajudando a si mesmo.

"Eu e Você", de Niccolò Ammaniti, é uma história às vezes suave, às vezes ingênua, às vezes comovente, por vezes irritante e dolorosa, assim como é a própria adolescência.

É um livro de leitura rápida, muito bem escrito e com um desfecho de partir o coração. Recomendo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/04/eu-li-eu-e-voce.html

Pietra 02/11/2016

O começo estava bastante instigante, imaginei que fosse uma história mais pesada, mais reflexiva, porém do meio pro final tomou outro rumo e terminou inesperado, que no caso não foi bom. Mas de resto é uma leitura agradável e que flui bem.

Kleber.Tiago 23/08/2016

Sobre como um livro curto e cruel te fará ver melhor sua relação com seus irmão
Um relato simples e singelo sobre a relação entre irmãos no mundo contemporâneo.
Um relato sobre a força do amor que surge através da fluidez do sangue.
Um relato cruel sobre o abandono e a solidão, e sobre as promessas que não podemos cumprir, mas sobre os laços que podem ser criados durante alguns dias num porão rançoso e cheio do passado alheio, para alinhar um novo futuro.

Gigi 12/01/2015

#SuperIndico #EuEVocê
Quando peguei esse livro para ler imaginei que fosse encontrar uma história de amor e superação entre dois adolescentes. Entretanto, fui surpreendida com a narrativa. O livro conta a historia de Lorenzo, um adolescente introspectivo que se esconde no porão de seu prédio durante uma semana, fazendo a mãe acreditar que está em uma excursão do colégio. O garoto é um personagem complexo, com violentosataques de raiva. A narrativa do autor é extremamente emocional, com personagens reais e sentimentos mais reais ainda, eu não fazia ideia do que me esperava ao começar a leitura e foi triste e assustador conhecer a mente de Lorenzo e ao mesmo encantador a forma como ele lida com Olívia, sua meia irmã de 23 anos que aparece em seu esconderijo e acaba ficando com ele lá em meio a uma crise abstinência, a maneira como ele lida com ela, toda a maturidade que ele adquire de forma traumatizante é desconcertante e emocionante ao mesmo tempo, o autor não somente conta uma história ele nos faz sentir como o pobre garoto de 14 anos que não se enquadra e tem que crescer e descobrir quem é e onde quer estar no mundo. Lorenzo não é compreendido a não ser por nós, leitores, que conseguimos ler seus pensamentos. Me senti como a única confidente do protagonista, a única que compreendia suas motivações, seu temperamento tímido, antissocial, sua raiva. É por esse motivo que ao chegar ao desfecho, é imediata a vontade de saber mais sobre Lorenzo, sobre o que aconteceu em sua vida, já que a história toda é narrada na forma de uma memória, movida pelo bilhete que Lorenzo lê, entregue pela sua irmã há 10 anos. Assim como Lorenzo, Olívia também é uma personagem intensa, que apesar de tudo, desperta compaixão, é tanto sentimento que transborda, que o livro se torna altamente envolvente, eu o li em apenas dois dias e realmente terminei a leitura desconcertada, imaginando como deve ter sido a vida desse menino e tudo o que ele passou.
O que mais me encantou no livro foi a forma simples e realista que o autor caracterizou os personagens. Apesar de todos os defeitos, eles cativam o leitor desde os primeiros capítulos. O papel de Olívia na trama foi uma jogada genial, pois ela representa a mudança e o desenvolvimento do protagonista ao longo da leitura, quebrando suas barreiras e mostrando aspectos da vida que ele ainda desconhecia.

André 30/11/2014

Minha resenha
Resenha do livro Eu e Você, o maior troll que já pude ler (entenda na matéria) ;)

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/11/minha-resenha-eu-e-voce-niccolo-ammaniti.html

Otávio 24/08/2013

Poderia resumir a resenha de Eu & Você em apenas em uma frase: “Breve, mas instenso”
Mas, como respeito a vocês, farei algo bem mais elaborado.
O livro conta a história de Lorenzo Cuni, um jovem de quatorze anos, que é completamente antissocial e introspectivo e para não sofrer repressões, decide se camuflar dentro da “colméia de vespas” que é a sua escola, ele passa a falar, a agir e a se vestir como os outros.
Sua mãe é superprotetora e se preocupar com a introspecção do filho e isso faz com que ele se envolva numa farsa social de alta complexidade, fazendo a mãe achar que está tudo bem com ele.
Um dia, Lorenzo escuta colegas falarem sobre um passeio na Cortina, lugar o qual Lorenzo conhece muito bem, mas, como sempre, Lorenzo não foi convidado, mas isso não impede dele dizer a sua mãe que iria a este passeio.
Chegando o dia ele faz mais um show em sua atuação e finge se dirigir ao local do encontro, porém ele vai parar no porão de sua casa, onde ele passa a semana junto com a comida estocada, seu playstation e os livros de Stephen King.
Quando uma ligação pega-lhe de surpresa, é a sua meia-irmã, Olívia, que tem um relação deveras complicada com a família, e sua surpresa aumenta ainda mais quando ela passa a viver com ele no porão.
A semana passa, algumas coisas acontecem e o livro acaba.
Uma coisa que eu deveria ter explicado antes é que essa história toda é um flashback que vem logo após o momento em que o Lorenzo “crescido” fala com uma garçonete e finaliza depois da história toda ser relembrada e, voltando ao presente, ele revê sua irmã depois de todos estes anos.
O livro foi escrito por Niccolo Ammaniti, e publicado pela editora Bertrand Brasil. É um livro ótimo, feito para você ler em uma noite (problem?!).
A narrativa é envolvente e bem intensa e com um final mais intenso ainda. A escrita do autor é genial, e seus personagens são bem envolventes e trabalhados mesmo que em poucas páginas.
O único problema do livro foi na verdade, seu tamanho, pois deixa aquele gostinho de quero mais que dá vontade de morrer.
E acho que é bem justo uma opinião breve para um livro breve. Até mais!
Ricardo Rocha 30/07/2014minha estante
resta saber se é breve porque assim foi pensado ou se faltou o que dizer. "feito para você ler em uma noite (problem?!)" Bem, francamente, para mim é um grande problema... =/

Rafa 17/08/2014

Esse é um livrinho curto e muito bem escrito. De autor italiano, Eu e Você conta a história de Lorenzo, um adolescente deslocado que tenta fugir do mundo por uma semana e tem seus planos destruídos pela visita surpresa de sua meia-irmã Olívia.

Eu li esse livro numa viagem curta, talvez em uma hora, uma hora e meia no máximo. Mas é um livro bastante recheado. Lorenzo, para mim, representa toda uma geração de problemáticos. Ele mente para seus pais que foi convidado pelos amigos para ir viajar na "semana branca" para esquiar nas montanhas e para cobrir sua mentira, vai se esconder no porão de casa durante essa semana. Munido de comida, livros, músicas e vídeo game, ele tenta se isolar.

A fase da vida dele que é retratada é aquela típica adolescente, de estranhamento com o próprio corpo e com o mundo ao redor. Dúvidas como onde pertenço e se pertenço em algum lugar. Ele vive meio à parte, reage com violência se contrariado. A construção do seu personagem é bem interessante.

Ele só não consegue realizar seus planos pela visita inesperada da meia irmã Olivia, que o encontra no porão e precisa de sua ajuda com alguns problemas. Com a introdução dela na história, um outro lado da adolescência é retratado, porém, não quero entrar em detalhes, pois parte da graça está em descobrir junto com a história.

O livro é escrito em primeira pessoa e foca mais na construção dos personagens do que em ação. Existe ação no livro, mas muito pouca. O interessante dele é a margem para interpretação que o autor nos deixa dos pensamentos e ações dos personagens. Ele não força diálogos para nos fazer entender o contexto, ele deixa para que descubramos ao longo da história ou deixa margem para interpretação.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Eveline.Florencio 13/07/2014

Eu & Você
Primeiro livro italiano que leio e simplesmente amei.A história de dois irmãos totalmente diferentes que mal se conhecem que acabam passando alguns dias juntos em um porão ajudando um ao outro,ou seja, uma bela história de amor fraternal.Os personagens são bem cativantes sendo fácil de que o leitor se identifique com eles.
Uma história curtinha que li em um dia muito bem escrita e que certamente irei ler novamente.
"Obrigada por me ajudar estou feliz por ter descoberto um irmão escondido em um porão" - Niccolo Ammantine - Eu e Você.
Uma emocionante leitura que vale a pena ser descoberta.