Eu e Você

Eu e Você Niccolò Ammaniti

Resenhas - Eu e Você

Pietra 02/11/2016

O começo estava bastante instigante, imaginei que fosse uma história mais pesada, mais reflexiva, porém do meio pro final tomou outro rumo e terminou inesperado, que no caso não foi bom. Mas de resto é uma leitura agradável e que flui bem.

Kleber.Tiago 23/08/2016

Sobre como um livro curto e cruel te fará ver melhor sua relação com seus irmão
Um relato simples e singelo sobre a relação entre irmãos no mundo contemporâneo.
Um relato sobre a força do amor que surge através da fluidez do sangue.
Um relato cruel sobre o abandono e a solidão, e sobre as promessas que não podemos cumprir, mas sobre os laços que podem ser criados durante alguns dias num porão rançoso e cheio do passado alheio, para alinhar um novo futuro.

Roberto 11/09/2015

"Eu e você" promete pouco e entrega pouco
Lorenzo é um menino de 13 anos avesso ao mundo exterior a ele, no qual quer apenas se misturar e passar despercebido. Quando aparece uma oportunidade, ele inventa uma falsa viagem com amigos, conseguindo a permissão de sua mãe, comovida e esperançosa. Mas, na verdade, o que ele planeja fazer é trancar-se no porão do prédio e passar uma semana inteira vivendo solitário em sua própria bolha. O que ele não esperava era ser encontrado em seu esconderijo por sua meia-irmã, Olivia, que ele não vê há muitos anos e que acaba permanecendo lá com ele até o fim de sua semana de “retiro”.

A sinopse de “Eu e você” entrega pouco sobre o que se pode esperar de seu conteúdo, o que pode despertar a curiosidade de alguns leitores. Sem mencionar quaisquer eventos grandiosos, ela concentra a expectativa em torno do reencontro no porão – mas o que pode ter acontecido de tão significativo nele para carregar o peso dessa história? O que acontece é que, em geral, o conjunto da obra também acaba entregando pouco ao leitor. O que Niccolò Ammaniti consegue construir de melhor ao longo dessas páginas – e o faz bastante bem – é a personalidade peculiar de Lorenzo, enquanto escreve pelos olhos do menino. Em contrapartida, senti falta de um objetivo mais bem definido na escrita do autor. Uma história não precisa de um grande fluxo de acontecimentos para mover-se, ela pode sustentar sua progressão num plano mais intrínseco e psicológico. Em “Eu e você”, infelizmente, parece não acontecer muita movimentação em nenhum dos dois planos. A leitura, por conseguinte, acabou acrescentando pouco.

Em seu enredo, o romance carrega questões profundas e densas, como problemas familiares, envolvimento com drogas e aversão às outras pessoas. No entanto, o curto desenvolvimento dessas questões transforma o potencial da história em uma provável frustração com a leitura. Mas, fora por essa abordagem pouco frutífera dos temas que propõe, a escrita de Niccolò não soa por inteiro descartável, apresentando um mínimo de inspiração que, pelos elogios que já li a respeito dele, pode ter sido mais produtiva em outras obras.

rafajudd 15/05/2015

Um convite à análise da vida e da sociedade.
Não se engane pela capa e pelo título, o livro não trata de um romance entre estes dois. Niccolò nos traz um jovem relembrando de uma passagem de sua vida na semana branca (período do inverno em que se vai esquiar nas montanhas). Lorenzo, na época com seus treze anos, um adolescente sensível e inteligente que não vê a necessidade de socializar com os que o cercam, ao contrário de seus pais. Com isto, ele inventa para sua mãe que foi convidado para passar uma semana com os “amigos” do colégio em um chalé nas montanhas. Sem ter sido realmente convidado e não tendo como desmentir, ele planeja passar a semana branca escondido no porão do prédio em que vive com seus pais.

Reunida a comida, bebida, roupas, jogos e livros necessários para sua estadia, dá-se então inicio à semana branca. Lorenzo, então, nos revela uma face dele que ninguém mais conhece: o observador calculista. Com uma reflexão sobre sua vida até aquele momento, analisa a sociedade em que está inserido (sendo um adolescente, a sociedade em questão é a escola). Comparando-se à insetos imitadores, visualiza a escola como um vespeiro, onde as vespas reinam e ele é uma mosca imitadora. Imitando os demais consegue passar “despercebido” porém não se enturma, não que fosse seu objetivo. Ele está sozinho e muito bem, obrigado.

Até aqui achei que o livro seria apenas uma reflexão sobre a adolescência e o ambiente escolar, mas então temos o divisor de águas: a aparição da meia-irmã Olivia. Chegando para perturbar a doce, ou nem tão doce, calmaria do mar.

Eu poderia passar aqui horas falando sobre todas as minhas impressões do livro, mas corro o risco de que ninguém mais queira ler por já ter dado todo o segredo aqui.

O livro é bem curtinho, dá para ser lido em poucas horas, ou se você como eu prefere degustar a leitura, em alguns dias, menos de uma semana, provavelmente. A escrita é direta, sem muitos devaneios, com algumas referências da cultura POP que acabam nos situando no tempo real do acontecido. Com um decorrer totalmente inesperado, Niccolò nos presenteia com um convite à análise da vida e da sociedade.

site: http://antisocialreview.com.br/io_e_te/

Gigi 12/01/2015

#SuperIndico #EuEVocê
Quando peguei esse livro para ler imaginei que fosse encontrar uma história de amor e superação entre dois adolescentes. Entretanto, fui surpreendida com a narrativa. O livro conta a historia de Lorenzo, um adolescente introspectivo que se esconde no porão de seu prédio durante uma semana, fazendo a mãe acreditar que está em uma excursão do colégio. O garoto é um personagem complexo, com violentosataques de raiva. A narrativa do autor é extremamente emocional, com personagens reais e sentimentos mais reais ainda, eu não fazia ideia do que me esperava ao começar a leitura e foi triste e assustador conhecer a mente de Lorenzo e ao mesmo encantador a forma como ele lida com Olívia, sua meia irmã de 23 anos que aparece em seu esconderijo e acaba ficando com ele lá em meio a uma crise abstinência, a maneira como ele lida com ela, toda a maturidade que ele adquire de forma traumatizante é desconcertante e emocionante ao mesmo tempo, o autor não somente conta uma história ele nos faz sentir como o pobre garoto de 14 anos que não se enquadra e tem que crescer e descobrir quem é e onde quer estar no mundo. Lorenzo não é compreendido a não ser por nós, leitores, que conseguimos ler seus pensamentos. Me senti como a única confidente do protagonista, a única que compreendia suas motivações, seu temperamento tímido, antissocial, sua raiva. É por esse motivo que ao chegar ao desfecho, é imediata a vontade de saber mais sobre Lorenzo, sobre o que aconteceu em sua vida, já que a história toda é narrada na forma de uma memória, movida pelo bilhete que Lorenzo lê, entregue pela sua irmã há 10 anos. Assim como Lorenzo, Olívia também é uma personagem intensa, que apesar de tudo, desperta compaixão, é tanto sentimento que transborda, que o livro se torna altamente envolvente, eu o li em apenas dois dias e realmente terminei a leitura desconcertada, imaginando como deve ter sido a vida desse menino e tudo o que ele passou.
O que mais me encantou no livro foi a forma simples e realista que o autor caracterizou os personagens. Apesar de todos os defeitos, eles cativam o leitor desde os primeiros capítulos. O papel de Olívia na trama foi uma jogada genial, pois ela representa a mudança e o desenvolvimento do protagonista ao longo da leitura, quebrando suas barreiras e mostrando aspectos da vida que ele ainda desconhecia.

André 30/11/2014

Minha resenha
Resenha do livro Eu e Você, o maior troll que já pude ler (entenda na matéria) ;)

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/11/minha-resenha-eu-e-voce-niccolo-ammaniti.html

SakuraUchiha 29/11/2014

Triste porém realista!

Esta é a história de Lorenzo, um menino de 14 anos de idade que é diferente. O único filho de pais ricos, esnobes, ele é mimado pela mãe, que tem um profundo desejo de que seu seja popular.
Problemas na escola começam a surgir para Lorenzo, por isso seus pais manda-o para a terapia. Seu terapeuta maluco o diagnostica com "transtorno de personalidade narcisista", mas na verdade ele apenas tem vergonha de conversar com outras pessoas mesmo que no fundo ele deseja ser como eles.
"A vida é triste sem um senso de humor", diz o autor, e isso é exatamente o elemento que está faltando na vida do menino . Tudo o que ele faz, ele nunca pode se sentir feliz, nem mesmo um pouco feliz.
A mentira é o começo de tudo: Lorenzo, finge ser convidado pelos seus amigos da escola para ir as montanhas esquiar, ele convence os pais. Ele veio com um plano para passar a semana no porão de sua casa. E tudo está bem executado, pelo menos alguns dias desfrutando da companhia de uma pequena TV, PlayStation, três romances de Stephen King e várias séries de histórias em quadrinhos da Marvel, mas seu plano é frustrado pela inesperada chegada de Olivia, irmã problemática, que perturba seus planos e sua consciência.
Esta foi uma leitura interessante. Contada na primeira pessoa por Lorenzo, é uma história emocional que parecia muito realista para mim. Ele não chegou a terminar do jeito que eu esperava, me deixou eu me sentindo triste em como uma vida de drogas pode fazer com uma pessoa e com aqueles que os amam.
história não é apenas sobre adolescente e encontrar um lugar onde se pertence. É também sobre a família, vício e promessas quebradas. A qualidade da escrita que Ammaniti coloca em exposição é excelente. É simplista e real e certamente dê leitura fácil. Apesar do livro ser bom, não me deixou com vontade de mais.

site: https://bookzinga.wordpress.com/2014/01/06/niccolo-ammaniti-eu-e-voce/

Rafa 17/08/2014

Esse é um livrinho curto e muito bem escrito. De autor italiano, Eu e Você conta a história de Lorenzo, um adolescente deslocado que tenta fugir do mundo por uma semana e tem seus planos destruídos pela visita surpresa de sua meia-irmã Olívia.

Eu li esse livro numa viagem curta, talvez em uma hora, uma hora e meia no máximo. Mas é um livro bastante recheado. Lorenzo, para mim, representa toda uma geração de problemáticos. Ele mente para seus pais que foi convidado pelos amigos para ir viajar na "semana branca" para esquiar nas montanhas e para cobrir sua mentira, vai se esconder no porão de casa durante essa semana. Munido de comida, livros, músicas e vídeo game, ele tenta se isolar.

A fase da vida dele que é retratada é aquela típica adolescente, de estranhamento com o próprio corpo e com o mundo ao redor. Dúvidas como onde pertenço e se pertenço em algum lugar. Ele vive meio à parte, reage com violência se contrariado. A construção do seu personagem é bem interessante.

Ele só não consegue realizar seus planos pela visita inesperada da meia irmã Olivia, que o encontra no porão e precisa de sua ajuda com alguns problemas. Com a introdução dela na história, um outro lado da adolescência é retratado, porém, não quero entrar em detalhes, pois parte da graça está em descobrir junto com a história.

O livro é escrito em primeira pessoa e foca mais na construção dos personagens do que em ação. Existe ação no livro, mas muito pouca. O interessante dele é a margem para interpretação que o autor nos deixa dos pensamentos e ações dos personagens. Ele não força diálogos para nos fazer entender o contexto, ele deixa para que descubramos ao longo da história ou deixa margem para interpretação.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Eveline.Florencio 13/07/2014

Eu & Você
Primeiro livro italiano que leio e simplesmente amei.A história de dois irmãos totalmente diferentes que mal se conhecem que acabam passando alguns dias juntos em um porão ajudando um ao outro,ou seja, uma bela história de amor fraternal.Os personagens são bem cativantes sendo fácil de que o leitor se identifique com eles.
Uma história curtinha que li em um dia muito bem escrita e que certamente irei ler novamente.
"Obrigada por me ajudar estou feliz por ter descoberto um irmão escondido em um porão" - Niccolo Ammantine - Eu e Você.
Uma emocionante leitura que vale a pena ser descoberta.

Cristina Henriques 17/01/2014

Em um momento crucial de sua vida, Lorenzo Cuni relembra sua “semana branca” passada há 10 anos da data atual. Uma semana que deveria ser de paz e isolamento, mas que graças à sua meia-irmã, Olívia, se transforma em um marco de seu crescimento pessoal.
Lorenzo era um garoto de 13 anos, anti-social, com um certo complexo de Édipo, sem amigos, que preferia o isolamento ao convívio e que para suportá-lo fingia ser quem não era: um garoto comum de 13 anos.
Seus pais preocupados com seu comportamento, ficam felizes quando ele é convidado por uma turma do colégio para passar uma semana branca, 7 dias de férias em uma estação de esqui, em Cortina d’Ampezzo. Mal eles sabiam que nunca houve um convite, isso fazia parte de um plano do menino para passar uma semana sozinho no seu paraíso particular, o porão do prédio onde mora, com comida, livros e o vídeo game.
Tudo ia bem até Olívia aparecer. Sua meia-irmã bagunça seu mundinho de forma permanente. Viciada, ela decide que é hora de parar depois de viver uma situação degradante por conta de sua fissura pela droga. Ela está em crise de abstinência, precisa de um lugar para ficar e vai passar com o irmão por todo o inferno da desintoxicação.
Lorenzo se vê envolvido em um problema que não é dele, com uma irmã que mal conhecia e, para sua própria surpresa, ele se descobre preocupado com ela, com a avó doente, com as mudanças que está sentindo, consigo mesmo. Uma semana que mudou sua vida.

“Na verdadeira noite escura da alma, são sempre 3 da madrugada”
Francis Scott Fitzgerald, A era do jazz – citação do início do livro.

“As coisas, uma vez pensadas, que necessidade têm de ser ditas?”

“E aprendi a controlar a raiva. Descobri ter um reservatório no estômago e, quando ele se enchia, eu o esvaziava pelos pés, e a raiva acabava no chão e penetrava nas vísceras do mundo e se consumia no fogo eterno.”

“Por que não me deixavam em paz? Por que eu devia ser igual aos outros? Por que não podia viver por conta própria em uma floresta canadense?”

“Sozinho eu era feliz; com os outros, tinha que representar.”

“Isso de ficar escondido e cuidando de seus assuntos não significa que você é uma boa pessoa. É fácil demais pensar assim.”

“Dentro de mim, algo se quebrou. O gigante que me apertava contra seu peito de pedra havia me soltado.”

Bom livro. Leitura rápida e fácil. Apesar disso, o assunto tratado é pesado: problemas psicológicos, dramas familiares, separação, envelhecimento, drogas, confiança, companheirismo, promessas cumpridas e quebradas, tudo pincelado nada muito aprofundado mas de qualquer forma presente.
O final foi triste, mas fiquei pensando depois de terminar de ler, que não havia outro fim possível para esse livro, ele não tinha cara de livro com final feliz. O livro todo é lúgubre, denso, sombrio (a ambientação num porão claustrofóbico se encaixa perfeitamente na trama). Precisava terminar assim.

Carissinha 05/12/2013

Não faz muitos anos que realmente comecei a descobrir a literatura italiana, o que é curioso porque sou uma grande consumidora da música do país, gosto do cinema e da cultura da Itália. Desde que comecei a ler as histórias que saem da nação da Laura Pausini – cheias de referências à sua música e cultura – fiquei encantada pelo que encontrei. Em sua maioria é uma literatura poética e ao mesmo tempo crua, que faz pensar de alguma forma. E geralmente me faz ter a impressão de que aquela história deveria estar em uma tela.

“Eu e Você”, do Niccolo Ammaniti é um livro que já foi adaptado para as telas pelo genial cineasta BernardoBertolucci. O livro conta a história de Lorenzo, um adolescente um tanto quanto diferente. Ele tem um sério problema para se relacionar com as pessoas ao seu redor. Um dia ele acaba sendo obrigado pelas circunstâncias a ficar trancado com sua meia-irmã, Olivia. Eles não se veem faz dois anos, e os dois não têm nenhuma intimidade, mas o encontro acaba sendo muito mais profundo do que qualquer um dos dois imaginaria. E vai mudar a vida do jovem para sempre.

A sensibilidade da história me deixou encantada. É um livro bastante curto e, ainda assim, consegue comover e fazer pensar de uma maneira que não imaginava ao pegar para ler. Uma história cheia de assuntos sérios que são tratados com bastante naturalidade, mas fazendo com que o leitor pare para pensar no que está lendo.

O breve – muito breve – encontro dos irmãos é bonito de um jeito inesperado. O protagonista e sua irmã conseguem cativar mesmo quando o leitor acha que os dois estão agindo de maneira absurda.

A narrativa do autor é fluida, cativante e agridoce. Sem dúvida um livro bonito e que vale a pena ler.

site: http://www.carissavieira.com/2013/12/resenha-eu-e-voce.html

Manuella_3 30/10/2013

O livro é narrado por Lorenzo, um adolescente de 14 anos que não se socializa. Resolve passar uma boa impressão para seus pais fingindo viajar com a turma quando, na verdade, arquitetou um plano infalível: refugiar-se no porão do prédio em que mora.
A visita inesperada da irmã por parte de pai deixa Lorenzo no limite da tolerância. Depois das farpas iniciais surge uma cumplicidade entre eles. E o desenrolar é muito interessante... Uma semana de convivência e dois irmãos se encontram, se (re)conhecem e dividem o espaço de um porão bagunçado e malcheiroso.
As dores que cada um carrega não são compartilhadas com palavras, mas traduzidas pela necessidade de adequação de ambos.
O autor começa a história com um bilhete de Olívia, irmã de Lorenzo, escrito há dez anos, depois do fatídico encontro no porão. Só ao final da leitura saberemos o que ela escreveu e que Lorenzo guarda com carinho na carteira.
Termino a leitura com uma indagação que quase grita. Lindo!

Otávio 24/08/2013

Poderia resumir a resenha de Eu & Você em apenas em uma frase: “Breve, mas instenso”
Mas, como respeito a vocês, farei algo bem mais elaborado.
O livro conta a história de Lorenzo Cuni, um jovem de quatorze anos, que é completamente antissocial e introspectivo e para não sofrer repressões, decide se camuflar dentro da “colméia de vespas” que é a sua escola, ele passa a falar, a agir e a se vestir como os outros.
Sua mãe é superprotetora e se preocupar com a introspecção do filho e isso faz com que ele se envolva numa farsa social de alta complexidade, fazendo a mãe achar que está tudo bem com ele.
Um dia, Lorenzo escuta colegas falarem sobre um passeio na Cortina, lugar o qual Lorenzo conhece muito bem, mas, como sempre, Lorenzo não foi convidado, mas isso não impede dele dizer a sua mãe que iria a este passeio.
Chegando o dia ele faz mais um show em sua atuação e finge se dirigir ao local do encontro, porém ele vai parar no porão de sua casa, onde ele passa a semana junto com a comida estocada, seu playstation e os livros de Stephen King.
Quando uma ligação pega-lhe de surpresa, é a sua meia-irmã, Olívia, que tem um relação deveras complicada com a família, e sua surpresa aumenta ainda mais quando ela passa a viver com ele no porão.
A semana passa, algumas coisas acontecem e o livro acaba.
Uma coisa que eu deveria ter explicado antes é que essa história toda é um flashback que vem logo após o momento em que o Lorenzo “crescido” fala com uma garçonete e finaliza depois da história toda ser relembrada e, voltando ao presente, ele revê sua irmã depois de todos estes anos.
O livro foi escrito por Niccolo Ammaniti, e publicado pela editora Bertrand Brasil. É um livro ótimo, feito para você ler em uma noite (problem?!).
A narrativa é envolvente e bem intensa e com um final mais intenso ainda. A escrita do autor é genial, e seus personagens são bem envolventes e trabalhados mesmo que em poucas páginas.
O único problema do livro foi na verdade, seu tamanho, pois deixa aquele gostinho de quero mais que dá vontade de morrer.
E acho que é bem justo uma opinião breve para um livro breve. Até mais!
Ricardo Rocha 30/07/2014minha estante
resta saber se é breve porque assim foi pensado ou se faltou o que dizer. "feito para você ler em uma noite (problem?!)" Bem, francamente, para mim é um grande problema... =/