O Cérebro de Buda

Resenhas - O Cérebro de Buda

Paula @bookflags 15/11/2021

Reflexivo
Importantes dicas...
Curiosa ainda mais nas práticas budistas.
Aborda partes teóricas do sistema neurológico para que fique esclarecedor a quem não conhece neuro anatomia.

Yaaahsr 08/03/2020

Ciência da felicidade
Livro repleto de informações científicas devidamente referenciadas sobre a neurociência aplicada à felicidade. Ele faz um paralelo com as práticas meditativas inerentes à doutrina budista e como a ciência tem comprovado que elas são eficazes e eficientes. Além disso, o livro contém várias atividades práticas embasadas cientificamente para a conquista da felicidade. A prosa passa pelos temas do sofrimento humano, felicidade, amor e sabedoria. Ao término do material, os autores apresentam algumas informações sobre neuroquímica nutricional, para que possamos contribuir, endogenamente para o atingimento do bem estar.

Valentina.Rossigno 05/12/2018

O livro aborda de maneira simples a neurociência mesclada com os saberes do budismo de forma mais aprofundada nesse segundo campo. Creio que deva ser lido dando um tempo para as reflexões. Nos são dadas oportunidade práticas, digamos assim, para experimentar todas essas ideias. As meditações, práticas de atenção plenas e todos os outros ''exercícios'' são o principal do livro, colocá-los em prática, não vai nos fazer um Buda mas coloca num caminho legal de tranquilidade, compaixão e consciência. O entendimento de certos processos mentais também fica na sua cabeça depois.
*** Ressalva negativa para o Apêndice: poderiam ter excluído, na minha opinião pegou até mal aquelas ''indicações'' de suplementar mil coisas. Deixou até uma má impressão do livro. Mas, ainda assim, vou revisitar as partes que marquei e que pretendo incorporar na minha vida.

Erick.Silva 02/06/2021

O Cérebro de Buda
Esse livro é simplesmente essencial. É totalmente baseado em artigos e estudos científicos, do início ao fim, logo ele traz uma base que passa credibilidade para todo o conhecimento passado. É essencial também no teor das informações que ele traz, que visam melhorar a nossa vida em aspectos importantíssimos e trazer mais qualidade de vida e felicidade para o leitor. Tem exercícios e dicas tão importantes que vou precisar mantê-lo por perto para relembrar. Recomendo demais!

Ana 06/07/2021

Livro interessante para saber mais sobre como o cérebro funciona quando meditamos. Traz alguns exemplos de exercícios para a prática.

marcela cedroni 15/07/2021

smp tive mt interesse em saber sobre buda e o budismo
comprei esse livro que traz um pouco de ciencia no meio disso tudo
não eh uma leitura facil, eu, no caso, achei bem dificil kkk por isso demorei uma vida pra ler
porem é mt interessante saber como a nossa cabeça funciona com base na ciencia e na neurociencia

Raquel 18/04/2021

Livro mais técnico e por vezes óbvio
Livro interessante com apontamentos sobre como a meditação atua em nosso cérebro, de todas as formas, relacionado a hormônios também. Demorei um pouco pra terminar, pois por vezes considerei uma leitura prolixa, fiquei com um pouco de expectativa por uma linguagem em que demonstrassem de formas mais específicas e talvez até com exemplos mais reais de como acontece essa relação entre a prática e o cérebro, por vezes o autor também faz algumas afirmativas que na minha visão eram um pouco óbvias, sem essa relação direta em que estava esperando. Por volta de 70% a leitura fica melhor e conseguir termina-lo com mais facilidade, fez mais sentido e com apontamentos interessantes.

Fabiano 13/04/2018

Conteudo bom, apesar do titulo...
Apesar de ter um aspecto de auto-ajuda em alguns pontos, o conteúdo tecnico é bem esclarecedor. Aborda, na profundidade adequada para leigos como eu, os componentes cerebrais envolvidos com o processo cognitivo, bem como os neurotransmissores e a dinâmica toda envolvida.

De quebra trás alguns paralelos com princípios budistas...

Manu 17/03/2019

Uma abordagem interessante
Ainda não havia lido uma posição científica a respeito da meditação e dos efeitos do sutra budista no cérebro de quem pratica. Foi muito interessante saber o que acontece quimicamente na nossa cabeça quando meditamos e adotamos tal filosofia no dia a dia. Além da conversa neuropsicológica sobre efeitos e mudanças neurológicas, o livro vem com exemplos de meditações e explica muito simplificadamente os preceitos do budismo para quem busca alcançar uma vida mais plena e feliz.

Eloi 24/09/2020

Meditem....
Este livro foi escrito por um neurocientista e um neuropsicólogo e é muito legal de lê-lo.

O mais interessante é que os autores mostram como é a influência da meditação em nosso cérebro.

Ele dá exemplos por meio de relatos científicos dos benefícios de certas técnicas de meditação em nosso dia-a-dia.

Ler ele é uma motivação para você querer começar a meditar e ter uma vida mais próspera.

Mike 17/01/2024

Neurociência descomplicada para a felicidade
Este livro aborda conceitos de neurociência de maneira simplificada e acessível para entendermos como é o funcionamento do cérebro e como podemos potencializar a felicidade.