Três Vezes Zumbi

Três Vezes Zumbi Jean Marcel Carvalho França...

Resenhas - Três Vezes Zumbi

Saracino 13/04/2013

Pequena obra, no entanto, de valor inestimável para a historiografia a respeito de Zumbi e dos Quilombos dos Palmares.

Os autores, França e Ferreira, traçam, as diversas construções e reconstruções de Zumbi/Palmares ao longo de toda a história brasileira. O Zumbi/Palmares do período colonial, uma pedra no sapato que deveria ser mensurada e destruída; O Zumbi/Palmares do período imperial, que serviu como oposição fracassada à incrível força do Brasil os bandeirantes, brancos, símbolos da civilidade contra a barbárie negra; E por fim, o Zumbi/Palmares da república, cada vez mais um símbolo de contestação, um herói da esquerda, um herói dos movimentos negros e quem sabe até um heróis dos homossexuais.
Fundamentados nas fontes históricas e nas obras dos principais expoentes do tema, Jean Marcel de França e Ricardo Alexandre Ferreira, evidenciam, utilizando como exemplo o líder de Palmares, Zumbi, que a história muda com o tempo e que ela serve, serviu e sempre servirá aos homens de seu tempo.
Viruga 15/12/2017minha estante
Essa biografia parece dar um tapa em toda a bagunça de outras obras. Por exemplo: A biografia mais popular parece ser a de Décio de Freitas que já foi acusado de fraudador de fatos em prol do comunismo marxista da época. Vou ler esse na esperança de ser a biografia oficial dos fatos rico em fontes.

marianasampaio0 10/12/2020

ZUMBI DOS PALMARES, PORTUGUESES À PALMOS DOS MARES
Esse livro conta a história por trás do quilombola que mais significou em relação a época escravocata no Brasil.

Esse livro junta os mais diversos relatos e documentos sobre zumbi, fazendo o leitor a entender melhor a época colonial e a escravidão.

Livro extremamente importante, principalmente pra quem gosta de história.

Esse livro me ensinou o que a escola nunca me ensinaria.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

'Três vezes Zumbi' apresenta ao leitor um mapa das diferentes versões que a sociedade brasileira formulou a respeito do Zumbi dos Palmares. Os autores examinam as construções culturais de Zumbi, criadas em três períodos da história - o colonial, o da formação do Brasil como nação, e o contemporâneo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565339032