Judith Butler e a Teoria Queer

Judith Butler e a Teoria Queer Judith Butler

Resenhas - Judith Butler e a Teoria Queer

Alan Alves 26/12/2022

Excelente compilado das obras da Judith sobre gênero. É um bom começo pra quem quer se aventurar nas obras de Butler.

Adriana Scarpin 14/12/2015

O presente livro está dividido da seguinte forma:
- Por que Butler? Onde Salih discorre sobre as principais influências de Butler: Beauvoir, Wittig, Rubin, Hegel, Nietzsche, Foucault, Freud, Lacan, Althusser, Derrida e Austin.
- Ideias-chave, divididas em 5 capítulos:
1- O sujeito: Um apanhado geral das considerações butlerianas a respeito do sujeito hegeliano contidos em Subjects of Desire.
2- O gênero: Entrada na teoria queer propriamente dita através da análise de Gender Trouble, que é uma mistura das teorias psicanalíticas, foucaultianas e feministas.
3- O sexo: Salih aqui discorre sobre o amálgama teórico presente em Bodies that Matter a respeito da sexualidade pontuando a interpelação (Althusser), o performativo (Austin), a significação (Freud e Lacan), o constructo (Foucault) e a recitação (Derrida).
4- A linguagem: A partir do livro Excitable Speech Salih analisa a proposta de Butler em não censurar as palavras ofensivas e sim coloca-las em processo de ressignificação.
5- A psique: The Psychic Life of Power segundo Salih faria um casamento entre o conceito de poder foucaultiano e a psicanálise.
- Depois de Butler: Um apanhado geral das maiores críticas que outros pensadores tinham a respeito de Butler, como o estilo de escrita difícil, a impossibilidade da performatividade como resistência para as mulheres socialmente marginais e a aparente passividade normativa da posição política de Butler.

No geral é um ótimo livro para se conhecer o pensamento corrente de Butler até os anos 2000, mas um tanto defasado porque tanto a teoria queer quanto o pensamento sócio-político de Butler (apesar do diálogo constante com suas obras anteriores) evoluíram nos últimos 15 anos.

Jess.Carmo 17/12/2021

Uma introdução acurada do pensamento de Judith Butler
Encontramos na obra de Sara Salih uma introdução acurada do pensamento de Butler e de sua importância para o estabelecimento da teoria queer. Além disso, a autora faz uma espécie de cartografia dos principais autores que influenciaram o pensamento butleriano. Também traz as principais referências que tecem críticas ao pensamento da estadunidense.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

jhdep 06/03/2022

Butler, a filósofa da inquietação
Conhecer Butler tem sido um desafio: quanto mais descubro essa filósofa inquietante, múltipla e subversiva, entro numa jornada de autodescoberta e entendo que a contradição, a instabilidade e a multiplicidade presentes na forma em que escreve representa, na verdade, um alinhamento com seu conteúdo: o questionamento à noções normativas, pretensamente estáveis e ontológicas que envolvem o sujeito, a identidade, a linguagem, o gênero e o sexo.

Sarah fez um trabalho brilhante ao conseguir desnudar conceitos que são pilares da filosofia butleriana, além de elucidar seus principais referenciais teóricos e suas contribuições às mais diversas áreas do conhecimento; não de forma simples - simplicidade não é característico de Judith - mas ainda assim de uma forma que possa ser compreendida se a partir de uma leitura crítica e atenta.

pi 09/07/2020

Jamille 07/01/2017

Uma baita teórica. Estou ainda em um primeiro contato com as teorias de Butler mas me parecem desafiadoras. Vale muito apena pelo menos uma vez ter algum contato com algo dessa intelectual, suas teorizações incitam um pensar crítico sobre temas contemporâneos cruciais. Importante leitura.

Pedro Andrade 26/06/2017

Introdutório
Ótimo livro para quem não é familiarizado com o pensamento de Judith Butler, explicando na medida certa, entre superficialidade e aprofundamento, suas referências e teorias.

Lucas Magalhães 28/02/2018

The beginning...
O livro fornece uma otima introdução para aqueles que querem se aventurar nos livros de Butler...

Rafael.Longo 06/01/2023

Ótima introdução
Esse livro resulta de uma pesquisa extensa sobre as obras de Butler, suas influências e pensamentos.
Ele resume, de forma bastante elaborada, os conceitos de gênero, sujeito e performatividade trabalhados por Butler.