Os Colegas de Anne Frank

Os Colegas de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Colegas de Anne Frank

Péula 03/02/2015

O livro não fica preso ao tema Anne Frank, embora Os Colegas falem bastante do seus relacionamentos com ela. O livro relata a experiência que cada um teve frente ao Holocausto. Com se esconderam, como viveram nos campos de concentração, ou até mesmo como se livraram da perseguição, sem precisar de esconderijo. Tive a oportunidade de conhecer Nanette Konig pessoalmente. Ela é uma das colegas que conta sua história no livro. As pessoas costumam dizer que muitas pessoas pegaram rabeira na história de Anne para publicarem livros, mas eu acho isso válido. O Holocausto é algo que jamais devemos esquecer, e todos os relatos, por mais difíceis de "digerir", são importantíssimos para dizer que ele existiu.

Mara 01/08/2014

Relatos de quem conheceu Anne Frank
Esse livro relata experiências de quem conheceu e conviveu com Anne Frank. Cada colega de turma guarda uma lembrança diferente, cada um sobreviveu à época do Holocausto de uma forma...
Interessante saber da realidade vivida por crianças nessa época tão triste da história da humanidade. Saber como estão depois de vários anos, os que sobreviveram...
Lua 10/09/2014minha estante
Que interessante! Não conhecia este livro.

Lynnë 20/09/2013

Para quem gosta de Literatura sobre o Holocausto, deve ler 'Os Colegas de Anne Frank'. Quem não leu o diário dela, deve ler antes e reler depois desta leitura.

Esse livro me mostrou um outro lado da Anne que eu nem sonhava que existia. Além de desenvolver um carinho por todas essas pessoas que estudaram com ela e passaram por momentos indescritíveis durante essa terrível guerra.

Saber que uma das melhores amigas de Anne, Nanette veio para o Brasil, em São Paulo, tão pertinho é bom. Fico feliz que ela tenha tido a oportunidade de vir para um país tão acolhedor.

E para variar, quanto mais eu leio sobre o assunto, mais eu quero saber. Sinto como se fosse parte de outra vida minha.
Mara 01/08/2014minha estante
Também tenho essa mesma impressão, sinto vontade de conhecer cada vez mais tudo sobre Anne Frank.

Péula 03/02/2015minha estante
Lynne, tive a oportunidade de conhecer a Nanette, mês passado em uma exposição sobre a Anne Frank. Se você mora no Estado de São Paulo, fica ligada, porque até o fim do ano que vem, essa exposição vai percorrer todas as bibliotecas do SENAC São Paulo, e pelo que li, ela participou da aberturas de todas as exposição. Em março, a exposição estará em São José dos Campos, e ela estará presente no primeiro dia!

Renata 28/01/2013

O aproveitador
Theo Coster usou do nome de Anne Frank para vender o livro. Pouco adiciona sobre o que realmente acontecia, os colegas de Anne Frank, salvo raríssimas exceções não muito bem aproveitadas, passaram incólumes a guerra. Ninguém de fato era próximo como ele quer dar a entender com o título. Apesar disso, é bem narrado, um passatempo. Enfim um livro que não marcou a minha trajetória como leitora.
carolina.trigo. 05/12/2017minha estante
Concordo com você. Achei a mesma coisa dele...

Eduardo 18/10/2012

Um relato impressionante de como a vida de muitas crianças mudaram com a insanidade de perseguições racistas e injustas. Muito bom
Maria José 09/02/2013minha estante
O mais impressionante neste livro é que são pessoas já na terceira idade que revivem e contam as perseguições, injustiças e atrocidades do nazismo, acontecimentos da época em que eram crianças. Quanto ao relacionamento deles com Anne Frank me pareceu que eram muito distantes dela, em alguns momentos deixam transparecer um certo ressentimento pelo fato de Anne Frank ter alcançado tanto sucesso.

Mara 01/08/2014minha estante
A relação com Anne Frank realmente não era tão profunda assim...mas isso também pode ser explicado pelo fato do pouco tempo de convívio, pela pouca idade de todos...lembranças de infância nem sempre são nítidas. O mais interessante é saber como cada um viveu esse triste período e como e onde sobreviveram. Diferente do diário de Anne Frank que são impressões pessoais dela.
Amo tudo sobre Anne Frank!!!!