Unison

Unison Andy Marino

Resenhas - Unison

amanda3621 03/02/2023

uma história sobre um elefante rosa comendo maçã na praia
O começo foi bem parado, tive muita vontade de largar
O meio foi melhor, eu li fluidamente e estava interessada
Mas esse final foi de chorar
QUE MERDA FOI ESSA?
eu não entendi nada no começo, e no final parecia que tava no começo
Não gostei da protagonista, achei ela chata
E é ruim por causa da foto da menina na capa, eu só conseguia imaginar ela daquele jeito (muito estranha)
? A história no geral tem uma ideia legal, mas acho que não foi bem produzida
Gostei desse tema de "tecnologia e futuro"

Luh 17/10/2012

Um livro um pouco complicado, mas perfeito para os que gostam de uma ação inteligente.
Resenha retirada do blog Fome de Livros:

A Trama: Anna, mais conhecida como Mistletoe, é uma garota pobre que cresceu na subcúpula (o equivalente a favela nos dias de hoje) e nunca pôde aproveitar as revoluções da Era Unison: Uma rede social em que os usuários conseguem 'entrar' em um novo mundo, lá você pode ser quem quiser, fazer milhões de amigos, curtir festas sem que seu corpo saia da segurança de sua casa.
A menina nunca conheceu os pais, foi criada por seu tutor Jiri e sua 'tia' Dita, até certo dia quando Jiri recebe uma ligação misteriosa e tem que sair às presas de casa. A protagonista o segue e assiste enquanto ele é assassinado por um policial, ela tenta interferir e consegue resgatar um garoto que ela nunca havia visto, mas que é o motivo da morte de Jiri.
O garoto se chama Ambrose e é o filho mais novo de Martin Traux, criador e dono do império Unison. Mistletoe e Ambrose descobrem que tem mais em comum do que pensavam, agora eles querem saber de onde vieram e o que Martin está tramando com a nova versão da Unison.

O Protagonista: No início a única protagonista é Anna, mas quando conhecemos Ambrose ele se torna um segundo protagonista e a história começa a ser contada alternadamente entre os dois. A menina é determinada, teve uma criação humilde e é o tipo de pessoa que tem poucos amigos, mas que faria tudo por eles. Ela não tem medo de se aventurar, tem apenas 15 anos mas foge do tipo "garota bobinha que acredita em tudo o que dizem".
Ambrose no começo parece só mais um riquinho mimado que se importa unicamente com seu nariz, mas quando ele vai parar na pequena Saigon, cidade da Mistletoe, mostra que é muito mais que um rostinho bonito, está disposto a abandonar o luxo para conseguir respostas.

Os Personagens Secundários: Ao contrário da maioria dos livros, esse tem poucos personagens secundários que não ganham muito espaço durante a trama. Jiri é um homem misterioso que tem uma loja de conserto de eletrônicos antigos, ele cuida de Mistletoe desde bebê e dá uma scooter pra ela nomeada de Nelson, mas não chegamos a conhecer muito do homem devido à sua morte no começo da história.
Tia Dita é uma mulher carinhosa que ajudava Mistletoe como se fosse sua mãe. Sliv (meu personagem favorito) é um bom amigo da garota e talvez até futuro namorado, é fofo e muito bom com tecnologia, ajuda ela nos momentos mais difíceis.
Martin Traux (como citado acima) é criador e dono da rede Unison, sempre tramando alguma coisa, vive (literalmente) no Unison, ninguém sabe a real localização de seu corpo. Ele é distante e misterioso, mas no começo engana muita gente com o sorriso amigável.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu não sou muito fã das capas que trazem o protagonista, como essa traz a Mistletoe, pois te impede de criar uma imagem própria, mas tenho que admitir que tanto a capa quanto a sinopse me deixaram muito curiosa a respeito do livro. A história é toda narrada em terceira pessoa com narrador onisciente (que tudo sabe), a letra tem um tamanho bom pra leitura e não reparei em nenhum erro de digitação, sem palavras complicadas, mas algumas gírias como Ma Buh que depois de algum tempo fui entender que equivale ao "mas bah" dos gaúchos.

Concluindo: Uma leitura meio complicada, tive que reler alguns pedaços e prestar muita atenção durante toda a história, não foi meu livro preferido devido a complexidade, levei uma semana pra ler, mas para os que gostam de uma ação inteligente talvez valha a pena a leitura.

Quotes:
"- Primeiro inventaram o aço plástico. Então os prédios começaram a chegar até as nuvens. Ninguém com grana para viver no alto queria ficar na parte baixa. Daí os andares de baixo ficaram pra gente como eu e Jiri, mas depois de um tempo gente como você decidiu que era muito perigoso ter ricos e pobres no mesmo prédio. Evacuaram os primeiros 30 andares e encheram tudo com vigas extras de suporte de aço plástico para ninguém voltar. No fim todos ficaram assim. A gente construiu casas subindo encostadas nos prédios de vocês, e aí vocês instalaram a cúpula. Foi tudo um enorme toma lá da cá."

Baltha_17 27/01/2024

Muito bom, mas...
É um livro muito bom, o início é um pouco difícil de entender e pegar a história, mas quando o faz, a leitura se torna agradável e a história se torna cativante!
Porém, a linguagem acaba sendo um pouco maçante, e muitas vezes desnecessário, principalmente em descrições de locais, visto que se passa em um futuro distópico, o autor tentou imaginar coisas de mais, o que fez com que eu me perdesse em alguns momentos da leitura.
E sinto que faltou um pouco de aprofundamento sobre o passado até chegar naquele momento, mas principalmente faltou o desfecho de alguns personagens ao final do livro (parece que acabou meio que com pressa).
Enfim, vi muitos falando do final do livro, mas acredito que foi um final satisfatório. Dava pra ser mais bem acabado? Sim! Entretanto me arrancou um leve risinho de conclusão kkk