Aconselhamento Centrado na Pessoa

Aconselhamento Centrado na Pessoa Rachel Lee Rosenberg

Resenhas - Aconselhamento Centrado na Pessoa

mariliapianca 03/03/2020

Aconselhamento na ACP
Esta edição consta com pequenos artigos escritos por diversas autoras acerca do Aconselhamento Psicológico no viés da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

De forma simples e resumida, trás questões que perparssam desde a noção do que seria o aconselhamento psicológico e os princípios da ACP à formação do conselheiro e a pesquisa na área.

Recomendo a leitura para quem deseja conhecer essas temáticas de forma rápida e introdutória.

romulorocha 12/01/2021

Aconselhamento psicológico centrado na Pessoa - Nota 9,0/10
Aconselhamento psicológico centrado na Pessoa reúne um compilado de artigos publicados por professores e pesquisadores da USP na área de Aconselhamento Psicológico. Os autores tratam do termo e da prática do ?aconselhar?, que para além da noção que se tem no senso comum, de ?fazer ou pensar pelo outro?, trata-se de um ?fazer ou pensar com o outro?. O livro ainda trata sobre a fundamentação filosófica e o olhar humanista do Aconselhamento centrado na Pessoa, constrastando com as abordagens behavioristas e psicanalíticas, a quais, segundo os autores, se utilizam de ontologia reducionista e determinista do ser humano.
?Lembramos o dito popular: o travesseiro é o melhor conselheiro. A sabedoria popular destaca que o indivíduo às voltas com alguma questão ou dúvida vital é, ainda e por isso, o melhor conselheiro para si. O bom conselheiro ? como o travesseiro ?: ajuda o indivíduo a discernir um caminho a trilhar, embora não possa trilhá-lo por ele?.

?Re­lacionar-se é dar o que não se tem para que o outro receba o que já tem?, o que penso ser o mesmo que ?ajuda-me a ajudar-te?.