Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Sterphanie 22/09/2013

Bela história
Os capítulos do livro são intercalados do presente e os momentos em que Clara conhece o Christian e como foi todos os momentos com ele. Esse livro tem um tema pesado, mas a autora soube deixar a leitura leve, com trechos de humor inclusive, esse livro eu gostei bastante, apensar da protagonista, muitas vezes me dá muita raiva. Mas essa narrativa é de um jeito singelo, simples de ler. E o fato de os capítulos ser intercalados não deixa a leitura cansativa, sem muitas repetições.

Os personagens são bem construídos. Cada um com sua história. Mas o meu personagem preferido foi o pai da Clara o autor de livros Bobby Oates, onde ele trás uma história muito rica, bem fundamentada.

História recomendada para quem ler alguma coisa leve, com um tema relativamente forte, não ficando difícil e cansativo de ler

site: http://reesenhando.tumblr.com/

Juliana 23/09/2013

“Um lugar para ficar” trata da história de Clara, uma adolescente que se muda de sua cidade com seu pai, para ficar longe de Christian, seu ex-namorado. Ninguém pode saber onde ela está, seus contatos telefônicos, email. Para sua própria segurança, o lugar para onde foram não deve ser conhecido de nenhuma pessoa, nem mesmo os amigos de Clara. É uma situação difícil, mas necessária – uma medida drástica tomada por um pai preocupado com sua filha.

O motivo real do refúgio dos dois nessa nova cidade não é claramente explicitado até que se chegue às partes finais da leitura. O livro é escrito alternado os acontecimentos passados com os do presente, e aos poucos vamos montando o quebra-cabeça

Aparentemente Christian era o melhor namorado que Clara poderia ter, mas aos poucos ela vai conhecendo o temperamento instável dele e, como está apaixonada, acaba moldando toda sua vida de modo que ele não tenha nenhum ataque de ciúme e tentando reduzir ao máximo as reações inesperadas dele. Ela transforma seu modo de vestir, de falar, deixa as amizades cada vez mais em segundo plano e, por mais que as pessoas à sua volta a tentem alertar, ela não consegue ver o quanto esse relacionamento é doentio.

Clara tenta levar o relacionamento até onde dá, mas o controle de Christian sobre ela chega a um ponto que ela passa a ver o quanto está sendo prejudicada e passa a ter medo dele. Aos poucos, ela tenta se desvencilhar desse relacionamento, até que, por fim, consegue criar coragem e terminar com Christian. Ele, obviamente, não consegue aceitar o fim do relacionamento e começa a perseguir Clara, até que se chega ao ponto em que a história se inicia, com Clara e o pai se mudando para um lugar desconhecido, sem avisar nenhuma pessoa de seu convívio.

Clara e o pai, embora encarem a mudança como algo temporário, buscam formas de se adaptar ao novo ambiente e atividades para passar o tempo. Clara arruma um emprego em uma lojinha no farol da cidade e o pai tenta escrever mais um de seus romances. Clara acaba conhecendo Finn, um marujo, que trabalha em um barco, fazendo passeios com os turistas que chegam à cidade no verão. Ao mesmo tempo, o pai de Clara faz amizade com a dona da loja onde Clara trabalha e reencontra uma velha amiga que também mora em uma casa na praia.

A leitura demora para engrenar. A estratégia de contar a história em partes, ora no presente, ora no passado acaba deixando a leitura mais devagar do que eu gostaria. No fim das contas é um livro bom, mas apenas a partir da metade é que eu consegui me apegar ao enredo e me envolver até o fim.

A tradução e a revisão deixaram muito a desejar. Não é o primeiro livro que me desagrada no que diz respeito à tradução. Este tinha alguns erros que não passaram despercebidos e que me incomodaram no momento da leitura, como por exemplo o “kkkkkkkkk” em um momento em que se descrevia uma risada, entre outras traduções que eu não achei boas de jeito nenhum.

Outra coisa que incomodou a leitura foi a quantidade de notas de rodapé. Por ser narrado em primeira pessoa, acredito que as notas poderiam ter sido incorporadas ao texto ou, em último caso, deixadas totalmente de lado. Não é de se esperar que um romance convencional tenha notas de rodapé, não é verdade?

No balanço final, é uma história boa, com um enredo bem construído, mas em vários momentos faltou emoção. Eu conseguia entender o terror psicológico sofrido pela personagem, mas não consegui senti-lo, como em outros livros que li. Para mim, ler um livro que me afeta, que incomoda e que me transporta para o mundo criado pelo autor é crucial e, em “Um Lugar Para Ficar” Deb Caletti não teve sucesso nesse aspecto.

Pode ser que eu ainda leia outros livros dela, mas ainda tenho autores passando na frente, na minha meta de leitura.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Isabella Pina 27/09/2013

Uma escrita apaixonante!
Eu já conhecia esse livro por causa das blogueiras internacionais e até achava que seria uma leitura interessante, mas nunca me animei muito. Talvez porque o tema não é algo que eu costumo ler, mas quando vi que a Novo Conceito iria lançar, me animei e resolvi dar uma chance para a Deb me conquistar.

E sim, eu tenho que dizer, a escrita dela é linda. Incrível, de verdade, do tipo tocante, que sabe expressar sentimentos como poucas pessoas conseguem. Deb conta a difícil história de Clara, que até um tempo atrás era uma típica adolescente, até conhecer Christian que, a primeiro momento, lhe pareceu o amor da sua vida e, o melhor, ele também sentia isso. Logo, começaram a namorar, ficaram próximos, eram o mundo um do outro, nada podia ser mais perfeito... Isto é, até Christian começar a agir esquisito, querendo controlar tudo o que Clara faz ou deixa de fazer. Perguntando onde ela estava, criando suspeitas em lugares insuspeitáveis (essa palavra existe? Haha).

Nós ficamos sabendo de toda essa história e seus detalhes aos poucos, contada pela própria Clara, algum tempo depois, quando se muda para Bishop Rock, uma ilha bem longe de onde costumava morar, tudo por causa de Christian. É a própria Clara que narra a história inteira, intercalando capítulos no presente, já em Bishop Rock e no passado, desde a primeira vez que viu Christian a namorarem e as coisas começarem a sair do controle.

Com isso, nós realmente entramos na cabeça da menina e, gente, é realmente uma situação horrível que Clara está passando. Não vou mentir, achei que ela demorou muito tempo para sacar que as coisas com Christian estavam erradas – mas o interessante é que ela própria admite isso, no presente e nos faz pensar em quantas coisas nós deixamos passar... Ou como nós julgamos rapidamente as pessoas, sem ao menos pensar ao fundo como deve estar na pele delas. Esse livro faz a gente pensar muito nisso e eu adorei isso. Eu já disse e vivo repetindo que odeio protagonistas fracas e sem atitude, mas nesse caso, apesar de todos os “poréns”, vemos uma protagonista esperta caindo no precipício e só notando isso quando está a 10 metros de se esborrachar no chão. Isso deixa bem claro uma coisa: essas coisas podem acontecer com qualquer pessoa, da mais inteligente a mais ignorante.

Clara é uma menina que vai ficar pra sempre marcada por esse acontecimento, mesmo que supere completamente esse relacionamento e consiga seguir em frente, ela sempre terá essa memória.

Enquanto entramos na mente da Clara e vemos o seu passado, também conhecemos o seu presente. É verão e enquanto todos os seus amigos já estão pensando na faculdade, ela nem tem cabeça pra isso. Seu pai, Bob Oates, um famoso escritor de mistérios, resolve que está na hora de uma mudança de ar e é por isso que mudam de cidade. Aliás, eu fiquei muito em dúvida sobre esse personagem. Bob é um pai amoroso, interessante, inteligente, mas ao mesmo tempo sempre achei que ele escondia alguns segredos da filha, esses segredos que, ao se mudarem para Bishop Rock, vão aos poucos sendo revelados, o que deu um toque diferente à história, pois não focou em uma coisa.

E, é claro, também há um romancezinho no ar. Clara conhece Finn e Jack, dois caras que viveram a vida inteira em Bishop Rock e cuidam de um barco que usam para fazer passeios com turistas. Clara acaba ficando próxima de Finn, que demonstra ser um ótimo recomeço, porque é um cara bem compreensivo. Pra ser honesta, eu não gostei nem desgostei desse personagem, o que eu achei ruim. Na verdade, não acho que seria necessário um novo romance para Clara, sabe? Seria mais legal – e diferente – se ela tivesse um verdadeiro amigo, porque é o que ela realmente precisava.

Num geral, é uma história muito bonita, com uma mensagem bem legal. Apesar de não ser um livro perfeito, a temática é bem interessante, então pra mim valeu muito a pena. O que eu mais gostei foi a forma como a Clara contava a história, de um jeito como se estivesse conversando com uma amiga, sendo honesta e expressando seus sentimentos. Se você curta livros um pouco mais profundos, é uma boa pedida.

P.S.: Só notei isso agora, mas gente, sabe os dois irmãos que tem no livro? Existem dois vloggers britânicos, que são irmãos gêmeos, com os mesmos nomes! Hahaha, achei super curioso isso. Pra quem quiser conhecer, o usuário deles no Youtube é jacksgap (é o Jack que normalmente faz os vídeos e o irmão aparece de vez em quando).

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-um-lugar-para-ficar-de-deb.html
Viviane 08/03/2017minha estante
undefined

Drik Ramiro 15/10/2013

Mais uma página para ficar...
...Na leitura deste livro.

Em suma: CLara foge com seu pai escritor para uma cidade litorânea Bishop Rock, para longe da presença obsessiva de seu namorado bipolar Christian. Não demora muito para a sua frágil paz se quebrar quando ele dá mostras de que está em seu encalço. Entre arroubos de perseguição, segredos entre pai e filha na superfície, sua história vai se desenrolando regada a muita reflexão que ela com certeza não fez antes de se envolver com o cara...

Um amor obsessivo que podia ser o que realmente promete a sinopse na contra capa. Mas ele é suprimido pelo estado pensante da protagonista.
No entanto, há de se creditar à autora um texto em primeira pessoa, em que algumas vezes, profundo, permitir ao leitor facilmente sentir-se na pele de Clara em fuga.
Diálogos inteligentes.
E um final, que não tem final como na vida real.
E este é um livro que jamais dirá como termina e o que vem a seguir.

Fora isto, ela enrola bem o leitor intercalando o passado e presente, segredos de família, não tão assustadores assim (Acho que ando insensível)e notas de rodapé onde ela expõem suas impressões e pensamentos, ao invés explicações sobre a origem da cidade, da música ou como é de costume fazê-lo. Na verdade um saco, parar uma leitura no corpo do livro para encontrar um pensamento dela na nota de rodapé e depois tentar se ater novamente a história.

CLara, vive uma recuperação rápida para quem está em fuga desesperada para longe de seu algoz. Até entendo que é fácil isto acontecer em romances, mas a facilidade com que ela se apaixonava novamente, irrita. Pelo que ela sofreu com o ex, qualquer menção de Eu te amo de outro cara, deveria colocá-la em alerta.

E virei muitas páginas só para descobrir qual cor dos cabelos dela. O resto fica por conta da imaginação do leitor.
Juro que pensei que ela não quis dar detalhes da características de sua protagonista para que o leitor não contasse ao namorado perseguidor, o paradeiro dela. viajei?! Tem autor que dá margem, quando não explicita o essencial. Para uma garota de 17 anos, ficou aquém do que se pede nesse tipo de romance.
Então o que ela massacra em reflexões sobre a gaivota, o mar, a vida, a morte, ser ou estar, ela se omite em descrições dos personagens.

Queria ler um livro desta autora em terceira pessoa.

Lais.Alencar 18/10/2013

Clara é uma jovem tímida e vive sua vida normalmente entre poucos amigos e um pai escritor companheiro e engraçado. Ela encontra alguém diferente e encantador: Christian. Surge um amor a primeira vista!

"É o seu lado sombrio reconhecendo, instantaneamente, o lado sombrio do outro, diz ele. Você será um idiota se achar que isso significa ter encontrado sua alma gêmea." pág. 6

O relacionamento dos dois é tão intenso e perfeito que parece irreal. Mas nem tudo é tão perfeito assim... Christian começa a apresentar um comportamento muito possessivo e ciumento. Clara começa a ceder, a se transformar em outra pessoa para tentar manter esse relacionamento até que não sabe mais dizer quem ela é.

"Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos." pág. 64

confira o restante no blog Lais Doce!

site: http://laisdoce.blogspot.com.br/2013/10/livro-um-lugar-para-ficar.html

Mari 08/12/2013

Resenha: Um Lugar para Ficar
Um Lugar para Ficar é um romance complexo e intenso que nos mostra a história de um amor obsessivo de Christian por Clara.

Os capítulos são intercalados entre o presente e a época que ela conheceu e se relacionou com Christian, com uma narrativa bem leve e em primeira pessoa narrada por Clara.

Um coisa que eu gostei muito foi o fato da autora sempre está colocando observações no rodapé das páginas, mas não aquelas observações técnicas, e sim curiosidades que a própria protagonista gostaria de acrescentar.

Confesso que achei um pouco chato e cansativo as partes narradas no presente, porque o tempo todo ficava ansiosa querendo saber mais e mais sobre o que tinha realmente acontecido com Clara no passado, e isso me deixava angustiada querendo que o capitulo terminasse logo e começasse o outro que mostrava o passado recente de Clara com Christian.

O romance dos dois foi como muitos relacionamentos hoje em dia, onde o parceiro ou a parceira não aceita que o relacionamento acabou e acaba cometendo coisas graves e não assumindo o fim da história deles como casal.

No inicio tudo foi muito bom no relacionamento dos dois. Christian era bonito, educado e charmoso, sempre sendo um cavalheiro. Mas logo se mostra ser muito ciumento e possessivo querendo controlar tudo o que Clara fazia ou deixava de fazer.

E a coisa foi ficando séria a ponto dela querer terminar com ele. Só que como eu já havia dito Christian não aceitou e começou a persegui-la. Com medo e por orientação de um advogado Clara e seu pai resolvem mudar de cidade por um tempo.

Mas a história não se resume apenas á isso, nos é mostrada a relação entre pai e filha, onde segredos antigos jamais revelados vêm a tona.

E é nessa nova cidade que Clara começa a reconstruir a sua vida, convivendo sempre com o trauma de ter vivido um relacionamento obsessivo e com o medo de Christian conseguir achar o seu novo endereço e ir atrás dela.

Será que Clara estaria pronta para entrar em um novo relacionamento? Será que ela irá conseguir superar tudo isso e esquecer o passado? E como conviver com segredos avassaladores revelados pelo pai sobre a sua família?

Eu gostei muito desse livro, pois aborda um tema complicado e ao mesmo tempo intrigante. Um livro dramático que não conta com muitas cenas de ação, mas que reflete a realidade de muitas mulheres hoje em dia no mundo inteiro.

Um livro simples e sem muitas reviravoltas, mas que chama atenção pela forma como o tema foi abordado.

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2013/11/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Denis 10/12/2013

Um Lugar Para Ficar
Titulo: Um Lugar Para Ficar
Autor: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272

Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante…

O livro conta a história de uma garota que se chama Clara, 17 anos, que conhece um menino aparentemente comum em um jogo de basquete. O livro tem capítulos entre a vida dela no momento atual e lembranças do seu relacionamento com Christian, seu ex-namorado, desde o dia que eles se conhecem. O livro começa com Clara e seu pai se mudando pra outra cidade durante o verão, por questões de segurança. Não sabemos as razões detalhadas para a mudança, mas fica meio que na "cara" que é algo relacionado a Christian. Ai começamos saber mais sobre o que realmente aconteceu.

O namoro deles Clara e Christian começa como outro qualquer, com os dois apaixonados e querendo passar cada minuto do seu tempo juntos. É fácil entender como a Clara se deixou enganar por tanto tempo, já que o Christian parece, em tantas formas e jeitos, o cara perfeito. Mas então Clara começa a perceber alguns lances de ciúmes e possessão em seu comportamento. E, sem querer machuca-lo, começa a se esconder cada vez mais, evitando assuntos, lugares e pessoas. Até que o ciúme se transforma em uma obsessão que a torna uma prisioneira em sua própria vida, e, quando ela percebe isso, ela já está envolvida demais pra acabar as coisas com facilidade.

E é neste momento que ela resolve se mudar para outra cidade, tentando escapar de Christian. Clara então tenta voltar a ter a vida normal já que vivia sendo "perseguida" pelo ex-namorado.

É interessante como o livro relata do dia a dia de Clara em sua nova cidade e do seu antigo relacionamento com Christian não tem como largar o livro em momento algum. Mas o livro também tem momentos que fazem a gente prender a respiração e que nos fazem sentir o medo de Clara na pele. Engraçado como as páginas voam sem a gente perceber. Resumindo, ‘Um lugar para ficar’ é um contemporary incrível, com personagens intensos e uma história que vale a pena ser lida.
Recomendadíssimo.

site: http://fearsandconcerns.blogspot.com.br/2013/10/resenha.html

Patrícia 04/01/2014

Um livro que poderia ser melhor...
Quando recebi esse livro, fiquei empolgada com a sinopse. Trata-se de uma história que poderia ser verídica; uma obsessão doentia de um rapaz por uma garota. É uma proposta muito boa, aliás.

Durante a história, que é intercalada, você percebe que a autora tenta dar uma visão de uma adolescente analítica, que tem uma densidade psicológica marcante e que evidencia o seu amadurecimento. Porém, admito que os pensamentos dela me pareciam meio frívolos; são coisas previsíveis e simples. A leitura não é densa, mas tinha momentos em que ficava um pouco boba. Nunca li outro livro dessa autora, mas se a narração for diferente, então eu diria que ela fez um bom trabalho ao relatar a mentalidade de uma adolescente pensativa. Contudo, a idade atual da personagem não é revelada, aliás, dá até a entender que a narração ocorre anos após o fim de toda história. Então, eu diria que talvez a autora precisasse amadurecer mais um pouco (embora, como já disse, a mentalidade combina com a personagem).

Com relação aos personagens em si, eu diria que eles até são bem feitos, com personalidades distintas. Contudo, me incomodei com o fato de que as coisas parecem acontecer na hora certa, no lugar certo (antes e depois do relacionamento com Christian). Não vou prolongar muito nisso para não virar spoiler. Além disso, temo que esse livro realmente convença o leitor que a culpa que a personagem se impõe o tempo todo seja real, não no psicológico dela, mas na conduta em si. É uma história em que, de fato, a personagem não fez nada de errado, mas acredita que fez e tenta ser totalmente diferente. Também não detalharei para não virar spoiler. De fato, quando algo ruim acontece, você tentará fugir da possibilidade de reincidência, porém, eu me preocupo muito com a mentalidade das adolescentes atuais e receio que isso as deixem com uma "má visão" sobre o que é ter atitude.

Parece que o livro faz "tempestade em copo d'água", não pelo o que aconteceu entre o relacionamento da Clara com o Christian, mas todo o desespero que ela demonstra não combina com a personalidade da personagem em si. Digo, é como se todos os "defeitos psicológicos" dela se voltassem apenas a esse caso, e de resto, ela seria uma pessoa bem tranquila. Talvez seja muita exigência minha, porém, ela poderia ser uma pessoa ansiosa se exagerasse seu nervosismo na vida em si, e não apenas nos casos de relacionamento. E isso dá uma impressão de que aconteceu uma super desgraça que na verdade, não é tão grande assim. Mas, para mim, isso acontece porque ela só ficava insegura e nervosa nesse caso, e não nas outras coisas rotineiras.

Enfim, o livro é bom, só que não é o do tipo que pararia na minha estante.

Aninha 05/01/2014

Um lugar para ficar conta a história de Clara. Os capítulos são alternados entre um passado próximo e o presente. Conhecemos Christian que aparenta ser uma pessoa legal mas notamos que não é bem assim. Clara acaba criando um certo pavor de Christian e sai da sua cidade querendo deixar ele para trás. Mas parece que lugar nenhum é longe o bastante para ela se ver livre desse medo. Também conhecemos Finn, um menino que realmente era lindo de todas as formas e ajuda Clara a se recompor e tentar superar o passado que lhe assombra.

Bom, eu estava completamente louca para ler esse livro assim que chegou, acabei demorando para ler devido a fila enorme de livros mas enfim li. Foi bom, eu gostei. Mas eu acho que a historia poderia ter sido mais intensa. Não que não tenha sido, mas eu realmente estava esperando por mais, devido a sinopse e etc. Ele é muito bem escrito, sei lá, muito bom de ser ler. Se você ta afim desse livro, leia. Só não espere que seja tão intenso. Ou espere, sei lá, talvez seja para você. Ah, outra coisa que eu gostei foram as histórias de fantasmas, porque sempre ouvi várias e elas sempre me deram medo!!!

18/02/2014

Quotes
"Não podemos ficar tão envolvidos nos nossos próprios equívocos a ponto de perder a beleza simples da verdade."

"Estávamos muito próximos naquela época. Tenho vergonha, agora, mas costumávamos usar estas palavras: almas gêmeas. É difícil admitir que eu realmente pensasse isso. Difícil também admitir que eu acreditasse que teríamos um futuro juntos, e que eu não conseguia imaginar minha vida sem ele."

site: http://teens-books.blogspot.com.br/2012/09/um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

Yara Prado 26/03/2014

Bom.
Uma capa simples e linda, com uma história bastante original... Não é fácil encontrarmos livros com o tema “obsessão”, não é? E trabalhar este tema, tão complexo e delicado, é ainda mais difícil... Porém, a Deb conseguiu manter a narrativa delicada e intensa. E com certeza isso foi o que me conquistou: a emoção que é passada durante todo o livro.

Eu praticamente senti na pele tudo o que a Clara passou, fiquei angustiada e torci muito por ela. Achei a personagem submissa e um pouco irresponsável no começo (sei que existia toda a magia de estar apaixonada, mas ainda assim não consegui entender como ela não percebeu que seu namorado a tratava como um objeto). Mas como era de se esperar, ela melhora durante o desenrolar da história.

Na verdade, muitos personagens vão melhorando à medida que a história vai evoluindo, mas quem merece certo destaque é Bobby, o pai de Clara... Ele tem uma “alma” de escritor que aparece em suas falas e seu jeito feliz de ser... Ele esteve presente nos melhores momentos do livro!

Só acho que o modo como ele chamava Clara foi meio forçado. Ele colocou vários apelidos diferentes na filha e em cada momento usava um, então ficou meio confuso e senti que nem ele mesmo conhecia a menina. E o final também me deixou meio desapontada, achei que foi muito rápido e que podia ser mais trabalhado... O que não tira o grande mérito do livro e o talento que a Deb tem com as palavras, mas desapontou um pouquinho.

site: http://www.ilusoesescritas.com/

LissBella 29/10/2014

Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você.
Chistian é obsecado por Clara Oates e o relacionamento é intenso desde o começo... Clara se encantou com Christian desde o começo "as palavras pareciam ricas e melodiosas ao sair de sua boca. Se não houvesse mais nada, sua voz bastaria para amá-lo".

Aos poucos Clara vai percebendo quem ele realmente é "...foi difícil perceber que ele estava me acusando com aquelas palavras até ouvi-las, repetidamente na minha lembrança... como acontece quando a gente está tentando entender a lógica irracional das tragédias".

A narrativa de Clara mostra o momento em que o conheceu, intercalando com sua vida atual. É Claro que diante de alguém como Christian, Clara precisa abandonar sua vida e tentar recomeçar longe, mas ainda assim, o medo a acompanha onde quer que vá, assim como o obsessivo namorado que não permitirá que ela fuja tão facilmente.

Embora a história seja um pouco dramática, a leitura é dosada com um pouco de humor, a amizade com o pai e seus grandes conselhos como "Olhe de frente para o seu medo. O medo é um grande mentiroso". Ainda nos depararemos com outros personagens bem estruturados, que Clara encontrará pelo caminho, como Finn Bishop.

Como ela mesma diz: "Esse tipo de história, de coisas que são mantidas em segredo, tem o poder de ficar escondida para sempre, principalmente em você mesma. Mas os fantasmas... vão continuar a lhe assombrar".

Um livro extremamente real... Fez-me lembrar de algumas pessoas difíceis que conhecemos e preciso concordar com as palavras de Clara... "Quando a gente vive perto de uma pessoa ultrassensível, estamos sempre esperando uma reação exarcebada... sempre pronta para fazer o comentário certo... você começa a prestar atenção em suas próprias palavras e a evitar assuntos delicados".

Frases que se destacaram no livro:

"Havia muitas razões para guardar as coisas pra gente mesmo, e elas, geralmente, não são coisas boas, nem coisas felizes".

"Mas o destino muda as formas, o amor muda também... É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde".

"As coisas mais insanas podem parecer normais quando a gente se acostuma com elas. Depois de certo tempo, a mente humana parece não achar nada anormal... ou seja, a gente se acostuma com tudo".

"Ingenuidade... Mas a verdade é que quando a gente não é capaz de cometer uma maldade ou uma loucura, não imagina que existam pessoas capazes de cometê-las".

"Era impossível pensar no futuro enquanto tentava e tentava não afundar no presente e no passado".

"É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos".

"...Existem dois tipos de pessoas: aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros. E, aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar".

"O verdadeiro amor não é aquele que prende, sufoca... Ele deixa você livre para pisar no chão firme, e para o outro poder fazer o mesmo, com bastante especo entre vocês dois".

Uma leitura rápida e fácil. Recomendo.

Jojo Gaga 22/01/2015

"Você vive momentos banais, mais momentos banais e ainda mais, e então, de repente, algo monumental acontece na sua frente. Você vê o passado e o futuro se colidindo com o presente, seu próprio e pessoal Big Bang e nada mais será igual a partir dali."

Talvez, digo só talvez, Clara seja apenas uma menina comum que em mais um dia chato, vê um garoto lindo e se apaixonada por imediado, mas para uma garota incomum, não existe amor a primeira vista, existe uma atração forte que muitas vezes pode ser letal, tal como essa "paixão" foi para a nossa protagonista. Christian lhe parece o cara perfeito, o garoto dos seus sonhos, mas claro que isso não passa de um clichê de filme romântico e como este livro não tem essa falsidade, ele acaba se tornando um ciumento nível máximo.
Durante a narrativa, Deb consegue nos tornar parte da história e nos faz querer desvendar cada mistério e cada segredo que existe na história de Clara. Além da escrita ser maravilhoso a dinâmica dos capítulos é surpreende, já que um é o passado e um é o presente.

"Às vezes, você deveria permitir que as pessoas que você ama se afastassem de você."

Infelizmente, o final deixa muito a desejar, acho que ela se perdeu bastante no final, esperava bem mais dela. :( Adorei a narrativa, adorei tudo, mas tudo terminou do nada, então o final não teve nexo. Espero que na minha próxima leitura de Deb ela tenha melhorado nos seus finais. Mesmo com esse pequeno problema o livro não deixa de ser incrível, não deixa de ter matado a minha ressaca literária (quando a gente não consegue terminar de ler livros) e principalmente não deixa de ter ensinamentos fantásticos.

"Nós tentamos segurar uma tempestade com as mãos, mas não somos tão fortes."