Finale

Finale Becca Fitzpatrick

Resenhas - Finale

Angela333 31/05/2013

Patch e Nora
Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram

KarinC 02/06/2013

Só eu que não achei "perfeito, incrível e maravilhoso"?

Eu li... Não, eu DEVOREI os três livros anteriores em uma mísera semana. Eu estava encantada, eu amo os três livros. Estava esperando Finale me afogando na ansiedade, comprei pela internet e chegou. Nossa, me abdiquei de redes sociais.

Minha opinião: A Becca poderia ter feito mais. De todo, achei o livro bom, mas não correspondeu as minhas expectativas. As cenas de ação foram realmente muito boas, eram originais, não ficou clichê e eu vibrava com cada uma. Também tem as partes que eu chamo de "puzzle", que são as enigmáticas, as de quebrar a cabeça, as que fazem você raciocinar junto com os personagem, e esse foi o aspecto que me deixou mais boquiaberta de tão boas.

Mas ai vem as partes que me incomodaram. Primeiramente, quando comecei a ler, tava escrito de uma maneira estranha. Como se a escritora estivesse dando uma grande brecha pra quem não tivesse lido nenhum dos livros anteriores, entendesse mais ou menos o que se desenrolava. Tinha explicações irrelevantes a cada tópico que para qualquer um que não fosse leitor e pudesse não entender, não se perdesse completamente. E assim se seguiu ao resto de suas páginas.

Patch estava diferente, não que eu queria que foco fosse só o casal, de maneira alguma! Mas ele não tinha mais a característica que me fazia sorrir no primeiro livro. Ele não tinha mais aquela audácia, aquela sedução, a provocação. Eles pareciam aqueles casais casados ha anos, e não um par "adolescente" vivendo altos riscos e ardentemente apaixonados. Mas confesso que até eu cansaria no lugar de Patch, Nora pode ser bem irritante quando quer. Mas na metade do livro eu revirava os olhos com cada "declaração de amor", tava me enjoando e me lembrou MUITO aquele banana de outra saga (O Damen Auguste de 'Os Imortais')

Nora continuava a mesma, personalidade forte, teimosa, inteligente e ingênua. Algumas vezes irritante, mas ai não teria graça alguma se tudo fosse perfeito.

Vee quase não foi crucial, só no final, mas achei que foi um pouco de apelo da autora. Nada que me estagnasse a teimosia de achar que o livro quebrou só por esse detalhe.

Scott COM CERTEZA foi um ponto vital no livro, se antes ele tinha me encantado, agora então! Ele, na minha opinião, foi o personagem que se manteve mais fiel tanto pros leitores quanto pra ele mesmo. Ele é um amigo fiel, brincalhão, e claro, o jeito Scott de ser. Posso até dizer que eu passava as páginas e mal esperava para o nome dele aparecer. Ele é carismático em demasia pra não atiçar meu lado stalker nas páginas.

Marcie só me deixou com mais raiva, excepcionalmente no final do livro. Fiquei puta da vida que depois da ultima que ela aprontou (logo quando comecei a desgostar menos dela), a autora simplesmente "deixou passar". Nora tinha que ter dado uns tapas se não socos naquela cadela enrustida de gente. Pode parecer intolerância minha, mas aposto que, quem leu, sentiu um branco em relação a isso.

Pra concluir, eu me senti não correspondida. Esperei a mesma coisa que esperai de cada livro anterior e infelizmente esse não me proporcionou o mesmo. Senti o livro trollado, me deu uma sensação de estar lendo Bleach ou Naruto. Não curti nem um pouco esse "vai e volta" de personagens, e pareceu, no final do livro, que a autora "encheu linguiça" pra ter mais de trezentas páginas, mas ao mesmo tempo parece que foi necessário essa "encheção de linguiça". Sei lá, esperava o momento que Nora ia cumprir com suas palavras e orgulho o "dominar o exército nefilim" que tanto falava e falou.

E no final ela não fez nada disso, e só conquistava algo quando tinha ataques de raiva. Não sei, foi estranho, e quando terminei o livro foi como se a decepção assassinasse a sangue frio, relhando em pedacinhos e dolorosamente a empolgação que eu esperei pro desfecho da Saga. E nas últimas duas páginas, eu não acreditei que eram as duas últimas, eu fiquei num transe pensando "Não acredito... Que ela vai terminar o livro assim, nessa cara de pau." e bem, foi. Gostei razoavelmente, o epílogo me matou, mas a decepção é o que mais resume o que eu senti tipo, "foi legalzinho". E, eu sei que eles estavam felizes por sua conquista depois da guerra, mas não gostei nem um pouco quando eles foram embora e levantaram todos felizes deixando pra trás, sem zelo algum, o corpo de alguém que, se não fosse por ele, o final não teria sido feliz.

Bom, é isso ai, gostei muito da ação e dos enigmas, mas não achei que ela foi zelosa com enredo e nem muito com os personagens, mas algo ela conseguiu com louvor: que odiássemos Dante Materazzi e Marcie Millar (até mesmo o imbecil do Pepper)com todas as forças de um mero trouxa.

End.

Daniele 04/02/2013minha estante
Karin concordo com vc! Eu me decepcionei com o livro, esperava mais, uma pena....mtas vezes dava vontade de abandonar e partir para outro, só não o fiz pq queria terminar a saga.

KarinC 05/02/2013minha estante
Obrigada Dani, sinceramente? Achei que ia ter gente me odiando hashuashua e um monte de "não gostei" mas não foi o melhor da saga e não posso vir aqui e dizer o contrário :c

Rafaela 22/02/2013minha estante
Você falou tudo desde o desespero avaçalador para ler o útimo livro da saga, até o epílogo que me deixou com cara de boba e frustrada no final.
Essa saga tinha tudo para ter "O DESFECHO", mas a sensação que eu ive foi que Becca só quiz apenas colocar um ponto final em tudo.

ótima resenha :)

KarinC 23/02/2013minha estante
Obg Rafaela. Concordo plenamente com "tinha tudo para ter 'O DESFECHO' " e realmente, tinha. Ela tinha isso nas mãos, mas deixou escorrer pelos dedos. A sensação foi como você disse. Saga incrível com tudo pra ser PERFEITA do início ao fim, uma pena.

Elaine 11/06/2013

MEIA BOCA
que bom q não foi preciso Nora ler a carta, que por sinal é MARAVILHOSA!! confesso que achei a serie um pouco cansativa E mt enrolada. Enrolada no sentido de demorar demais com assuntos bobos, repetir demais algumas coisas. não achei a menor graça no Patch. mt pelo contrário, achei ele mt alheio, medroso demais, vago demais. Com tudo isso esperava pelo pior. que bom que me enganei a esse aspecto mas, minhas opiniões sobre a serie não mudaram porem o final foi perfeito apesar do Scott....COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO. ter um epilogo dedicado a Vee, tb não me impressionou mt....não gostava dela....muito chata, implicante igual a Kate de 50 tons de cinza.

OBS: o meu príncipe sobrenatural ainda continua sendo Edward Cullen rsrsrs

MAS VALE A LEITURA!!

Aninha 12/06/2013

O mão negra está morto, Nora deveria – finalmente! – ficar em paz e aproveitar seu namorado sempre que pudesse… Mas Hank não era bobo e, antes de morrer, obrigou-a a fazer um juramento que a tornou líder do exército nefilim. E Nora deve liderá-los na guerra contra os anjos caídos, ou pagará com a própria vida (e a da mãe).

É nesse cenário preocupante que Finale começa e se desenvolve. O grande objetivo de Nora é fazer com que a guerra não aconteça, mas sem descumprir seu juramento. Para isso ela vai contar com o apoio de Patch, que promete levantar todas as informações possíveis a respeito dos anjos caídos enquanto Nora tenta manobrar os nefilins.

Só que as coisas estão longe de ser simples como eles gostariam. Agora que é uma nefilim – e não uma qualquer, mas a líder! -, Nora precisa provar para sua sociedade que está no poder por mérito, e não apenas por filiação. Ou isso, ou eles jamais se deixarão liderar, e os planos de paz irão por água abaixo.

Enquanto finge que não tem mais nada com Patch (ninguém pode desconfiar do plano dos dois!), Nora ainda precisa lidar com seu segundo-no-comando, Dante, e uma se sequência cruel de treinos que servem para potencializar todo seu lado nefilim – e esgotar sua energia.

E se tem algo de bom nessa coisa de não ser mais humana é todo o poder que o corpo tem. Nora agora é agil, forte, quase incansável – e pode ficar ainda mais forte com a ajuda de um elemento surpresa que Dante apresenta.

Só que os problemas da vida da menina não terminam por aí. Como desgraça pouca é bobagem, Marcie Millar, sua meia-irmã, muda de mala e cuia para sua casa, com o aval da própria Sra. Grey! Loucura, eu sei. E só mais uma das situações surreais que Becca criou no livro.

Quem leu minha resenha de Silêncio sabe que estava com muitas esperanças para este quarto livro. Mas, de alguma forma, isso que falei aí em cima é tudo o que acontece. Ficamos acompanhando os treinos de Nora (zzZZzz), as confusões com Marcie, o envolvimento com Patch e Dante, e passamos a maior parte do tempo na expectativa do que vem pela frente.

E quando finalmente – FINALMENTE! – chega o momento pelo qual estava esperando (Vai ter guerra? Não vai? O que vai acontecer?) a coisa acontece um pouco rápido demais, meio atropelada e um tantinho surreal, mas consegue salvar o final da série – ufa!

A verdade é que ao longo de todo o livro tive a nítida impressão de que a autora foi pressionada para terminara história da noite pro dia. A qualidade – que já não considerava TÃO alta – caiu, as situações mais doidas aconteceram (O que fizeram com a Vee? *chora*), Nora mudou radicalmente, Patch deixou de ser lindo-e-tudo-de-bom para ser um chato/neurótico/meio meloso demais.

Não sei explicar, é uma contradição: apesar de achar que Finale proporcionou um final chato, mas relativamente decente para a série, acho o livro consideravelmente inferior aos outros (ainda mais se compararmos com o terceiro), o que me faz pensar que poderia e deveria ser MUITO melhor. Logo, o final não foi tão digno assim.

Andrade 16/06/2013

Que final adorável! Depois de uma longa espera, Becca Fitzpatrick presenteou todos (nós, seus leitores), com um desfecho magnífico, sedutor e marcante para todos seus amados personagens. Lotado de sacrifícios e lições fortes sobre os valores do amor verdadeiro e da amizade, Finale, vai garantir ao leitor uma leitura gostosa, num ritmo perfeito, cheio de ação, amor e desafios.

Nora está no meio de um verdadeiro fogo cruzado, tendo que enfrentar de um lado o medo de perder Patch para sempre, ou guerrilhar em uma batalha que nunca lhe pertenceu; até o momento, é claro. As coisas mudaram. Ela agora é uma nefilim, e como qualquer outro de sua raça, só quer ter uma vida normal, para curtir sua paixão e esquecer todas as bagunças que os anjos caídos vêm causando pela cidade, atrás de um hospedeiro para o Cheshvan (momento onde os anjos caídos se apoderam do corpo dos nefilins) que se aproxima cada vez mais. É inevitável que o perigo só aumento desde a morte de Hank, e os desafios de Nora e Patch estão mais longe de acabar do que quando tudo isso começou, poucos meses atrás. Envolta em uma atmosfera de pressão, insegurança e medo, Nora terá que não apenas liderar um exército, mas também a se transformar em uma líder adequada e controlar seus novos dons como nefilim. Claro que nada disso será facilitado, já que seu relacionamento com Patch ficou ainda mais complexo. Escondidos, agora precisam se manter na escuridão, para que ninguém descubra que o sentimento entre ambos ainda não morreu. Desafios a aguardam, num futuro cheio de incertezas e perdas.

Com um lance genial, Fitzpatrick transformou seu desfecho em um gran-finale! A série Hush Hush foi um dos poucos livros que me conquistou poucos meses após seu lançamento. Não só as capas me eram chamativas, como o enredo de Sussurro (1° Volume) me fez querer tê-lo ainda mais. Finale foi uma grande jogada e devo admitir, me emocionou e atingiu todas as expectativas que eu aguardava. Depois do 2º e 3º volumes da saga, pensei que o final não fosse ser lá grande coisa. Crescendo e Silencio foram para mim, prolongamento desse desfecho maravilhoso que se sucedeu. Não só notei traços que amei do primeiro livro, como vi a história de outra forma. Vemos Nora, Vee e Scott amadurecerem bastante. Claro que nossa “querida” Marcie vai estar lá também, mais perversa do que nunca. Mas fixo aqui em minha resenha o papel de Nora, que deixa de ser aquela mera humana, para se transformar numa maquina de combate contra o mal.

O livro tem uma narrativa bem diferenciada dos demais. Nos volumes anteriores, a perspectiva sempre foi em 3º pessoa, diferentemente deste, onde Nora passa a narrar os fatos, o que torna as cenas muito mais fortes e reais. Na hora da batalha, me senti realmente dentro do campo de guerra, vendo todas as simples descrições que ela fazia. A simples garota humana adota uma nova atitude, de guerreira, pronta para enfrentar os perigos. E nada de fragilidade. Claro que ela continua feminina, mas as argumentações dela mudam. Em Crescendo tive uma péssima experiência, associando o drama do livro muito a obra de Meyer, Lua Nova. Já Finale, discorre totalmente ao contrário de Amanhecer, quebrando essa mera semelhança. Os rumos que o enredo toma são tão surpreendentes que a cada página você fica mais boquiaberto ainda.

Scott também se torna um personagem bem visível nesse volume, deixando os coadjuvantes para se transformar em um dos protagonistas. Tenho que dizer, ele vai marcar momentos bem fortes na história, então se prepare para grandes surpresas. E caso você seja um fã dele, prepare o coração.

Nada de melodrama ou amores impossível. Temos aqui algo quente, envolvente e bastante insinuativo. Patch e Nora estão prontos para se entregar um ao outro, e não porque seja algo predestinado, mas sim, um sentimento forte, de desejo, proteção e amor. Altamente envolvente, com toques hilários (ao bom humor de nosso anjo caído preferido), Finale está na medida certa para o grande final de uma série, deixando marca registrada e escolhendo com perfeição seus últimos momentos.

Andy Miranda 17/06/2013

ÉPICO.
Nossa, esse foi o melhor de todos, simplesmente Natch (Patch e Nora, eu chamo assim) nunca brigava eram dois lindos, e a Vee casando, Só gostaria de ter visto a primeira vez de Natch, fim épico.

Vik Rodrigues 19/06/2013

Finale
Resenha : Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara - o que, essencialmente, significava destruir a raça de anjos caídos. Destruir Patch.
Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encarar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado.
Quando as linhas de combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixa-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

Minha Opinião : Nossa eu chorei tanto nesse livro, que eu nem consigo descrever o quanto eu gostei desse livro *-* Bom como eu disse, essa coleção é realmente muito perfeita

Nana 25/06/2013

Finale acabou e já estou sentindo falta!
A vida de Nora Grey realmente ñ é fácil, apesar das mudanças e a responsabilidade de comandar um exército, deu a Nora uma passagem de espírito Frágil à Determinado. No começo do livro, senti um pouco a falta do casal "Patch e Nora", o Hush Hush fez grudarmos os olhos na leitura e se envolver com um anjo atrevido e sedutoramente lindo e apaxonante, por uma garota teimosa e inexperiente, mas esperta e corajosa. O livro Finale revela agumas supresas, apesar de estar fortemente presente "batalhas, a irritante Marcie e o misterioso Dante", tem uma boa ação, devo dizer que a autora recuperou bem o 'anciedade' de saber o que aconteceria em meio à aquela confusão. Quanto a um dos personagens você sentirá por seu 'destino' e é a parte que vc terá aquele aperto na garganta. O final? Bom, eu posso dizer que gostará, recomendo descobrir a fim da hilariante Vee... entre o casal: é o que queremos ver desde o início, juntos!...Mas, ACABOU e já estou com saudades do incomum e atraente casal Nora&Patch!

Carol Vasques 26/06/2013

LizaaReads 02/07/2013

Finale - Becca Fitzpatrick
Como já diz o título, Finale traz um ar de ação, mistério, e deixa você com o coração na mão.
Fiquei muito encantada pela "nova" Nora, e pelo seu jeito, e como eu tenho uma queda por vilões, o Dante nem parecia no começo. Mas pra mim realmente o final foi espetacular. Ver a nossa protagonista lutar, ser uma líder dos nefilins e ainda ter que lidar com os anjos caídos, isso é completamente sem noção. Mas mesmo assim foi tudo muito bom, de ser lido, foi uma leitura prazerosa. Espero que a Becca crie novos mundos pra a gente se encantar.

Lorena 11/07/2013

le finale surprenant
nossa... super bom o final da saga!!! segui a linha da sempre revelar algo inesperado...acho que todos que leram a história desde o começo se sentiu grato pelo final!!! A Becca F. arrasou mais uma vez!!!!

KEEP CALM AND CALL PATCH

Camila_Silva 14/07/2013

Deu pra levar!
Quando comecei a ler a serie Hush Hush fiquei completamente apaixonada, pela historia e principalmente pelo Patch *_*, o amor foi tanto que em menos de uma semana já tinha lido os tres livros! Que tormento foi saber que o ultimo ainda não havia sido lançado, entrei em desespero, mas enfim, esperei.
Quando finalmente comecei a ler Finale, estava com expectativas a mil, afinal o terceiro livro (Silencio) tinha sido pra mim o melhor e infelizmente me decepcionei.
Os personagens que antes foram importantes quase não aparecem, coisas ficaram mal explicadas e a historia tem um ritmo meio lento, tomando força apenas no final. Foi o livro da serie que mais demorei a ler!
A leitura da serie vale a pena, pois os 3 primeiros livros são incríveis, Finale ganhou quatro estrelas minhas devido a ter curtido o fim entre Nora e Patch, mas eu esperava por um final melhor...