Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Bia 24/09/2013

Cada vez que leio um livro do Coben fico mais impressionada com o talento do autor. Ele realmente tem o dom de conquistar leitores.
Refúgio é o primeiro livro de Mickey Bolitar, o sobrinho da já conhecido Myron Bolitar e tem um enrendo muito interessante que mistura de romance policial com um leve toque de YA.
Mickey é um adolescente de 15 anos que ao investigar o desaparecimento de sua namorada, se vê envolvido em algo muito perigoso, que pode estar relacionado com a morte de seu pai.
O fato do protagonista ser adolescente é um sopro refrescante na literatura policial pois isso é raro nos romances policiais e traz a trama algo inovador. O grupo de Mickey, que vai ajudá-lo a resolver os mistérios, também é muito bacana, é composto por personagens muito carismáticos, como Emma, a gordinha gótica, e Colherada(Arthur), o nerd filho do zelador. Esses personagens foram muito bem elaborados e o grupo teve um ótimo efeito, pois trouxe uma sensação de verdadeira amizade, união e comprometimento, o leitor consegue sentir a conexão entre eles.
Refúgio é um ótimo livros, possui um enredo instigante, personagens marcantes, e escrita fluída, e o melhor de tudo é apenas o primeiro.

Angela333 29/11/2013

Mickey, Ema, Colherada
Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.

Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.

Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.

Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama

Sandra 19/01/2014

Não é a melhor obra do autor
Que Harlan Coben sabe escrever um livro de mistério e suspense, isso ninguém pode negar, mas tanto a série Mickey Bolitar que se inicia com esse livro quanto a Myron Bolitar, pra mim deixam um pouco a desejar. Sim, vc fica presa na história, mas quando o livro termina a gente tem aquela sensação...hé...não era lá essas coisas.
Mesmo assim, eu ainda continuo comprando os livros dele pois alguns títulos como Silêncio na Floresta e Não conte a ninguém são excelentes.

Gabi 08/04/2014

Enrola um pouco e não é tão atrativo quanto a série Myron Bolitar, mas como o autor, Mickey não nos decepciona. Quanto mais próximo do fim, mais intrigante és. Final chocante e ótimo "partiu" livro dois.

Valdirene.Perez 08/04/2014

Não leia se não tiver a continuação em mãos!! A sequência dessa história do Mikey Bolitar está em Uma Questão de Segundos.
Como sempre Harlan nos presenteia com um ótimo enredo, dessa vez com um adolescente envolvido em problemas familiares e cercado de mistério sobre a morte do pai e o sumiço da namorada.

Raffafust 28/06/2014

Por mais que não tenha planejado ler na ordem, acabei pegando Refúgio para ler depois de Alta Tensão que tem muitos elementos dele nesse livro.
Diferente dos outros livros de Myron Bolitar, o agente que amamos, esse é focado em seu sobrinho de 15 anos, Mickey, filho de seu falecido irmão Brad com Kitty, a ex tenista viciada em drogas.
O menino consegue segurar um livro como protagonista, por mais que claro, as partes com seu tio são sempre lidas com prazer pelos fãs da série. Como contado no livro anterior, com a morte do irmão e Kitty sendo internada, Myron fica com Mickey, não pede a guarda dele em um acordo com o menino mas cuida dele como um filho. Faz as vezes de tio bondoso o levando para visitar a mãe que faz uma ponta nesse livro como a dependente que terá recaídas.
Mickey combina com o tio de irem a Los Angeles visitar o túmulo do pai com Kitty, mas ela vai acabar não indo. O foco da história nem é esse, já que Mickey tem uma namoradinha chamada Ashley que some do nada. Com o sumiço dela, o menino vai beber da fonte do tio e virar investigador junto com uma amiga cheinha ( Ema) que lhe tem gratidão eterna e Colherada, um personagem muito legal que anima o livro com suas mensagens engraçadas mas que também vai ajudar muito a desvendar o mistério do desaparecimento de Ashley.
Impossível resenhar sem contar que por trás de todo o suspense vamos nos deparar com um grupo que contrata menores para dançar para eles como go-go girls e Ashley estava mais que envolvida com isso, Mickey nem imaginava com quem ele estava se relacionando e vai ver que nem a família que ele achava ser a de sua namorada, existia.
Como um típico Bolitar ele não vai sossegar enquanto não descobrir a verdade , mas suas investidas como detetive junior vão lhe deixar com a pulga atrás da orelha quando uma vizinha bem misteriosa - apelidada de dona Morcega - disser que o pai dele ainda pode estar vivo.
Doido para saber se é verdade e para achar sua namorada, ele vai esconder do tio a verdade pois sabe que ele jamais apoiará o sobrinho se arriscar tanto. Para com apenas 15 anos conseguir atrás da verdade ele vai fingir ter 21 anos, mas claro que com carinha de menos sua identidade logo será descoberta. Pitadas de suspense a lá Harlan Coben acontecem no livro todo, e o final é bem bacana. Confesso que adorei o segredo da Dona Morcega mais do que o de Ashley ( leiam e vocês vão saber porque!) mas como boa fã de Myron, ainda acho que esse é um livro bom mas nem se compara aos livros com o Bolitar original!

Rose_Asano 01/07/2014

Leitura Fácil
Bom de ler, cheio de mistério.

Ninha Machado 02/07/2014

Histórias impensáveis, de tirar o fôlego - Sempre Coben!
Mais uma vez COben me surpreendeu com mais este ótimo livro! Já lí alguns livros dele como Cilada (o que mais gostei), Não conte a ninguém, Confie em mim, Desaparecido para sempre, Quando ela se foi, e agora este. Ganhei este livro por acaso: emprestei para um amigo o Desaparecido para sempre e ele estragou, então para compensar me deu este. Como sempre uma leitura muito envolvente. Coben tem o dom de interligar todos os acontecimentos durante o livro impedindo que você o largue enquanto não descobre o mistério.

O engraçado é que eu nunca consigo descobrir qual é o mistério (pelo menos eu), Coben sempre faz com que imaginemos diversas possibilidades, mas no final não é nenhuma das que eu pensei. E eu gosto disso, não curto finais previsíveis, ainda mais em histórias como as de Harlan.

Sou suspeita para falar dele, pois desde que li o primeiro livro dele (Não conte a ninguém), me apaixonei pela escrita, pela criatividade, pelo envolvimento da trama, enfim! Então, eu super indico Refúgio.

Bom, mas como também tenho um lado crítico para as coisas, há dois pontos que "não curti" no ivro:

- Por mais que eu leia que Mickey é um adolescente, não consigo vê-lo como tal. Os pensamentos dele, a forma como fala, como se comporta, a falta de um mínimo de linguagem mais coloquial e o excesso de maturidade me deixaram um pouco (não sei bem se é essa a palavra) "incomodada". Não digo que eu queria um "mocinho" bobão, crianção, que fala errado e não consegue firmar um pensamento coerente e uma conversa saudável, mas justamente esse excesso de maturidade que falei não te faz enxergá-lo como adolescente. Se não fosse o fato de grande parte da história se passar na escola e as mensagens de texto trocada com os amigos, onde abreviam muitas palavras, mais típico de jovens, o personagem passaria facilmente como adulto, um irmão mais novo de Mayron. Porém, por outro lado, vendo os dois da situação, isso é bom, pois não rotula o livro como "juvenil" ou "para adolescentes" como tantos que vemos agora (isso impede que grande parte dos adultos os leiam) impedindo de virar uma modinha teen e logo logo cair no esquecimento.

- Eu disse no começo que Coben, em grande parte dos livros que li, faz com que a história tenha mais de uma trama acontecendo ao mesmo tempo, uma interligada à outra (Exemplo: Confie em Mim, Cilada, Não conte a ninguém... Isso os que me lembro agora). Os acontecimentos vão se intercalando conforme o passar dos capítulos montando a história e no final tudo se conecta e se explica. Pois bem, senti muita falta disso neste livro. Obviamente que não é uma obrigação essa forma de escrever, não é essa a questão, mas isso faz com que a história fique muito mais interessante, envolvente e misteriosa e impede que tudo se resuma na rotina do personagem principal, neste caso Mickey. Não sei se essa impressão me ocorreu porque a narração está na primeira pessoa, talvez seja isso. E pra piorar um pouquinho essa linha de escrita do Harlan permaneceu na continuação deste livro, no livro 2, em "Uma questão de segundos". Li os dois livros em quatro dias. Não vou divagar muito sobre segundo livro, pois o discutido aqui é Refúgio, mas achei que a história do segundo foi mais arrastada e mais rtineira ainda, sem grandes acontecimentos que tirem seu fôlego ou que te impedem de parar de ler. Fiquei meio decepcionada com o segundo, mas vejamos o que nos espera no terceiro livro, espero que supere o meu desapontamento.

Resumindo: Indico Refúgio, ótima leitura e uma história, como sempre, impensável.

Domenica Mendes 12/08/2014

Senhoras e senhores: com vocês a nova saga com os Bolitar! (Agora é a vez do Mickey!)
O livro Refúgio, de autoria de Harlan Coben, é o primeiro livro da nova saga do autor que tem como protagonista Mickey Bolitar.
Mickey Bolitar é um adolescente com muito mais responsabilidades e traumas do que realmente gostaria. Ele vê sua vida mudar totalmente quando é obrigado a mudar de cidade para morar com seu tio Myron Bolitar, ex agente do FBI, com quem não se dá muito bem, após presenciar a morte repentina e brusca de seu pai. Não bastasse isso, ele precisou internar sua mãe em uma clínica de reabilitação para desintoxicação de drogas.
Cidade nova, escola nova, novas possibilidades. Tudo começa a caminhar de forma surpreendentemente bem para Mickey: ele até começa a namorar a belíssima e doce Ashley, que também é recém chegada à escola. Quando tudo começa a parecer quase normal e perfeito, Ashley simplesmente desaparece do mapa!
Decidido a não perder mais uma pessoa que é importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos bastante excêntricos: a gótica Emma e o super inteligente, porém nada discreto, Colherada. Juntos, eles farão o possível, enfrentando muitos desafios para descobrir o paradeiro de Ashley.
Não bastasse tudo isso, a estranha vizinha Dona Morcega, que mora em uma casa velha e é uma verdadeira lenda na cidade, conta para Mickey algo que mudará tudo em sua vida: seu pai não está morto!
Quando os dois grandes mistérios se cruzam, Mickey precisa tomar decisões para tentar resolver todo o enigma no qual sua vida está envolvida e proteger seus amigos, enquanto Emma e Colherada deverão provar o verdadeiro valor da amizade e decidir até onde estão dispostos a ir para ajudar seu amigo Mickey.
Refúgio é um livro de mistério e ação, cheio de suspense. Nele você entrará em mundo cheio de enigmas, perguntas sem respostas e onde é provado que quando temos com quem contar tudo, absolutamente tudo é possível.
A leitura é bastante prazerosa e a atmosfera do livro é bastante interessante. O elemento surpresa está presente e você se surpreenderá com o desenrolar dos acontecimentos da vida de Mickey Bolitar (quase tanto quanto ele!)
Não é a toa que Harlan Coben é considerado um dos melhores escritores da literatura policial de nossos tempos! O verdadeiro mestre das noites em claro!
O livro Refúgio foi lançado no Brasil pela editora Arqueiro em 2012 e tem 224 páginas.
A continuação se chama “Uma Questão de Segundos” e também já foi lançada no Brasil.

Dayanne 29/08/2014

Sabe quando você lê um livro e quando termina você pergunta: Como assim? E pergunta por várias vezes? Então foi isso que fiz. Kkkkk
Estranho começar um comentário de um livro falando do fim. Mas nossa, é assim que estou me sentindo. O livro é suspense do começo ao fim, não tem sossego, vai te dando uma ansiedade gostosa que você não consegue parar de ler.
Mickey é sobrinho de Myron e eles são bem parecidos, porem Mickey não gosta muito do tio, por questões familiares, quando for ler, descobre. Se você é apaixonada por Myron vai apaixonar por Mickey tb. E por ser sobrinho, você pode achar que o livro é para adolescente, mas não é.
Só para você ter uma noção do livro. O pai de Mickey morreu em um acidente de carro há pouco tempo atrás. E aí do nada, uma velha chega pra ele e diz: O seu pai não morreu! E o Mickey: Oi? Como assim? Hã? Pois é, ele não consegue nem dormir mais. E começa a procurar pela velha para saber mais sobre o assunto, só que daí colega, o trem desanda. Kkkkkkk Ele vai entrar numa enrascada daquelas. Simples assim. Kkkkk
Se você não leu ainda, corre para ler. Há! Mas tem uma coisa, já pega logo a continuação: Uma questão de segundos. Porque já te digo, você vai emendar um no outro e se brincar nem dorme depois.
Uma dica pra quem rói unha. Toma cuidado, vc pode ficar sem a sua mão. srsrsrs

Monica Monte 04/04/2017

Primeiro livro da série Mickey Bolitar (sobrinho do Myron). O Mickey tinha aparecido no livro Alta tensão.

Li algumas resenhas e muita gente não foi muito com a cara do Mickey, pois ele não se dava bem com o tio. Como eu ainda não li a série do Myron, então não fiquei com o pé atrás com o Mickey.

Comecei a ler e achei que não ia gostar, porque é bem diferente dos outros livros do Harlan, uma vez que o Mickey tem 15 anos e como o autor gosta de esmiuçar a personalidade dos seus protagonistas, o livro acaba tendo uma pegada mais infanto-juvenil, apesar dos problemas dele não serem tão infantis assim.

Mas apesar desse estranheza no começo por causa do perfil dos personagens, o livro conseguiu prender minha atenção.

O livro é carregado daqueles clichês de filmes e séries americanas: o high school, com os atletas fortões e arrogantes, as meninas populares que são líderes de torcida, os novatos que sempre demoram a se adaptar e os perdedores que sofrem nas mãos de todo mundo.

E, mesmo com esses clichês, a história é interessante de se acompanhar, principalmente depois que o Mickey faz amizade com a Ema e o Colherada, que no caso, estão no time dos perdedores.

Mesmo sendo um suspense adolescente, as características dos livros do Harlan estão todas lá: várias histórias acontecendo em paralelo para no fim, algumas histórias se interligarem.

Porém, por se tratar de uma série, diferente das histórias do Myron, que podem ser lidas fora da ordem, nesta é necessário lê-los na sequência, pois muitas respostas devem vir nos outros livros (ainda bem que são só mais 2).

A única crítica que eu faço é que uma das tramas do livro é muito parecida com outro livro do autor (que me nego a dizer qual, pois seria um spoiler muito grande). A história é basicamente a mesma, com um desfecho idêntico ao outro.

De resto, é um bom livro e agora é correr atrás dos outros. Tomara que nos próximos ele se aproxime mais do Myron.

Ah e só pra fechar: sempre detestei livros escritos em primeira pessoa, já desisti de muitos por causa disso, mas o Harlan conseguiu fazer com que eu pelo menos tolere e se eu quiser continuar lendo os livros dele, vou ter que aceitar.

Jailma 15/06/2017

Refúgio - Harlan Coben
Pensa numa história instigante, envolvente e emocionante. Isto é as histórias de Harlan Coben e não poderia ser diferente em Refúgio, um suspense do início ao fim sempre com um gostinho de quero mais!
Uma leitura perfeita...
Leiam, recomendo muito!!

Claris Ribeiro 13/11/2017

O livro é contado sobre o ponto de vista de Mickey, um adolescente esportista, esperto e charmoso que passa por uma tragédia, em seu pai morre em um acidente e sua mãe comovida com a perda, entra para o mundo das drogas, e agora está internada em uma clínica de reabilitação.

Mickey vai morar com seu tio Myron, com quem não tem um bom relacionamento, agora é novato em uma escola bem fora dos seus padrões e tenta viver uma vida normal, bem diferente de antes, onde cresceu viajando pelo mundo com os pais, fazendo trabalhos e ajudando as pessoas.

A história começa quando Mickey passa pela casa de dona Morcega, uma idosa que mora na vizinhança e é vítima de comentários e contos maldosos para assustar crianças. A velha em um momento de susto fala para Mickey que seu pai está vivo, e depois disso o garoto, já intrigado, começa a investigar a respeito.

No meio dessa história, sua nova namorada Ashley desaparece da escola, e com a ajuda de seus dois novos amigos, o garoto vai à procura da namorada e acaba descobrindo que a história de dona Morcega e o desaparecimento de Ashley pode estar relacionado.

Esse foi o primeiro livro de Harlan Coben que leio, sempre li ótimos comentários e sempre tive muita curiosidade a respeito de sua escrita. O autor consegue montar um mistério no meio de muita aventura em uma ótima história e com ótimos diálogos, cria personagens marcantes, cheio de personalidade.

A história é contada por um adolescente, e o autor consegue passar esse ar para o leitor, as conversas são cheias de sarcasmo e com situações interessantes, mas acho que errou na idade dos personagens para essa história. Mickey é jovem demais para muita coisa que acontece, a maioria das vezes fica forçado, ele é capaz de fazer e tomar decisões como uma pessoa mais velha, fora que tudo dá muito certo para ele e sua turma, sempre que tem alguma peça faltando, um amigo tem a resposta em baixo da manga... querendo o não isso deixa a história meio boba e tira um pouco da credibilidade.

O livro é muito bom, tem uma moral muito importante, mas essas pequenas situações incomodam, mas recomendo a leitura, pretendo ler outras obras do autor com certeza.

site: http://www.plasticodelic.com/2014/05/resenha-refugio.html