A Vingança de Angelique

A Vingança de Angelique Lara Parker

Resenhas - A Vingança de Angelique

Ruiz 14/10/2012

Sombras da Noite
De fato, essa obra não é como o filme. Mas para aqueles que gostam de vampiros, magia e obsessão, este é o livro certo! Me surpreendi imensamente lendo-o, pois não sabia o quão enfeitiçada pela narrativa eu ficaria. A magia não é tratada como uma coisa "bonitinha de Hollywood", mas sim crua e mortal, e o mesmo acontece com a temática "vampiros" e o romance que envolve as personagens.
A trama foi muito bem desenvolvida, a ponto de não parecer que alguns eventos foram "remendados" para dar forma à narrativa, como acontece em muitas estórias desse gênero. Acompanha-se o tempo todo o crescimento psicológico das personagens sem que pareçam episódios perdidos e/ou determinados no tempo, mas sim uma mudança sutil conforme o desenrolar do livro. Me surpreendeu muito também o fato de que apesar do filme nos mostrar apenas um lado da estória, no livro podemos ver e presenciar o que as personagens pensam e conhecer vários pontos de vista. Isso deixa a estória muito rica.
Outro aspecto fascinante do livro é a ambientação e contexto histórico. Se houve algum deslize em termos de vestuários de época, fatos históricos, psicológico das personagens ou até mesmo os rituais; eu mesma não perceberia. Até a linguagem é adaptada ao personagem e é sempre de acordo com sua posição social.
Por esses e muitos outros motivos eu recomendo muitíssimo a leitura desse livro. Àqueles que procuram um romance infantil e inocente ou vampiros e personagens vazios (como a maioria dos livros de vampiros lançados recentemente) este não é o livro para você. Também não o recomendo se procura algo como no filme de Tim Burtom, pois certamente não é o mesmo e em diversos pontos diferem-se um do outro. Porém, este com certeza se tornou um dos meus livros favoritos e mal posso esperar pelas continuações!
anacaraulina 19/08/2016minha estante
Eu estava com medo de ler justamente porque gosto muito do filme, mas se é como você diz, mal posso esperar para colocar minhas mãos nele! Hahaha obrigada mesmo :)

Hell's 06/07/2023

Tudo o que acontece com o Barnabás é pouco!
Lado negativo: Foi, definitivamente, um dos piores lidos do ano, comprei na esperança de ser minimamente parecido com o filme de 2012, o que so descobrir ser o contrário depois de receber, mas as semelhanças só começam a aparecer com 80% da leitura já feita, que é quando a leitura fica boa.

Lado Positivo: Se você gosta da Angelique do filme, vai conhecer todo o passado dela, nunca mais vou ver o filmecom os mesmos olhos, o que é bem legal, mas só isso.

Carvalho14 24/05/2023

Uma b*sta
Esse livro está no meu top 3 de livros mais decepcionantes.

Não foi nada do que eu imaginei. Leitura arrastada, maçante, até meio sem nexo.

Personagens com zero carisma, história chata ao extremo.

O livro tem mais de 500 fucking páginas e quanto mais você lê menos você sai do lugar.

A tradução é sofrível, a história é sofrível.

Não sei onde a autora queria chegar com essa m*rda.

Odiei. Perda de tempo e de dinheiro.

Nota um, porque não tem como dar nota zero.

Amiga Leitora 07/03/2016

Lembro-me de que quando o filme foi lançado, como já era de se esperar críticas vieram acusando o roteiro de ter furos como ''vampiros não deveriam sair no sol''; porém os telespectadores não pensaram de que a adaptação foi uma acomodação ao novo cinema, reinventar a figura misteriosa, romântica dos vampiros mostra de certa forma que nem tudo é como parece ser. Afinal, tratando-se de assuntos paranormais quem é que sabe como é a real figura dos seres? Eles são mitológicos ou não? Vai saber! Então, adaptações podem sim ser feitas.
O trabalho feito no filme em minha avaliação, foi muito bem feito, logo que tiveram que ''comprimir'' uma história contada em mais de 200 capítulos (quando exibida na TV), e 552 páginas desse livro, em apenas duas horas de filme.
Assim como alguns livros e filmes que geram ''contos internos'' de sua história, pensei que A Vingança de Angelique seria um conto do filme. Mas o livro é muito mais detalhista a história é recontada em uma forma mais sombria no modo de vista de Angelique, uma bruxa linda com desejo de vingança contra Barnabas Collins, com narrativas intercaladas entre sua infância que fora um tanto conturbada e entre sua obsessão pelo vampiro Barnabas.
A autora aproveitou toda a sua liberdade e criou coisas fantásticas, descritas em uma narração impactante e envolvente, a escrita é profunda e te arrasta pra história como se você fosse um protagonista, o modo como os sentimentos/sensações são expostos é de se admirar. Acho que a profundidade da escrita de Lara Parker se deve ao fato de que ela é a atriz que deu vida a Angelique no seriado de TV, alguém melhor do que a própria para narrar a visão da personagem? Não, né rs

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/01/resenha-sombras-da-noite-vinganca-de.html

Lia 20/11/2017

Cara, muito bem escrito!
O livro de Sara Parker é extremamente bem escrito. Ela faz o que apenas uma pequena parte dos escritores conseguem: passar o sentimento de seus personagens de uma forma que faça o leitor se perguntar se não é ele que está dentro do livro sentindo aquilo tudo. Ao mesmo tempo que ela não se prendeu em descrições (ela não é o tipo de escritora que vai ficar falando como o protagonista é bonito por 5 capítulos), ela ambientaliza o livro fazendo com que tudo à volta ganhe uma vida extraordinária.
O livro acaba sendo muito mais o relato da vida da Angelique do que a história do amor dela pelo próprio Barnabas. Não vai ser o tipo de romance onde você achará uma exacerbação das qualidades da pessoa por quem a protagonista é apaixonada, e nem 60 parágrafos falando sobre o que ela sente por ele. É exatamente por isso que o livro não se torna cansativo e já começa com um nível e maturidade na escrita que é simplesmente impressionante. Ela mostra o envolvimento e o amor dos personagens, claro, como todos os outros sentimentos da história, mas sempre deixando claro que Angelique é o foco daquilo tudo. Ela em si, não quem ama e até mesmo não apenas a história. Ela, a versão dela.
Lara trouxe uma história cheia de cores e com um repertório cultural gigantesco, descrevendo com uma precisão incrível o cenário da época, assim como a ambientação da personagem em práticas ritualísticas. Ela não suaviza ou tampouco torna tais partes superficiais e passageiras, nada disso. Ela descreve com emoção todas as passagens, até mesmo as de Barnabas. O que me lembra que esse um dos dois pontos que acabou soando perdido para mim. Tiveram passagens narrativas por ele no momento presente, e deu a entender que a história se dividiria em duas narrativas, a dela e a dele, mas não. A história que foi começava por ele se partiu de repente e isso foi uma pena, porque teria um potencial maravilhoso ali, mesmo que desse mais páginas.
O outro ponto negativo foi que não se consegue ler o livro sem ter procurado saber como era a novela Dark Shadows. Pelo menos você não entende completamente. Ficará meio perdido se apenas tiver visto o filme para tentar achar em que tempo ocorreu o que o livro retrata. O livro não tem nenhuma introdução sobre a história. Ele parte da premissa que você já a conheça, o que elimina você dos parágrafos explicativos sem fim, mas o deixa perdido. Não é culpa da escritora, tendo em mente que ela publicou o livro em uma época que a novela era passada nos EUA e que o filme nem era sonhado. Nisso gostaria de poder ajudar (quem viu o filme):
O filme mudou MUITA coisa da história original, como você perceberá, e o livro é transcorrido no momento em que (não é spoiler) vão derrubar a primeira casa da família de Barnabas no Maine, a de quando eles chegaram. Nesse tempo, ele já está humano novamente e noivo de Júlia, e Angelique tinha sido destruída. Roger se encontra na casa e Carolyn não é uma garota, mas uma jovem na faixa dos vinte. Sua mãe, por sua vez, já é descrita como uma senhora. Não há menções ao filho de Roger, que eu lembre. Podem ver, muito diferente do roteiro de filme, claro.
Foi uma ótima leitura. Não dou 5 apenas por detalhes que eu não gostei muito na formação do livro que é mais gosto próprio do que outra coisa, mas é um livro que eu recomendo, definitivamente. Para quem é fã ou começou a ser ou apenas se interessou pelo filme e quis mais, esse é o livro. Angie é um amor e uma personagem incrível de se ler sobre.

Ps: Um fato bem interessante é que a história da Angelique do livro se assemelha a de Vanessa Ives, outra personagem interpretada pela Eva Green (que faz a personagem no filme), na série Penny Dreadful.

Claude.Valentine 23/12/2019

Com certeza deve ler.
Após finalmente terminar a leitura de Sombras da noite o que durou mais de um mês, vim aqui para dizer na verdade o quanto quem é escritor precisa conhecer essa obra.
Aprofundando-se na história de Angelique Bouchard, personagem da série cult Dark Shadows de 1966 e de Barnabas Collins, Lara Parker (ilustre atriz que representou Angelique no seriado), nos faz viajar de maneira intensa e revolvente pela história da protagonista. Nós conhecemos o externo, onde ela vive, onde ela vai, o que ela vê, o que ela faz e o interno, seus demônios, seus anseios, seus medos e acima de tudo seu amor e seu ódio.
Lara Parker se mostra única na criação e estrutura de sua história desenvolvida invejavelmente. Tudo corre, tudo flui ao mesmo tempo que nada em sua própria correnteza ao seu próprio ritmo.
Agora vamos ao que me faz acreditar que a leitura deste livro é essencial para um escritor (ou que pelo menos esteja na lista dos cem para ler antes de morrer): A escrita. Não sei começar a dizer exatamente. E o que pega de supresa é que ela já começa o livro com uma narração fantástica que apenas se alonga ao longo de TODO o seu livro. As metáforas, a poesia dura, as descrições e narrações de tudo se preocupando com os mínimos detalhes. É como um enorme quadro renascentista onde cada ponta, cada cor e traço são precisos e belos.
Este é um livro gótico? Sim... Sim. Eu poderia dizer fantasia, então seria fantasia gótica. Mas prefiro chamar especificamente de "Romance histórico sobrenatural gótico", especialmente no que se diz respeito ao final dele.
E se você ainda tem alguma desconfiança, provavelmente em relação ao filme do Tim Burton pode esquecê-la já. Embora o filme seja divertido, é apenas isso divertido. O livro é bilhões de vezes mais profundo, mais erótico e espinhoso. O personagem de Barnabas aqui, como Angelique, não é nada parecido com o do filme (particularmente eu preferi essa versão mais pessoal e polida). Não é um livro leve, muito, muito o contrário disso. Não há discontração ou leveza. A autora não poupa e não se apieda dos personagens, fazendo-os passar por várias e várias situações aflitantes e chocantes.
Se puder leia já! E mesmo sendo um livro bem grandinho, 546 páginas acho, é instigante e você não vai parar até ter lido cada frase ricamente escrita. Aliás acho que rico é o melhor adjetivo para essa narrativa. Rico em escrita, conteúdo histórico, descrições aos montes e personagens muito bem pensados.
Mais que recomendado, eu digo: "Necessário". Espero que algum dia a Geração traga para o Brasil os outros dois volumes.