Góticos

Góticos Pedro Bandeira




Resenhas - Góticos


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Geraldo 23/07/2012

Góticos - Contos Clássicos - Vampiros, Múmias, Fantasmas e Outros Astros da Literatura de Terror
Este livro nos brinda com dez contos e dois poemas com o melhor do gótico-romântico e ainda contém quatro ensaios que são uma verdadeira aula acerca do contexto em que os textos foram escritos e estudos sobre o gótico e o terror em si.
Ao final de cada texto encontramos a vida e a obra de cada autor, com curiosidades sobre suas vidas e contexto histórico, além de sempre conter uma comparação com o terror contemporâneo, seja na literatura, no cinema ou televisivo.
Durante a leitura ficamos íntimos de certos autores e um episódio em especial é destacado com certa frequência, por ser uma referência para o gênero: o encontro de Mary Shelley com Lord Byron e John Polidori (ambos representados por “A Transformação”, “A uma taça feita de um crânio humano” e “O Vampiro”, respectivamente).
No famoso episódio relatado no livro, os participantes da reunião são desafiados a escreverem uma história de fantasmas, ganharia aquele que escrevesse a mais assustadora. Esse encontro rendeu simplesmente o marco da literatura “Frankstein, ou Prometeu Moderno de Mary Shelley” e “O Vampiro” de John Polidori.
O essencial “O Vampiro” de John Polidori, junto com Carmilla de Sheridan Le Fanu, outro autor presente no livro com “Dickon, o diabo”, serviram de influência ao maior personagem da literatura de terror de todos os tempos: Drácula.
Bram Stoker aparece no livro com “O hóspede de Drácula”, conto que teria sido excluído do romance original por quebrar o clima de suspense no qual o autor conduziria o leitor gradualmente, até o encontro do terrível vampiro.
Outros destaques são: "A mão do macaco" de W.W. Jacobs, conto que serviu de inspiração para "O cemitério" de Stephen King; "A queda da casa de Usher" do mestre Edgar Allan Poe, num de seus contos mais assustadores; "A amante morta" de Theóphile Gautier, um excelente conto sobrenatural e que traz um dos temas mais recorrentes da literatura gótica: a conspurcação da virtude por uma personagem devassa; "Lote 249" de Arthur Conan Doyle nos apresenta um conto fantástico de uma múmia; e, finalmente, Janet, a maligna de Robert Louis Stevenson, o criador do Médico e o Monstro, nesse conto de possessão malígna vemos uma mulher que em nada deixa a desejar a menina Regan, do exorcista; Os poemas de Goethe e Lord Byron contém a mesma atmosfera, gótica e romântica, que permeia todo o livro.
Um livro com uma ótima seleção de contos, ensaios bem elaborados e que dão um show a parte. Uma amostra ideal do que de melhor já foi produzido no terror gótico e na literatura de horror e que até hoje influencia e é replicado na cultura pop. Um livro atual, assim como o medo, que repercute eternamente nos recantos mais obscuros da nossa alma.
geo 29/11/2015minha estante
O Vampiro de John Polidori e O hóspede de Drácula eu tinha lido num livro que tem só contos de vampiros e traz um ensaio sobre a orígem das histórias de vampiros, que surgiu no leste europeu até chegar na literatura inglesa justamente com o John Polidori. A Pata do Macacco eu li num livro chamado Contos ou histórias do sobrenatural (mais ou menos isso). São todos excelentes contistas.




Sena 12/02/2023

Minha avaliação de cada conto:
A uma taça feita de um crânio humano, Lord Byron- 4
O vampiro, John Willian Polidori - 5
A pata do macaco, W. W. Jacobs - 4
Poemas macabros, Goethe - 4
Lote 249, Arthur Conan Doyle - 3
O hóspede de Drácula, Bram Stoker - 4
Transformação, Mary Shelley - 4
A queda da Casa Usher, Edgar Allan Poe - 5
A Amante Morta, Théophile Gautier - 4
Dickon, o Diabo; Joseph Sheridan Le Fanu - 4
Janet, a Maligna; robert Louis Stevenson - 5
comentários(0)comente



Letícia 01/02/2021

Antologia magnífica
Essa antologia nos mostra um pouquinho do trabalho de grandes autores como Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Mary Shelley, dentre outros. O que mais me agrada é porque nesse livro você encontra trabalhos menos conhecidos de alguns autores, evidenciando o quanto eles são versáteis em outras abordagens dentro do movimento Romântico.
Para quem quer dar início ao conhecimento desse universo gótico, é uma otima opção.
comentários(0)comente



Liz 18/07/2016

Brindo a essa antologia com uma taça feita de um crânio humano
Nessa coleção temos acesso a oito contos incríveis de alguns dos melhores escritores da literatura universal, entre eles Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Bram Stoker e Robert Louis Stevenson, além de 3 poemas e 4 ensaios maravilhosos sobre a literatura de terror, aquela que nos dá calafrios na espinha, que nos assusta diante da quebra do status quo natural e ao mesmo tempo nos fascina ao dialogar com nossos medos e pertubações mais íntimas diante do desconhecido, do sobrenatural, daquilo que não sabemos como explicar pelas leis da normalidade humana.

Algo que me agradou muito foi o fato de que há no final de cada texto um comentário sobre o autor e sua obra, sobre aspectos de sua vida que influenciaram sua escrita assim como alguns elementos de sua composição literária. E no final do livro há um ensaio do organizador da coleção, intitulado "O terror diz até breve" repleto de curiosidades sobre o gênero gótico e um suplemento com algumas questões para aprofundamento, discussão e pesquisa sobre as leituras.

O livro apresenta os seguintes contos: O vampiro; A pata do macaco; O hóspede de Drácula; Transformação; A queda da casa de Usher; A amante morta; Dickon, o diabo e Janet, a maligna.
(...)

Resenha completa: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/2016/07/goticos-vampiros-mumias-fantasmas-e.html

site: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Cris.Aguiar 18/12/2022

Muito bom!!
Excelente coletânea de contos da linha Gótica, mas principalmente, para mim, o destaque do livro está justamente nas notas ao final de cada conto e também dos ensaios que o organizador trouxe falando a respeito dessa literatura.

As notas são essenciais para dar sentido do contexto da escrita e os ensaios abarca a história do sentimento de medo, da literatura de terror e do romantismo dentro da literatura.

RECOMENDO!
comentários(0)comente



Murasakibara12 04/07/2015

Esse foi um dos melhores livros que eu ja li... Realmente mexeu com minhas emoções e sentidos (medo inclusive). Incriveis autores que mesmo contando historias sobrenaturais nao fugiram do periodo romantico e idealizado
Bernardo 14/09/2016minha estante
Para mim Também foi um dos melhores livros que já li, parabéns pelo seu ótimo gosto!




Lethycia Dias 25/10/2021

Seleção boa; material complementar, nem tanto
Li este livro anos atrás quando estava no Ensino Médio e me lembrava de ter gostado muito. Neste mês de outubro, decidi ler apenas livros de horror, terror, suspense, thriller ou histórias que contém vampiros e bruxas, para me divertir, e como este estava disponível no Kindle Unlimited, aproveitei para reler. Infelizmente, eu acho que preferia ficar com a lembrança que tinha da minha primeira leitura.
O livro reúne dez contos clássicos góticos, que variam entre o terror, o horror e o mistério, além de poemas e de alguns ensaios escritos por autores contemporâneos sobre a literatura de terror. Desta seleção, eu me lembrava apenas de "A pata do macaco" e "A queda da casa de Usher", então, as outras histórias e também os poemas foram quase uma surpresa para mim. E quanto à escolha, só posso fazer elogios, porque as histórias realmente se encaixam em todos os padrões da literatura gótica, e podem não ser tão conhecidas hoje em dia, mas são bastante bem escritas.
Apesar disso, os ensaios que complementam o conteúdo do livro fazem uma quebra de clima bem incômoda, "interrompendo" a imersão nos ambientes sombrios que os contos nos proporcionam. Acredito que esse conteúdo seria bem mais produtivo se estivesse no fim do livro. Além disso, os autores dos ensaios estão sempre criticando reinterpretações recentes de algumas criaturas da literatura de terror, como os vampiros, o que eu acho totalmente desnecessário. Ninguém precisa alfinetar a produção contemporânea para exaltar a qualidade das obras clássicas.
Fiz uma leitura bem lenta, avançando aos poucos e algumas vezes levando até mais de um dia com um só conto. Além das duas histórias que eu desejava reler, a mais interessante foi "O hóspede de Drácula", que foi um trecho descartado por Bram Stoker de seu romance. É evidente que não seria um bom início para Drácula, mas enquanto conto, funciona muito bem.

site: https://amzn.to/3me0nIP
comentários(0)comente



Matheus656 04/01/2022

Contos clássicos não tão conhecidos
Demorei muito para terminar esse livro de contos. Confesso que devo ter curtido um ou outro apenas dessa coletânea. Para contos clássicos, eu achei que seriam contos mais "renomados", porém, a maioria aqui nunca tinha nem ouvido falar, apesar de alguns eu conhecer os autores por nome. Enfim, não foi uma leitura de todo ruim, mas também não é um livro que pretendo reler de cabo a rabo.
comentários(0)comente



Pedro 28/05/2023

Uma boa coletânea para interessados nos clássicos
Avaliar uma coleção de contos sempre é difícil, considerando como é difícil manter certo nível de qualidade em todas as histórias. Nesse caso, uma constante pelo menos é o peso da importância história: todos são de grandes nomes para a história da Literatura, especialmente do horror. Sua leitura, assim, acaba sendo uma forma de conhecer também como esse gênero se construiu.

Mas, como esperado, alguns contos acabam sendo mais interessantes que outros. A Pata do Macaco é o único que realmente me sinto capaz de recomendar a qualquer público pela forma como resistiu ao teste do tempo e continua sendo um exemplo de construção narrativa de terror. Achei excepcional. A Queda da Casa de Usher tem uma construção de atmosfera exemplar, mas a escrita excessivamente descritiva não me agradou. O Vampiro e O Hóspede de Drácula apresentam versão alternativas instigantes do clássico hoje tão conhecido. A parte mais fraca fica com Transformação, um exemplo de como uma narração distante pode estragar uma história promissora.

Meu ranking seria o seguinte:

1) A pata do macaco
2) O vampiro
3) Lote 249
4) A amante morta
5) O hóspede de Drácula
6) Janet, a maligna
7) A queda da casa de Usher
8) Dickon, o diabo
9) Transformação

Também destaco a presença de poemas, sempre bom estimular esse tipo de leitura. Os ensaios também são bons e, ao contrário de outros leitores, não senti que quebravam o ritmo. Eles traziam informações e reflexões pertinentes e necessárias, já que a leitura de clássicos muitas vezes precisa de um apoio. Só achei estranha a implicância do organizador com Crepúsculo, mas, considerando a publicação original em 2011, entendo que era o que estava em alta na época.
comentários(0)comente



Crøw 08/02/2015

:3
Ótimo livro, com ótimos poemas, ensaios e contos da literatura gótica, incluindo Gothe e Poe.

10/10
comentários(0)comente



Ewerton.Carvalho 10/01/2016

Góticos Contos Clássicos
Uma coletânea de contos de vampiros, fantasmas, demônios com a presença nada mais, nada menos que a primeira obra literária sobre vampiros e o primeiro vampiro feminino. FANTÁSTICO.
comentários(0)comente



Bia 21/12/2020

Uma perfeita iniciação a literatura gótica
Uma coletânea feita com cuidado, é assim que posso descrever esse livro, os contos aqui são acompanhados no final por uma descrição da importância dele e suas características góticas, assim como um breve relator de quem é o autor da obra.
Somos brindados no inicio pelo poema a uma taça feita de um crânio humano de Lord Byron, um excelente inicio. Logo depois vem O Vampiro de John William Polidori, que é o precursor de Drácula, depois o livro se segue por outros vários contos, alguns deles que encontrei apenas neste livro, outros desconhecidos e provavelmente não o acharia com facilidade. As traduções são muito bem feitas.

comentários(0)comente



sosophia 24/01/2022

Contos interessantes
Peguei esse livro pelo meu interesse em ler O Vampiro, do John William Polidori, e fui surpreendida com uma coletânea realmente legal de contos góticos. Aqui temos o clássico poema da taça de crânio de Byron, e a até a casa de Usher de E. A. Poe, mas o que fez valer a pena ler de fato esse livro foram 3 contos em específico:

- A pata do macaco (W. W. Jacobs)
- Lote 249 (Arthur Conan Doyle) ((meu favorito))
- Dickon, o diabo (Sheridan Le Fanu)
comentários(0)comente



Moara Costa 11/07/2023

Uma ótima coletânea gótica (até demais)
Ao iniciar a leitura, foi um grande prazer adentrar a literatura de terror no gênero gótico. Ainda mais, ler contos e histórias curtas como alguém que não lê nada além do acadêmico durante o período letivo.
Porém, com o avanço da leitura, algumas coisas foram se destacando ao meu olhar e me deixando mais desconfortável pelos motivos errados.
Ao invés de olhar para os lados com medo como quem faz um leitor de uma história de fantasmas, fechei o livro com desapontamento após encontrar diversas falas que são mal vistas atualmente.
Como comentei em um histórico, a extrema gordofobia de Arthur Conan Doyle, o racismo do conto "Janet, a maligna", dentre outras coisas que poderiam ser ignoraveis senão por sua frequência nos textos tornaram o final da leitura arrastado e impaciente.
As intervenções do organizador são de grande proveito para o entendimento do gênero gótico como um todo, ainda que submergidas em um saudosismo que, em seu ensaio, já não consegui mais engolir.
De forma geral, são bons textos, e o fato de que são vários e variados permite que a diversão seja garantida. Mas fica a ressalva.
comentários(0)comente



Patrícia.Bilibio 21/10/2023

Um deleite do melhor da literatura universal. Os ensaios presentes no livro são uma aula, muito esclarecedores.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR