Os setes saberes necessarios a educação do futuro

Os setes saberes necessarios a educação do futuro Edgar Morin

Resenhas - Os setes saberes necessarios a educação do futuro

Talvanes.Faustino 28/04/2021

Legal
Li este livro na pedagógica de Profissão Docente no curso de licenciatura em História. Não achei grandes coisas não. Mas recomendo.

Rony 14/06/2021

Um texto simples, mas reflexivo
Bom, a leitura é leve e rápida. Mas tem pontos que gostei bastante por me trazerem ideias para refletir em temas que tenho interesse. Reflexões sobre pontos que quero conhecer mais, pontos que eu tinha ideias errôneas e preconceituosas.

ldmlsz 01/01/2024

De bom para péssimo
Comecei o livro super animada pq estava muito bom mas terminei na força do ódio. De reflexões valiosas, o livro começou a desandar totalmente. As primeiras 50 páginas valem a pena.

beatrxste 28/04/2024

Os setes saberes necessários á educação do futuro - Edgar Morim
(leitura acadêmica para disciplina de epistemologia da educação - mestrado)

1º saber - Erro e ilusão
- não afastaram o erro do processo de aprendizagem
- ⁠ Imprinting cultural: somos marcados e dominados pelo meio que nos cerca, como nossa religião

2º saber - consciente pertinente
- Começa a partir do momento que separemos as disciplinas
- ⁠ usar o conhecimento de maneira multidimensional

3º saber - Ensinar a condição humana
- Somos muitas coisas, um ser movimento
- ⁠ pensar humano humano no mundo, para o mundo e agente transformador deste
- ⁠ circuito-indivíduo-sociedade-espécie: está tudo interligado, não dá para ser um sem ser outro

5º saber - enfrentar as incertezas
- “O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas”
- ⁠ a ideia de que existem coisas incertas

6º saber - Ensinar a compreender
- compreensão intelectual: objetivo
- ⁠ a incapacidade de assumir seus atos

7º saber - A ética do gênero
- três elementos: indivíduo, sociedade e espécie, não desejar para o outro aquilo que não quer para você
- ⁠ necessita-se de uma consciência de uma terra pátria um cuidado
- ⁠ “a democracia nutre a adversidade dos interesses, assim como a diversidade das ideias” (P. 108)