Psicologia das Massas e Análise do Eu

Psicologia das Massas e Análise do Eu Sigmund Freud

Resenhas - Psicologia das Massas e a Análise do Eu

1 | 2 | 3 | 4

João 23/03/2021

Um estudo sobre as massas
Um livro muito interessante e revelador sobre o comportamento e a composição das massas somado a análise do indivíduo que a compõe. Traz teorias reveladoras para a época, mas que nos ajudam a compreender bem o momento presente.
Freud nos apresenta tanto teorias de outros autores, como Gustave Le Bon, quanto teorias próprias, como a análise do indivíduo em relação ao líder da massa e aos outros indivíduos, bem como sua relação com o objeto e o eu ideal.
Recomendo a leitura a todos, pois é bem enriquecedora.

Jhejhe0 29/07/2023

O eu e o ideal do eu
O livro explica como se formam as massas, como as pessoas se juntam e se tornam o que se tornam em conjunto e o porquê agem de maneira semelhante quando juntas.

As teorias são muito interessantes, mas a escrita, por ser um livro antigo, é difícil de se ler. Algumas partes tive que ler dezenas de vezes para compreender, até por conta dos termos que são usados. É perceptível que para entender melhor esse livro, é necessário ler os que foram lançados antes pois, muitas teorias (totem e tabu, narcisismo, princípio do prazer, etc) são citadas e explicadas "por cima" para melhor compreensão, mas creio que se ler o livro em que se trata delas fique melhor a compreensão.

Gostei de Freud explicar varias vezes a mesma coisa, pessoas assim como eu, que estavam com dificuldade para entender, conseguem entender melhor assim.

É um livro que agrega bastante conhecimento, principalmente para quem gosta da área da psique, é muito bom ler. Você entende melhor as pessoas e as ações delas.

MArcio183 14/09/2022

O primeiro livro de Freud que eu leio. Pra mim foi uma ótima experiência entender quais as características e como as pessoas se comportam em uma massa.

MauricioTiso 25/01/2020

A Servidão Voluntária
Nesta obra publicada em 1921, Sigmund Freud (1856-1939) aprofunda as origens que levam o indivíduo a abdicar de si em prol de um grupo.

Ele análise obras de outros pensadores e conecta com os seus escritos, formando e embasando o seu raciocínio.

Foi muito interessante ler essa obra logo após Guerra e Paz de Tolstói, pois complementou ricamente o que Tolstói nos leva a sentir em sua obra sobre os horrores que a Guerra faz levar tantos indivíduos a acometerem atrocidades entre si sem nunca antes terem se visto.

As origens investigadas por Freud são profundas na psique humano, seria incompleto demais sintetizá-las em uma resenha.

O texto introdutório de Paulo Endo e Edson Souza e o Prefácio de Edson Souza trazem um rico conhecimento sobre o autor e sua obra.

Uma leitura obrigatória se seu desejo é conduzir sua vida e não ser massa de manobra.

Boa leitura!!

Heitor 13/02/2023

Uma leitura completa e simples
Está obra de Freud me agradou bastante por ser um texto bem completo e de uma leitura simples, recomendo demais para todos que desejam conhecer esse lado social do autor

Gessica 08/11/2022

Um livro indispensável para compreender o comportamento dos individuais na massa, como ocorre o rebaixamento intelectual ao mesmo tempo em que se torna influenciável pelo contágio das emoções eufóricas, uma profunda necessidade de ser dominada e se sujeitar diante de um líder, uma crença, um ideal fantasioso.

Bruno B. 18/06/2022

Um Líder para seguir, um líder para amar.
Escrito em 1921, essa obra do Freud tem sua importância não só para estudantes acadêmicos tanto de psicologia, como de filosofia, mas para leitores leigos em geral, pois se trata de um Clássico da Literatura Universal. Essa obra freudiana é fundamental para compreendermos os fenômenos de massa com base no conhecimento e conceito psicanalíticos.

O pensador austríaco, vai investigar como se dá a origem e o funcionamento das massas, ele vai buscar ajuda na filosofia de Kierkegaard e Nietzsche, como também de McDougall e Le Bon.

Nesse ensaio o pai da psicanálise analisa o fenômeno de massa, e a relação de identificação do indivíduo com a figura do líder, a partir dessa análise vai fazer constatações relevantes, para ele: "A massa é um rebanho obediente, que nunca pode viver sem senhor. Ela tem tal sede de obedecer que se subordina instintivamente a qualquer um que se nomeie seu senhor." -S. Freud

Esse livro é uma ótima porta de entrada para o pensamento freudiano.

Tha 26/01/2021

Resenha Psicologia das massas
Nesta obra, Freud faz uma análise de como nos comportamos de forma diferente quando estamos em grupo. Quais as características próprias de uma massa? Por que agimos diferente em conjunto? Quais mecanismos psicológicos envolvidos? O autor responde essas e outras questões a partir do levantamento bibliográfico da época, do olhar psicanalítico e de suas próprias análises e conclusões. Utiliza como instrumento de análise, principalmente, as massas religiosas e o exército. Ainda, discorre sobre o ego e o ideal do ego.

Flavia Sena 23/09/2012

Diria que o livro tem uma linguagem bastante específica, que somada com a leitura pelo computador, não fez com que eu me concentrasse. Apesar disso possui teorias interessantes (consegui pegar algumas pelo caminho) que podem ser úteis pra pessoas que estudam o tema.

Fernanda.Kaschuk 12/03/2019

A constituição do eu em detrimento com o coletivo.
No determinado escrito, Freud disserta acerca das representações em massa que despertam o sentimento de "identificação" no sujeito e por isso levam-o a incorporar-se enquanto parte do grupo, no sentido de que este se constitui moralmente especificamente em função da massa a que pertence. Dois exemplos de massa artificiais citadas por Freud são a igreja e o exército que se institucionalizam a partir de medidas conservadas que servem de proteção a sua estrutura primária de modo a impedir que se suscitem mudanças dentro destas, para tanto se nutre uma relação libidinosa do indivíduo enquanto parte dessas massas para que esse lute para mantê-las como a si mesmo. Assim cria-se uma relação com a massa semelhante ao enamoramento, onde temos o outro como "objeto amado" e encaminhamos nossas ações de modo a manter estável a base de determinada relação. No entanto, vez ou outra as massas se dissolvem e provocam um vazio no indivíduo que se entende como parte, uma vez que perde seu objeto de libido facilmente desenvolve neuroses.

Joy 15/03/2020

Incrível
Depois de me sabotar na época q precisava ler, peguei para lê lo, e cara, eh incrível, Leitura muito prazerosa e edificante!
Fala sobre o comportamento diante das massas, como religião, e outras.
Eh incrível!

Karinny 07/04/2021

Preciso aprender mais sobre psicanálise para retornar a este livro. Apesar de ter compreendido os pontos centrais, me falta bagagem para um completo aproveitamento da obra.

Silvana Sabino 13/01/2021

Freud explica nosso atual momento político..
Foi o primeiro livro de Freud que eu realmente li inteiro. Entre uma pa?gina e outra, a minha reac?a?o estupefata por perceber a genialidade dele em entender a mente humana.

O livro me mostrou o quanto e? inerente a no?s o desejo de unirmos a um grupo (ou ate? mais). Muitas vezes, abrindo ma?o de concepc?o?es e valores que acreditamos apenas para sentirmos que pertencemos a algo. E? muito percepti?vel, como e? livro aborda, o quanto nos sentimos mais fortes e invenci?veis quando nos juntamos a uma massa. Dentro dessa massa, todo sentimento e ato e? contagioso. Ao vermos o nosso grupo agindo de determinada forma, baixamos a guarda e por vezes nos deixamos levar tambe?m.

Freud tambe?m salienta a necessidade da massa em servir a um ?senhor?, algue?m para seguir, obedecer, temer e depositar seus anseios (sejam eles positivos ou na?o). A massa tambe?m se deixa levar facilmente por discursos aguerridos e que despertem o que de mais secreto e? guardado dentro de si.

Foram discutidos muitos outros pontos que este post jamais daria conta. O que posso afirmar e? que este foi so? o primeiros de va?rios outros livros que pretendo ler do autor.

Se e? verdade que so? Freud explica, estou mais que disposta a tirar a prova.

May 12/11/2022

Vi esse livro sendo citado em um vídeo no TikTok do Marcelino Só Viaja e me despertou a vontade de ler, principalmente depois do cenário que se formou no Brasil nesse período eleitoral.

Me ajudou a olhar o comportamento das pessoas sob uma ótica diferente, além de trazer outras reflexões. Primeira vez que eu li Freud, mas já foi uma experiência muito legal, porque é fácil relacionar a leitura a acontecimentos cotidianos, o que a tornou bem fluida.

Já recomendei para várias pessoas do meu círculo social. E fica a recomendação aqui também.

1 | 2 | 3 | 4