O Jeitinho Brasileiro

O Jeitinho Brasileiro Livia Barbosa

Resenhas - O Jeitinho Brasileiro

Irineu 05/06/2017

Um estudo sobre a identidade nacional
Lívia Barbosa expõe, com embasamento teórico e argumentação coesa, as várias faces do jeitinho brasileiro.
É possível que se observe a descrição desse fenômeno nacional, sua relação com a construção da identidade do povo que aqui reside e as opiniões mais comuns (e dicotômicas) a respeito do jeitinho. Em suma, é feita a apresentação do objeto de estudo e de todas as variáveis que o cercam.

Vaaa 16/10/2009

Lívia Barbosa traz uma leitura bastante interessante a respeito do comportamento do brasileiro. Esse livro foi citado durante uma aula na pós graduação e lido por mim por opção. Para quem estuda o comportamento humano, é fundamental entender que o Brasil traz algumas particularidades; uma delas, sem dúvida, é o famoso "jeitinho brasileiro". Para quem atua no ramo empresarial, a autora ajuda a pensar sobre algumas situações e induz a pensar na importância da Meritocracia dentro das organizações.

Laerdes 02/01/2014

Leitura enriquecedora
Todo o livro faz um apanhado da origem e percepções do que chamamos "jeitinho" (abordagem positiva e negativa) fazendo-nos repensar nossa própria posição quanto a este assunto. O fundo histórico e entrevistas só consolidam as conclusões que se chegam. Excelente obra.