Superinteressante N° 304 (Maio de 2012)

Superinteressante N° 304 (Maio de 2012) Super Interessante

Resenhas - Super Interessante Maio/2012

z..... 23/10/2023

Maio de 2012
"Pequenos psicopatas"
A psicopatia é tema abrangente em diferentes níveis e já foi abordada em outras edições, como a 291 (de Maio de 2011), que destacou o contexto de abuso e exploração no trabalho por oportunistas, o que pode também ocorrer no meio político, empresarial e até mesmo religioso (misericórdia!).
Dessa vez foi no sentido mais conhecido, de associação com assassinato, e, o que é assustador, tendo como agente criminoso crianças e adolescentes.
Em linhas gerais, foram apresentados relatos dramáticos, viscerais, especialmente quando em família (imagina para uma mãe temer ser morta dormindo pelo filho) enquadrados nas seguintes caracterizações em evidência nas histórias: impulsivo, predador, indiferente, suicida, incendiário, sádico, torturador, pedófilo, perverso e serial killer.
Reportagem impactante, suscitando criticidade no tema, especialmente como agir?
Aspectos importantes registrados: o diagnóstico, mesmo reconhecendo-se indícios, não pode ser fechado antes dos 18 anos e os pais e profissionais próximos (como professores) devem estar atentos a eles. O texto destacou que é inato, mas em certos casos a terapia medicamentosa contribui para atenuar a impulsividade.
Tema que gostaria de ter mais informações...

"O laboratório secreto do Pentágono"
Reportagem curiosa, a la 007, mostrando engenhocas e projetos mirabolantes com intencionalidade militar, como beija-flor espião (daria ótimo apetrecho para a pesquisa científica), cheeta robô para transportar soldados no campo (verdadeiro gato guerreiro) e soldados robôs.
Mano, preocupante mesmo é o que não revelam, principalmente nas parcerias com laboratórios biológicos e químicos....

"Baratas"
Ih, rapaz! Tem revelações curiosas (e nojentas) mas vale conferida.
Eca! Baratas podem se alimentar de nossos corpos quando dormimos (disque adora um cílio...) e, o que foi mais assustador, na boca de bebês em busca de restos de leite ou alimentos na má higienização (sem palavras),
Foram mostradas três espécies e falaram de conhecimentos associados, se mito ou não, como sobreviverem a ataque nuclear.
Fiquei curioso na barata de Madagascar (gigante) tida até como bichinho de estimação, buscando o YouTube só para ouvir o tal som que fazem. É tipo um silvo: tsssssssssssssss!!! Sério! Não dormiria se não matasse a curiosidade... Desconjuro!

Essas e outras na antiga edição.