O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Elisa Cristina 22/07/2023

Detetive Rizzoli-caso 1
Primeiramente, que livro meus amigos, que livro. É aquele suspense bem elaborado que você não tem vontade de parar de ler, a cada página acontece uma revelação diferente e se torna impossível o livro ficar monótono. O jeito que a escritora conduz o livro é maravilhoso, eu adorei esse estilo de suspense, no qual ela mescla medicina com assassinato, adorei saber os detalhes que levam a polícia a descobrir o assassino.
Me apaixonei pelos personagens, Catherine Cordell virou minha protegida, nada nem ninguém acima dela, Moore também foi um dos meus queridos. Eu adoraria acompanhar livros só com a história do dia a dia dos dois.
Confesso que fiquei um pouco desapontada em saber que os próximos livros serão com a detetive Rizzoli, que por sinal não teve muito foco neste livro, que não me cativou tanto neste primeiro livro, mas pode ser que passamos a conhecer ela no decorrer da saga.
Gostei demais do livro e com certeza lerei os próximos, tem meu selo de aprovação
??????????

Vania.Carneiro 29/06/2023

Gostei muito
Achei a história interessante, com bastante suspense e muito em escrita. Gostei até mais do que o outro livro que li da autora, A Garota Silenciosa. Só não ganhou 5 estrelas pq isso é reservado para os livros que eu considero como sendo obras de arte, perfeitos.

AdrianoBiLL 27/06/2023

Uma obra-prima do suspense policial!
O meu primeiro contato com um livro da Tess Gerritsen foi no começo de 2009, quando do nada resolvi comprar "O Jardim de Ossos". Este foi o primeiro livro que eu li da autora e já achei excelente, já despertou o meu interesse em conhecer mais da sua bibliografia. Foi então que eu comprei um segundo livro...

A primeira vez que eu li "O Cirurgião" foi ali por volta de julho de 2010. Ao término do livro eu identifiquei na hora a minha paixão pelo suspense policial, pelo thriller médico, pelo suspense em torno da busca de um serial killer, das séries de assassinatos, e também já identifiquei todo o meu amor e admiração pela Tess. Ou seja, foi com "O Cirurgião" que eu me tornei um verdadeiro fã da Tess Gerritsen.

Depois de mais de uma década eu resolvi reler este que eu considero com um dos seus melhores livros de toda a sua carreira.

"O Cirurgião" é impecável, irretocável, uma obra-prima da literatura que te sufoca e te prende com uma história absurdamente incrível.

É realmente incrível a riqueza de detalhes técnicos que a Tess emprega em sua história. Por ela ter sido médica ela consegue colocar tudo que está acontecendo com uma precisão invejável. Todos os detalhes cirúrgicos e termos técnicos da medicina que envolve uma cirurgia, uma perfuração, uma incisão (excisão), tudo muito bem explicado, muito bem detalhado, muito crível, que nos imerge cada vez mais em sua história.

Existe assassinato perfeito? O Cirurgião era o assassino perfeito, era o assassino inteligente, cauteloso, organizado, metódico, cético, que deixava poucas pistas, ou nenhuma. E o mais curioso é você justamente achar que ele odiava as mulheres, pois tudo que ele queria era somente o útero delas, pois ele desfeminiza as suas vítimas, as purifica dos seus pecados. É completamente bizarro e doentio!

É incrível como a história te prende, te envolve, te abraça, te sufoca, quando você passa a percorrer cada passo do assassino oculto (juntamente com cada personagem), quando você passa a criar suas expectativas, suas imaginações, suas apostas e suas conclusões. É bizarro pensar em como um médico formado cirurgião possa ser o psicopata de toda a história. Como um médico que foi treinado para salvar vidas pode simplesmente dizimá-las com golpes precisos e letais.

Outro ponto muito curioso na história está relacionado com a Detetive Rizzoli, que passava todos os preconceitos possíveis por ser mulher e estar atuando só ao lado de homens em uma profissão predominantemente masculina. Ela sofria agressões verbais, desconfianças, discriminações, assédio e machismo. Me remete muito ao caso da Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes".

"O Cirurgião" é um livro que traz uma história muito intrigante, muito pertinente, muito curiosa, ao mesmo tempo que se revela inquietante, perturbador, assustador, simplesmente por conter uma história pesada, que incomoda com seus desfechos, que incomoda com seus inúmeros gatilhos de estupros, torturas e violência contra a mulher. Eu considero o livro impecável mas entendo perfeitamente que é muito difícil o recomendar para alguém por esses motivos, principalmente se este alguém for uma mulher que já tenha passado por experiências traumáticas. É difícil imaginar como uma pessoa irá reagir diante de uma história tão perversa, tão cruel, tão chocante, envolvendo assassinatos, torturas, estupros, violência, machismo, preconceito e discriminação.

Por outro lado eu considero o livro como uma obra de arte da literatura. Simplesmente por ter sido escrito por uma autora que está no hall das maiores escritoras de suspense médico e policial de todos os tempos.

A sua maior fraqueza pode ser o medo. O medo une o elo eterno. Assim como a ovelha, o leão também é abençoado. E também o caçador.

Obra-prima irrevogável!
5 estrelas!
⭐⭐⭐⭐⭐
👏👏👏👏👏
Karolinne.9 28/06/2023minha estante
??????

Daniel638 24/06/2023

Que livro maravilhoso! Foi o meu primeiro livro da Tess Gerritsen - estou ansioso para ler mais da autora. Leitura envolvente! Fantástico!

Nick 10/06/2023

Desde que eu comprei esse livro eu tinha altas expectativas, primeiramente porque eu amo suspense policial, e segundo porque a escritora é muito conhecida pelo seu trabalho. Obviamente estava ansiosa por essa leitura.
Diferente da maioria dos livros que encontramos por aí, Tess trás uma história fluida, com reviravoltas não tão óbvias, e pelo fato dela ser formada em medicina, ela agrega a suas histórias muitos detalhes cirúrgicos reais, o que deixa a história mais interessante. Apesar de ter gostado muito da história, por algum motivo não consegui me conectar aos personagens, mas sem duvida é um ótimo livro e super recomendo.

Valeria 30/05/2023

Muito bom!
Extremamente bem escrito e muito gráfico, do jeito que eu gosto. Impossível parar de ler! A forma como ela descreve as cirurgias e as atrocidades do Cirurgião, te deixa sem sono a noite. Amei!

Nat 28/05/2023

Livro muito bom! Foi meu primeiro contato com a autora e devorei o livro, história envolvente e perturbadora. Muito bem escrita.

Gislane 28/05/2023

O cirurgião
Livro é de tirar o fôlego.
A autora é extremamente minuciosa nas descrições. É como se você presenciasse o que está sendo acontecendo nas cirurgias.

Tchê 24/05/2023

O útero da Jane
Aqui começou a saga da detetive Jane Rizzoli com seu algoz conhecido como ?O Cirurgião?.
Este tema marca grande parte da obra que se segue desta brilhante escritora que abandonou a medicina para se dedicar à literatura.

Cristiana 19/05/2023

A crueldade masculina num suspense amargo
Catherine é uma cirurgiã renomada que esconde um passado triste.
Sofreu violência sexual de um residente e acabou o matando em legítima defesa
Dois anos depois, uma série de assassinatos idênticos ao que seu agressor cometia, começa a rondar a vida de Catherine.
Estaria Andrew cappa vivo?
Seria um palgiador?
Seria coincidência?
Nesse suspense que expõe como o machismo da polícia e a fragilidade mas investigações de estupro, vemos que agressor e vítima estarão sempre ligados. Por um elo chamado medo.
O ponto negativo é o par romântico que além de desnecessário, coloca Catherine num papel de mulher indefesa que ela definitivamente não é

lori 06/05/2023

It?s no you it?s me
Nhe
a culpa não é do livro é minha mesmo
hj percebi o quanto eu não sou fã de suspense policial?
só isso

Isabella 06/05/2023

Sensacional
Pra início de conversa, fui dormir lá pelas 4 da manhã, ontem e hoje, porque eu estava obcecada com esse livro. Sério, é um suspense policial, que envolve serial killer, a história é muito bem contada e a trama é tão elaborada, que o plot no fim te surpreende.
Não vou entrar em detalhes na sinopse, porque posso sem querer dar spoiler.
Mas os detetives estão investigando um caso de homicídio, onde o assassino sequestra as mulheres, faz um procedimento cirúrgico para retirada de seu útero e em seguida, mata com um golpe fatal. Esse ?modus operandi? é semelhante a um caso que aconteceu em uma outra cidade, é uma das vítimas sobreviveu.
Nisso, a polícia se envolve com a Dra. Cordell, que foi a vítima do Cirurgião.
Bom, leiam. Tenho certeza de que quem gosta desse tipo de livro, vai se apaixonar.

01/05/2023

Gostei do livro, os personagens são interessantes.
No princípio achei que o personagem principal seria a detetive mas muda completamente. Nada que estrague o enredo. Vou ler as continuações.

Ana Paula 30/04/2023

O cirurgião parece ser o primeiro de uma série de DOZE livros! Não prometo que seguirei a saga. A história é bem envolvente, a narrativa é bem fluida e sem enrolação do jeito que eu gosto,sabe?Excelente livro.
Tchê 24/05/2023minha estante
Tenho todos e mais alguns. Faltam 3 livros para eu ler todos os 19 que tenho dela.