Esquerda e Direita: Perspectivas para a Liberdade

Esquerda e Direita: Perspectivas para a Liberdade Murray N. Rothbard

Resenhas - Esquerda e Direita

Verosca 28/03/2021

Ótimo
Me esclareceu muito bem os pontos sobre os dois lados, abordou em uma linguagem bem simples, recomendo super.

Edson 04/09/2023

Ideias - servido?
Esta obra faz uma breve retrospectiva de como as ideias políticas foram se configurando ao longo dos últimos séculos, pra ser preciso, pós principais revoluções.
As ideias iam se moldando ao sabor das pautas que interessavam a sociedade e o que os intelectuais escreviam. Desta forma, era comum um socialista defender pautas conservadoras e vice versa.
A obra também menciona que líderes, inclusive ditadores, fizeram uso de pautas que lhe convinham com intuito de dominar a massa com um Estado forte e opressor. Este é o caso de Lênin que se uniu a conservadores até consolidar seus planos, um socialismo mais à esquerda fundamentado em Marx e Engels.
Mas é importante frisar, que o cerne do livro está na defesa do liberalismo, visto aqui como a ideia que libertou a sociedade do feudalismo; que melhor definiu liberdade ao longo dos séculos; que prega o livre mercado como principal critério para organizar o sistema industrial; e que trouxe paz entre nações, bem como um melhor padrão de vida.
No bojo da defesa, a obra ainda aconselha aos libertários: otimismo, educação dos intelectuais para formar opiniões e convencer as massas, e que com o tempo o Estado desapareça.

Pedro Henrique 05/02/2021

Neste ensaio, Murray Rothbard, pai do anarcocapitalismo, aborda a dicotomia entre os espectros políticos da esquerda e da direita, bem como do liberalismo e do conservadorismo.

Nele, o autor, de um modo conciso e muito cristalino, esclarece muitos pontos de grande importância para o entendimento político, e registra, por fim, a importância do conhecimento real da ideologia que adotamos, para justamente evitarmos contradições.

Para isso, ele defende o movimento libertário, com foco e otimismo.

Davi.Boechat 28/12/2016

Pai do anarcocapitalismo, Rothbard expõe na obra que os pontos relevantes para o libertarianismo foram (e/ou continuam sendo) cerceados por grupos de esquerda e direita, sejam liberais ou conservadores. De certa forma, para ele, as noções de liberdade individual e econômica transcendem aos extremos do binômio.

Com isso, Rothbard defende, que o pensamento libertário encontra respaldo nas duas visões, dependendo da pauta defendida. Por esse motivo seria enquadrar o libertarianismo como derivação de alguma visão prevista no espectro político seria um erro.

Para concluir, o autor faz um apelo aos jovens em favor do otimismo. Para ele, a certeza de dias melhores é preponderante ao pensamento libertário.

Júlio 22/06/2020

Não é uma leitura inútil mas não recomendo a iniciantes em Rothbard

Perspectivas interessantes são apresentadas aqui sobre a compreensão do que é Esquerda e Direita, eu só não gosto do fato de que Rothbard se foca demais relatar eventos históricos de forma que me faz pensar que ele perdeu o ponto que queria passar pois torna a leitura maçante. Além disso, a premissa do livro vende a ideia de que as origens e transformações dos pensamentos de Esquerda e Direita serão explicados, o que não é o que acontece nesse livro.

Reccanello 26/07/2020

É a liberdade, imbecil!
Magistralmente como sempre, Rothbard nos mostra que, mais que os rótulos "esquerda" ou "direita", o importante é a defesa da liberdade e a manutenção do otimismo quanto ao futuro.

Larissa Tabosa 05/09/2020

Então...
Triste perceber que não tenho a capacidade de ler um livor desses...
Li, reli e entendi quase nada.
É isto, só sei ler livros rasos e romances bobos. Preciso aceitar isso. Um dia, talvez, tente de novo.
Me 01/12/2020minha estante
Tente ler novamente e buscar ao mesmo tempo os termos e a parte histórica do livro. Será uma leitura demorada mas, facilitará o entedimento.

Larissa Tabosa 05/12/2020minha estante
Obrigada, tentarei um dia.

Reginho 19/02/2021

Política americana.
É necessário entender um pouco do sistema americano político para não acabar confundindo com o brasileiro e acabar se perdendo na leitura. No entanto, é uma leitura curta e com conceitos coesos.

Rike 02/05/2021

Parte dminha avaliação se deu pela 'exortação' da revolução.
OutrO motivo foi alguma demora ou monotonia em tentar mostrar a visão do autor sobre alguns pontos da história.
Interessante para confirmar que a liberdade está além de definições como esquerda e direita. E parte disso por causa da distorção de termos e de fatos históricos.
Acredito que buscar se definir em um ponto nos planos ideológicos seria ruim. Pois muitas pessoas têm noções diferentes sobre os mesmos termos e ideologias.
Por isso, torna-se melhor avaliar ideias ao invés de prender-se a ideologias.
E a minha ideia é a de Liberdade!

Fala-se ainda na obra sobre o otimismo que se torna instrumento de mudança.
"Muito desse pessimismo se deve à sua interpretação equivocada da história e ao fato de que ele se julga, a si mesmo e a seus poucos confrades, irremediavelmente isolado das massas, e, por conseguinte, das alterações de curso por que passa a história." Página 41

denis.caldas 10/03/2020

Otimismo
Eu pensei que, depois dessa leitura, eu daria 5 estrelas e o favoritasse como nos outros livros libertários, porém esse ensaio não me moveu como os livros do Hayek ou o próprio "Manifesto Libertário" de Rothbard; por quê?!

Porque assumo que entendi patavinas, essa ideia de socialismo de direita (fascismo), capitalismo de esquerda (nazismo) e outros termos que nunca ouvi falar, impediram de seguir o fio da meada.

Todavia, no quarto final, volto a compreender quando Rothbard trata do otimismo com o futuro da liberdade, e me ensina que, quando nos tornamos pessimistas quanto ao futuro, nos tornamos conservadores. Acho que é isso que aconteceu com o ex-libertário Rodrigo Constantino.

Luiz 01/09/2021

As revoluções nunca devem parar.
Livro: Esquerda & Direita: Perspectivas para a liberdade.
Autor: Murray N. Rothbard

"Ainda mais importante foi a série de revoluções cataclísmicas que varreu a velha ordem e as antigas classes dominantes: as revoluções inglesas do século XVII, a revolução americana, a revolução francesa e todas as outras que foram necessárias para a inauguração da revolução industrial e pelas vitórias, ao menos parciais da liberdade individual, para a separação laissez-faire da Igreja e Estado e para a paz internacional."
(Rothbard, p. 22)

O livro apesar de curto é extremamente interessante e condensada, não é tão óbvio as informações como se pressupõe, e desconstrói totalmente o "senso comum" do que se entende por Direita e Esquerda, constrói-se um raciocínio novo dessas posições e que vale a pena a ideia de se tentar compreender essa nova perspectiva.

Rafael.Assumpcao 11/05/2021

Um passado mais que atual
Escrito na década de 60, esta obra permanece atual e fornece um histórico conciso, porém abrangente, dos espectros ideólogos da política desde o século XVII, com o surgimento do liberalismo.

Este livro nos convida a refletir sobre tudo o que "achávamos" que sabíamos sobre política e como os grupos de poder se articularam ao longo do tempo.

Todo o enfoque é direcionado pela perspectiva da "liberdade", e Rothbard aponta as contradições e incoerências acerca de como o tema foi tratado nesse período.

Lembrando de sua escrita nos idos de 1960, o autor aponta para um futuro de possibilidades otimistas para os libertários, onde, segundo ele, as transformações iniciadas com as revoluções americana e francesa teriam deixado marcas fortes o suficientes para nos guiar na luta contra o estatismo e a velha estrutura de poder.

No entanto, Rothbard provavelmente não tinha meios de prever a revolução tecnológica e o avanço da elite globalistas que permitiram um controle econômico e social talvez nunca antes visto.
Frente às atuais dificuldades, é de se esperar que os libertários continuem presos ao seu já costumeiro pessimismo.

De qualquer forma, seja lá o que o futuro nos reserva, a leitura desta obra servirá, ao menos para expandir nosso entendimento da relação entre liberdade e as formas de expressão política governamental, e como tudo vem se desvirtuando na grande marcha social dos nossos tempos.

Anielle.Gomes 05/02/2022

livro necessário para começar entender oq ambos os lados defendem. como sou leiga no assunto não entendi algumas referências mas creio que as próximas leituras vão me auxiliar.

Matheus 07/11/2021

Esclarecedor
Por mais que em alguns momentos eu tenha achado a leitura meio confusa, o livro foi esclarecedor. Irônico, eu sei.