Promessas de Amor

Promessas de Amor Sherry Thomas

Resenhas - Promessas de Amor

CarlaC 11/05/2012

O Marquês de Vere é um homem trapalhão e tagarela, que é considerado um "bobo da corte" por todo mundo. Desde que, com a idade de 16 anos, caiu do cavalo e bateu com a cabeça ele passou a não regular muito bem. Mas, na realidade tudo não passa de um disfarce para camuflar a sua atividade de agente secreto ao serviço da Coroa. A fachada de idiota foi o jeito que ele encontrou de afastar qualquer desconfiança acerca das suas atividades. Afinal um homem que acredita que os diamantes crescem em ostras não pode ser ameaça para ninguém! Vere é tão convincente no papel de idiota que me rendeu boas gargalhadas.

Por detrás dessa fachada mora também um homem solitário cuja opção de vida nunca lhe permitiu viver uma vida normal. Então ele cria na imaginação uma mulher ideal, etérea, com um sorriso maravilhoso, uma mulher cheia das virtudes que faltam a si mesmo e ele a invoca sempre que se sente só, sempre que os pesadelos o atormentam. Ela é o seu porto seguro, sua amiga, sua amante.

No momento Vere está atrás de Edmund Douglas, dono de uma mina de diamantes e suspeito de várias irregularidades. É quase impossível penetrar na casa de Edmund dada a reclusão em que ele vive. "Quase" porque para tudo dá-se um jeito. E é aí que entra a sobrinha dele, que Vere pretende iludir com uma manobra de diversão para ganhar o acesso à casa.

Mas se Elissande conhecesse os planos de Vere ele não precisaria se dar ao trabalho de criar uma manobra de diversão. Ela teria lhe dado acesso direto à casa na esperança de que isso a livrasse do tio! Elissande e a sua tia vivem há anos sob o jugo do seu prepotente e sádico tio. Um homem maquiavélico, obscuro e anti-social que as arrancou do convívio com a sociedade e as mantém em total clausura. A esposa ele mantém presa a uma cama às custas de láudano e de tortura essencialmente psicológica, a sobrinha ele a mantém reclusa devido à lealdade que esta mantém para com a tia. Elissande passa os seus dias desempenhando o papel de enfermeira, cuidando das necessidades mais básicas da tia. O seu único prazer proibido é um guia de viagens do sul da Itália (o único livro em inglês que ela conseguiu salvar da prepotência do tio), que de tanto ler ela sabe de cor. O seu escape de toda aquela prisão é sonhar com a ilha de Capri, na Itália. Um lugar que ela associa a liberdade e refúgio das maldades do tio. Mas ela sabe que jamais terá coragem de ir a lugar algum sem a tia. Ao invés disso ela se deixa manipular totalmente pelo tio, se transforma na sobrinha perfeita e submissa e esconde toda a sua frustração e desespero por detrás de um sorriso ensaiado verdadeiramente deslumbrante. O irônico é que na verdade Elissande não sabe o que é um sorriso de verdade pois nunca teve motivos para sorrir. No entanto, quando um grande número de ratos invade uma propriedade vizinha e lhe é pedido que dê guarida por 3 dias (o mesmo período de tempo em que o seu tio estará ausente) a um número considerável de pessoas enquanto ocorre a desinfestação nessa propriedade, Elissande aproveita a sua chance e concentra todas as suas atenções no marquês de Vere, um dos seus hóspedes. Ela sabe que está apenas usando-o como uma desculpa para escapar, mas com apenas três curtos dias para tirar a si e à tia das garras do tio, Elissande fará o que for preciso (o que neste caso significa casar-se).

Da primeira vez que se vêem eles ficam cativos um do outro: ela vê nele um cavaleiro andante que veio tirá-la daquela casa; ele vê nela a materialização da musa dos seus sonhos. Mas não demora a que ambos se decepcionem. Ela descobre que se encantou por um idiota totalmente trapalhão, que diz os maiores disparates e que mal sabe cuidar de si mesmo. Ele com a sua perspicácia descobre nela uma oportunista que deseja à viva força sair daquela casa, nem que para isso precise tomar medidas extremas. No entanto, apesar disso, em poucos dias Vere se torna vítima de uma armadilha e se vê obrigado a casar com Elissande... Ela realmente se livra do tio, mas o que acontecerá à fachada que cada um deles mantém?

Nem Elissande nem Vere são inocentes nesta história. Vere é pego na sua própria armadilha, enquanto Elissande sente que uma armadilha era a única opção que tinha disponível. Entre disfarces, mágoas e rancores ambos vão aprender que nada é o que parece e que afinal as suas almas solitárias bem podem ter sido feitas uma para a outra.

A história é linda e tem várias cenas sensuais memoráveis. Uma delas é de uma crueza tal que não somos poupados ao vocabulário mais grosseiro. Tb nunca pude imaginar que um guia de viagens pudesse se tornar um exímio objeto de sedução. rs

Preciso também dizer que ao vivo a capa supera bastante a imagem. É simplesmente lindíssima!

Maravilhoso!
Flaveth 11/05/2012minha estante
Meus books do céu!

Que é isso?!

Livrinho: 'por favor, dá pra chegar logo, dá?!"

Tags: TOP, TOP, FURA FILA! KKK

Carlinha, sua linda! Que resenha maravilhosa, estou ate agora suspirando e imaginando o que seria de nós, mortais, sem vcs! Suas dicas são sempre 1.000! Parabéns

Silvanna 11/05/2012minha estante
Oi Carla! Fiquei com imensa vontade de ler este livro :)Muito boa a sua resenha... Bjinho

Cris Paiva 15/05/2012minha estante
Me diz que esse foi publicado no Brasil PELAMORDEDEUS!!!!

CarlaC 16/05/2012minha estante
Infelizmente não, Cris.
Ele acabou de ser publicado em Portugal.

Lizzy 10/06/2012

Divino!
Promessas de Amor é uma demonstração de que Sherry Thomas é uma romancista completa. Em "O Fruto Proibido", ela invoca a sensualidade e a maturidade e joga com os falsos moralismos; em "Em Um Amor Quase Perfeito", ela percorre os caminhos sombrios de um amor maculado e demonstra o quanto é possível recomeçar; e, em Promessas de Amor, ela nos presenteia com uma forte história de amor à primeira vista, regada a um humor refinado e um drama que está longe de ser superficial, demonstrando que perdoar o passado é se permitir viver o futuro.
Esse foi um livro que praticamente devorei, impossível não se deleitar com a originalidade da trama e o requinte dos diálogos bem elaborados, que nos prendem desde o início. Mas, nesse romance, a história em si, o mote escolhido, é o que menos importa, os que verdadeiramente roubam a cena e se destacam em todos os sentidos são os protagonistas – apaixonantes, com todos os seus defeitos e qualidades.
O herói, Lorde Vere, é um marquês que trabalha como agente duplo para a Coroa, um homem rico e solitário marcado por um passado de ressentimentos. Para manter seu disfarce, ele se comporta como um verdadeiro idiota, embora encantador, digno de verborragias de causar dores de cabeça, sem falar que é um completo desastrado. Uma espécie de “Clark Kent” com ares de “James Bond”.
Elissande Edgerton é uma dama reclusa no campo que vive uma vida de opressão comandada pelo seu tio. O que ela mais deseja e salvar sua tia e a si desse destino. Assim como Vere, ela também mantém um comportamento duplo, escondendo por trás da fachada de moça requintada e dos falsos sorrisos, as causas de sua infelicidade.
O encontro do casal não poderia ser mais inusitado e a autora se vale de momentos engraçadíssimos e irreverentes. Lorde Vere ingressa em uma investigação envolvendo o tio de Elissande, um rico proprietário de uma mina de diamantes. Para avançar na investigação, ele e outros investigadores elaboram um plano que resulta na hospedagem de todos na residência campestre do tio de Elissande. Ela recebe os inesperados hóspedes como uma perfeita anfitriã, longe de desconfiar da sequência de enganos e mentiras que ocorreriam a partir dali. Contudo, na mesma ocasião, ela decide que o casamento poderia salvá-la de seu destino.
A atração entre Elissande e Lorde Vere é imediata, mas logo quando se deparam com suas falsas personalidades, a decepção se torna inevitável, fazendo que eles ignorem o quanto são perfeitos um para o outro. Uma série de desenganos leva o casal a um casamento de conveniência que coloca à prova seus verdadeiros sentimentos e a história de vida de cada um.
Uma união que ocorre aparentemente respaldada em maquinações e mentiras resulta no crescimento de ambos e os levam a decidir deixar o passado de lado e seguirem adiante e a se permitirem o direito de serem felizes.
Terminei o livro apaixonada pelo casal. A resiliência de Elissande é inspiradora. E o que dizer de Lorde Vere, "um homem tão inteligente como Ulisses, com aspecto de Aquiles e que fazia amor como Páris...?" (suspiros)
Amei. Recomendadíssimo.
Dri 10/06/2012minha estante
Como sempre suas resenhas, amiga, são fabulosas e até agora não me decepcionei ao ler um livro indicado por vc. Esse parece ser fascinante...interessante o perfil do mocinho...quero só ver se vou me agradar de ler um livro com o mocinho assim, tipo Clark Kent rsrs *_* Ansiosa por mais este. Bjssssssssssss

Lizzy 10/06/2012minha estante
Obrigada Dri, olha, com certeza vc vai se agradar, não tenho dúvidas. :D Bjs

Eliane 10/06/2012minha estante
Lizzy e mais uma das suas resenhas maravilhosas(Tipo leia o livro vc tem que ler). Este Graças a Deus já esta aqui na minha estante, chegou esta semana. Logo cairei de boca nele. Parabéns Liz, vc sempre cheia de maestria com as palavras. Bjos

Lizzy 10/06/2012minha estante
Oi Eliane, obrigada pelo carinho. Olha, eu sou suspeita para falar dessa autora porque ela está acima da média, esse livro em particular em devorei. Com certeza foi uma ótima aquisição da sua parte. Bjs

Strecht 19/03/2013minha estante
sem dúvida esse é para ler, vai já para a fila

Lizzy 19/03/2013minha estante
Olá Strecht, espero que vc aprecie. Bjs

Sandra 21/11/2014

Descobri o enredo base desta autora
Gostei do livro. Acho que a autora escreve bem e nos prende a atenção. Porém percebi que esta autora tem mais ou menos o mesmo enredo para os seus livros. É sempre assim, a mocinha faz algo questionável com o mocinho e dai o mocinho passa quase o livro TODO a espezinha-la. E ela lógico apaixonada. No final do livro ele se dá conta que a ama e ai ela cai nos seus braços feliz da vida. Eu sinceramente fico meio revoltada em como as mocinhas são tratadas.
Fran.Zi. 21/11/2014minha estante
engraçado, deste eu gostei, já Um amor quase perfeito, tive vontade te dar uns tapas na orelha do mocinho cabeça dura, turrão, 10 anos ! tenha dó!!!

Sandra 21/11/2014minha estante
Eu fiquei com raiva dos dois mocinhos, mas vc tem razão o Candem do segundo livro foi mil vezes pior. ODIEI ele se casar e depois abandona-la. Não devia ter casado então.

Fran.Zi. 22/11/2014minha estante
Exato! Nada como uma concorrência para fazer o cara se mexer, sair de cima do muro rsrsrs

Sweet-Lemmon 15/02/2014

Uma Leve decepção (3.5/5)
Promessas de Amor foi o terceiro livro da Sherry Thomas que eu li e como eu amei os outros dois (Not Quite a Husband e Um Amor Quase Perfeito), devo dizer que as minhas expectativas eram bem altas. Terminada a leitura, não posso falar que foi um livro ruim, mas, sim, bem abaixo do esperado. Do que eu esperava. Uma pena.

Lord Vere e Elissandre Edgerton são dois fingidores. Ele é conhecido por ser um idiota, um paspalho mesmo e, ela... ela está sempre com um sorriso no rosto; o contentamento em pessoa. Todavia, as coisas não são como parecem. Lord Vere é, na realidade, um agente secreto do governo e usa da sua pretensa idiotice para fazer-se muitas vezes de espião. Elissandre é tudo menos contente, vivendo um verdadeiro inferno na casa do tio, tudo o que ela quer é fugir- e o melhor jeito de fazer isso é casando-se. Com um homem rico.

Forçando uma situação comprometedora, Elissandre faz com que Vere se sinta obrigado a ser casar com ela. Porém, é claro, que nada será tão fácil. Afinal, apesar das aparências, Vere é tudo menos um idiota e não gostará nada de ter caído na situação (ou armadilha) forjada por Elissandre.

O grande problema, para mim, do livro foi a falta de um maior elemento humano, a falta de um foco maior no casamento dos protagonistas. Senti como se toda a história não tivesse ficado “nem cá nem lá”, não era exatamente uma trama de mistério, mas também teve drama ou romance suficiente. Eu estava esperando um destaque maior para a vida intima, cotidiana dos dois e isto não aconteceu. Nos dois outros livros que li da autora, eu me surpreendi pela forma realista e por vezes até crua de suas cenas; era algo impactante, tocante. Aqui, o estilo realista ainda está presente, mas faltou impacto.

Eu não posso dizer que desgostei dos personagens, porém não me apaixonei por eles. Acho que me envolvi mais com a história do irmão de Vere do que do próprio. Senti no Vere uma certa indefinição da autora, como se ela não soubesse se queria ter um toque cômico ou não.

Promessas de Amor foi aquele tipo de leitura difícil de definir. Eu gostei da história como um todo, mas não foi algo que me empolgou. O livro se sustenta pela ótima escrita e a forma como a autora encaixa tudo perfeitamente na trama. A ideia toda do livro é um pouco fantástica demais (Vere é o que pode-se chamar de “vergonha alheira ambulante”) porém tudo é tão bem amarrado que a gente acaba por acreditar em tudo o que está lendo. Como eu mencionei anteriormente, Sherry Thomas tem um estilo mais realista, cru, e isso fez toda a diferença aqui. Mesmo não sendo um favorito, é interessante ver como o drama se desenvolve. O casamento dos dois é baseado em mentiras, porém o desejo insiste em surgir. Vere e Lissandre são imperfeitos, tomam atitudes questionáveis mas compreensíveis. Ele é muito duro em alguns momentos, quase cruel e eu senti por Lissandre, porém, ao mesmo tempo, ele tinha a sua dose de razão. Particularmente, eu gosto desta dualidade.

De modo geral, Promessas de Amor é um livro interessante e bem escrito. Sem contar que apresenta de uma forma bem mais original o batido mote do casamento por conveniência. Promessas de Amor é um daqueles casos em que uma boa autora faz toda a diferença; mesmo não sendo uma obra-prima, ainda assim é acima da média.

Honestamente, eu não recomendaria este livro para quem nunca leu Sherry Thomas; penso que Not Quite a Husband ou Um Amor Quase Perfeito são opções melhores para uma “primeira leitura”, porém para quem já conhece o trabalho dela, Promessas de Amor é uma opção de leitura bem interessante.

De qualquer forma, vale a pena a leitura.

site: LEIA a resenha completa, com links ativos no blog UMA CONVERSA SOBRE LIVROS

Silvanna 31/07/2012

Uma lufada de ar fresco!!!
Este é mais um livro fantástico de Sherry Thomas... Este livro cativou-me do inicio ao fim. Simplesmente não fui capaz de parar de ler. Conta-nos a uma história de amor improvável e diferente que nos faz querer chegar ao fim logo para saber como acaba, mas que no entanto nos deixa um gostinho de quero mais no fim.
Recomendo muito. Cada vez gosto mais desta escritora.

Boas leituras :)
CarlaC 31/07/2012minha estante
Tb adorei, Silvanna. beijo!