Entendendo Jung

Entendendo Jung Maggie Hyde...

Resenhas - Entendendo Jung

Carolina 22/04/2023

A Vida e o Trabalho de Jung a 300 km/h
É um livro pequeno, com muitas gravuras e pouco texto, e que busca condensar toda a vida e teorias junguianas nestas poucas linhas.

É como se você pegasse uma série e adaptasse para um filme - as coisas acontecem muito rápido, atropeladamente.

Nessa velocidade toda, a autora consegue pontuar algumas questões importantes, que obviamente nunca são desenvolvidas.

Vale a pena para ter uma visão geral do quadro inteiro, mas algumas partes podem passar obscuras para quem nada conhece sobre Jung (e creio eu, seria este o público-alvo desta publicação).

É mais um resumo do que uma introdução ao pensamento junguiano.

Manoella 13/12/2012

Uma breve história sobre Jung, suas descobertas, contatos com Freud e caminho dentro da Psicanálise. O suficiente para se apaixonar pelo "príncipe"da psicanálise e mergulhar em seu mundo de simbologia, com sagacidade e misticismo.
Vou iniciar a obra para ontem!

Dose Literária 20/02/2013

Leitura muitíssimo agradável que engloba diversos temas supríveis a nossa busca por conhecimento
Este volume da editora Leya é um dos que eu bati o olho pela primeira vez e desejei. Como diz o subtítulo ele é “a história ilustrada do pai da psicologia analítica”, e isso fez da obra praticamente uma história em quadrinhos. Ele contém três elementos que me fizeram apaixonar (ilustrações; vida e trabalhos de Jung; teorias de diversas áreas além-psique) e ler devagarinho, prestando a atenção em cada detalhe temendo que as suas 176 páginas acabassem logo. E agora que acabaram, quero ler de novo!

Jung é considerado por muitos um sábio quase religioso, mas essa abordagem negligencia o fato de que ele era um grande cientista e intelectual. Discípulo mais enigmático de Freud, Carl Gustav Jung acrescentou questões fundamentais acerca de religião e alma na obra do seu mentor.
Em resumo, Entendendo Jung explica a relação entre Jung e Freud, e descreve o colapso que sofreu já na maturidade, do qual emergiu com novos e radicais insights a respeito do inconsciente. A obra revela como ele examinou a psicologia da religião, a alquimia, a astrologia, o I Ching e outros fenômenos rejeitados pela ciência na análise dos sonhos, fantasias, símbolos e distúrbios psíquicos dos seus pacientes.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/09/entendendo-jung-maggye-hyde-michael.html

Handerson 21/10/2014

Jung e a sua psicologia mística
Este livro é uma introdução leve e agradável à vida e à obra de Carl Gustav Jung. Os temas são apresentados de modo sucinto e didático, tendo como cronologia os eventos da vida de Jung.

Chama atenção os acontecimentos, por assim dizer, paranormais que ocorriam na vida de Jung e de pessoas próximas a ele, principalmente familiares. O avô paterno dele convivia com o espírito da primeira esposa. O próprio Jung tinha contato com entidades que não se sabe se foram produzidas pela sua mente ou se, de fato, eram entidades, digamos assim, espirituais.

Outro fato que me chamou bastante atenção foi a constatação de que a subjetividade das pessoas influem nos acontecimentos objetivos. Pelo menos, foi a essa conclusão que Jung chegou após seus experimentos.

O livro conta também o início, meio e fim da amizade de Jung com Freud. Este não admitia discordância de suas conclusões, não estava aberto a outras possibilidades. Por isso, houve a cisão com seu amigo Jung, que compreendia que a psique humana estava fundamentada em outras coisas além da sexualidade.

Assim, Jung enveredou pelo estudo dos significados dos símbolos, dos mitos e das tradições divinatórias da humanidade. Desenvolveu uma verdadeira "psicologia mística". Para diferenciar seu método da psicanálise freudiana, Jung o denominou psicologia analítica.

A abordagem de Jung atraiu muitos seguidores, principalmente mulheres que eram ex pacientes. Parece-me, aqui, que isto coincide com aquela afirmação comum a místicos e espiritualistas, de que a espiritualidade possui um caráter feminino.

Por ser um guia ilustrado, você o lê como uma ótima revista em quadrinhos. Li-o em dois dias. Dá pra ler em duas horas. Recomendo a todos que querem ter breves noções sobre a vida e a obra de Jung, e mesmo para os que gostam de uma história de vida interessante.

Ramon 01/02/2017

Bonito, simples e objetivo.
O livro é bem didático, explicativo e leve de se ler, apesar de não ser colorido. A história de Jung aborda a construção da sua teoria, o relacionamento conturbado com Freud, além de explicar sobre as acusações de ser antissemita.

Marina 11/10/2023

Interessante!
Li todo em 2h, mas para alguém que sabe quase nada de psicologia como eu, achei difícil de entender em muitos momentos.

O livro se propõe a ser um resumo ilustrado, e faz isso muito bem, da vida de Jung e explica pouco dos seus conceitos mais famosos.

Para mim quase tudo ali era inédito, achei uma excelente introdução à história do cientista/ filósofo/ guru/ etc...

As partes que mais gostei foram as rixas com Freud e as que menos gostei foram seus delírios místicos.

Terminei com vontade de ler mais sobre os trechos que não entendi e com a cabeça cheia de reflexões, o que eu adoro. Excelente leitura!