The Nightmare Affair

The Nightmare Affair Mindee Arnett

Resenhas - The Nightmare Affair

Juliana 07/06/2013

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
Nossa heroína é um pesadelo.

Não, sério. Ela é, literalmente, um Pesadelo. Sabe aquela sensação desconfortável que temos durante um sonho ruim, uma pressão sufocante de falta de ar? Pois é, você pode desconfiar que você tem um Pesadelo sentado em seu peito se alimentando de seus sonhos durante a noite.

O mundo criado pela autora debutante Mindee Arnett é populado por criaturas sobrenaturais escondidas dos olhos humanos. Sereias, lobisomens, fadas, feiticeiros e etc compõe a sociedade sobrenatural onde as crianças são treinadas em academias /colégios internos a controlar seus poderes.

Até que Dusty, a única Pesadelo da Academia Arkwell, em um de seus trabalhos, acaba invadindo os sonhos de um antigo conhecido seu, o Eli Booker (também conhecido como o cara-mais-gato-da-minha-antiga-escola por Dusty), e se depara com um sonho macabro do garoto sobre um assassinato. E as coisas ficam muito complicadas quando ele se realiza.

Eu adorei a dinâmica da Dusty e do seu relacionamento com os personagens secundários. Ela é engraçada, mega simpática ao leitor que tem como melhor amiga uma Sereia feminista, e uma mãe ausente com um passado selvagem. Se existem, também, clichés no livro? Claro que sim. A garota popular, com a aparência impecável, que odeia a Dusty, e o seu bando de garotas más? Yeah. Entretanto, Mindee trabalha isso de um ângulo diferente; ela dá ênfase na tolice da situação, como se ela usasse o bullying e a falta de conexão que Dusty tem com o resto dos alunos (ser o único Pesadelo da região não ajuda) para mostrar como, apesar do enredo girar em volta de um assassinato misterioso e planos maléficos, a protagonista não passa de uma adolescente tentando achar seu lugar em um mundo bizarro.

O mistério do enredo teve suas partes boas (ah, houveram coisas que eu REALMENTE nunca imaginei vindo) e outras nem tanto. Algumas soluções óbvias em que a protagonista demorou pra se tocar, e outras que me deixaram perdida que nem ela. Mindee fez ótimo uso de antigas lendas ao entrelaçar a grande charada do livro, e deu sua versão mitológica de uma história famosa no mundo inteiro que me deixou muuuuito empolgada pela sequência, só para saber aonde a autora pretende levar a história.

A interação entre Eli e Dusty ficou divertida— digo divertida por que eles não são um casal, e a maior parte do livro o relacionamento deles gira em volta dos dois tentarem encontrar um chão comum entre eles para fazer a convivência mais, hum, harmoniosa (se eu falar mais, seria spoiler, mas digamos que os dois estarão se vendo MUITO ainda), e entre trancos e barrancos, o leitor percebe o começo do que pode ser uma incrível amizade entre Eli, Dusty e a Sereia-Que-Protesta-Contra-A-Objetificação-Das-Sereias-Como-Fantasias-Sexuais-Acéfalas que vai garantir todo tipo de confusão arquitetada por eles.

Recomendo o livro para quem está afim de um livro super divertido, super light e com uma mitologia interessante; prometo que além de todos os seus defeitos, The Nightmare Affair é um livro que entretém qualquer leitor casual.