Redes Sensuais

Redes Sensuais L. Midas

Resenhas - Redes Sensuais

Geyme Lechner 26/09/2012

Provocante, curioso e ousado, do início ao fim!
REDES SENSUAIS apresenta uma linguagem sem frescuras autorais, mesóclises incompreensíveis, vocabulário rebuscado, situações que encontramos em muitos livros, onde autores se preocupam mais em demonstrar vocabulário (ganhando um ponto em léxico e perdendo 10 em conteúdo). REDES SENSUAIS está escrita para o povo, o tema é atual, a narrativa é provocante, deixando nas entrelinhas uma ironia da qual eu, particularmente, sou fã de carteirinha. O sarcasmo usado no decorrer é característica, no meu ponto de vista, fundamental, para deixar a obra ainda mais envolvente.
Tratar o sexo como tema principal de uma obra sem deixá-lo grosseiro, não é tarefa fácil. REDES SENSUAIS cumpre sua proposta e apresenta ao leitor historias de vários personagens, que ao final se interligam, tal qual uma rede (sensual, libertina, ardente, irônica, insolente, moderna e realista), sem mocinhos ou vilões, preto ou branco, certo ou errado. Na verdade, perto de terminar a leitura a gente sequer sabe se está desejando aos protagonistas um “final feliz” ou se estamos contra eles. No meu caso, eu queria mesmo era que todos, de alguma maneira, se ferrassem!! rsr
Mesclada em muitas cidades do mundo o tema expõe o perigo (ou deleite) acerca das relações virtuais; a falta de barreiras e pudores por meio de relações fugazes, o TUDO e o NADA através de um Click. O mundo perigosamente virtual (ao mesmo tempo real e ilimitado) ao alcance de todos.

“Mas, convenhamos, cabelo grisalho ainda é melhor que a falta de cabelo, exceto quando os cabelos grisalhos estão localizados mais ao Sul do Equador. ‘Atualmente, a penugem naquela área tem sido particularmente atingida por essa súbita alteração de cor, sem contar que o cabelo grisalho aparenta ter uma textura, digamos mais dura do que os cabelos normais’. ‘Será que existe uma tintura própria? E será que o George Clooney, todo bonitão, fica tão bonito assim pelado com a pentelhada grisalha’?”

L.Midas com REDES SENSUAIS chegou ao mercado para ousar. Espero realmente que ele arrebente a boca do balão com essa obra, pois poucos autores têm a coragem de sair do trivial e chutar o balde como ele fez!

E você, qual o impacto a internet tem sobre sua vida e como interage com ela?
Você a domina ou ela domina você?

Lina DC 19/10/2012

Eu tive que ler o livro inteiro, fechá-lo e digerir os sentimentos que brotaram durante a leitura. Só assim eu posso explicar o que aconteceu comigo, devido aos sentimentos conflitantes que o livro me causou. O livro conta a história de alguns personagens, que a principio, não possuem ligações entre si, mas durante o desenvolver da trama, veremos que isso não é bem verdade. Antes de começar a falar da história em si, eu vou fazer uma breve descrição de cada personagem, para que eu possa ir explicando suas histórias e as minhas impressões (vou tentar não contar muito deles, para não estragar o fator surpresa):
- Daniel João Cotto, ou o Dadá foi o personagem que eu considerei mais enigmático. Isso porque no início da trama, eu só pude observar o seu lado profissional, como um executivo dono de um negócio on-line. Durante o desenrolar da história, conhecemos a sua origem (acreditem, eu fiquei pasma quando fiz o link entre ele e o passado) e como certos acontecimentos influenciaram nas escolhas para o seu futuro. Daniel é uma pessoa super inteligente (gênio mesmo), mas marcado por uma tragédia. Não estou aqui defendendo os seus atos, mas apenas comentando que eu compreendi como o seu passado moldou o seu presente. Daniel trabalha com uma empresa bem sucedida pela internet (como comentei anteriormente), que a princípio você tem a impressão de ser um simples negócio, mas que na verdade é uma complexa rede de chantagem (fiquei pasma conforme fui lendo e percebendo os detalhes do esquema do Daniel, que nem mora no Brasil, ou seja, é uma rede de chantagem internacional, uma loucura).
- Marcos – eu simplesmente odiei o personagem do começo ao fim do livro rsrs. Eu sei que é um sentimento extremamente forte, mas não tenho palavra melhor para descrever como me sentia cada vez que iniciava a história dele. Marcos é casado com Vanessa, uma mulher que pela descrição dada no livro é lindíssima, amorosa e com que teve duas filhas. O problema é que ele usa as redes sociais para marcar encontros sexuais com estranhas constantemente, como se fosse algo normal. Até mesmo quando ele é filmado, apesar de sua preocupação (medo que a Vanessa descubra), ele continua traçando tudo o que se move na frente dele. E o final do livro relacionado ao Marcos me deixou p. da vida. Não acreditei no que aconteceu.
Vanessa – Esposa de Marcos; tem um negócio próprio e leva uma vida tranquila. Sempre foi considerada a filha certinha, a namorada certinha e até admito que pode ser um pouco retraída por causa disso. Marcos foi o primeiro homem com quem teve relações e durante a leitura, percebe-se que ela não consegue conversar com ele sobre o que gostaria de realizar sexualmente. Aqui faço uma pausa para comentar o que eu pensei durante a história desses dois: por que é mais fácil contar a estranhos que você conhece virtualmente os seus desejos mais íntimos e não a pessoa com quem você compartilha a sua vida? Se Marcos conversasse com Vanessa, explicando suas “frustrações” e ela também, quem sabe ambos não seriam mais felizes e realmente teriam o companheirismo que tanto afirmam possuir. Como é que deixamos de dividir as nossas vidas com as pessoas que nos acompanham e com quem temos um compromisso baseado no amor e na confiança?
- Axel é um “gringo” que antes de vir ao Brasil viveu o que eu chamo de uma vida bege. Sempre viveu uma vida sem graça, mas ao ser transferido para a filial do Brasil, percebe que chama a atenção das brasileiras, devido ao seu “status social” (sabe quando o rapaz é totalmente sem graça, mas a garota vê a carteira e de repente ele se torna LINDO? Pois é...). Inicialmente ele tem um relacionamento com Patrícia, mas ao perceber que alguém pode ter um “menu” diversificado, ele começa a entrar em um espiral de auto destruição.
- Ingrid foi a personagem que mais me inspirou força durante o livro. Ela sofreu durante a infância uma situação horrorosa, e conseguiu dar a volta por cima. Tornou-se um pouco prática demais (na minha opinião), mas mesmo assim, ganhou o meu respeito.
Todos esses personagens e mais alguns terão suas vidas cruzadas em algum momento, seja de modo direto ou indireto. O livro traz cenários internacionais, mostrando que quem está a um clique de distância pode ser seu vizinho ou estar do outro lado do mundo. Não esperem personagens cheios de frescuras ou românticos, o livro foca a crua realidade de como as pessoas utilizam as redes sociais para encontros sexuais, pura e simplesmente. Por isso, não esperem a leitura de cenas hots românticas: elas descrevem o perfil dos personagens, são cenas de sexo. E nos faz refletir: até que ponto você realmente conhece a pessoa com quem você divide a sua vida?
Amei a revisão e diagramação do livro. Encontrei dois errinhos bobos, que não interferiram nada na leitura, o livro tem mais de 500 páginas e o tamanho da fonte foi perfeito (principalmente para os leitores da madrugada rs). Achei a capa muito criativa. O único ponto que eu tive dificuldade durante a leitura: confesso que sou leiga com “L” maior em muitos processos realizados on-line, então quando o autor descrevia alguma situação, eu tinha que ler com calma. Para os que possuem um conhecimento, não é problema nenhum. De qualquer forma, não atrapalhou a leitura do livro. Se vocês querem um livro que fuja do romântico e do sobrenatural, definitivamente “Redes Sensuais” é uma ótima pedida.