A Rainha Branca

A Rainha Branca Philippa Gregory

Resenhas - A Rainha Branca

1 | 2 | 3 | 4

Karmille 16/09/2018

O primeiro livro da serie A guerra entre primos (também é o primeiro livro que leio de Phillipa Gregory) relata de forma bem mais detalhada da Guerra das duas rosas. Trata-se de uma história que voa em nossas mãos e quando menos se espera já se passou 20 anos na vida dos nossos queridos personagens.
Para os conhecedores da história desde o inicio fica claro qual será a ordem os acontecimentos, assim a grande sacada de Philippa é se atentar ainda mais aos fatos e aos detalhes da história de forma a envolver ainda mais o leitor que pode ver claramente acompanhar as articulações políticas, bem como os sacrifícios necessários para ascender e se manter no trono como família real. Nos levando a questionar até onde vai a ambição humana? Ou o que um homem é capaz de fazer para conseguir seu objetivo.
Mesmo com o incremento de elementos ficcionais, Philippa se mantém aos detalhes históricos, nos inserindo naquele tempo de forma excepcional. Eu diria que é como se fossemos moradores recebendo as últimas noticias sobre o que anda acontecendo com a família real. Ao se prender a esses fatos a autora acaba deixando muitos personagens pouco aprofundados, o que a principio me decepcionou um pouco, entretanto isso só torna mais claro o jogo de interesses. No fim você acaba se apaixonando pela história daquele período e realmente fez nascer em mim um interesse maior sobre a o trono inglês e a família que ele ocupa.

Paulo.Estefano 28/12/2021

Talvez tenha sido o momento errado de ter lido o livro, tive um pouco de dificuldade de me apegar aos personagens pelo jeito de como o tempo passa a cada capítulo. Ao fim, empolguei-me mais com a história e gostei do livro como um todo, apesar de ter parado de ler ele diversas vezes kkkk

Fabiana 20/05/2020

A história da Inglaterra sempre me fascinou e é interessante ver como a autora descreve o que ela acredita ser o ponto de vista de uma mulher no período da Guerra das Rosas. Há elementos misticos no livro, mas a autora respeita as datas e locais reais durante a narrativa. Quem não está familiarizado com a história da Inglaterra, pode se confundir um pouco no início, pois as figuras históricas tinha basicamente o mesmo nome. São vários Richard e Henry que dá até para perder de vista. Assisti a série e ela é bastante fiel ao livro.

Vivi 16/09/2012

Maravilhoso!!! A Philippa arrasa!

Karine74 07/01/2014

O primeiro livro da Philippa Gregory que li e tenho que dizer: Eu amei!
A história é envolvente e bem dramática, os personagens são bem realistas, com seus defeitos e qualidades mostrados de forma clara. E mesmo que esse livro tenha mais ficção do que os sobre a era Tudor, segundo a própria autora, os elementos fantásticos incluídos por ela, como os feitiços de Elizabeth e sua mãe, as interferências de Meluzina (ancestral de Elizabeth), tornam a história ainda mais interessante, sem atrapalhar o ritmo da narração, ao meu ver.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

Geraldo 17/05/2014

Rosas Vermelhas ou Rosas Brancas?
Primeiro livro que leio dessa autora, que é praticamente PHD em historia, vi que suas obras são sempre relacionadas a romances históricos; um gênero que modéstia a parte eu adoro.
Sempre gostei da família Tudor, e depois que eu soube que A RAINHA BRANCA seria a historia dos avos de Henrique VIII, fiquei mais empolgado ainda.
Elizabeth Woodville sabendo que o rei sempre passa próximo a sua casa, resolve ir ate ele para pedir que devolva suas terra que foram perdidas por seu marido em uma das guerras correntes. Numa ardilosa e calculista situação ela resolve seduzir o rei; e consegue. Começa ai a dinastia Plantageneta.
Casam-se em segredo e sua chegada na corte causa muito escândalo a todos. Ela enfrenta tudo e todos e ve que ja terá vários inimigos.
A escrita de Philippa Gregory é rápida e com pouca descrição, porém vi que é tão rapida que se voc~e perder um paragrafo ficará confuso na historia. Isso chega ao ponto de um personagem está na cama e no paragrafo seguinte o mesmo ja esta morto em guerra.
Vale muito a pena dedicar-se a leitura, são horas passadas numa corte onde a decapitação passa por cima de ate valores familiares.

CAPA: 9,0
CENÁRIOS: 8,5
DIAGRAMAÇÃO: 9,0
DIÁLOGOS: 8,5
NARRATIVA: 8,0
PERSONAGENS: 8,5

NOTA FINAL: 8,5

Pedro.Morais 06/12/2019

A disputa e a ambição se mesclam em uma narrativa eletrizante diante de conflitos familiares onde o poder nem sempre é alcançado. Acompanhamos a transição de uma viúva idealizadora em um lugar de destaque após conquistar o coração do jovem rei que é de uma casa contrária e que pra buscar a felicidade num matrimônio despertará uma grande revolta em sua família que planeja tirar a coroa e o reino de suas mãos.

Manu368 29/01/2022

Bom, mas ainda acho que o terceiro livro da série (primeiro, se for seguir a ordem cronológica) é melhor.

Carol Cristina | @blogacdh 17/05/2019

Descobrir Philippa Gregory foi uma surpresa maravilhosa, PRECISO da continuação!
Esse livro é bom demaaaais! Ele me tirou de uma ressaca literária de meses, e eu realmente não esperava! Estava estacionado aqui na minha estante há séculos, e aí eu resolvi pegar pra dar uma olhadinha na história e decidir se leria em outra oportunidade ou trocava, sem pretensão nenhuma. Rum, peguei e não consegui largar mais! Além de ser muito bem escrito, a história é cheia de reviravoltas, intrigas e amores da realeza (adoooro). É um livro de época sem ser chato, muito pelo contrário: a pegada histórica é super interessante, e tudo nele te deixa empolgado e ansioso pra chegar no final. Minha única crítica é que ele faz parte de uma série, então não cheguei efetivamente a um final e fiquei doida, literalmente! PRECISO dos outros livros! kkk

Larissa Zorzo 15/04/2017

Sim, Philippa é "tudo isso"
Em primeiro lugar, acho importante ressaltar que o foco do livro não é, nem de longe, o romance do casal. Eu nunca tinha lido nada da famosa Philippa Gregory e, mesmo já sabendo que o foco de suas narrativas era a trama histórica, fiquei surpresa com a carga de História que encontrei no livro.
A sinopse fala da Rainha Branca e de uma guerra entre primos, a Guerra das Duas Rosas. Mas o livro é tão, tão mais que isso.
Por vezes senti falta de um aprofundamento dos personagens. Senti que a história se desenrolava rápido demais (você muda de página e já tem outro filho na família). Só da metade pra o final do livro percebi que, na verdade, a alma e essência dos personagens pouco importavam ali. Não por descaso da autora, e sim porque aqueles personagens (e pessoas reais, em grande parte) não passavam de peões no tabuleiro do jogo de poder obsessivo que foi essa Corte. E a imagem do quão longe iam os jogos e maquinações sobre o poder, honestamente, é talvez o ponto mais cruelmente interessante do livro.
Com grande merecimento de elogios, entra a parte meio mística da história de Elizabeth. As citações da história da suposta deusa Melusina renderam trechos incríveis, e a pitada discreta de magia que a linhagem feminina da rainha possui deixaram a leitura completamente encantadora.
A escrita de Philippa é rápida, direta. Por vezes rápida demais, pra o meu gosto, e isso me fez tirar meia estrelinha da classificação final. Comecei a leitura sinceramente pensando "ok, é só isso?" e agora, minutos depois de virar a última página, realmente entendo o que a autora tem de tão único e especial.

Isa Soares 07/08/2017

Mais uma vez tive a oportunidade de me deliciar com mais um livro da fabulosa Philippa Gregory só que dessa vez não foi um livro raro e nem sobre os Tudors. Ela agora resolveu recontar as histórias dos plantagenetas que brigavam pelo trono na famosa "Guerra das Rosas" da Inglaterra.

A Rainha Branca é o primeiro de uma série de seis livros que retratam esse período medieval da História da inglesa e conta a saga da rainha Elizabeth Woodiville. Que no início era uma simples pebléia pertencente a casa de Lancaster que encanta o coração do jovem rei de York, Edward IV, e torna-se rainha. Porém, sua vida como a mulher mais importante do país não é um mar de rosas, tendo sempre que lidar com intrigas, guerras e traições. E para manter-se de pé tem que se mostrar forte e manipuladora e provar até onde vai a sua ambição pelo poder.

Philippa não nos deixa respirar nem por um segundo. Sempre há muita ação durante a história e você não se cansa nunca de ler, sempre querendo saber mais. E achei bem mais pesado o enredo do que os dos Tudors. Por que nessa série há sempre muito do real como cenas de guerra, derramamento de sangue, intrigas, falsidade, traições, luxo, altas tramas e ambições. Não há um personagem totalmente bom ou ruim, assim como na vida e você mesmo em algum momento é testado. É preciso ter muitas vezes sangue frio na leitura.

A autora e pesquisadora, assim como nos seus outros livros não cria sozinha o enredo, são histórias totalmente reais só que reimaginadas por ela. Por que, é claro, nunca saberemos o que pensaram essas pessoas. É preciso muita pesquisa para contar essa história. E como essa retratada nesse livro é muito antiga, pouco há registros sobre ela. Então, o imaginário toma conta e Philippa sobre aproveitar muito bem isso, dando a sua protagonista um ar mágico herdado supostamente do ser místico Melusina. O que deixa a leitura ainda mais empolgante.

Super recomendo a leitura desse e também dos outros da série Tudors. Prometo que não vão se arrepender!

Danyelle.Gardiano 11/09/2021

Romântico porém faltou ação
Eu estou amando ler esses livros de romance histórico com perspectiva feminina. Porém comparado ao senhora das águas faltou algo para mim nesse livro. Ele é otimo, a leitura flue bem mas a Elizabeth parece ter sido sempre uma pessoa apenas com sorte nessa perspectiva apesar de sofrer tanto. Ow mulher com azar. Mas ainda essa foi uma ótima leitura mas não o suficiente pra dar 5 estrelas rs

Coisas de Mineira 12/06/2018

'A Rainha Branca', da rainha dos romances históricos Philippa Gregory, conta a história de Elizabeth Woodville, uma das rainhas dos Plantageneta na Inglaterra, família esta que reinou anteriormente aos Tudor e que foi uma das maiores do país ficando no poder durante mais tempo. A série, que ficou conhecida no Brasil como Guerra dos Primos, é composta de 4 livros lançados pela Ed. Record sendo 'A Rainha Branca' o primeiro deles. Todos os 4 livros contam a história da Guerra das Rosas pela visão de uma mulher, e Elizabeth Woodville é a primeira delas.

O livro se passa no período da Guerra das Rosas, que ficou conhecida pela rivalidade entre duas grandes famílias, os Lancaster, que tinham como símbolo uma rosa vermelha, e os York, que tinham como símbolo uma rosa branca. As suas famílias eram formadas principalmente por primos e disputavam incessantemente o trono da Inglaterra. Elizabeth, que era uma Lancaster, era viúva e tinha dois filhos do ex-marido, que morreu durante a guerra, e em um belo dia decide esperar na beira da estrada pelo Rei Eduardo IV, um York, para reivindicar as terras de seu marido para seus filhos. Ao ver Elizabeth, o Rei Eduardo se interessa por ela e passa a cortejá-la em segredo, pois na época ele estava noivo da Princesa da França e um romance com uma Lancaster não seria um bom negócio.

Depois de alguns encontros, os dois decidem se casar, também em segredo, antes que o Rei vá para a Guerra. Eles se casam tendo como testemunha a mãe de Elizabeth, Jacquetta, um pajem, e o padre, e quando o rei parte, fica a dúvida se ele voltará para reclamar Elizabeth como esposa. Depois que as batalhas terminam, o rei anuncia para todos o seu casamento com Elizabeth e a convoca ao palácio para tomar seu lugar como Rainha, o que desperta o ódio em várias pessoas que tirariam proveito do casamento do Rei com a Princesa da França, o principal deles sendo Lorde Warwick, conselheiro do Rei Eduardo, e os jovens irmãos do Rei. A partir da posse da coroa por Elizabeth, que se torna uma York, várias intrigas se desenrolam pelo trono, e Elizabeth se mostra uma mulher forte, ambiciosa e que faz de tudo para manter a si mesma e seu marido no poder.

Pra quem gosta de romances históricos, e quando digo isto falo de romances baseados em história real (até porque infelizmente este livro não tem tanto romance assim), ler Philippa Gregory é mandatório. A autora, famosa por basear seus romances em períodos históricos da Inglaterra, sabe encantar e prender o leitor do início ao fim. Eu achei o livro fantástico, pois ela mostra toda a transição que Elizabeth passou, desde o começo quando era apenas uma mãe amorosa que queria reivindicar as terras de seus filhos por direito, até o final quando se mostra uma mulher fria e calculista e que quer se manter no poder a todo custo.

O legal da história também é que tem um pouco de magia, como Philippa gosta de adaptar seus romances. Logo no início da história, descobrimos que Elizabeth e sua mãe são descendentes de Melusina, deusa das águas, e por causa desta magia em seu sangue, são consideradas pelo povo como bruxas que enfeitiçaram o rei para que se apaixonasse, fazendo com que ela se tornasse uma das rainhas menos queridas na história.

O mais interessante é que Elizabeth, com toda sua ambição, acabou se tornando ancestral de toda a família real britânica daí pra frente, pois sua filha, Elizabeth de York, deu à luz àquele que se tornaria Henrique VIII, o famoso rei da Era Tudor, famoso pela quantidade de esposas. Ela também é bisavó de Elizabeth I. Ela também é mãe dos famosos príncipes da Torre de Londres, e só por causa disso já fiquei muito entusiasmada em ler.

Apesar da quantidade moderada de romance, o livro contém guerras, batalhas, intrigas políticas, tudo na dose certa, fazendo com que seja impossível largar a história. O próprio George R. Martin declarou que sua série Game of Thrones foi inspirada na 'Guerra das Rosas'. O difícil no livro é lembrar todos os nomes e todas as árvores genealógicas, mesmo que nas primeiras páginas tenhamos uma linha do tempo mostrando quem casou com quem (só não mostra os filhos e seus casamentos, acho que a autora não queria estragar a surpresa de quem casa com quem, mesmo que a história esteja ali a um Google de distância =D)

Outro ponto bem legal, é que existe uma série deste livro chamada The White Queen, que já esteve disponível na Netflix (Infelizmente foi removida, mas dá pra ver online tranquilamente). Na série, Elizabeth é interpretada pela linda Rebecca Ferguson, e possui vários nomes e rostos famosos. Uma outra série que dá continuação à história de Elizabeth, The White Princess, também foi lançada e conta a história de sua filha, Elizabeth de York, que foi a primeira rainha Tudor.

Eu sou muito suspeita pra falar porque simplesmente amo todos os livros da Philippa Gregory, mas 'A Rainha Branca' foi um livro que me conquistou e me fez comprar de uma vez todos os outros livros da Guerra dos Primos. Os títulos seguintes são A Rainha Vermelha, A Senhora das Águas e A Filha do Fazedor de Reis, cada um falando de uma mulher que de uma forma ou de outra fez a diferença neste período da história da Inglaterra.

Por: Jéssica Maciel
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/06/a-rainha-branca-philippa-gregory-guerra.html

1 | 2 | 3 | 4