Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Amanda Azevedo 10/06/2012

"You either have the feeling or you don't..."

Eu nunca tive um coração partido. Não diretamente. Não que a pessoa responsável soubesse. Reformulando. Eu já tive o coração partido diversas vezes, mas a dor sempre foi só minha. Eu me apaixono pelas pessoas, mas elas não sabem disso. Eu desapaixono e elas continuam sem saber. Elas me desapontam e nem se dão conta. E é assim que eu vou: eu, eu mesma e meu coração partido.

Mas essa sou eu e o meu histórico de frustrações amorosas não interessa aqui. Em Por Isso a Gente Acabou vamos conhecer a história da Min Green e do Ed Slaterton. Ela teve seu coração partido, mas a pessoa responsável soube disso. Não é Ed? Ah, Ed! Como eu gostaria de ter visto a sua reação ao receber a caixa e ler a carta da Min...

Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. Página 9

Ed e Min tiveram um relacionamento curto, porém intenso. E quando tudo chega ao fim, a Min resolve devolver todos os objetos que, de certa forma, marcaram o relacionamento dos dois. E junto com os objetos ela manda uma carta, nesta carta ela explica a importância de cada objeto e os motivos que os levaram a terminar.

A narrativa desse livro é contagiante, rápida, descontraída... Perfeita. Min tem um senso de humor incrível e mesmo quando fala sobre coisas não-tão-boas-assim ela não deixa o seu lado cômico de lado. Ela é inteligente, faz piadas cult e sonha ser diretora de cinema isso faz com que o livro seja repleto de referências a alguns filmes, referências estas que são todas fictícias. O que é uma pena, pois, fiquei com muita vontade de assistir aos filmes citados. A forma como ela descreve o Ed é a maneira que uma típica adolescente apaixonada descreveria, então, fica difícil não achá-lo fofo, querido, amável. Afinal, é assim que ela o vê ou via.

Como eles terminaram, é de se esperar que alguma coisa tenha dado errado. Mas o motivo do término só nos é revelado nas últimas páginas. Então, confesso que durante a maior parte do tempo eu torci pra que existisse alguma forma de eles não terminarem. Eu realmente torci por eles. Eu queria que tivesse dado certo. A vontade que eu tinha era de chorar e rir em cada página.

'Te vejo segunda!', você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda, acho que eu já te amava. Página 72

O livro é cheio de ilustrações, isso torna a leitura ainda mais dinâmica. Os personagens secundários são muito bem construídos e são essenciais para o desenvolvimento da história. Dentre os personagens secundários o Al, melhor amigo da Min e a Joan, irmã do Ed, foram os que mais me cativaram.

Certa vez ouvi a seguinte frase: "até o amor que não compensa é melhor que a solidão". Não lembro quem disse, onde ouvi ou se li por aí... Mas nunca consegui esquecê-la. Há quem concorde, há quem discorde. Eu discordo, sou acostumada a ser sozinha e não acho que vale a pena aguentar alguém só pra ter companhia. Mas o problema é que, na maioria das vezes, não sabemos se vai valer a pena. A gente tem que pagar pra ver, não é Min?

Seja como a Min não seja como eu! amem como se não houvesse amanhã, diga eu te amo quando realmente sentirem isso, se permita viver. E se com isso vier um coração partido, sabe o que você faz? Junte tudo que te traz lembranças, coloque numa caixa, escreva uma carta, chame o seu melhor amigo e jogue essa caixa na porta do seu ex. tump! Resolvido. É melhor viver e ter o que se lembrar lembranças boas e ruins, sim... do que ficar apenas imaginando como teria sido se você tivesse arriscado.

PS: Sim! Pra quem ainda não sabe, Daniel Handler é Lemony Snicket, o autor das Desventuras em Série.
Amanda 30/05/2012minha estante
Adorei sua resenha! Tem que ter uma ligação com o nome. Hahaha.

Lisi Oliveira 01/07/2012minha estante
Adorei a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler xD

Andresa 23/07/2012minha estante
Garota que resenha é essa?! Você deveria escrever um livro! Escreve muito bem :O

Mônica C M Souza Fogaça 04/08/2012minha estante
Oi querida! Você me deixou com vontade de ler esse livro. Parabéns pela resenha. Bju

Aline 16/08/2012minha estante
Amei a resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler...

Sabrina Mendes 24/12/2012minha estante
Ótima resenha! :) Fiquei com mais vontade de ler ainda!

Isa 07/01/2013minha estante
Caramba, você conseguiu descrever tudo o que eu senti lendo esse livro. Ótima resenha! O meu livro favorito ficou ainda mais fantástico pelo seu ponto de vista.

Allexxy 08/01/2013minha estante
belamente escrito... adorei o livro

Bianca 08/01/2013minha estante
Cara... Esse primeiro parágrafo parecia que eu estava lendo meu pensamento! :o Sério, você tipo, me descreveu também!! rsrs Já estava com vontade de ler esse livro agora então, que uma pessoa tão parecida comigo gostou, acho que vou amá-lo! ;)

Lucas 13/01/2013minha estante
Apesar de não ter gostado do livro, sua resenha me fez ter pensado melhor no livro e agora acho que até gosto mais um pouquinho dele, muito bem! :D

Adriane31 18/01/2013minha estante
Quando eu terminei o livro eu não tinha uma opinião formada sobre ele rsrs
Mas assim que eu li sua resenha me fez pensar melhor!
Parabéns você escreveu muito bem =D

Aymee2 26/02/2013minha estante
Adorei o livro,mas vou ter de discordar da sua resenha
é um livro bom sim,mas nao é um livro feliz ou bonito.É uma historia triste( ainda que comum )de uma garota que se apaixonou e nao teve um final feliz.Dizer pra se permitir amar soa ironico num livro que o final é esse.

Lunna 14/05/2013minha estante
Eu nunca torci para eles ficarem juntos. O Ed é um babaca do início ao fim do livro. Mas o livro é bom porque a Min é legal. No final do livro quando ela se descreve, é exatamente assim que eu me vejo. Td garota legal tem pelo menos um relacionamento fracassado como o dela.

Nathália 29/06/2013minha estante
gostei da resenha, mas tenho que falar: que ódio do ed quando ele não vai atrás dela. Parece que a Min se enganou e junto com ela me enganou também sobre o Ed e no fim, tá lá, ele é um babaca!

Paula 08/02/2014minha estante
Muito boa sua resenha!

Carol 28/02/2014minha estante
Ameeeeeei a resenha!!!
Tenho alguns livros par ler mas, vão ficar pra depois, esse é o meu escolhido para ser o próximo, me convenceu!

Edra 01/05/2014minha estante
Adorei a resenha! Quero esse livro a-g-o-r-a!

Lara 07/05/2014minha estante
Meu Deus!!! Graças a sua resenha mais um livro entrando na minha lista imediata de livros!! Amei a resenha você escreve muito bem. Já tentou escrever um livro?

Nat ☆ 03/07/2014minha estante
vc escreve mt bem. esse primeiro parágrafo ??? mt amor, me descreveu. parabéns pela resenha xx

Ca 02/01/2015minha estante
Ótima resenha!

Paulinho 22/01/2015minha estante
Moça, a senhora conseguiu me definir em um parágrafo. Até assustei.

Dafneness 30/01/2015minha estante
Cara, não li toda a resenha por medo de spoiler mas amei o começo (a parte pessoal) e o "PS". Lemony Snicket é divo! kkkkk

Dafneness 31/01/2015minha estante
OI, voltei com o livro lido e nossa, achei que tinha sido a única a amar o Ed e em seguida odiá-lo. Mas enfim, não sabia que as citações do livro eram fictícia tava começando a ficar preocupada com a minha falta de cultura, mas isso é bem a cara do Lemony. Enfim, livro pra matar a gente do coração e a sua resenha meio que colocou um band-aid nele. PS: Veríssimo que me perdoe, mas eu prefiro cercar o coração vazio e economizar a alma, até ter certeza do maldito caráter da pessoa.

Sam 26/07/2016minha estante
Que resenha maravilhosinea ?

Edu 20/12/2020minha estante
Que resenha incrível !! Parabéns.

Iarlys 11/06/2021minha estante
Me apaixonei por esse livro. Já quero ler.
E Amanda, sou como você. Me apaixono e desapaixono sem o outro saber. Sofro e amo sozinha.
Acontece, né?!

Keke 10/12/2021minha estante
Faz uns quatro anos que li esse livro, ainda lembro dele com uma memória agridoce. E ler sua resenha todos esses anos depois me fez relembrar tudo que senti quanto li esse livro e foi exatamente como você disse.

Iarlys 17/02/2022minha estante
Agora, 8 meses depois de ter decidido ler o livro, posso dizer que Gostei mais da sua resenha do que do livro.
Mas uma coisa é certa: fiquei com vontade de ter ido entregar as coisas com Min e Al.

Lucineide 12/03/2023minha estante
Sim, gostei do livro mas acredito história seria melhor aproveitada se tivesse sido um relacionamento mais longo

resenhasdajulia 26/06/2021

Esse livro está na minha estante há uns 10 anos e eu já perdi as contas de quantas vezes abandonei ele, porque a leitura não fluía de jeito nenhum.

Finalmente li e, apesar de ter dado somente 2 estrelas, não foi uma leitura tão ruim quanto eu imaginava.

O livro é narrado por Min Green, uma garota cujo sonho é ser diretora de cinema. Quando seu relacionamento com Ed Slaterton acaba, somente após algumas semanas, ela decide entregar ao ex uma caixa cheia de objetos que fizeram parte da história deles, além de uma carta.

Eu não me apeguei aos personagens e achei uma leitura um pouco cansativa, principalmente nas partes que faziam diversas referências a filmes.

Mel 10/02/2022

Sobre o livro
O tal do julga pela capa, esperava bem mais do que de fato foi.
Muito juvenil e bobo.
Mais pra jovens descobrindo as relações.
reyllany 10/02/2022minha estante
eu odiei ???

Mel 10/02/2022minha estante
Reyll realmente não foi dos melhores.

Taís 10/07/2012

Um tédio só
No livro Por isso a gente acabou nos deparamos com a carta escrita por Minerva Green (Min) para o ex-namorado. A carta vai junto a uma caixa com objetos que ela colecionava e que fizeram parte do relacionamento deles. Numa verdadeira catarse, ela conta a história de cada objeto deixando os sentimentos dela virem à tona.

Essa é a ideia principal e parece bem interessante e diferente. Então, quando você compra o livro, a realidade é outra. Tédio é a melhor palavra para definir esse livro. Foi essa a sensação que me acompanhou durante quase toda a leitura.

No início, eu tentei me imaginar como um profiler e montar o perfil da Minerva e do Ed, tentei também pensar no livro como um quebra-cabeças, no qual cada suvenir seria uma peça e no fim eu teria a verdade sobre o relacionamento que não deu certo. Não foi bem isso que aconteceu, por dois motivos:

1 O escritor entrega de bandeja logo no início, que os personagens não combinam em nada e, desse modo, o relacionamento estava fadado ao fracasso;

2 A Min não é honesta nem com ela mesma, ela vive num filme criado pelo fanatismo cinéfilo dela.

E isso me leva a um dos motivos pelo qual eu não gostei do livro. A narração é feita pela Min, é a versão dela. O leitor que não gostar dela, fatalmente irá detestar o livro.

À primeira vista, o texto tenta apontar Minerva como uma garota inteligente, erudita. Então aos poucos essa imagem vai caindo e é fácil perceber que a personagem é uma garota fútil, tola, egocêntrica e que só entende de cinema. Aliás, o cinema é tudo para ela, para cada coisa que ela dissesse lá vinham pelo menos três citações de filmes antigos (que na real não existem, foram imaginados pelo escritor). Essas citações são terrivelmente chatas e aí eu fiquei desconfiada de que o escritor estava só enrolando. Tem um momento em que o Ed dá a entender que não curte isso, mas não adiantou nada, a Min continuou com suas citações até o final do livro. Não sei como o escritor foi capaz de pensar que alguma garota iria se identificar com essa chata.

Outra ilusão que logo cai por terra é a de que esse é um livro diferente, original, inovador. Lendo o texto logo percebi inúmeros clichês como o triângulo amoroso, o fato de o Ed ser um jogador de destaque no time de basquete, as festas com fogueiras, os agarramentos no banco traseiro do carro etc. Não que eu tivesse lido tudo isso, esses clichês são de filmes ruins que passavam na "sessão da tarde".

Muitas pessoas falaram sobre as ilustrações, disseram que eram lindas, que o livro era todo cheio de gravuras e muito colorido. Eu amo cores e achei que iria amar as gravuras, porém as gravuras são totalmente sem graça. Muitos artistas anônimos que trabalham nas ruas seriam capazes de fazer melhor. As ilustrações não são feias, combinam perfeitamente com o texto e com a sensação de tédio que o leitor sente ao ler o livro.

Outra coisa que eu não gostei foi o desperdício de papel. Ficou evidente de várias formas que o escritor e a ilustradora estavam enrolando, enchendo linguiça (como a minha vó diria). Quem tem o livro em mãos pode ver que, da página 88 até o início da página 91, por exemplo, é só enrolação. O leitor pode pular essas páginas, pois não têm nada relevante. Quer outros exemplos? Há vários!

Veja a resenha completa em http://olhareseleituras.blogspot.com.br/2012/07/algumas-coisas-que-voce-precisa-saber.html
Léo. 22/11/2012minha estante
Concordo em genero, numero e grau!!
Extremamente tedioso e cansativo! Precisei de três meses pra terminá-lo.

Gabriela 24/12/2012minha estante
Eu tinha acabado de ler "A Culpa é das Estrelas" e "O Morro dos Ventos Uivantes", ambos com personagens cheios de personalidade, de gênio forte quando decidi comprar este. Nem preciso dizer o que achei dele né? Vi ele na prateleira, li atrás, a primeira página e por ter 13 anos, pensei que seria um livro com o qual eu iria me identificar. No inicio, eu até fui lendo, era descontraído. Mas quando cheguei na página 50 já não aguentava mais, insisti comigo mesma pra terminar de ler mas até hoje não o fiz. Me arrependo até mesmo de ter começado, é uma escrita muito monótona.

Janielton 13/11/2013minha estante
Também achei entendiante. Meio que virou um martírio lê-lo. Abandonei a leitura

Eliana158 16/03/2014minha estante
É muito mimimi para um livro só.

Cynthia 03/07/2014minha estante
Vcs ainda conseguiram terminar...o meu tá entregue ao relento e acho q vai fikar por lá...

Dedê 26/07/2014minha estante
ALGUÉM QUE ME ENTENDA! Eu realmente tentei ler esse livro para saber porque afinal eles terminam, mas falhei!

ThaynA392 19/12/2020minha estante
Disse tudo quando falou dela ser egocêntrica, aliás não só ela, como o seu melhor amigo também.
De início, eu achei que gostaria do livro, por me identificar com o gosto por cinema(que no meu caso não bate muito com o da Min porque ela só gosta de clássicos e eu gosto de absolutamente TUDO!), mas como você mesmo disse ela é fanática. E chata, sem sal.
Uma coisa que me irritou muito foi o fato dos amigos dela menosprezarem o Ed e seus amigos por serem como são, clichês, o jogador de basquete, os caras que vão pra festa. E eu fiquei tipo, mano e o que tem demais nisso? Cinema é legal assim como ir a festas é legal. Eles tinham isso de serem superiores o tempo todo e isso era totalmente entediante.
Pomba eu demorei três meses pra terminar de ler, de tão chato que estava sendo.

Fernanda 25/06/2013

Resenha: Por Isso a Gente Acabou
Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: “Por isso a gente acabou” mantém uma história descontraída do começo ao fim. É aquele tipo de enredo simples e ao mesmo tempo envolvente, que faz com que o leitor se imagine dentro da pele dos próprios personagens, ou como seria se vivesse as situações narradas. Terminar um relacionamento é difícil e viver com determinadas coisas que exercem algum poder de lembrança torna tudo mais complicado ainda. Imagine você ter a oportunidade de poder colocar tudo em uma caixa e devolver todas essas memórias ao seu ex. Fico imaginando o quanto ter que reviver os fatos seja difícil, mas e se a pessoa ao qual você está determinado a devolver tudo, não aceite nada disso? Acredito que o sofrimento seria maior por ter que passar por algo tão constrangedor. Minerva – Min – Green não pensou em nada disso quando resolveu juntar todas as coisas que lembravam o relacionamento com Ed Slarteron, numa caixa. É tudo tão significativo o que nos é apresentado que é perceptível a maneira como a personagem central se mostra determinada e confiante para seguir em frente.

“O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo etc. Não era o dia para isso, nem para nós, que saímos de 5 de outubro a 12 de novembro. Mas já é dezembro e o céu está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.” Pg.09

Por outro lado gostaria muito de ter visto a reação de Ed ao ler a carta de Min e abrir a caixa. Mesmo que a relação dos dois tenha sido rápida, os objetos apresentados continham um significado maior simplesmente pelo fato de ter uma representação no envolvimento de ambos. Mesmo que sejam umas tampinhas de garrafa ou um simples caminhãozinho. E quem nunca teve na vida, um relacionamento fracassado? Acredito que o grande diferencial nesta trama é poder avaliar todos os sentidos de um lado relevante, ou seja, cada passo dado na relação entre Min e Ed. Ele não soube dar o devido valor para ela e pelo menos a garota conseguiu perceber a tempo, mesmo que ainda tenha se machucado e se decepcionado. A vida é assim mesmo...quer dizer, relacionamentos são assim, cheio de altos e baixos.

“Tudo mal revelado, a coisa toda, jogada numa caixa antes de a gente ter a chance de saber o que tinha conseguido, e foi por isso que a gente acabou.” Pg.73

Por mais que a história seja simples pelo ponto de vista de quem percebe apenas uma carta sendo enviada ao ex, acredito que o autor conseguiu desenvolver uma ótima idealização. É muito fácil se identificar com os sentimentos de Min e mais fácil ainda achar alguém parecido com a personalidade de Ed, que já quebrou o coração de alguém. Confesso que está leitura pode não ser recomendada para os apaixonados de plantão, porém visto por outro ângulo, é uma leitura que aborda uma outra visão dos relacionamentos. Talvez a mais sincera, não sei.

“Não durou muito, não ficou aberto por muito tempo, e foi por isso que a gente acabou, mas quando fecho este livro para te entregar, não penso nisso, na gente segurando o livro nas mãos para comprar e levar, porque, porra,Ed, não foi por isso que a gente terminou. Eu amo, sinto falta, odeio ter qye te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto.” Pg.150

E o que dizer das ilustrações feitas por Maira Kalman? Deram um ar mais complexo e criativo à historia fazendo com que o leitor conseguisse visualizar com perfeição a narração descrita por Min. Um diferencial que apresentou um ponto a mais na história, bem como a bela edição feita pela Cia.Das Letras.

Link da resenha no blog Segredos em Livros:

Lucas Canabarro 30/03/2021

Reler esse livro 10 anos depois me fez pensar naquela ideia de que, o que temos saudosismo talvez seja bom manter no passado.
O Lucas de 10 anos atrás achou esse livro incrível. Pesado, triste, esperançoso, mágico. Mas o Lucas de agora, com quase trinta anos nas costas, achou grande parte dele meio bobo.
Claro que esse livro não é voltado para o Lucas de agora. Ele é bem específico para uma faixa etária, e talvez gente nessa faixa etária vá amar.
O problema não é o livro. Eu que mudei e amadureci, e ta tudo bem com isso.

Ah, o Al continua sendo um personagem incrível.

Aymee2 26/02/2013

Ideia simples, desenvolvimento ótimo.
No inicio da leitura pensei em dar 3 estrelas...depois 4....e no final acabei até favoritando.

O livro se trata de uma historia muito simples,até um pouco previsível em algumas partes,mas que nao há como nao se identificar: a dor de um término e a ilusão de se gostar de alguém diferente demais de nós.

Desde o início dá aquela curiosidade em saber o que o Ed fez pra Min ter tanta raiva dele,e pela forma que ela o xinga,a gente já imagina que não foi pouca coisa.O pior é que lá pela metade do livro tudo parece estar bem entre os dois, e a gente se força a não ficar feliz ou não se apegar porque sabe que o final não vai ser bom.A cada vez que a Min se dizia feliz,eu ficava triste por saber que não ia durar.

Agora sobre os personagens,preciso dizer que adorei a Min.Ela é divertida,interessante e adorei o fato dela querer ser diretora de cinema.Vi pessoas criticando o fato dela citar autores e filmes fictícios todo o tempo. Nao achei ruim,mas se o autor citasse cenas de filmes existentes talvez fosse mais fácil a identificação.Afinal, quem nunca se sentiu num filme?fica ai a crítica.

Ed é um MALDITO.
Por mim a Minerva ja deveria ter terminado com ele logo na primeira vez que o sujeito fala merda.Aqui vai algumas pérolas desse infeliz:

"-Se ele não é gay e você sempre andava com ele, é porque ele queria ser. Ou é namorado ou quer ser namorado ou é gay. Só tem essas opções". Ou seja,logo ve que o cara não acredita em amizade verdadeira entre homem e mulher,ja acha que qualquer cara se aproxima com interesse(coisa q ele parece fazer bem)

" Mas você acabou de dizer que não toma café.
Mas isso eu sei. Se não for preto, é para menina ou gay." Afinal o cara tem de provar que é macho até na bebida.Pqp.

" O Al não é gay falei.
O cara faz bolo." MINHA NOSSA..EM QUE SÉCULO ESSE MENINO VIVE??

Entre outros absurdos,como sair com metade do colégio e mesmo assim ter a audácia de diz que A EX que é rodada.Por que esses termos pejorativos só sao usados para se referir a meninas?Enfim,ta ai meu repúdio a esse machista e todos os pensamentos asquerosos dele.

Uma das coisas que mais me afasta de romances sao os malditos estereótipos de genero e fico grata pelo autor nao ter transformado a Min numa adolescente babaca que endeusa o cara que gosta e perde todo o amor próprio,e também nao fica separando "coisa de menino e coisas de menina" ( CHEGA DISSO NO MUNDO,PFVR )Minerva Green tem personalidade,e mesmo assim faz seus esforços em participar de um mundo que nao é o seu.Namorar um cara com gostos diferentes e cheio dos amigos estúpidos,saber que seus amigos também nao gostam do cara que vc esta saindo....enfim,coisas até bem clichês mas q faz com que a gente entenda cada pensamento da Min.No final da vontade de abraça-la e dizer que entende.

"parei um segundo e tentei descobrir, como todas as garotas em
todos os espelhos de todos os lugares, a diferença entre namorada e puta." tenho certeza que nesse mundinho infeliz que a gente vive todas as garotas ja devem ter se perguntado o mesmo (ainda que desnecessário,já que meninos não são condenados por isso)

Fica aqui meu pedido ao Daniel Handler escrever um segundo livro contando qual receita a Joan (linda!) fez com a carne do irmão depois q descobriu o que ele aprontou com a Min.

Ah! E eu garanto vai ter gente querendo fazer igual a Min hein?

Isabelle @juntandocapitulos 13/10/2021

you either have the feeling or you don?t.
sobre o fim de um namoro e as razo?es pela qual ele acabou, com uma escrita extremamente poe?tica.?
a premissa da historia em si e? incri?vel, e? contada em forma de carta, uma carta de 368 pa?ginas, incrivelmente realistas.?
enquanto lia me vi anotando todos os filmes que a protagonista citou, sem nem por um segundo pensar que poderiam ser ficti?cios, ate? pensei, ?nossa vou indicar pra minha amiga que faz cinema? ou seja, fui totalmente enganada.?
as discric?o?es de cada ???filme??? sa?o ta?o absurdamente reais que so? quando fui pesquisar sobre um deles, la? pro fim da leitura, soube que nada era real. ?
com isso, eu pensei um pouco na evelyn hugo e na daisy jones (duas protagonistas que tem todo o meu corac?a?o) por serem personagens ta?o bem construi?dos que me deixavam confusa, procurando realidade no nosso universo, que na?o existia. ?
e? um livro de romance, mas na?o e? um romance. e? sobre como o romance acabou, sobre finais, sobre como duas pessoas (que na?o deveriam nunca ter ficado juntas) podem se apaixonar e se amar verdadeiramente. ?
e estarem totalmente erradas nisso. ?
????? ? ????? ??????????, ??????? ??? ? ????? ??? ? ????? ??????? ??? ?????, ???? ??? ??. ???? ??? ??????? ?? ??????? ? ???????? ?????.??
agora vamos para as cri?ticas: os comenta?rios homofo?bicos (do par roma?ntico da protagonista, na?o do autor), e odiei o clássico ?voce? na?o e? como as outras? querendo elogiar nossa personagem naquele cla?ssico elogio disfarc?ado de machismo, criticando outras mulheres, ?
mas enfim, com essas problema?ticas, ainda assim da pra pensar: devo mesmo reclamar de algo que tornou a histo?ria ainda mais real? pq o mundo e? machista, e? homofo?bico e acho que foi isso que o autor quis mostrar, ele quis ironizar, creio eu?!

lizziefavs 02/10/2020

Com amor, Min.
Bom, o livro é muito gostoso de ler confesso que no epub tem muitos erros ortográficos e eu ficava agoniada, porém, é um livro que lembra término de relacionamentos normais durante a adolescência e não tem muito clichê, você ler e já sente que está superando um relaciomento. Eu recomendo bastante para aquelas pessoas que não conseguem superar relacionamentos, porém, dar sim vontade de abandonar o livro porque tem umas horas que fica bastante cansativo e ao mesmo tempo você fica curiosa para querer saber o grande motivo do término.
Juu 02/10/2020minha estante
Eu não consegui seguir a leitura desse livro, abandonei

Gustavo | @guh_santtoos 04/05/2021

Desilusão Amorosa!
Minerva, mais conhecida como Min, que começou um relacionamento com Ed, e o namoro deles se torna algo muito comentado pela diferença de personalidade entre eles. Ele é o atleta e ela é a ?das artes?. Min é apaixonada por filmes e diversas referências cinematográficas são feitas no decorrer da trama. Inclusive, foi o cinema que os uniu, mesmo que ele não tivesse essa paixão como ela.

Entretanto, no início no livro já somos informados que eles terminaram e agora Min finalmente conseguiu reunir formar para entregar de volta todas as coisas de Ed, mesmo que sejam coisas que lembrem indiretamente.

O livro é narrado em formas de cartas escrita pela própria Min ao Ed, além de cada capítulo ter uma ilustração do objeto que ela está devolvendo... e assim vamos nos aprofundando pouco a pouco nessa história de amor fadada ao fracasso.

Achei super criativo que o livro tem sua história contada pelos objetos que remetem aos acontecimentos, pra mim isso fez a total diferença no livro.

Outra coisa que me chamou atenção é a forma que Min descreve os fatos ao Ed, mesmo que em forma de desabafo, ela não narra os acontecimentos de um jeito que estaria descrito em outro romances com palavras bonitas, por isso o leitor acaba se identificando com a personagem.

Por isso a gente acabou acaba surpreendendo por não ser um romance que estamos acostumados a ler. O autor nos mostra o outro lado do amor, a desilusão, ou simplesmente o fim dele.

Roberta.Carrara 02/09/2023

É isso ?
Essa história conta sobre o motivo do término de uma garota com um menino...a história é basicamente ela devolvendo os pertences dele e dando motivos para eles não terem dado certo.
É um livro com uma perspectiva diferente, leitura bem fluida e tranquila mas não é um livro bom é só pra passar o tempo quando não tem nada pra ler.

carol 14/12/2021

O livro te faz entrar no meio de todo o romance e faz uma linha até o final. Tem uma escrita boa mas nada muito superior e pode ficar um pouco chato se você não se esforçar para ler em algumas partes

Gio 07/01/2022

Muitooooo bacana de ler e o fato de ter desenhos deixa a leitura mais gostosa!!! Para quem ama um romancezinho? ? Não é um livro com uma história muito diferente dos outros de romance, é bem clichê? mas é super legal. Adorei ler e acho que vou reler